Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Bruxelas multa quatro operadoras por cartelização no transporte marítimo de veículos
A Comissão Europeia decidiu multar quatro operadoras marítimas por terem participado num esquema de cartelização ligado ao transporte de veículos, numa clara violação das leis da Concorrência comunitárias. A penalização pecuniária ascendeu aos 395 milhões de euros.
![]() |
Porto de Setúbal reforça oferta nos contentores
O Porto de Setúbal reforça a oferta nos contentores passando a receber mais uma linha regular, a "UK/IE - ESPT III" da W.E.C. Lines, agenciado pela Iberolinhas, com os navios “Heinz Schepers” (com capacidade para 1.036 TEU*) e “Anna G” (509 TEU*) e escalas quinzenais, ligando com este novo serviço Setúbal aos portos de Huelva, Leixões, Vigo, Liverpool e Dublin.
![]() |
Embaixador do Bangladesh visitou o Porto de Leixões
O Embaixador da República Popular do Bangladesh, Ruhul Alam Siddique, visitou esta quinta-feira, 22 de fevereiro, o Porto de Leixões e a sua Plataforma Logística. O Embaixador Ruhul Alam Siddique conheceu o funcionamento e dinamismo da atividade portuária em Leixões, aproveitando para salientar a perspetiva de desenvolver acordos de cooperação com o porto.
![]() |
Estaleiros de Viana do Castelo vão construir dois navios híbridos em 2018
A WestSea, subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), vai começar a construir este ano dois navios híbridos, equipados com motores elétricos e de combustão, informa fonte da empresa do grupo Martifer.
"Ainda em 2018 estamos em condições de arrancar com os primeiros projetos e construir dois navios híbridos, que depois darão origem a um navio 100% elétrico, que deverá surgir em 2020 ou 2021", disse Vítor Figueiredo, da WestSea.
![]() |
SINES
O 5.º porto europeu que mais cresceu em 2017 e sem rival na última década
Em 2017 o Porto de Sines manteve a posição número 15 do ranking dos maiores portos europeus no que diz respeito à movimentação de contentores. Com um crescimento de 10,3% neste segmento, o porto português aproximou-se um pouco mais de Southampton, porto que manteve a mesma movimentação do ano anterior. A análise é do especialista Theo Notteboom.
![]() |
Porto de Leixões receberá investimento «superior a 500 milhões de euros», refere Ministra do Mar
A Ministra do Mar falou esta terça-feira dos investimentos previstos para o Porto de Leixões, conhecidos na estratégia para o aumento da competitividade portuária para o período 2017-2026. As declarações foram prestadas durante o lançamento do Projecto de Literacia do Oceano – Escola Azul.
Numa breve declaração aos jornalistas, Ana Paula Vitorino realçou que o Porto de Leixões receberá um investimento de 510 milhões de euros até 2026, com foco no aumento da competitividade e eficiência.
![]() |
Ministra do Mar defende aposta na navegabilidade do Tejo
A Ministra do Mar defendeu no sábado, dia 17, uma aposta no transporte marítimo, nomeadamente através da navegabilidade do rio Tejo, apontando-a como uma formas de se alcançar o desenvolvimento sustentável do país.
“É extremamente importante. Não me estou a referir, por enquanto, à navegabilidade de todo o Tejo, refiro-me à navegabilidade até a uma área periférica relativamente a Lisboa. É um passo importante para que se possa ter movimentação de carga no Porto de Lisboa sem que isso represente mais camiões na estrada”, disse Ana Paula Vitorino, na sessão de encerramento do congresso Mais Tejo, mais Futuro — Um compromisso nacional, que decorreu na Rocha Conde D´Óbidos
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 19 a 23 de Fevereiro
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 27 navios de mercadorias para o período de 19 a 23 de Fevereiro. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 3 | Ro-Ro: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 5 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Transporte Especial: 2 | Transporte Gás Liquefeito: 1.
![]() |
CARLOS VASCONCELOS, MSC:
Novas tecnologias vão «aumentar significativamente as potencialidades da logística»
«A gestão da informação (Big Data), a robotização, os sistemas inteligentes de transportes e veículos autónomos, a impressão 3D, são evoluções tecnológicas que irão requerer novas competências profissionais, comportamentais e sociais», admite o Administrador da MSC Portugal e profundo conhecedor da indústria do shipping.
![]() |
Novo serviço ro-ro da EML escala o Porto de Setúbal semanalmente
A EML – Euro Marine Logistics NV anunciou o lançamento de um novo serviço para carga rolante que escalará semanalmente o Porto de Setúbal, marcando assim o regresso das suas escalas regulares no porto sadino.
