Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PELUSIOS SEYCHELLENSIS

Tartaruga declarada extinta afinal nunca existiu

Cientistas anunciaram esta quinta-feira, após décadas de pesquisas, que uma espécie de tartaruga de água doce que se pensava ser originária das Seychelles e que foi declarada extinta na realidade nunca existiu.
Testes de ADN revelaram que a alegada espécie 'Pelusios seychellensis' "nunca existiu", afirmou a equipa de investigadores da Alemanha e da Áustria na revista científica PloS One.

DECRETO LEI Nº 264/12, DE 20 DE DEZEMBRO 2012 - AGENTES DE NAVEGAÇÃO, INSCRIÇÃO E REGISTO DE ACTIVIDADE

Nota de esclarecimento do IMT

Publicamos nota de esclarecimento do IMT aos Agentes de Navegação, a propósito da aplicação do texto legal referido no antetítulo.

Porto da Figueira da Foz diz que há novo grupo interessado em ficar com Estaleiros do Mondego

O administrador do Porto da Figueira da Foz disse esta quinta-feira que há um novo grupo, constituído por uma empresa estrangeira e outra portuguesa, interessado em ficar com a concessão dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM).
Em declarações à Lusa, José Luís Cacho afirmou ainda o "interesse" da administração portuária em que a solução encontrada para fazer face ao incumprimento financeiro por parte da sociedade que detém os ENM "seja resolvida dentro da atual concessão", iniciada em setembro de 2012.

O DN regressa ao mar em 2013

Durante décadas, o País deixou de olhar para a economia do mar. Em 2012, o DN quis associar-se ao movimento nacional que então despertava, percebendo que Portugal, terra de navegadores e descobridores, não pode passar ao lado dos recursos marítimos e tudo deve fazer para deles beneficiar. Este ano, o jornal volta a chamar a atenção para a necessidade de investir neste sector, dando a conhecer o que já se faz, abrindo portas para tudo o que ainda é possível fazer.

Porto de Faro cresce 50% no primeiro trimestre de 2013

O Porto de Faro cresceu 50% no 1º trimestre deste ano, comparativamente ao período homólogo de 2012, atingindo as 90 mil toneladas de carga movimentada com destino ao Norte de África e a Cabo Verde.

Porto de Aveiro disputa cargas ibéricas com portos espanhóis

O presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, disse esta quarta-feira que o porto aveirense disputa já com os espanhóis o mercado ibérico, apesar da ligação ferroviária ainda não ser de alta velocidade.

Salvamento marítimo vai ser reforçado com a aquisição de mais duas embarcações

A Marinha vai receber duas novas embarcações semirrígidas para salvamento marítimo de média capacidade através de um investimento de 330 mil euros, confirmou à agência Lusa fonte oficial daquele ramo das Forças Armadas.

MSC mostra interesse na CP Carga

Carlos Vasconcelos, director-geral da MSC Portugal, confirmou ao Diário Económico o interesse na privatização da CP Carga, admitindo concorrer "sozinho ou acompanhado" à operação.

Autoeuropa estuda criação de centro logístico através de Sines

A Autoeuropa está a estudar um projeto marítimo que envolve a criação de um centro logístico intercontinental através do Porto de Sines. A intenção é reforçar o peso do transporte marítimo nas expedições de peças e de automóveis, que atualmente apenas representa 0,13% do transporte de componentes.

CIÊNCIAS DO MAR

Delegação da China visita Açores com intenção de criar centro de investigação

Dois elementos da embaixada da China em Portugal estão de visita aos Açores para contactos com vista à eventual criação de um centro de investigação luso-chinês ligado às Ciências do Mar, segundo um responsável da Universidade açoriana.

Porto de Lisboa com nova linha regular

O Porto de Lisboa tem desde a semana passada em funcionamento uma nova linha regular, denominada “, Atlantic Coastal Feeder” do armador português Transinsular e agenciado pela Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, SA.

Porto de Setúbal continua a ser aposta da exportação de veículos da Autoeuropa

O Porto de Setúbal continua a ser a plataforma preferencial para a exportação das viaturas produzidas pela Autoeuropa. O Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal é a infraestrutura especializada dedicada a este segmento, única no universo do sistema portuário nacional, que em conjunto com o Terminal Multiusos Zona 1, permitem ao Porto de Setúbal uma quota de mercado de 95% do total dos veículos movimentados no país por via marítima.

Radares de controlo marítimo sem garantia de manutenção

Os radares e equipamentos do sistema de controlo do tráfego marítimo ( VTS, sigla em inglês) na costa portuguesa estão a funcionar sem contrato de manutenção desde o final de 2012, quando terminou o período de garantia.

Baleia azul, a maior criatura do mundo, rastreada pelo seu canto

Um grupo de cientistas liderado por australianos rastreou pela primeira vez baleias azuis na Antárctida, através do uso de tecnologia acústica para seguir o seu canto, informou esta quarta-feira o governo.

Instituições sociais do Algarve recebem toneladas de peixe produzido na Estação Piloto de Olhão

Douradas e corvinas enormes e fresquíssimas, acabadas de “pescar” nos tanques da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão, vão reforçar nestes dias de Páscoa a ementa dos utentes apoiados pela Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, seja no lar de idosos, no apoio domiciliário ou na cantina social.

MANUEL PINTO DE ABREU

Mar «ainda não é um factor determinante» na economia

O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, defendeu terça-feira que o mar «ainda não é» um «factor determinante» na economia nacional e que há que «inverter esta situação».

Os Açores têm de apostar no mar, defende especialista

Os Açores são no futuro a base essencial de exploração do mar profundo do Atlântico Norte, afirma José Manuel Félix Ribeiro. O especialista em prospeção estratégica, orador convidados da conferência "Economia do Mar nos Açores" promovida pela Delegação Regional da Ordem dos Economistas, defendeu que a aposta nos oceanos tem de ser imediata embora se trate de um investimento a longo prazo.

Governo quer decisão sobre novo terminal de contentores de Leixões este ano

Sérgio Monteiro, Secretário de Estado dos Transportes, afirmou que o Governo espera tomar uma decisão acerca do lançamento do concurso para construção do novo terminal de contentores do porto de Leixões ainda este ano, acrescentando que a probabilidade de haver um novo concurso é "elevada".

CAPITANIA E APDL INVESTIGAM

Bar flutuante afundou-se no rio Douro

Um barco ancorado na foz do rio Douro onde funcionava um bar flutuante afundou durante a madrugada desta terça-feira, por motivos ainda desconhecidos, disse à agência Lusa fonte da Capitania do Douro. Segundo a fonte, o incidente – que não provocou vítimas, já que o bar estava encerrado - está a ser acompanhado pela capitania e pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e “vai ser aberto um inquérito” para apurar as causas.

NA FIGUEIRA DA FOZ

Acabou o «aviso» da maré de camarão

Com o encerramento da fábrica da Cimpor, no Cabo Mondego, termina a exploração das pedreiras e os residentes na zona perdem o aviso das marés de camarão, reconhecidas pelo cheiro da cal hidráulica batido pelo vento. "O cheiro da cal nem era desagradável. Quando estava nortada, os pescadores diziam que era maré de camarão", disse à agência Lusa José Esteves, presidente da Junta de Freguesia de Buarcos, Figueira da Foz.

Total: 3979