Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Docapesca investe cerca de 31.400 euros no porto de pesca de Quarteira
A Docapesca lançou um concurso para a reabilitação da rampa varadouro no porto de pesca da Quarteira.
A empreitada representa um investimento de 31.410 euros e visa a melhoria do estado atual e condições de operacionalidade desta rampa varadouro, sendo que os trabalhos de reparação/manutenção de embarcações de pesca executam-se diariamente e geram movimento contínuo de alagem de embarcações para as áreas de estaleiros e oficinas adjacentes.
![]() |
Novo regulamento de pesca na Ria de Aveiro
O novo Regulamento da Pesca na Ria de Aveiro entrou em vigor no diacom a publicação da respetiva portaria da Secretaria de Estado das Pescas no Diário da República.
O regulamento estabelece os métodos e artes de pesca autorizadas na Ria de Aveiro, períodos de defeso, condicionamentos gerais ao exercício da pesca e limites à captura de bivalves.
![]() |
Governo autoriza mais de 20% de espécies acessórias na pesca do cerco
Os pescadores do cerco estão autorizados a capturar mais do que 20% de espécies acessórias, uma medida de exceção, repetida desde 2016, que o Governo alega não ter impactos ao nível dos recursos, segundo portaria agora publicada.
“Durante o ano de 2022, excecionalmente e com o limite de 20 viagens de pesca por ano”, lê-se no diploma, não é aplicável o disposto no Regulamento do Regime de Apoio à Imobilização Definitiva de Embarcações de Pesca Licenciadas para a Arte de Cerco quanto ao limite de 20% de espécies acessórias.
![]() |
Calendário de peixe e companhia
Os melhores meses para consumir cada espécie
Qual o melhor peixe para comer em janeiro? Devemos deixar as amêijoas para o verão? E quais as espécies ameaçadas que não devemos mesmo consumir? Escolha a categoria e o pescado e descubra o mês ideal para o degustar.
![]() |
Portugal é o maior consumidor de peixe na União Europeia
Em 2019, a União Europeia foi responsável pela captura de quatro milhões de toneladas de peixe. 70% das capturas aconteceram na zona Nordeste do oceano Atlântico, onde são pescadas, sobretudo, pequenas espécies como o arenque (Clupea harengus). No total, a Espanha representa 20,6% do peixe capturado na União, seguida da Dinamarca (15,3%) e da França (12,9%). Portugal continua a ser o país da União Europeia que mais consome produtos derivados da pesca ou da aquicultura.
![]() |
Docapesca adjudica intervenção no porto de pesca de Olhão
A Docapesca anuncia a adjudicação para a instalação de uma nova central de bombagem de água salgada no porto de pesca de Olhão no valor de 93 mil euros.
A execução da empreitada contempla a instalação de uma central hidropressora automática equipada com várias bombas centrífugas multicelulares, a montagem de nova tubagem para condução de água salgada e de novos quadros elétricos.
![]() |
Docapesca investe 471.000 Euros na requalificação parcial da lota de Cascais
A Docapesca lançou um concurso para a requalificação parcial do edifício do edifício da lota de Cascais.
A empreitada representa um valor de 471.000 euros e pretende reabilitar o edifício atual, aproximando-o com o traço arquitetónico original, assim como dotá-lo com novas infraestruturas e equipamentos.
![]() |
Docapesca Requalifica a Lota de Albufeira
A Docapesca lançou um concurso público para a empreitada de remodelação da cobertura da lota de Albufeira com um preço base de 150 mil euros.
A obra, com início previsto para o mês de abril e um prazo de execução de 60 dias, pretende melhorar as condições de segurança alimentar desta lota e assim contribuir para a valorização do pescado aí transacionado.
![]() |
Docapesca promove várias iniciativas de sensibilização no combate ao racismo
A Docapesca desenvolveu várias iniciativas de sensibilização para o combate ao racismo, dirigidas ao sector da pesca.
Integrado no Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025 e sob o mote “Somos Todos Pesca”, a Docapesca apresentou o primeiro vídeo promocional desta campanha, com música e letra de LL The Savage e com os testemunhos do armador Oleg Kravtsiv e do trabalhador da Docapesca, Jobson Moura.
![]() |
Docapesca investe 120 mil euros no cais de descarga de pescado de Vila do Conde
A Docapesca lançou um concurso para a reabilitação e ampliação do cais de descarga de pescado de Vila do Conde.
A intervenção representa um investimento de 120 mil euros, assentando na reabilitação da estrutura do cais de descarga de pescado, nos armazéns de apresto e na instalação de um cais flutuante acostável adjacente ao atual cais.
Devido ao estado de degradação dos edifícios que servem de armazéns de aprestos, a reabilitação visa melhorias ao nível da cobertura, das fachadas e do interior dos edifícios, atentando também a questões como a longevidade e a funcionalidade, pretendendo manter o traço arquitetónico original dos edifícios.
![]() |
EM 2022
Governo dos Açores cria instalações de apoio a pescadores na ilha Terceira
O Governo Regional dos Açores vai avançar em 2022 com a construção de instalações de apoio a pescadores na freguesia de São Mateus, na ilha Terceira, revelou o secretário regional do Mar e Pescas.
