Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Faróis portugueses registaram mais de 85 mil visitantes em 2019

Os 28 faróis portugueses abertos ao público no Continente, Madeira e Açores receberam este ano 85 071 visitantes. Em relação ao ano de 2018, no qual se registou o número recorde de 101 613 visitantes, houve uma redução de 16 542. Em relação a 2017, no qual houve 73 892 visitantes, registou-se um aumento de 11 179 visitantes.

AÇORES

Porto das Lajes das Flores vai receber dois novos empilhadores

Numa nota enviada às redações, o Governo dos Açores adianta que “a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Portos dos Açores, procedeu à aquisição de dois empilhadores telescópicos", máquinas que possibilitam o levantamento de mercadorias, "para o Porto das Lajes das Flores, no âmbito dos prejuízos decorrentes da passagem do furacão Lorenzo”.

Portos de Viana do Castelo, Leixões e Lisboa registaram aumentos de escalas até Outubro

Os dados revelados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), referentes ao período Janeiro-Outubro, indicaram que, no cômputo do movimento de navios, denotou-se, no conjunto dos portos do Continente, um acréscimo homólogo de +0,4% no número de escalas (8984 escalas) e uma diminuição no volume de arqueação bruta de -0,8% (para cerca de 171,5 milhões).

Theo Notteboom:

«Existência de alianças no Shipping não deve ser guiada pela intervenção regulatória»

A Block Exemption Regulation (ou Regulamento de Isenção por Categoria de Consórcios da UE) continua a dividir opiniões – na sequência da proposta de revisão, publicada recentemente pela União Europeia, o Shipping abeira-se de uma extensão sem alterações, por mais quatro anos, das isenções dadas ao sector. Para o especialista de Economia Marítima Theo Notteboom, a proposta beneficiará a indústria.

Svitzer confirma conclusão do processo de alienação da sua operação marítima em Portugal

A Svitzer, que integra o universo do gigante nórdico A.P. Moller-Maersk, anunciou hoje que todas as condições estipuladas no acordo entre firmado com a empresa Pioneiro do Rio e o Grupo Sousa foram cumpridas, dando-se assim por finalizado o acordo entre as partes, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2020. Este passo final completa o processo de «desinvestimento» da empresa de rebocagem na operação marítima portuguesa.

Ligação ferroviária «mais curta até Espanha» permitirá a Sines captar cargas do interior do país vizinho

«Estamos em Sines a carregar cargas que antes usavam o porto de Cádis, ou seja, estamos a retirar carga espanhola a um porto espanhol para trazer para um português. Ora reduzindo ainda mais a distância a Espanha ficamos ainda mais competitivos. Para serviços que vão para o outro lado do Atlântico se o navio em vez de ir a Valência parar em Sines são menos dois dias de viagem», explicou, detalhadamente, o director-geral da MSC Portugal.

Comissão Europeia aprova auxílios marítimos a Chipre, Suécia, Polónia, Estónia e Dinamarca

A Comissão Europeia aprovou auxílios estatais destinados a cinco países, com o intuito de incentivar os registo de navios e promover uma maior competitividade marítima na Europa. Os cinco países – Chipre, Dinamarca, Estónia, Polónia e Suécia – receberão assim cinco medidas adaptadas às suas necessidades: os pacotes contribuirão para a competitividade global do sector.

Ocean Network Express alia-se à plataforma New York Shipping Exchange

A Ocean Network Express (ONE) alia-se à plataforma New York Shipping Exchange (NYSHEX), expandindo os seus serviços digitais para melhorar ainda mais no atendimento ao cliente.

Iniciativa WestMED apoia a submissão de 10 projectos regionais

Em menos de um ano, o mecanismo de assistência e os pontos focais nacionais da Iniciativa WestMED apoiaram o desenvolvimento e a submissão de 10 projetos regionais, no âmbito de processos de candidatura a programas e fundos de financiamento como EMFF, Interreg MED, JPI Oceans, Horizonte 2020 ou ENI CBC.

O bem que o mar faz

A maresia, o som das ondas, a vitamina D, a água salgada, a praia. O oceano tem efeitos terapêuticos, faz bem ao corpo e à alma, limpa os pulmões, tonifica os músculos. Em qualquer estação do ano.

