Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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GAZETA DOS CAMINHOS DE FERRO, 1 DE MAIO DE 1902
Vapores a sahir do Porto de Lisboa
"Os vapores teem magnificas accommodações para passageiros. Nos preços das passagens inclue-se vinho de pasto, comida á portugueza, cama, roupa, propinas a criados e outras despezas".
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1 DE OUTUBRO DE 1926
As regatas da Trafaria e de Paço d'Arcos
Reportagem ilustrada das regatas da Trafaria e de Paço d'Arcos, pela revista "Ilustração", edição de 1 de Outubro de 1926.
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AUTOR DE «MOBY DICK»
Herman Melville morreu a 28.09.1891
Herman Melville (1 de Agosto de 1819, Nova York, — 28 de Setembro de 1891, Nova York, EUA) foi um escritor, poeta e ensaísta estadunidense. Embora tenha obtido grande sucesso no início da sua carreira, a sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, sem conhecer o sucesso que a sua obra mais importante, o romance Moby Dick, alcançaria no século XX. O livro, dividido em três volumes, foi publicado em 1851 com o título "A Baleia" e não obteve sucesso de crítica, tendo sido considerado o principal motivo para o declínio da carreira do autor.
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17 DE MAIO
Em 1895, Francisco Corte Real fez Terceira-S. Miguel no barco de papel «Autonomia»
Recordamos façanha de há muitos anos atrás, protagonizada por Francisco Moniz Barreto Corte Real, ao perfazer um invulgar travessia interinsular (Terceira-São Miguel), avaliada em 90 milhas, com a duração de 31 horas, utilizando um barco de papel.
A partida teve início em Angra na madrugada do dia 17 de Maio de 1895, e a chegada a Ponta Delgada na manhã do dia seguinte.
Fê-lo para festejar a autonomia açoriana concedida em 2 de Março de 1895, por um governo regenerador do micaelense Ernesto Rodolfo Hintze Ribeiro.
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PORTUGAL, PAIZ EXCESSIONALMENTE TALHADO PARA O TURISMO
e, em breve para os portos do Pacífico, em direitura, por essa obra admirável da engenharia, o canal do Panamá
"Não creio que haja no mundo um país com tão boas condições naturaes para o turismo, como Portugal. A nossa situação privilegiada no extremo ocidental da Europa, com o melhor porto da Península, d’onde irradiam linhas de navegação para todo o Brazil, para a Argentina, e, em breve para os portos do Pacífico, em direitura, por essa obra admirável da engenharia, o canal do Panamá, e de onde partem linhas férreas para o centro da Europa, como o melhor encurtamento da viagem transatlântica, com uma extensa praia de finas areias de oiro, onde o mar se espreguiça n’uma extensão de mais de 200 leguas mineraes para todas as doenças e, sobretudo, com uma paisagem de idílios e fantasias sempre verde, formam um conjunto de riquezas para o turismo, como nenhum pais possue".
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HISTÓRIAS DO MAR EM VÍDEOS | 1926
Temporal na Boca do Inferno, em Cascaes
“Actualidades Portuguezas”, documentário realizado por Júlio Worm, em 1926. Filme com 9’ 51’’, disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa.
“Toda aquela costa é interessante quando o vento sopra do SO e a maré enche”, lê-se na introdução ao excerto dedicado ao temporal na Boca do Inferno.
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UM VÍDEO EM DESTAQUE
Afundamento do Augusto Castilho
Documentário alemão reportando o afundamento do Augusto Castilho, em 1918. Filme com 5’ 20’’, disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa.
O NRP Augusto de Castilho foi um navio de guerra ao serviço da Marinha de Guerra Portuguesa durante a Primeira Guerra Mundial. Apesar de ser, frequentemente, referido como caça-minas, o Augusto Castilho era, na realidade, um patrulha de alto mar. Foi afundado em combate, originando as últimas baixas portuguesas naquele conflito.
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CANAL INTEROCEÂNICO -1902
No Panamá ou na Nicarágua?
Foi construído no Panamá, como se sabe, mas em 1902 parece que Roosevelt tinha dúvidas. Mais de cem anos depois, o sandinista Daniel Ortega retoma o tema e quer avançar com o Canal da Nicarágua.
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UM VÍDEO EM DESTAQUE
Salinas de Setúbal, 1930
Documentário de 1930, dedicado às “produções de Setúbal”. Entre elas a extracção de sal, actividade que ocupa metade do documentário realizado por Virgílio Nunes e disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa. Filme de “Propaganda da Comissão de Iniciativa de Setúbal”.
