Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Câmara Municipal de Oeiras homenageia APL pela colaboração estratégica na requalificação da frente ribeirinha
A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) prestou homenagem à Administração do Porto de Lisboa (APL) pelo trabalho conjunto desenvolvido nos últimos anos, em particular na requalificação urbana e na gestão integrada da frente ribeirinha do Concelho.
Uma homenagem que reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela APL na promoção de soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão portuária e costeira, sempre em estreita colaboração com as autarquias locais.
Um dos marcos desta colaboração foi a regularização definitiva dos movimentos financeiros mútuos pendentes desde 1990. Através de um trabalho conjunto, as duas entidades conseguiram regularizar 6,9 milhões de euros pendentes, demonstrando a relação de confiança e transparência que caracteriza esta parceria.
![]() |
PODCAST TODO O PEIXE É NOBRE
Conhece mesmo a sardinha?
Senhora da pesca portuguesa e das grelhas nos santos populares, a sardinha continua a ser sinónimo de peixe em Portugal. Conheça melhor esta rainha que, não, ainda não está bem gorda.
Sempre gregária, a Sardina pilchardus é a espécie de sardinha que migra pelas costas atlânticas, em profundidades até 100 metros e, por isso, é um peixe pelágico: nadam nem perto do fundo, nem perto da costa.
Os cardumes em que se desloca podem chegar aos 100 metros quadrados e às 10 toneladas, produzindo reflexos prateados, confusos para golfinhos, grandes peixes, como o atum, e aves marinhas, os seus predadores. As sardinhas são um importante degrau na cadeia alimentar marinha — tal como sustentaram por décadas as comunidades piscatórias da costa portuguesa. A sobrepesca é a sua maior ameaça: esta espécie tem o estatuto de conservação “quase ameaçado”.
![]() |
Portos de Lisboa e Setúbal reforçam cooperação internacional com assinatura de protocolo com a PortosRio
A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) assinaram, recentemente, um protocolo de intenções com a PortosRio, entidade gestora dos portos públicos do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. A cerimónia decorreu em São Paulo e marcou o início de uma nova etapa de cooperação técnica, científica e comercial entre os portos portugueses e brasileiros.
O acordo visa promover a inovação, a transição energética e o desenvolvimento sustentável, através da partilha de conhecimento e da criação de projetos conjuntos que reforcem a importância da economia azul e o papel estratégico do comércio marítimo no espaço lusófono.
Entre os principais eixos de atuação previstos estão a troca de informações e boas práticas em áreas como a gestão portuária, logística, tecnologias verdes e capacitação de recursos humanos. Nesse sentido, serão realizadas reuniões periódicas, visitas técnicas e participação conjunta em eventos internacionais do setor portuário.
![]() |
Empresa portuguesa produz hélices para o futuro navio da Marinha
A empresa portuguesa Fundilusa está a contribuir para a construção do NRP D. João II, a nova Plataforma Naval Multifuncional da Marinha Portuguesa, através da produção das hélices para o navio.
A Fundilusa – Fundições Portuguesas Lda, sediada em Vila Nova de Cerveira, foi fundada em 1989 e conta atualmente com cerca de 200 colaboradores. A empresa é especializada na fundição e maquinação de hélices, pás e componentes de propulsão marítima, distinguindo-se pela qualidade, fiabilidade e precisão dos seus produtos.
![]() |
NETWORKING REFORÇA PRESENÇA EM MUNIQUE
PORTOS DE PORTUGAL EM DESTAQUE NA TRANSPORT LOGISTIC 2025
A Associação dos Portos de Portugal (APP) está presente na edição de 2025 da Transport Logistic, que decorre em Munique, entre 2 e 5 de junho, com uma representação conjunta dos portos nacionais e de várias entidades do ecossistema logístico e portuário.
O stand de Portugal, dinamizado pela APP, reúne os portos de Aveiro, Figueira da Foz, Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines, num esforço concertado de promoção internacional da oferta portuária nacional, destacando a sua competitividade, conectividade e papel estratégico no comércio global.
![]() |
Setúbal mostra tradições marítimas à beira-rio até 8 de Junho
A Mostra das Tradições Marítimas de Setúbal, de celebração da ligação da cidade ao mar e às suas gentes e enquadrada nas celebrações do Dia Nacional do Pescador, assinalado a 31 de Maio, proporciona actividades para todas as gerações que valorizam a identidade e o património marítimo local.
