Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Bruxelas aprova ajudas de emergência para sector das pescas

Os custos adicionais da energia podem ser cobertos pela compensação se estiverem relacionados com a perturbação do mercado provocada pela agressão militar da Rússia contra a Ucrânia.

DGRM efectua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote, apreendido num processo de inspeção a pescado congelado, uma vez que este constitui um bem perecível.

Para participar da venda, cujo valor mínimo é de 2.125,00 €, pressupõe-se a prévia aceitação das condições estipuladas e envio de proposta até ao dia 13 de maio de 2022.

Campanha Rastreio de Sardinha (2.ª Fase)

Prossegue a bom ritmo na costa ocidental portuguesa a segunda parte da campanha de rasteio acústico da sardinha e biqueirão - PELAGO22.

A PELAGO é uma campanha que se realiza anualmente na primavera, na plataforma continental portuguesa e no Golfo de Cádis, para determinar a abundância e distribuição espacial dos peixes pelágicos costeiros com vista à avaliação do seu estado e análise de fatores ambientais que afetam a sua sobrevivência.

Novas medidas de emergência aprovadas em Conselho de Ministros

DGRM operacionaliza apoio financeiro do Governo para as pescas

O último Conselho de Ministros aprovou um conjunto de diplomas que estabelecem novas medidas de emergência direcionadas à contenção do aumento dos preços energéticos e agroalimentares decorrente da situação de guerra que se vive na Ucrânia.

No que se refere à pesca foi aprovado um Decreto-Lei que cria um regime excecional e temporário de compensação, destinado aos profissionais que exploram as embarcações, pelo acréscimo de custos de produção provocada pelo conflito armado na Ucrânia.

Pescado descarregado nas lotas da Madeira aumenta 19% nos 2 primeiros meses de 2022

O volume de pescado descarregado nas lotas da Região Autónoma da madeira, entre 1 de Janeiro e 28 de Fevereiro de 2022, revela um crescimento de 19,46% quando comparado com os mesmos meses de 2021.

De acordo com os valores apurados pela Secretaria Regional de Mar e Pescas, através dos serviços de Lotas e Entrepostos Frigoríficos da Região, a cavala foi a espécie com o maior aumento de descargas, com mais 993,35% do que em igual período de 2021, seguido do peixe-agulha, com mais 40,80% e do peixe-espada preto, com mais 37,25% do que em Janeiro e Fevereiro de 2021.

UE activa medidas de crise para apoiar pesca e aquacultura devido à guerra na Ucrânia

A Comissão Europeia decidiu activar novas medidas de crise para apoiar os sectores da pesca e da aquacultura no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia.

O mecanismo de crise do Fundo Europeu Marítimo, das Pescas e da Aquicultura (EMFAF) “trará alívio imediato aos operadores dos sectores da pesca, da aquacultura e da transformação do marisco” através de uma compensação financeira pelas suas perdas económicas e custos adicionais, diz uma nota de imprensa da Comissão.

Quota individual da pesca de espadarte com acréscimos este ano

A quota individual da pesca de espadarte no Atlântico Norte vai sofrer acréscimos este ano, após três embarcações não terem sido licenciadas até março e uma ter sido abatida, informa a DGRM.
Num despacho divulgado no dia 5, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou que as quotas individuais vão ser ajustadas, "uma vez que as embarcações Alma Lusa, Carolina Teixeira e Pedro Teixeira não foram licenciadas até 31 de março e, adicionalmente, a embarcação António Maria foi abatida à frota nacional".
 

Docapesca investe 100.000 euros nos armazéns de aprestos do porto de pesca de Sines

A Docapesca lançou um concurso para a impermeabilização da cobertura dos armazéns de aprestos no porto de pesca de Sines no valor de 100 mil euros.
Esta empreitada, que visa a melhoria das condições de trabalho dos operadores, contempla várias intervenções, nomeadamente a preparação da base para novo enchimento com betonilha, o fornecimento e aplicação de camada de betonilha tradicional e de emulsão betuminosa não iónica com massa volúmica, fornecimento e aplicação sobre o terraço e montagem de escada vertical de emergência.