“Referi os produtos portugueses – Assim se evita a crise e o desemprego” – exortava o filme, logo aos 40 segundos.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 1928
A «Veneza de Portugal» em festa
A "Veneza de Portugal» vestiu as suas melhores galas por ocasião das Festas da Liberdade e Congresso Beirão. Veja as nossas soberbas fotos, devidas ao excelente e ilustre artista de Aveiro, Manuel de Abreu. Reportagem da Revista "Ilustração", de 1 de Junho de 1928.
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1917
Lisboa, Caes de Madrid
"Desde ha muito que os nossos visinhos trabalham para converter um dos seus portos do mar, em caes de Madrid, á grande navegação" (...)
(...) "Ora havendo um comboio rapido diariamente de Madrid a Lisboa, e de forma a chegar a Lisboa a horas de apanhar os vapores, é o nosso porto aquele que, sem perigo de rival, pode servir a capital hespanhola" (...)
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 1928
Esquadra naval italiana em Lisboa
Reportagem fotográfica da revista "Ilustração", de 16 de Agosto de 1928.
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UM VÍDEO EM DESTAQUE
Vista geral do Porto de Leixões, 1927
Porto de Leixões, Matosinhos e Leça da Palmeira em 1927. Filme dos Serviços Cinematográficos do Exército, disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa.
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7 DE SETEMBRO DE 1977
EUA acordam passagem do controle do Panamá em 1999
Os Tratados Torrijos-Carter (às vezes referidos no singular como o Tratado Torrijos-Carter) são dois tratados assinados entre os Estados Unidos da América e o Panamá em Washington, DC em 7 de setembro de 1977, anulando o Tratado Hay-Bunau-Varilla assinado em 1903.
Esses dois tratados garantiam ao Panamá o controle do Canal do Panamá - até então sob controle dos Estados Unidos - a partir de 1999.
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UM VÍDEO EM DESTAQUE
Figueira da Foz, Rainha das praias portuguesas
Documentário de 1930, dedicado à Figueira da Foz. Produção de “Films Sanmael”, agora disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa. Como é sabido, ao tempo, a “armada espanhola” invadia as praias figueirenses.
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NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Pero de Alenquer
Nas navegações portuguesas dos últimos decénios do século XV pontificou um notável conjunto de pilotos, homens com grande experiência de navegação no alto mar e cientes das mais avançadas técnicas náuticas: protagonizaram as viagens de descobrimento e exploração ao longo na costa ocidental africana, no Atlântico Sul (e, quiçá, Norte), e os acompanharam as duas viagens decisivas de Quatrocentos: as de Bartolomeu Dias e Vasco da Gama. Assim sucedeu com um dos mais celebrados mestres do ofício no seu tempo, Pero de Alenquer.
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3 DE FEVEREIRO DE 1488
Bartolomeu Dias chega à Baía de Mossel
…Como lhes pareceram hostis, os navegadores continuaram para leste, entrando numa baía a que puseram o nome de Aguada de S. Brás, por ser dia 3 de Fevereiro, onde desembarcaram e se abasteceram de água fresca. É a actual Mossel Bay (Baía dos Mexilhões). Sem se aperceberem disso, tinham dobrado a África.
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O Sino de Mergulho
Os sinos de mergulho constituem o primeiro equipamento de mergulho mecânico a ser desenvolvido (entre os séculos XVI e XVII). Nada mais eram que câmaras rígidas lastreadas para se manterem com a boca para baixo e com flutuabilidade negativa, afundando mesmo quando cheios de ar.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 23.12.1822
Nasce Wilhelm Bauer
Wilhelm Bauer foi um engenheiro e inventor alemão. Construiu diversos submarinos sem motor, accionados manualmente. O submarino Brandtauscheur, de sua autoria, contava com a originalidade de manter a estabilidade a navegar em imersão, uma característica que não era fácil de obter.
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O ENGENHEIRO QUE REVOLUCIONOU OS CONTENTORES
Keith Walton Tantlinger morreu aos 92 anos, a 27 de Agosto de 2011
É verdade que os contentores já eram usados para o transporte marítimo no século XIX, mas foi Keith Walton Tantlinger que, há seis décadas atrás, em conjunto com Malcom McLean, concebeu as adaptações necessárias à sua vulgarização. Não os inventou, mas tornou-os comercialmente viáveis. Há quem o alcandore ao topo dos que contribuíram para a globalização do planeta. Morreu como sempre viveu, longe das luzes da ribalta, apesar do registo de 79 patentes nos Estados Unidos.