Terminal Vasco da Gama capta atenções:

Departamento de Comércio dos EUA visitou Sines

Na sequência do recente lançamento do concurso internacional do Terminal Vasco da Gama, Russell Adise, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (EUA) visitou o complexo de Sines, fazendo-se acompanhar por dois representantes da Embaixada dos EUA.

Porto de Aveiro pronto para investir em obras prioritárias

O reforço do cordão dunar, das margens da Ria e o trabalho em áreas específicas como a Gafanha de Aquém ou o Terminal Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, são áreas prioritárias definidas pelo Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

O recurso a fundos financeiros nacionais e europeus surge como necessário, tal a dimensão do investimento que será necessário em áreas de risco, numa das zonas mais problemáticas no contexto europeu, com a subida do nível das águas.

MADEIRA

Cais da Ponta do Sol requalificado e reabilitado

O Cais da Ponta do Sol reabriu ao público, após a empreitada de reabilitação e requalificação que coloca esta infraestrutura portuária oitocentista como um exemplo e uma referência no domínio deste tipo de trabalhos de recuperação de um património que valoriza e dignifica toda a região.

Tratado do Bacalhau

É feio, cheira mal e está entranhado na identidade portuguesa desde o século XVI. Mas será que sabemos que bacalhau andamos a comer? Será que devemos comprar do seco ou do ultracongelado? Do mais branquinho ou do amarelado?
O "EXPRESSO" visitou os três produtores mais importantes do país e as grandes mesas do Minho à procura das melhores postas e respostas.

Portugal recebe Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos em 2020

Entre 2 e 6 de julho, a cidade de Lisboa acolherá a segunda Conferência das Nações Unidas para apoio à implementação do ODS 14, igualmente designada como Conferência Oceanos 2020. A Fórum Oceano marcará presença na iniciativa e participará na organização de alguns eventos paralelos à Conferência, nomeadamente, um Encontro Internacional de Clusters, no âmbito dos trabalhos da Rede Internacional BTCA – BlueTech Cluster Alliance.

EDIÇÃO N.º 110

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Outubro 2019

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 110. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Um em cada quatro internautas portugueses visita mensalmente sites de Transportes

Mensalmente um em cada quatro internautas portugueses navega em páginas de Internet do sector dos Transportes. Em média por mês são registadas 11 visitas por internauta a sites deste sector, verificando-se ainda que, em média, são despendidos 68 segundos a cada visita. Estas são conclusões do estudo ‘Comportamento da População Portuguesa na Internet’, desenvolvido pela PSE.

Ferrovia 2020 terá execução de 250 milhões de euros durante o próximo ano, estima o Governo

Durante 2020, o Executivo liderado por António Costa prevê executar 250 milhões de euros em investimento no contexto do programa Ferrovia 2020 – a previsão deste volume de investimento prende-se com gastos estatais com obras prioritárias nas linhas de comboios, de acordo com o relatório do Orçamento do Estado para 2020, entregue no Parlamento.

DGRM apoia Instituto Português de Educação e Investigação Pedagógica

Neste Natal, os trabalhadores da DGRM uniram-se para apoiar o Instituto Português de Educação e Investigação Pedagógica - As Descobertas (IPEIP), numa iniciativa que abrangeu 104 crianças, com idades compreendidas entre os 1 e os 17 anos.
A acção, que contou com o apoio do Projeto Escola Azul, incluiu uma visita ao Centro de Controlo de Tráfego Marítimo da DGRM onde as crianças ficaram a saber a importância do sistema de vigilância e controlo do tráfego marítimo nas águas costeiras nacionais e como se faz o tráfego marítimo.
Com o apoio de todos, foi possível recolher brinquedos, livros, jogos e puzzles para distribuir pelas crianças deste Instituto.

MARLEM - Maritime Logistics Engineering and Management

A Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) promoveu no dia 5 de dezembro, em Bruxelas, uma sessão de lançamento dos 26 projetos aprovados no âmbito da call Blue Economy (6 Blue Labs, 8 Blue Careers e 12 Blue Economy), cofinanciada pelo FEAMP.

Total: 4185