![]() |
Governo quer estratégia para aquicultura em águas de transição
O Governo determinou no dia 15 a elaboração do plano para a aquicultura em águas de transição pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), dando 90 dias a esta entidade para criar a estratégia de ordenamento.
De acordo com a portaria publicada em Diário da República, e assinada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o documento visa "a identificação espacial e temporal, existente e potencial, da utilização das águas de transição para fins aquícolas, estabelecendo os fundamentos legais, técnicos e científicos das respetivas indicações e determinações".
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
TCGL adquire nova grua móvel para reforçar capacidade operacional
Em comunicado, a TCGL (Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões), do Grupo ETE, anunciou a aquisição de uma nova grua móvel, que entrou ao serviço na segunda-feira (dia 5).
![]() |
Porto de contentores da Castanheira do Ribatejo a funcionar no início de 2019
O porto da Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, vai começar a receber contentores até ao princípio de 2019, afirma Pedro Virtuoso, da ETE - Empresa Tráfego e Estiva. "Neste momento estamos na fase de consultar os empreiteiros para começar a obra e esperamos, no final deste ano ou no princípio de 2019, começar a operar o porto", disse.
![]() |
Ministro do Planeamento garante maior troço de ferrovia em 100 anos
Em resposta a uma interpelação parlamentar do PCP sobre necessidade de investimento nos serviços públicos, o responsável pela tutela apontou "importantes obras no terreno [nos caminhos de ferro], como a modernização da linha do norte e a electrificação da linha do Minho, a modernização da linha da Beira-Baixa (Covilhã-Guarda), desactivada há mais de uma década", numa "duplicação do montante investido" entre 2017 e 2018 (perto de 400 milhões de euros).
"Mais marcante será, também no próximo mês, o lançamento do concurso para a construção do maior troço de linha férrea [cerca de 80 quilómetros] dos últimos 100 anos em Portugal - a linha entre Évora e Elvas, que irá ligar o porto de Sines a Espanha e ao hinterland ibérico [palavra alemã para 'terra de trás'] e europeu", congratulou-se.
![]() |
AÇORES
Governante visita a nova gare do Terminal Marítimo de passageiros do Porto de Velas
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas do Governo dos Açores, Ana Cunha, visitou a nova gare do Terminal Marítimo de passageiros do Porto de Velas, na ilha São Jorge, infraestrutura posta em funcionamento a 31 de janeiro último. A circulação de pessoas por mar entre as diferentes parcelas do arquipélago açoriano encontra-se agora dotada de modernas e muito (mais) confortáveis condições, no porto da vila de Velas.
![]() |
Portos ibéricos da Yilport cresceram 6% em 2017
A Yilport, holding do grupo turco Yildirm para operações portuárias e de logística, registou um crescimento de 9,5% à escala global e 6% na Península Ibérica (onde detém sete concessões, cinco das quais em Portugal).
![]() |
Porto de Leixões recebeu escala inaugural do Delphine, um dos maiores navios ro-ro do mundo
O Porto de Leixões recebeu esta quarta-feira a escala inaugural do “Delphine”, um dos maiores navios de carga “ro-ro” do mundo em serviço short sea shipping. A estreia foi assinalada com uma cerimónia de troca de placas entre o comandante do navio e a autoridade portuária.
![]() |
DGRM inverteu processo de infração que decorria no Tribunal Europeu
A DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos conseguiu inverter o processo de incumprimento que decorria no tribunal europeu contra Portugal (Case C-383/17), instaurado devido às reiteradas falhas nas obrigações de reporting relativas à monitorização das OR, de acordo com as convenções internacionais aplicadas aos navios da marinha mercante (navios SOLAS).
![]() |
Fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral desenvolve atividades de cooperação militar com a Mauritânia
Durante a visita ao porto de Nouakchott, na Mauritânia, a fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral desenvolveu ações de treino e de cooperação com as Forças Armadas da Mauritânia, promovendo a cooperação e interoperabilidade com forças congéneres.
![]() |
Grupo ETE investe em novos equipamentos para terminais de Lisboa e Sines
O Grupo ETE anunciou esta quarta-feira a aquisição de novos equipamentos para três dos seus terminais: para o TMPB (Terminal Multiusos do Poço do Bispo) e o TSA (Terminal de Santa Apolónia), ambos no Porto de Lisboa; e para o TMS (Terminal Multipurpose de Sines).