Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Testado com sucesso Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico

A Marinha Portuguesa acaba de testar o mais recente Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico desenvolvido pela Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV), realizando provas técnicas de performance e resiliência, ao efetuar um trânsito pré-programado entre a Base Naval de Lisboa e a Estação Hidrográfica da Azinheira, no Seixal.

2 DE JULHO

7º MAREECOFIN - PwC Economia e Finanças do Mar

O que se pode esperar para a economia azul mundial da iniciativa Franco-Alemã de injetar milhões de euros na economia da União Europeia e dos anúncios efetuados pelo governo Norte Americano de fazer o mesmo para recuperar o seu mercado interno? Como estas decisões podem afetar o investimento e o financiamento de projetos da economia azul a nível global?

Estas são algumas das questões a abordar no 7º MAREECOFIN – PwC Economia e Finanças do Mar por especialistas internacionais nas áreas do investimento e financiamento.

Consulta online sobre a Economia do Mar no Mediterrâneo reúne sugestões de mais de uma centena de parceiros

No âmbito da realização da 2ª Reunião Ministerial da UfM, foi promovida uma consulta online com o objetivo de recolher um conjunto de contributos e sugestões dos parceiros do Mediterrâneo. A consulta registou a participação de mais de 100 peritos e representantes de organizações internacionais, resultando em mais de 350 recomendações sobre diferentes tópicos, designadamente Governança, Pescas, Aquacultura, Turismo, Energias Renováveis, Lixo Marinho, Carreiras ligadas ao Mar, e Segurança Marítima.

COM VÍDEO

Empresas de Sines reforçam donativos para o controlo da pandemia, oferecendo uma Unidade Móvel 4x4 ao Hospital do Litoral Alentejano

Empresas diretamente ligadas ao complexo industrial, logístico e portuário de Sines uniram-se uma vez mais, reforçando os seus donativos e, para além de um Raio X móvel já doado em abril, ofereceram, agora, uma Unidade Móvel 4x4 ao Hospital do Litoral Alentejano, equipamento que aumentará a capacidade de resposta da Unidade Local de Saúde (ULSLA) face às necessidades da comunidade, incluindo no combate ao COVID-19.

NO ACUMULADO JANEIRO-MAIO 2020

Porto da Figueira da Foz cresce 17,3%

O Porto da Figueira da Foz movimentou no acumulado Janeiro-Maio 2020 2020 875.741 toneladas, contra as 746.184 toneladas do período homólogo de 2019, o que corresponde a um aumento de 17,36% (+129.558 toneladas).

O aumento mais expressivo verificou-se no segmento de carga geral, que passou de 335.573 toneladas em 2019 para 494.193 toneladas em 2020. Pastas químicas de madeira, produtos florestais, produtos de vidro e cimento foram as cargas mais movimentadas.

APDL

«Adequar infra-estruturas ao aumento da dimensão dos navios é fundamental»

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou no dia 16 de Junho a obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O investimento, explicou a administração, vai permitir a entrada de navios de maior dimensão e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa, aumentando a competitividade do porto minhoto.

NRP Douro termina missão na Madeira

Após cumprir 167 dias de missão, navegado 612 horas e percorrido 5798 milhas náuticas (equivalente a 10.737kms), o NRP Douro iniciou ao final do dia de ontem o regresso à Base Naval de Lisboa dando por terminada a sua missão na Zona Marítima da Madeira.

​​​​​Mesmo em período de emergência estabelecido no país devido à COVID-19, o navio esteve empenhado em diversas tarefas essencialmente vocacionadas para funções de segurança e autoridade do estado no mar, guarnecendo o dispositivo naval padrão da Marinha na Região Autónoma da Madeira. Para além destas funções o navio garantiu a rendição dos vigilantes da natureza nas ilhas desertas e dos agentes da Polícia Marítima.

CONSELHO DE TRANSPORTES DA UNIÃO EUROPEIA

Trio de Presidências assina declaração conjunta para cooperação no sector dos transportes

O Trio de Presidências do Conselho de Transportes da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia - inicia-se a 1 de julho de 2020 com o lema “Juntar forças para uma mobilidade sustentável, inovadora, resiliente e acessível”.

Esta terça-feira, na videoconferência inaugural, os três ministros assinaram uma declaração conjunta, que será a base para a cooperação no setor dos transportes nos próximos dezoito meses.

O Ministro português, Pedro Nuno Santos, sublinhou a importância da ferrovia como o modo de transporte do futuro. “Irá ajudar-nos a atingir uma melhor conectividade em toda a Europa, enquanto protegemos o ambiente a lutamos contra as alterações climáticas. Aguardo com expectativa trabalhar com os nossos amigos alemães e eslovenos nos próximos dezoito meses – trabalhar juntos num sistema de transportes mais sustentável, inovador, resiliente e acessível, para melhor ligar pessoas e negócios em todas as áreas geográficas da União.”
 

Porto de Leixões estreia nova ligação regular para a Bélgica

O Porto de Leixões passou a assegurar, a partir de 20 de junho, uma nova ligação ao Porto de Zeebrugge, na Bélgica, com escalas duas vezes por semana.

O novo serviço, da responsabilidade da CLdN e operado pela Yilport Leixões, vai traduzir-se num aumento da capacidade da oferta ro-ro, uma vez que vai possibilitar o transporte com recurso ao novo navio Laureline, contruído em 2019 e com capacidade de carga para 5 mil metros lineares.

