Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ENTRA EM VIGOR A 1 DE JULHO
Conceito legal de «porto seco» aprovado em DR
O diploma que estabelece o conceito legal de "porto seco", e que define regras e procedimentos necessários para a sua implementação, foi publicado dia 17 em Diário da República para entrada em vigor a 01 de julho.
De acordo com o diploma, "o presente decreto-lei aplica-se ao transporte contentorizado ou outro de mercadorias entre os depósitos existentes nos portos marítimos e os depósitos que funcionem como porto seco e entre estes, desde que estejam constituídos como armazéns de depósito temporário autorizados nos termos da legislação aduaneira".
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Novo Conselho de Administração inicia funções
Esta terça-feira, 16 de Abril, iniciou funções o novo Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A). Presidido por Fátima Lopes Alves, integra, como administradores, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Helder Vale Nogueira.
O novo Conselho de Administração passa a presidir também aos destinos do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).
![]() |
Madeira importou mais viaturas em Janeiro e Fevereiro
O movimento de entrada e saída de veículos no Porto do Caniçal subiu 44% nos primeiros dois meses deste ano, face ao período homologo de 2018. A Madeira importou nos dois primeiros meses deste ano, 1444 viaturas, a grande maioria de veículos até 12 toneladas (1434) e 10 acima das 12 toneladas.
Do Porto do Caniçal saíram 422 carros abaixo das 12 toneladas e 8 acima.
![]() |
DGRM e Ordem dos Despachantes Oficiais estudam oportunidades da digitalização
A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e os representantes da Ordem dos Despachantes Oficiais estão a estudar as oportunidades que a digitalização proporciona para a melhoria dos procedimentos e desenvolvimento de novos métodos de trabalho.
Desde logo, a plena integração dos Despachantes Oficiais na nova Janela Única Logística (JUL) ao longo de toda a cadeia de transporte, foi um dos principais temas em debate, tendo sido possível acordar os objetivos para o desenho e implementação das novas funcionalidades em suporte digital. O papel desempenhado pelos Despachantes Oficiais é essencial para a celeridade na introdução no território das mercadorias oriundas de países terceiros, bem como na exportações de bens.
![]() |
Ministra do Mar avança que sector cresceu 37% nos últimos dois anos
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou que nos últimos dois anos o sector marítimo obteve um crescimento no Valor Acrescentado Bruto de 37%, considerando este resultado "notável" e "muito acima do crescimento da economia geral".
"Tivemos um crescimento no Valor Acrescentado Bruto, em dois anos, de 37% referente à economia do mar. É absolutamente notável o que Portugal tem feito e o que vocês todos tem feito", afirmou a governante durante a sessão de lançamento do “Roteiro de bioeconomia azul para Portugal”, que decorreu no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), em Matosinhos.
![]() |
Grupo de Acompanhamento da empreitada de prolongamento do quebra-mar do porto de Leixões já iniciou trabalhos
O Grupo de Acompanhamento, criado pelo Despacho da Ministra do Mar n.º 3638/2019, de 27 de março de 2019, já iniciou trabalhos com vista ao estudo, análise e acompanhamento dos impactos da obra de prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, de forma a permitir a discussão de questões que têm de ser reavaliadas e analisadas com maior profundidade.
![]() |
Eurodeputados aprovam dotação superior a 7 mil ME para as pescas e a economia azul
O Parlamento Europeu (PE) aprovou na última semana a sua posição sobre o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para 2021-2027, votando por um aumento da dotação financeira para 7,739 mil milhões de euros a preços correntes (contra os 6,140 mil milhões propostos pela Comissão Europeia).
![]() |
Ministério do Mar investe 153 ME em bioeconomia azul
A Ministra do Mar afirmou esta sexta-feira que estão a ser investidos 153 milhões de euros em bioeconomia azul e que através do programa Mar2020 são financiadas 922 operações no valor de 151 milhões de euros.
"O nosso desafio central passa por construir um modelo económico gerador de riqueza, abundância e bons empregos, e simultaneamente, que respeite a sustentabilidade ambiental e o ambiente marinho", afirmou a governante durante a sessão de lançamento do “Roteiro de bioeconomia azul para Portugal”, que decorreu no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), em Matosinhos.
![]() |
Porto de Lisboa presente no 2.º Cabo Verde Development Forum
No dia 10 de Abril realizou-se o 2º. Cabo Verde Development Forum no Centro Cultural de Cascais, evento que reuniu representantes do Governo de Cabo Verde e de Portugal.
O Porto de Lisboa marcou presença através da participação da Presidente do Conselho de Administração, Lídia Sequeira, oradora na conferência dedicada ao tema «Desafios da Economia Marítima em Cabo Verde».
![]() |
APROVADA EM CONSELHO DE MINISTROS PROPOSTA DE LEI QUE AUTORIZA GOVERNO A ESTABELECER REQUISITOS DE ACESSO À ACTIVIDADE PROFISSIONAL DOS MARÍTIMOS
Foi esta quinta-feira aprovada em Conselho de Ministros a proposta de Lei que autoriza o Governo a estabelecer os requisitos de acesso à profissão da atividade profissional dos marítimos, a definir os critérios de equiparação com outros profissionais do setor do mar e a definir as regras quanto à nacionalidade dos tripulantes a bordo dos navios ou embarcações sujeitas ao regime da atividade profissional dos marítimos.
