Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Fábrica Júdice Fialho de Sines | Por Luís de Menezes

A fábrica de conservas de sardinha em Sines, situava-se no sítio das Índias em Sines, distrito de Setúbal desde 1919, tendo concessão de alvará n.º 1.753 de 8-8-1923, junto do qual situava-se o Bairro Júdice Fialho. A superfície indicada pelo industrial era: área coberta: 4.875 m2, alpendres: 1.200 m2, galerias: 108 m2 e terreno descoberto: 7.705 m2.3 Na década de 60 do século XX, produzia conservas de peixe em azeite e molhos.

Os gatos do mar assinavam os seus «passaportes» com a pata e embarcavam com uma missão

500 mil corajosos felinos serviram na Primeira Guerra Mundial e tinham credenciais oficiais para embarcar nos navios, carinhosamente assinadas com a sua pata.

Além de mascotes e animais de estimação, estes corajosos felinos estiveram de serviço oficial na Primeira Guerra Mundial e viajavam com a Marinha nos seus barcos com uma missão: livrar-se dos ratos e ratazanas, que ao propagar pragas e destruindo carga, representavam um enorme problema nas embarcações.

Navio naufragado revela vida na Europa há 400 anos

Possivelmente afundada na sequência de um incêndio, a embarcação mercante resgatada no litoral alemão fornece vislumbres do quotidiano no século 17. Após estudos, deverá voltar à água, preservada para gerações futuras.

Companhia Portuguesa de Pesca

Memórias de um Olho de Boi a fervilhar de vida

No Olho de Boi, em Cacilhas, reparavam-se navios de pesca de arrasto e criavam-se memórias, numa grande empresa que “era uma família”. A exposição “Companhia Portuguesa de Pesca: uma coleção de histórias”, patente no Museu Naval, dá a conhecer o trajecto da empresa através de objectos e histórias pessoais de vários trabalhadores.

“Isto era quase uma avenida, da zona onde está agora o Elevador da Boca do Vento para lá”. É assim que José Matos Dias, carpinteiro durante 22 anos na Companhia Portuguesa de Pesca (CPP), recorda os tempos áureos da empresa. Naquela altura, tanto o Cais do Ginjal como o Olho de Boi, em Almada, fervilhavam de vida, vida essa que girava em torno da CPP e dos negócios adjacentes, das conservas à tanoaria. Chegaram a fazer parte da empresa, entre terra e mar, mais de mil trabalhadores.

APSS reforça programa do Centenário do Porto de Setúbal

Rio Sado vai receber Grandes Veleiros em Setembro

O ano de 2023 marca os 100 anos do Porto de Setúbal e para assinalar o Centenário, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, continua a desenvolver um vasto programa de atividades, com o objetivo de reforçar e promover o importante papel do porto no desenvolvimento económico e social da região e a sua envolvência com a cidade.

O Titanic foi encontrado «sem querer» em missão ultra-secreta da Marinha dos EUA

O navio naufragado mais famoso do mundo poderia ter permanecido no leito marinho por muito mais tempo, se não tivesse sido, afinal, descoberto durante uma missão ultra-secreta, durante a Guerra Fria.

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que, na realidade, o Titanic foi encontrado “sem querer”, durante uma missão ultra-secreta da Marinha dos EUA, em que não era suposto encontrá-lo.

A origem dos «guarda-vidas»

No século XIX, a costa portuguesa era conhecida como ‘a costa negra’. Afogamentos, naufrágios e acidentes levaram a rainha D. Amélia a actuar. Alguém tinha de conseguir agir perante estas situações. Assim surgiram aqueles que hoje são conhecidos como ‘nadadores-salvadores’. Mas António Mestre rejeita a denominação, defendendo que a forma mais correcta é ‘guarda-vidas’.

ÍLHAVO

MMI acolhe sessão comemorativa dos 25 anos do projecto «De Novo na Terra Nova»

A 6 de Agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo vai comemorar o 25.º aniversário do projeto ‘De Novo na Terra Nova’, que, em agosto de 1998, fez regressar o antigo lugre bacalhoeiro Creoula à capital da Terra Nova (St. John’s, Canadá), seis anos após o fecho das águas territoriais canadianas à pesca do bacalhau.

O projeto ‘De Novo na Terra Nova’ foi uma das missões mais expressivas que o Creoula cumpriu após o término da sua atividade de campanhas de pesca do bacalhau e sua adaptação a navio de treino de mar, importante na reaproximação diplomática dos dois países.

APSS inaugurou espaço dedicado ao Centenário do Porto de Setúbal na Feira de Sant Iago

O Presidente do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, inaugurou, no dia 21 de julho, na Feira de Sant´Iago, a Mostra Documental “100 Anos - Navegando pela História”, uma exposição que dá a conhecer os momentos mais importantes da história do Porto de Setúbal.

Esta iniciativa, que faz parte do Programa do Centenário do Porto de Setúbal, vai estar patente durante os 17 dias do evento e pretende celebrar os 100 anos do porto e também mostrar o crescimento e a união entre o porto e a cidade.

ATÉ ESTE DOMINGO, 6 DE AGOSTO

Feira de Santiago recebe exposição sobre os 100 anos do Porto de Setúbal

É incontornável a ligação de Setúbal ao seu porto e ao rio Sado. A verdade é que 2023 marca os 100 anos do Porto de Setúbal e a data não vai passar despercebida durante as celebrações da Feira de Sant’Iago, que decorre de 21 de julho a 6 de agosto.

Durante os 17 dias do evento, vai estar patente a exposição relativa ao centésimo aniversário do Porto de Setúbal, concedida pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

BRITANNIC

O irmão mais novo do Titanic foi hospital na I Guerra, e também se afundou

Transformado em navio-hospital, o Britannic serviu a armada britânica na I Guerra Mundial. O irmão mais novo do Titanic também teve um desfecho trágico.
Anunciado em 1911, o Britannic foi a aposta derradeira de navios da classe Olympic, da White Star Line. Tinha um comprimento de 269,1 metros e um deslocamento de 53 200 toneladas.

CAMINHO MARÍTIMO PARA A ÍNDIA - FEITO COMEÇOU A 8 DE JULHO DE 1497

Vasco da Gama parte do Restelo

Vasco da Gama foi o capitão escolhido por D. Manuel I para comandar a expedição que tinha como missão encontrar o caminho marítimo para a Índia. A armada de Vasco da Gama partiu do Restelo no dia 8 de Julho de 1497 e chegou a Calecute, na Índia, no dia 20 de Maio de 1498.
A frota era constituída por um navio de transporte de mantimentos, a caravela Bérrio, a nau S. Gabriel – capitaneada por Vasco da Gama – e a nau S. Rafael. A viagem inaugural da que viria a ser conhecida como a «Carreira da Índia», abriu uma rota directa entre a Europa e o Oriente.

Arqueólogos fazem novas descobertas em Baiae, a Atlântida romana

Numa nova expedição ao sítio arqueológico, uma equipa de investigadores fez novas descobertas em Baiae, conhecida como a Atlântida romana.

O Vesúvio submergiu Pompeia com fogo e Baiae com água. Perto de Nápoles, Baiae é considerado o maior sítio arqueológico subaquático do mundo. A antiga cidade romana tem sido tema de fascínio para historiadores e arqueólogos pela sua reputação como um ponto hedonista frequentado por romanos proeminentes como Júlio César e Adriano.

Por Luís de Menezes

Fábrica Júdice Fialho de Olhão

A fábrica de conservas de peixe em azeite de Olhão estava localizada no sítio denominado do Costado, freguesia de Marim, concelho de Olhão, distrito de Faro. Destinava-se a conservas de peixe em azeite, terminando a sua instalação a 20-3-1913 e através de um pedido de alvará de licença para exploração da fábrica passado pela Câmara Municipal de Olhão a 10-9-1917 e laboração pelo Administrador do Concelho em 22-9-1917, tendo concessão de alvará n.º 939 de 17-5-1923.

Arqueólogos fazem novas descobertas em Baiae, a Atlântida romana

A antiga cidade romana tem sido tema de fascínio para historiadores e arqueólogos pela sua reputação como um ponto hedonista frequentado por romanos proeminentes como Júlio César e Adriano.

Estudos recentes conduzidos por arqueólogos do Parque Arqueológico Campi Flegrei e Naumacos revelaram novas descobertas na área de Terme Del Lacus, trazendo à tona novos detalhes sobre a rica história e estilo de vida da cidade.

«A-medir-o-mar» desde 1882

Último marégrafo analógico do mundo está em Cascais

Fica aos pés da Marina de Cascais o último marégrafo analógico do mundo. Continua a funcionar como um relógio, há já mais de cem anos. Regista o movimento das marés, a subida do nível do mar e dá a referência exacta para medirmos a altitude de tudo o que se ergue ao longo do mapa nacional.

INAUGURADO A 20 DE MAIO DE 1898

Aquário Vasco da Gama custou 60 contos de réis

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 1898, numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A Comissão Executiva destas celebrações, desejando perpetuar a memória de tão importante acontecimento, decidiu mandar construir um Aquário com objectivos de recreio e instrução popular. A construção do edifício, da responsabilidade da Comissão Executiva do IV Centenário, teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.

ALMADA

Casa da Cidade revela Bataria de Artilharia de Costa apontada para defender o Tejo

A Casa da Cidade, na Cova da Piedade, concelho de Almada, recebe a exposição “Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares”. A mostra, organizada pela Câmara de Almada resulta de uma parceria com o Exército português e a ARTCOSTA – Associação dos Amigos de Artilharia de Costa Portuguesa tendo como curadoria Ana Paisano e Frederico Vicente.

A exposição leva os visitantes pelos sítios do plano para assegurar a defesa dos portos de Lisboa e Setúbal.
 

Conversa lembra as memórias dos pescadores tradicionais de Sesimbra

Numa conversa informal que aconteceu na Casa do Governador (Museu Marítimo de Sesimbra) lembraram-se as memórias de uma pesca feita no litoral costeiro. Sesimbra e todo o distrito são cada vez mais associados ao turismo mas este concelho continua a ser, como o seu slogan já afirma, “peixe”. Nesta conversa falou sobre a pesca que é feita numa costa que vai desde o Alentejo a Sesimbra.

Os peixes evoluíram para caminhar. Num caso, até se tornaram humanos

Quando pensa sobre a evolução humana, há uma boa probabilidade de imaginar chimpanzés a explorar florestas antigas ou os primeiros humanos a pintar mamutes lanosos nas paredes das cavernas. Mas nós, humanos, junto com ursos, lagartos, beija-flores e tiranossauros rex, somos na verdade peixes com barbatanas lobadas.

Pode parecer bizarro, mas a evidência está nos nossos genes, anatomia e fósseis. Pertencemos a um grupo de animais chamados sarcopterígios terrestres, mas uma grande quantidade de mudanças evolutivas obscureceu a nossa aparência.

Total: 986