Porto de Aveiro movimenta mais 137 toneladas de carga de projecto

O Porto de Aveiro acaba de registar mais uma importante movimentação de carga de projecto. A operação decorreu a 3 de Junho, no Terminal Norte, compreendendo dois tanques de ferro fundido, para gases comprimidos liquefeitos (68,5 toneladas e 25 m de comprimento cada).
Duas gruas Liebherr 320 e 280 foram os meios de elevação utilizados.

APLSS celebra Dia Internacional dos Arquivos

O Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra (APLSS) associa-se, pelo segundo ano consecutivo, a um conjunto de iniciativas que decorrerão até ao final do mês de junho, no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, e que culminarão com a apresentação da nova identidade visual do projeto “Barreiro, A Cidade dos Arquivos".

Neste âmbito foram produzidos 7 vídeos que darão a conhecer cada um dos cinco arquivos (Espaço Memória, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Arquivo dos Portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, Fundação Amélia de Mello e Arquivo Ephemera) e das duas estruturas culturais parceiras a este projeto (PADA Studios e Colectivo SPA).

«Nexo Maersk» estreou-se no Terminal de Contentores de Leixões e logo com distinção

O navio ‘Nexo Maersk’, da operadora dinamarquesa Maersk Line – líder de mercado no segmento do transporte marítimo de contentores – executou a sua escala inaugural no Terminal de Contentores de Leixões, e logo com um registo para recordar, revelou a concessionária da infra-estrutura.

INÉDITO!

PSA Sines operou porta-contentores recorrendo a 7 gruas de cais em simultâneo

A empresa PSA Sines, que opera o Terminal XXI (de contentores), anuncia um facto inédito da sua operação: pela primeira vez, a operadora do terminal do Porto de Sines recorreu à utilização, em simultâneo, de sete gruas de cais. O navio porta-contentores MSC Mina foi o alvo da operação.

Porto de Setúbal e Município assinam Protocolos de Cooperação de Segurança e Proteção Civil

A APSS – Administração dos Porto de Setúbal e Sesimbra, S.A. e a CMS - Câmara Municipal de Setúbal assinaram a 16 de Junho dois protocolos de cooperação nas áreas da segurança e Proteção Civil, reforçando a parceria estratégica e decisiva para o desenvolvimento das atividades ligadas à economia do Mar que têm permitido aproximar a população do mar e das suas atividades.

PEDRO NUNO SANTOS:

Estaleiros de Viana são exemplo da capacidade dos portugueses de «puxar pelo desenvolvimento»

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, esteve esta terça-feira em Viana do Castelo, no lançamento da empreitada de Dragagem do Canal de Acesso aos Estaleiros Navais, no valor de 17,4 milhões de euros.

Veleiro De Gallant estreou-se em Leixões para embarcar vinho, azeite e outras iguarias nacionais

O Porto de Leixões assistiu, segunda-feira, 15 de junho, a uma operação de carregamento de mercadoria de forma inédita e totalmente sustentável. O centenário veleiro De Gallant, movido sem recurso a combustíveis fósseis, atracou na maior infraestrutura portuária do Norte do País para carregar a embarcação com vinhos premium de várias regiões demarcadas, azeite e outras iguarias nacionais, sendo a operação realizada apenas por meios humanos.
 

Ministro das Infraestruturas e Habitação preside lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros de Viana do Castelo

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai presidir ao lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. A cerimónia decorre esta terça-feira, dia 16 de junho, pelas 10h00, na infraestrutura portuária (Estaleiro da WestSea, do Porto de Viana do Castelo, Portaria do Campo da Agonia).

Sines deu murro na crise e cresceu +21,6% em Abril, aliviando «pressão negativa» sobre os portos

Abril foi um mês duro para o sistema portuário nacional, tendo sido um período de pico pandémico e o primeiro mês completo de políticas de restrição de movimentação (cargas e pessoas) e confinamento generalizado. Março havia dado esperanças numa inversão da tendência negativa (verificada em Janeiro e Fevereiro) mas tal não se consolidou. Neste contexto, sobressai o Porto de Sines, que, com um crescimento de 21,6% no quarto mês do ano, mitigou as perdas globais e confirmou que segue na rota da recuperação.

Porto de Aveiro voltou a ser palco de complexa operação de descarregamento de troncos soltos

O Porto de Aveiro voltou a ser palco de uma nova operação complexa de descarregamento de troncos soltos (de eucalipto). A operação demorou cinco dias e materializou-se no descarregamento de aproximadamente 25.734 toneladas de troncos soltos de eucalipto.

A recepção do navio ‘Asia Pearl VI’ resultou na operação de descarregamento de cerca de 25.734 toneladas de troncos soltos de eucalipto no Terminal Norte da infra-estrutura portuária aveirense.

Ferrmed considera que «investimentos no Corredor Mediterrâneo são insuficientes»

A entidade ferroviária Ferrmed ​​considera que «os investimentos que estão a ser realizados no Corredor Mediterrâneo são insuficientes», deixando um alerta:«se não agirmos rapidamente, reconvertendo os planos previstos nas áreas de maior saturação – como em Barcelona e Valência – o colapso após a introdução da bitola internacional nas linhas actuais será uma realidade num período de dois a quatro anos».

Total: 4473