Durante o dia, as actividades destinam-se sobretudo ao público escolar, com oficinas educativas e exposições temáticas que levam à descoberta das tradições marítimas, enquanto ao final da tarde o espaço transforma-se num ponto de encontro e convívio com gastronomia regional, animação cultural e concertos à beira-rio.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA, 5 DE JUNHO
FINA Feira de Inovação e Negócios Azuis
A Feira de Inovação e Negócios Azuis (FINA) realiza-se esta quinta-feira, dia 5 de junho, em Lisboa. Conheça o programa do evento.
A Feira de Inovação e Negócios Azuis junta empresas, academia, investidores, promotores de projectos, start-ups, empreendedores, governação – e todas as pessoas interessadas em inovação e negócios na economia azul.
![]() |
PORTOS
Madeira e Sines juntos em projectos de transição digital
As administrações dos Portos da Madeira (APRAM, SA) e dos Portos de Sines e do Algarve (APS) vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de dois projectos ligados à transição digital do sector portuário.
O acordo, que será fechado através de um protocolo de colaboração a ser firmado entre as duas entidades, surge na sequência de uma reunião que responsáveis de ambas as entidades portuárias mantiveram em Sines.
“É mais um passo concreto no processo de transição digital do Porto do Funchal”, destacou a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, sublinhando a importância desta parceria. “Sines é um porto de referência internacional, que está na vanguarda na área da digitalização”, acrescentou, lembrando que este envolvimento está enquadrado no compromisso dos Portos da Madeira com a digitalização, descarbonização e transição energética.
![]() |
A 16 E 17 DE JUNHO, EM ÉVORA
Congresso Português de Malacologia
Dias 16 e 17 de junho a Universidade de Évora será o palco da edição deste ano do Congresso Português de Malacologia. O MARE é uma das entidades promotoras, constituindo as Comissões Organizadora e Científica.
O Congresso destina-se a todos os interessados em Malacologia, desde investigadores, estudantes, amadores, e coleccionadores, constituindo uma oportunidade única no panorama nacional para apresentar e discutir trabalhos nesta área das ciências biológicas, bem como para rever amigos e colegas e projectar futuras colaborações.
![]() |
DE 21 A 25 DE JULHO
Missão Empresarial à Coreia do Sul
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) organiza, de 21 a 25 de julho, uma Missão Empresarial à Coreia do Sul, iniciativa que visa apoiar as empresas portuguesas na identificação de oportunidades de negócio neste mercado estratégico do leste asiático.
Esta missão empresarial multissetorial oferece às empresas participantes a possibilidade de contactar diretamente com o meio empresarial sul coreano, através de uma agenda personalizada de reuniões de negócios com potenciais clientes, parceiros e distribuidores, previamente organizada pela CCIP em articulação com parceiros locais.
![]() |
Futuro porto da ilha das Flores vai custar 230 milhões de euros e fica pronto em 2030
O futuro Porto das Lajes das Flores, nos Açores, vai custar cerca de 230 milhões de euros e deverá ficar pronto em 2030, 11 anos após o furacão Lorenzo ter destruído a infraestrutura, anuncia o Governo Regional.
“Este é um momento extremamente simbólico, porque é o momento em que formalmente damos início à obra, nem é de reconstrução, é de construção do novo porto das Lajes das Flores. É uma data há muito ansiada por todos”, disse a secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
![]() |
Câmara de Ílhavo abre concurso para dragar cais de pesca da Costa Nova
A Câmara de Ílhavo abriu um concurso público para a dragagem de manutenção do Cais dos Pescadores da Costa Nova, por 250 mil euros, de acordo com anúncio em Diário da República.
A empreitada, que tem um valor base de 250 mil euros e um prazo de execução de 60 dias, tem por objetivo remover o assoreamento provocado pela deposição de sedimentos e manter a profundidade da área.
A dragagem do Cais dos Pescadores da Costa Nova, situado frente ao Mercado daquela praia do município de Ílhavo, é considerada “essencial” para os pescadores da Costa Nova
![]() |
Terminal YILPORT Liscont regista crescimento expressivo e prepara expansão de capacidade
O terminal YILPORT Liscont, situado no Porto de Lisboa, registou um crescimento sustentado nos volumes movimentados. Em abril deste ano, o terminal movimentou 23.020 TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés), um aumento de 35% face ao mesmo mês de 2024.
“A progressão entre março e abril de 2025 foi ainda mais expressiva, com um acréscimo de 42% – passando de 16.212 TEU para 23.020 TEU, evidenciando o ritmo acelerado do crescimento da atividade no terminal”, explica a empresa em comunicado.
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2025, o YILPORT Liscont processou 75.493 TEU, o que reflete um crescimento próximo dos 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total deste volume, a exportação representou 52%, enquanto a importação correspondeu a 48%.