“Penso que durante o próximo ano podemos executar a primeira parte [da obra], que será a execução do telheiro e das casas de aprestos”, adiantou, em declarações aos jornalistas, o titular da pasta das Pescas, Manuel São João.
![]() |
DGRM desafia candidaturas para apoios do PRR nas Pescas
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que se encontra aberto, até ao dia 15 de fevereiro de 2022, o período de apresentação de candidaturas para a transição verde e digital e a segurança nas Pescas, no âmbito da Componente 10 – Mar, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Pretende-se com este Aviso apostar na inovação, na modernização dos processos, na redução da pegada de carbono e na economia circular das empresas e organizações da fileira do pescado, nesta se incluindo a pesca, a aquicultura, a transformação, a comercialização e os portos de pesca.
![]() |
PROJECTO ARTFISH
Há uma grande variação nas capturas na costa centro-norte em termos de diversidade
Os resultados do projecto 'ARTFISH - Pesca Artesanal Local (redes de emalhar e tresmalhe) na Costa Centro-Norte Portuguesa', integrado no UC MAR, foram apresentados no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
Este projecto, em desenvolvimento desde 2018, visa promover a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, através da caraterização das operações de pesca artesanal local, no que concerne às redes de emalhar e tresmalhe na costa centro-norte portuguesa. Os resultados divulgados são fruto das informações recolhidas durante as safras de 2019 a 2021.
![]() |
Pescado português na rota dos mercados internacionais
Exportações da fileira aceleram 16% até junho
As empresas portuguesas da fileira do pescado têm sabido tirar partido do aumento global da procura por produtos ligados à economia do mar, ao longo da última década. Nos primeiros seis meses do ano, as exportações da fileira aceleraram 16% em termos homólogos.
![]() |
PENICHE
Ministério do Mar cria comité para gerir apanha sustentável do percebe nas Berlengas
O Ministério do Mar criou o comité de cogestão para a apanha do percebe da Reserva Natural das Berlengas, com vista à pesca sustentável, através de uma portaria publicada em Diário da República.
O comité vai ter como missões “gerir e monitorizar de forma sustentável a apanha do percebe”, desenvolvendo ações para promover o bom estado deste recurso, assegurar a sustentabilidade da atividade, e elaborar e executar um plano de gestão sustentável para a pescaria, segundo a portaria..
![]() |
DOZE LOTAS COM CERTIFICAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR DESDE 2017
A Docapesca obteve a certificação ISO22000, pela APCER, do sistema de gestão da segurança alimentar de nove lotas nos últimos cinco anos.
No presente ano, a certificação foi estendida a três novas lotas: Peniche, Rio Arade e Olhão, tendo igualmente sido renovada a certificação das lotas de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Aveiro, Figueira da Foz, Sesimbra, Setúbal, Sagres, Quarteira e Vila Real de Santo António.
![]() |
Candidatura a apoios para abate de embarcações de pesca aberta até ao final do mês
As candidaturas aos apoios, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, Pescas e Aquicultura (FEAMPA), para o abate de embarcações de pesca no activo estão abertas até ao final de dezembro, foi anunciado.
“Está aberto o aviso para apresentação de pedidos de apoio público, dirigido a todos os titulares de embarcações de pesca que pretendam abater as respetivas embarcações, estando as mesmas registadas como ativas e tendo exercido atividades de pesca no mar durante, pelo menos, 90 dias por ano nos últimos dois anos civis anteriores a este período de apoio (2019 e 2020)”, lê-se numa nota publicada no ‘site’ do Mar 2020.
![]() |
Documento Único da Pesca revoluciona licenciamento na pesca em Portugal
Mais de 11 mil licenças automáticas emitidas pela DGRM desde 2020
O Documento Único da Pesca (DUP) foi uma das medidas em destaque no Balanço Simplex 20-21, realizado pelo XXII Governo Constitucional.
O DUP, que veio substituir a antiga licença em papel e emitida manualmente, permite a emissão automática de licenças de pesca profissional, desde que cumpridos os requisitos e depois de paga a taxa respetiva, foi uma das estrelas da sessão de Balanço deste ano do Simplex, o programa de melhoria e modernização das relações do Estado com os Cidadãos, em Portugal.
![]() |
Docapesca investe em 5 portos algarvios
A Docapesca lançou um concurso para a construção de oleões nos portos de pesca de Sagres, Albufeira, Quarteira, Olhão e Vila Real de Santo António. A intervenção contempla a construção de uma edificação, em cada local referido, destinada a instalar oleões e contentores de resíduos contaminados, representando um investimento de 61 mil euros.
![]() |
ENTRA EM VIGOR A 1 DE JANEIRO
Espanha ratificou novo acordo de pesca com Portugal
O parlamento espanhol concluiu o processo de ratificação do acordo de pesca entre Portugal e Espanha, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2022 por um período de cinco anos, anunciou o Governo espanhol.
A aprovação do compromisso pelo parlamento foi o último passo antes da sua publicação no Boletim Oficial do Estado espanhol (correspondente ao Diário da República em Portugal) e da sua entrada em vigor, o que conduzirá a uma melhoria na gestão dos recursos e “dará estabilidade às frotas de ambos os países”, segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol.