Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Lota do Porto Santo alvo de «intervenção de fundo»

As instalações da lota do Porto Santo estão a ser alvo de uma “intervenção de fundo” para corrigir problemas relacionados com a corrosão e os anos de utilização. Os trabalhos em curso desenrolam-se em diferentes áreas do edifício, refere comunicado do Executivo da Região Autónoma da Madeira.

COM ÁUDIO

Pescadores nunca viram tantos golfinhos, orcas, baleias e atuns de 200 quilos na nossa costa

Avistamentos são cada vez mais comuns. "Há noites em que encontramos muita sardinha e no dia seguinte o mar já tem pouca, algo que explicamos pela existência dos tais grandes predadores."

Quota do areeiro atinge 80% e captura passa a ter interdições esta 2.ª feira

A utilização da quota do areeiro atingiu os 80%, ficando as capturas interditas em diversas zonas e as descargas restringidas a 5% do total de cada embarcação a partir desta segunda-feira, anuncia a DGRM.

Novos limites sobre captura de sardinha com arte de cerco já entraram em vigor

Através de Despacho do Diretor-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), foram divulgadas as novas medidas relativas às quantidades de sardinha que podem ser capturadas a partir de das 00:00 horas do dia 2 de agosto.

DGRM reabre pesca da Raia Curva e do Imperador este domingo, 1 de Agosto

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que está terminado o período de defeso da Raia Curva (RJU/9-C), sendo reaberta a pesca a esta unidade populacional, nos termos previstos na Portaria n.º 4/2019, de 3 de janeiro, a partir das 00:00 horas do dia 1 de agosto de 2021.

Cooperativas ArtesanalPesca e Bivalmar lideram ranking nacional do sector da pesca

A APSS congratula-se com a liderança da Lista das 100 Maiores Cooperativas Portuguesas – 2019, Ramo Pesca, pela cooperativa ArtesanalPesca - Organização de Produtores de Pesca, CRL, instalada no Porto de Sesimbra, seguida da cooperativa Bivalmar – Organização de Produtores, CRL, no Porto de Setúbal.

Governo Regional dos Açores mantém suspensão de taxas cobradas pela Lotaçor

O Governo Regional dos Açores informa que, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, decidiu prolongar por mais 30 dias a suspensão das taxas cobradas pela Lotaçor — Serviço de Lotas dos Açores.

De acordo com a portaria, mantêm-se suspensas as taxas de lota, de fornecimento de gelo, conservação e congelação, “quando o pescado tenha origem em capturas no mar dos Açores”.

Docapesca investe 1,2 milhões de euros no porto de pesca de Sines

A empresa Docapesca - Portos e Lotas, promoveu, dia 16 de julho, a sessão de assinatura do contrato da empreitada de construção do edifício de apoio à trasfega de pescado do porto de pesca de Sines, um investimento avaliado em cerca de 1,2 milhões de euros.
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, do presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e do presidente da administração da Docapesca, Sérgio Faias.

DGRM e IMR lançam questionário centrado na actividade de Pesca Lúdica

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) está a realizar um estudo da actividade de Pesca Lúdica, com colaboração do IMR (Instituto de Marketing e Research).

No âmbito deste estudo que visa melhorar o conhecimento da actividade de Pesca Lúdica praticada em Portugal Continental, e a caracterização dos pescadores recreativos, para melhor proteger os recursos e melhorar as condições de prática desta importante actividade de lazer, as entidades lançaram um questionário para obterem uma melhor percepção.

Podem pescar mais 250 toneladas

Açores e Madeira com reforço de 8% da quota do atum patudo

As Regiões Autónomas dos Açores e Madeira conseguiram, junto do Governo da República, um aumento da quota do atum patudo em mais 8%, o que equivale a 250 toneladas.

Segundo uma nota de imprensa do Executivo açoriano, “este aumento resultou das diligências feitas junto da Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos [DGRM], no sentido de ser cedida mais quota às Regiões Ultraperiféricas dada a disponibilidade da quota desta espécie que o continente ainda dispõe”.

A culpa é das alterações climáticas

Sardinha e bacalhau podem deixar de ser os peixes dos portugueses

Pescada, robalo, linguado e bacalhau são várias das 10 espécies estudadas pelos Investigadores da Universidade do Algarve que poderão deixar de povoar as águas do Atlântico e migrar cada vez mais para Norte.

Covid-19

Testagem em massa nos portos de pesca de Sines, Rio Arade e Quarteira

A Docapesca vai realizar esta sexta-feira uma acção de testagem em massa à covid-19 nas comunidades piscatórias dos portos de pesca de Sines (Setúbal), Rio Arade e Quarteira, no distrito de Faro.

Segundo um comunicado da empresa, esta medida surge com “o agravamento da atual situação da pandemia nestas regiões”, prevendo-se a realização de um total de 600 testes à comunidade piscatória e trabalhadores dos três portos de pesca.

Portugal e Espanha renovam acordo de pesca e obrigam a cumprir horários

Portugal e Espanha assinaram, no Luxemburgo, um novo acordo bilateral de pesca que prevê nomeadamente o cumprimento dos horários de atividade em cada país, segundo um comunicado do Ministério do Mar.

O acordo, assinado à margem do Conselho de ministros das Pescas da União Europeia (UE), estabelece que os navios de arrasto cumprem os horários de atividade em vigor em cada país, bem como as medidas técnicas e zonas de interdição e os defesos.

Ricardo Serrão Santos pretende «manter a pesca como uma das principais actividades do mar»

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no que a Portugal diz respeito, revela que o país “pretende manter a pesca como uma das principais actividades do mar, sendo a Política Comum das Pescas uma ferramenta para garantir que a pesca seja uma profissão digna e reconhecida como indispensável para a segurança alimentar, facto que se tornou ainda mais evidente com a pandemia de Covid-19”.

Docapesca investe 178 mil euros para melhorar o porto de pesca de Olhão

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, lançou um concurso público para a reabilitação do pavimento dos arruamentos do porto de pesca de Olhão.

A empreitada, que representa um investimento global de 178 mil euros, contempla um conjunto de várias intervenções no arruamento principal, numa área de 4.127 m2, e junto ao edifício da lota, numa área de 657 m2. Esta reabilitação visa a melhoria das caraterísticas físicas, de higiene, segurança e ambientais deste porto de pesca.

Docapesca investe 37 mil euros em intervenção no cais flutuante do porto da Póvoa de Varzim

A Docapesca – Portos e Lotas concluiu as intervenções no cais flutuante do porto da Póvoa de Varzim. Em comunicado, a entidade do sector empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que visa a exploração de Portos de pesca e Lotas, refere que execução da empreitada representou um investimento global de cerca de 37 mil euros.

Volume de capturas de pescado em Portugal aumentou 72,8% em Abril

O volume de capturas de pescado em Portugal, em Abril de 2021, aumentou 72,8% (+55,0% em Março). Esta variação deveu-se à maior captura de peixes marinhos, sobretudo carapau, mas também de moluscos e crustáceos.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Junho de 2021, do Instituto Nacional de Estatística (INE), às 9.031 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 25.143 mil euros, valor que representou igualmente um acréscimo de 61,5% (+79,4% em Março).

Aprovada Orientação Geral do novo Regulamento Europeu das Pescas em Conselho de Ministros Europeu

Foi aprovada a Orientação Geral relativa à revisão do Regulamento do Controlo das Pescas, que constituía um dos principais objetivos da Presidência Portuguesa e cujas discussões já decorriam há cerca de três anos.

O Ministro do Mar, acompanhado pela Secretária de Estado das Pescas e pelas Subdiretoras-Gerais da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), presidiu esta segunda-feira, dia 28 de junho, ao último Conselho de Ministros das Pescas sob Presidência Portuguesa, que aprovou esta Orientação Geral.

PORTO DE PENICHE COM MAIS ESPAÇO PARA DESCARGA DA PESCA DO CERCO

A Docapesca deu por concluída a pavimentação do cais de descarga do cerco, no Porto de Pesca de Peniche.
Esta intervenção, no valor de cerca de 85 mil euros, contribui para a melhoria das condições de circulação e operacionalidade deste cais, face à maior afluência de embarcações.

Docapesca investe mais de 20 mil euros em sistema de amarração do cais flutuante do porto de pesca de Sesimbra

A Docapesca (Portos e Lotas, S.A), entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que visa a exploração de Portos de pesca e Lotas, procedeu à beneficiação do sistema de amarração do cais flutuante n.º1 do porto de pesca de Sesimbra. A execução da empreitada representa um investimento global a rondar os 22.400 mil euros.

Total: 754