![]() |
Porto de Sines acolhe a primeira Escola de Segurança da SGS em Portugal
A Fire & Safety, um projeto da SGS Portugal (Sociedade Geral de Superintendência), foi inaugurada a 27 de maio, sendo a primeira escola deste âmbito em Portugal.
Localizada dentro da área portuária, a escola oferece uma vertente formativa teórica e prática no âmbito da saúde e segurança no trabalho, direcionada para as empresas que compreendem a plataforma portuária, logística e industrial de Sines.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES MARCA PRESENÇA NA TRANSPORT LOGISTIC 2025, EM MUNIQUE
O Porto de Leixões estará presente na próxima edição da Transport Logistic, a principal feira internacional de logística, mobilidade, tecnologia da informação e gestão da cadeia de abastecimento, que se realiza em Munique, de 2 a 5 de junho de 2025.
Integrado no stand conjunto dos Portos de Portugal, dinamizado pela Associação dos Portos de Portugal (APP), o Porto de Leixões junta-se aos portos de Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines, bem como a outras entidades do ecossistema logístico e portuário nacional, numa presença que reforça a promoção internacional da oferta portuária portuguesa.
![]() |
PORTO DE AVEIRO LANÇA CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DO TERMINAL INTERMODAL
O Porto de Aveiro anunciou o lançamento de um concurso público internacional para a construção do Terminal Intermodal na sua Zona de Atividades Logísticas e Industriais. Este projeto, de caráter estratégico, envolve um investimento estimado de cerca de 16 milhões de euros.
Com uma área de 10 hectares, o terminal será equipado com duas linhas férreas preparadas para comboios de até 750 metros de comprimento, reforçando a conectividade ferroviária do Porto de Aveiro. Esta infraestrutura tem como objetivo principal melhorar a conectividade ferroviária do porto com as regiões norte e centro de Portugal, além de reforçar as conexões com as regiões de Castela e Leão e Madrid, em Espanha.
![]() |
DE 30 DE MAIO A 2 DE JUNHO
Cinco navios-escola da Marinha Francesa no Funchal
O Cônsul Honorário da França na Madeira, Eduardo Bonal da Silva, informou que farão escala, no Porto do Funchal, cinco navios-escola da Marinha francesa, entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho.
Os navios são o “Leopard”, o “Jaguar”, o “Panthere”, o “Lion” e “Guepard”.
![]() |
PORTOS DE PORTUGAL PRESENTES NA TRANSPORT LOGISTIC 2025, EM MUNIQUE
A Associação dos Portos de Portugal (APP) marca presença em mais uma edição da Transport Logistic, que se realiza em Munique, de 2 a 5 de junho de 2025, com uma representação conjunta dos portos nacionais e entidades do ecossistema logístico e portuário.
O stand de Portugal, dinamizado pela APP, reunirá os portos de Aveiro, Figueira da Foz, Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines, num esforço concertado de promoção internacional da oferta portuária nacional, destacando a sua competitividade, conectividade e papel estratégico no comércio global.
Para além das administrações portuárias, estarão também presentes as Comunidades Portuárias, bem como representantes da APAT (Associação dos Transitários de Portugal) e da AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal), reforçando a dimensão colaborativa e integrada da presença portuguesa neste certame de referência mundial.
![]() |
Porto de Lisboa regista crescimento histórico de 22,7% na carga movimentada em Março
O Porto de Lisboa registou um crescimento de 22,7% na movimentação total de mercadorias em março de 2025, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. Este resultado muito positivo contribuiu para um aumento acumulado de 4,3% no primeiro trimestre do ano, reforçando a posição estratégica da infraestrutura portuária na economia nacional.
De acordo com os dados registados pela Administração do Porto de Lisboa (APL), foram movimentadas 868.738 toneladas em março deste ano, face às 708.128 toneladas registadas no mesmo mês de 2024. Para este crescimento expressivo contribuiu principalmente o segmento dos granéis sólidos, que apresentou um aumento de 77,3%, passando de 199.055 toneladas em março de 2024 para 352.932 toneladas em março de 2025.
![]() |
Portos da Madeira
Movimento de carga cresce 2,29% no primeiro trimestre
O movimento de carga nos Portos da Madeira registou um crescimento de 2,29% nos primeiros três meses deste ano, em relação ao período homólogo anterior, com uma prestação positiva em todos os indicadores: carga contentorizada, carga geral, granéis sólidos e granéis líquidos. No total, entre janeiro e março, entraram nos portos regionais 328.293 toneladas. Mais 7.356 toneladas do que no primeiro trimestre de 2024.