Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Português eleito para a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos
Foi eleito na 17ª sessão da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA), em Kingston, na Jamaica, o Professor Doutor Pedro Madureira, candidato de Portugal, como membro da Comissão Jurídica e Técnica da Autoridade, para um mandato de 5 anos, com início a 1 de Janeiro de 2012.
![]() |
Decisão sobre futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo adiada para Outubro
Ficou adiada a decisão sobre o futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que deveria ser anunciada esta sexta-feira, em Lisboa, na assembleia-geral da EMPORDEF, a holding do Estado responsável pelo equipamento das Forças Armadas. Anteontem à tarde, da reunião entre o director executivo da holding e o Governo, saiu um adiamento para Outubro, com a garantia de que até lá, os postos de trabalho estão salvaguardados.
![]() |
HOJE, NA PÓVOA DE VARZIM
2.º Encontro da Rede Nacional da Cultura do Mar
Tem início hoje, pelas 9:00, na Biblioteca Municipal “Rocha Peixoto” da Póvoa de Varzim, o 2.º Encontro da Rede Nacional da Cultura do Mar.
"A realização deste evento na Póvoa de Varzim concretiza uma deliberação do 1.º Encontro (16 de Novembro de 2004) para que 'a realização do próximo fosse fora de Lisboa, por iniciativa local'. É um regresso à Biblioteca Municipal Rocha Peixoto onde, em 1 de Outubro de 2004, por ideia e iniciativa do seu então Director, se realizou a primeira sessão de divulgação sobre a Rede Nacional da Cultura do Mar, a que a Sociedade de Geografia de Lisboa anuiu de imediato e a que se seguiram outras sessões em Ílhavo, em Lisboa e em Olhão."
![]() |
Receitas do turismo batem recorde de 2008
Ainda 2011 ia a meio e era já o melhor ano turístico de sempre em receitas, que em Junho superaram as alcançadas em pleno Euro 2004. A crise não impediu que mais estrangeiros visitassem o País, invertendo a tendência dos últimos anos, em que foram os portugueses a salvar o sector. Mas com a austeridade a apertar, as férias são mais curtas e poupadas.
![]() |
Porto de Sines estabelece novo recorde mensal na movimentação de Contentores
O Porto de Sines fechou o mês de Julho com uma movimentação total de 43.986 TEU, valor que lhe permitiu estabelecer um novo recorde mensal e pela primeira vez, ser o maior porto nacional também neste segmento. Igualmente, o Terminal XXI foi o maior terminal nacional de contentores. Este importante resultado teve fortes repercussões ao nível das Exportações por Contentor, com um crescimento nos primeiros sete meses do ano acima dos 26%.
![]() |
COM AUMENTO DE CAPITAL
Entrada de grupo europeu pode ser solução para Estaleiros de Viana
O ex-presidente da Empordef Jorge Rolo defende a entrada de um parceiro estratégico estrangeiro nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) através de aumento de capital. “Uma parceria permitiria a injecção de fundos na própria empresa, feita por aumento de capital dos ENVC e não pela simples alienação de acções. Chegaram a ser discutidas com um parceiro estrangeiro as eventuais formas de participação accionaria”, explicou Jorge Rolo, em entrevista à Lusa.
![]() |
PORTOS DE SETÚBAL E DE SINES INTEGRAM A LISTA
Sete empresas pagaram dividendos ao accionista Estado
De entre as empresas públicas, a ANA foi a que mais dinheiro pagou (9,8 milhões de euros), seguindo-se a Administração do Porto de Sines (4,1 milhões) e a Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (2,4 milhões). Em todos estes casos registou-se um aumento face ao valor entregue em 2010, uma vez que estas sociedades retribuíram um total de 10,1 milhões de euros no ano passado.
![]() |
MADEIRA
MacSimar: monitorizar para melhor intervir e prevenir
A Administração dos Portos da Madeira procedeu na última semana à operação de fundeamento de mais uma bóia de alerta de hidrocarbonetos a uma profundidade de 12 metros nos Socorridos, Funchal, e a uma bóia meteo-oceanográfica de 6m com 3000 Kg, no Caniçal, a uma profundidade de 12 metros.
Esta última bóia permite ler parâmetros meterológicos e oceanográficos como a temperatura da água e do ar, a velocidade e direcção do vento, a pressão atmosférica, a humidade relativa, a radiação solar, a direcção e intensidade da corrente, clorofila e detecta também a presença de hidrocarbonetos. Está equipada com GPS e bússola, o que permite saber facilmente em terra a sua posição, podendo ser encontrada rapidamente, caso se solte do sistema de amarração. Também tem luz e painéis solares.
![]() |
A CAMINHO DA VENEZUELA?
Ferry «Atlântida» realizou provas de mar e já está em Lisboa
O ferry "Atlântida", encostado na doca dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) desde maio de 2009, depois de rejeitado pelo Governo Regional dos Açores, que rescindiu o contrato com a empresa pública, realizou provas de mar, encontrando-se já em Lisboa.
"Confirma-se a partida de Viana do Castelo no sábado. Trata-se de uma prova de mar", indicou fonte do ministério da Defesa Nacional à Lusa, admitindo que "em cima da mesa estão várias possibilidades" de negócio.
O navio partiu por volta das 13 horas de sábado, com destino ao Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, e na empresa a convição é que já não regressará a Viana do Castelo, encerrando um dos episódios mais complicados da vida dos ENVC.