![]() |
Ministra do Mar admite melhorar regulamentação para a indústria do mar
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou que o Governo vai «trabalhar no sentido de criar melhor regulamentação para proteger e incentivar» a indústria do mar, declarações feitas durante uma visita que realizou esta semana à Unidade de Produção de Microalgas ALGAFARM, do Grupo Secil, em Pataias.
Na ocasião, a governante destacou a importância da promoção da investigação associada à indústria do mar e a necessidade de criar uma regulamentação adequada ao sector, referindo ainda que importa clarificar as exigências a determinados produtos e que “a uniformização em todo o mundo dos métodos de análise deste tipo de produtos” é uma reivindicação frequente entre as empresas.
![]() |
ENCONTRO «NTERMODALIDADE: NOVOS CONCEITOS, NOVOS OBJETIVOS, NOVAS OPORTUNIDADES»
Porto de Aveiro, plataforma logística intermodal de referência para o mercado
Realizou-se no dia 4 de Abril, em Salamanca, um Encontro subordinado ao tema “Intermodalidade novos conceitos, novos objetivos, novas oportunidades”, organizado pelo Ayuntamento de Salamanca, ao abrigo do projeto Cidades Cencyl, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha- Portugal 2020.
O Porto de Aveiro esteve presente no referido Encontro, com a intervenção do Presidente do Conselho de Administração, Olinto Ravara, no seu Acto de Abertura.
![]() |
Potencial do Corredor do Mediterrâneo desperta interesse chinês
O Corredor do Mediterrâneo tem estado em foco recentemente, principalmente pela urgência de uma aposta concreta num potencial que, na opinião de muitos especialistas, continua por desenvolver e capitalizar. Para o comissário do Governo para o desenvolvimento do Corredor do Mediterrâneo em Espanha, se a Europa não se apressar a traçar o destino deste vital acesso marítimo, a China fá-lo-á sem hesitações.
![]() |
Assinado contrato de 74,5 ME para novo troço da ferrovia entre Sines e Caia
A Infraestruturas de Portugal assinou esta segunda-feira, 8 de Abril, o contrato, no valor de 74,5 milhões de euros, para a construção do troço ferroviário Freixo/Alandroal do Corredor Internacional Sul, que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia (Elvas).
A obra, que implica um investimento de 74,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020, tem uma extensão de 20,5 quilómetros e é a segunda empreitada da nova Linha de Évora do futuro Corredor Internacional Sul a ser adjudicada.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
Ministra do Mar apresenta oficialmente a edição de 2019 da Oceans Meeting
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresenta oficialmente,esta segunda-feira, pelas 11:00, a edição de 2019 do Oceans Meeting, evento de renome internacional que trará a Lisboa governantes de dezenas de países à escala global para debater os grandes temas da atualidade dos Oceanos.
Local – Gare Marítima de Alcântara, Lisboa.
![]() |
Janela única logística dos portos em pleno funcionamento esta segunda-feira na Madeira
A Administração dos Portos da Madeira (APRAM) informa que a partir desta segunda-feira a janela única logística estará em pleno funcionamento na região, “fruto das condições únicas que a Madeira oferece”.
“A APRAM foi escolhida como primeiro porto-piloto, precisamente por reunir realidades diferenciadas como o Porto do Funchal, o Porto do Caniçal e o Porto do Porto Santo, que, no seu conjunto, agregam passageiros e carga, ao contrário de outros portos portugueses”, afirma a Presidente do Conselho de Administração da APRAM.
![]() |
Embaixador dos EUA em Portugal
Porto de Sines pode ajudar Portugal a tornar-se «a Singapura da Europa»
Em entrevista ao Jornal Económico, o Embaixador dos EUA em Portugal, George Glass, referiu-se, entre outros assuntos, ao Porto de Sines. Quando questionado sobre o Porto de Sines como porta de entrada do desenvolvimento das relações comerciais entre Portugal e os Estados Unidos, o embaixador norte-americano não poupou nos encómios.
![]() |
Portugal novamente com nota positiva em todos os indicadores sobre o desempenho do controlo de Estado de Bandeira
Portugal obteve novamente nota positiva em todos os indicadores que avaliam a performance dos países pelo cumprimento das suas obrigações como Estado de bandeira, conforme se pode constatar no último relatório “Shipping Industry Flag State Performance Table – 2018/2019“, publicado recentemente pela International Chamber of Shipping (ICS).
![]() |
Portos movimentam +15,4% de TEU em Janeiro, com Sines e Leixões a desbravar caminho
Verifica-se que «o sistema portuário do Continente movimentou em Janeiro de 2019 o volume de 261 055 TEU, uma variação homóloga de +15,4% face a 2018», refere a AMT. Este número deve-se, em grande parte, ao «crescimento de Leixões e de Sines, com +21,5% e +21,9%».
![]() |
DGRM solidária com Moçambique
Os trabalhadores da Direção de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) promoveram uma campanha solidária da recolha de alimentos e roupas a favor das pessoas afetadas pelo ciclone Idai em Moçambique. Esta acção de solidariedade dinamizada pela DGRM é um pequeno contributo, face à catástrofe que se abateu recentemente sobre o povo de Moçambique.
Os bens recolhidos foram encaminhados para os Bombeiros Sapadores de Monsanto e serão expedidos para Moçambique por contentor marítimo.