![]() |
Prospecção de petróleo prejudica pescadores
Estão com prejuízos de dezenas de milhares de euros e em risco de abandonar o barco depois da empresa Mohave Oil and Gas Corporation ter feito uma prospecção de petróleo nas águas de Aveiro até à Figueira da Foz. A operação durou um mês e as embarcações tiveram de parar ou pescar em zonas desconhecidas. Quando os armadores voltaram ao trabalho após a prospecção chegar ao fim, sem resultados, depararam-se com um mar sem peixe.
"Fui para o mar na quarta-feira e na quinta tive de vir embora porque não conseguia trabalhar. Virei 300 alcatruzes [recipientes] e não apanhei um polvo. Investi 10 mil euros em artes novas e correu supermal", diz, desolado, Octávio Castro, armador do navio ‘Iolanda’.
![]() |
Porto de Sines recebe navios do armador MOL
Pela 1.ª vez o armador japonês “MOL – Mitsui O.S.K. Lines” escolheu o Terminal XXI de Sines para operar os seus navios porta-contentores, tirando partido da localização favorável e das excelentes condições geofísicas e operacionais deste terminal.
O primeiro navio desta linha que operou em Sines foi o mothership “MOL CELEBRATION” que está inserido na rota Japão-Norte da Europa e tem uma capacidade de 9.000 TEUs, 320 metros de comprimento, 46 metros de Boca e um calado máximo de 15 metros.
![]() |
REPARAÇÃO NAVAL
Galiza teme avanço de Viana do Castelo
O jornal "Voz de Galicia" não tem dúvidas quanto ao avanço do plano de reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, lamentando-se que projecto similar galego fique para trás. E tudo, apesar da "lenta burocracia portuguesa". Setembro é mês-chave na corrida aos fundos europeus, destaca o jornal.
![]() |
FESTIVAL DO BACALHAU 2011, EM ÍLHAVO
Consumidos 5.650 kg de bacalhau salgado em cinco dias
Nos cinco dias da actividade, foram consumidos 5.650 kg de bacalhau salgado seco nos dez restaurantes do Festival, mais 21% que em 2010, além de um valor idêntico a esse de derivados de bacalhau, num total de cerca de onze toneladas e de 22.000 refeições servidas.
![]() |
PORTO DE SINES
Terminal XXI recebe MSC Ravenna em viagem inaugural
O Terminal XXI de Sines recebeu outro dos maiores porta-contentores do mundo, o MSC Ravenna, que saiu dos estaleiros da Daewoo (Coreia do Sul) a apenas quatro semanas. Com um comprimento fora-a-fora de 365.79 metros e uma boca de 51.2 metros, o navio tem uma Arqueação Bruta de 153.115 Toneladas, um calado máximo de 16m e uma capacidade de 14.000 TEU’s.
![]() |
Índia no combate à pirataria marítima
A frota marítima indiana tem sido bastante afectada pela pirataria que grassa na região. As autoridades estão atentas e vão incrementando medidas para o combate ao flagelo.
![]() |
Países da SADC estudam cooperação no combate à pirataria
Os países da Southern Africa Development Community (SADC) precisam unir esforços para reforçar a segurança marítima na região, disse em Luanda o ministro da Defesa moçambicano, Filipe Nyusse.
![]() |
Ministro da Economia e do Emprego visita Porto de Sines
Em visita ao Porto de Sines, Álvaro Santos Pereira confirma empenho na ligação ferroviária de mercadorias entre Sines e a fronteira espanhola como parte da estratégia para incremento da competitividade da Economia Portuguesa.
![]() |
Autoeuropa impulsiona exportação de veículos no Porto de Setúbal
A exportação de veículos no Porto de Setúbal registou um crescimento considerável de cerca de 60% no 1º semestre de 2011, devido ao desempenho da fábrica da Volkswagen Autoeuropa na produção dos seus actuais modelos Sharan, EOS, Sirocco e Seat Alhandra.
Destaca-se assim a exportação de 55.524 veículos pelo Terminal Ro-Ro, mais 59,5% relativamente a igual período de 2010, e correspondente a 65,5% do total de viaturas movimentadas no Porto de Setúbal.
![]() |
Cada vez mais ex-militares portugueses combatem pirataria
Um número crescente de ex-militares das forças de elite portuguesas está a ser contratado para proteger navios mercantes de ataques piratas em vários pontos do globo, revelou à Lusa um responsável de uma empresa especializada nestes serviços.
![]() |
EXPORTAÇÕES
Navio dedicado à eficiência energética em Viana do Castelo para transportar torres de aerogeradores
O navio de carga 'E-Ship 1', que produz electricidade a partir da força do vento para reduzir o consumo de combustível, atracou ontem em Viana do Castelo, para carregar torres de aerogeradores com destino à Lituânia.
O 'E-Ship 1' pertence à empresa alemã Enercon e de acordo com o responsável da multinacional em Portugal, Francisco Laranjeira, a chegada a Viana do Castelo representará um momento de consolidação das exportações da empresa a partir de Portugal.
“Nos últimos dois meses já tivemos 10 navios a carregar componentes das nossas fábricas em Viana do Castelo. É um movimento que vai continuar até Dezembro”, garantiu Francisco Laranjeira.