AÇORES

Encerramento da quota de goraz

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas determinou o encerramento da pesca do goraz nos mares dos Açores, com efeitos a partir das 00h00 do dia 10 de Março e até 31 de Março.

“Conscientes do transtorno causado pelo encerramento precoce da quota atribuída ao primeiro trimestre, que se deve às condições meteorológicas excepcionais que se têm verificado, considera-se essencial manter a repartição trimestral prevista no anexo II do Despacho nº 2944/2021 de 21 de Dezembro de 2021 para garantir o rendimento de todo o sector ao longo de todo o ano, alocando um maior volume das possibilidades de pesca no segundo semestre, altura em que comprovadamente o preço de primeira venda desta espécie quase que duplica”, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

COM VÍDEO

Ministro do Mar admite que estão a «discutir soluções» para fazer face aos impactos da guerra na Ucrânia

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão, admitiu esta quarta-feira que estão a "discutir soluções" para o setor das conservas de modo a fazer face aos impactos da guerra na Ucrânia, declarações feitas à margem de uma visita ao norte, a uma fábrica de conservar em Matosinhos.

Além disso, Ricardo Serrão referiu que esta visita é também uma forma de homenagear Manuel Ramirez, dono da fábrica de conservas Ramirez, "um homem que foi um inovador e que levou a indústria das conservar a outro patamar superior".

Ministro do Mar inaugura embarcação construída em Peniche

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, presidiu à cerimónia de bota-a-baixo da nova embarcação “Oceano Fresco I”, construída nos estaleiros da Penimar - Reparação e Construção Naval, Lda. em Peniche.

Docapesca investe 36.000 euros no porto de pesca da Figueira da Foz

A Docapesca lançou um concurso para a beneficiação de captação de água salgada no porto de pesca da Figueira da Foz.

A empreitada representa um investimento de 36 mil euros e intervém ao nível da estrutura de betão armado, incluindo a reabilitação dos maciços nas bases da captação, assim como o melhoramento dos revestimentos exteriores.

Docapesca investe 52.500 euros no porto de pesca da Póvoa de Varzim

A Docapesca lançou um concurso para a reabilitação do sistema de defensas do cais de descarga e de atracação no porto de pesca da Póvoa de Varzim. Anuncia-se ainda a conclusão das reabilitações na infraestrutura de alagem de embarcações e na casa das máquinas dos Estaleiros Navais da Azurara.

Rendimento dos pescadores supera valores pré-pandemia e atinge máximo histórico

A Docapesca revela que o valor do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental atingiu o valor histórico de 251 milhões de euros em 2021.
Este valor representa um crescimento de 29% relativamente a 2020 e de 18% face a 2019. A quantidade de pescado transacionado ultrapassa as 115 mil toneladas, correspondendo a um aumento de 27% face às 90 mil toneladas em 2020. Já o preço médio do pescado situou-se em 2,18€/kg, representando um aumento de 1,5% comparativamente a 2020 e de 15% face a 2019.

Investimento de 1.722.000 euros

DGRM e APA visitam intervenções em Vila Praia de Âncora e estudam evolução do porto

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em conjunto com o Presidente da Camara de Caminha e a Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, realizaram esta terça-feira uma visita técnica às recentes intervenções no porto de Vila Praia de Âncora, executadas com base numa parceria entre a DGRM e a APA.

Foram dragados cerca de 100.000 metros cúbicos de sedimentos do interior e do canal de entrada do porto, os quais foram bombeados por tubagem dedicada para a alimentação artificial do cordão dunar da Duna dos Caldeirões.

Docapesca investe cerca de 31.400 euros no porto de pesca de Quarteira

A Docapesca lançou um concurso para a reabilitação da rampa varadouro no porto de pesca da Quarteira.
A empreitada representa um investimento de 31.410 euros e visa a melhoria do estado atual e condições de operacionalidade desta rampa varadouro, sendo que os trabalhos de reparação/manutenção de embarcações de pesca executam-se diariamente e geram movimento contínuo de alagem de embarcações para as áreas de estaleiros e oficinas adjacentes.

Novo regulamento de pesca na Ria de Aveiro

O novo Regulamento da Pesca na Ria de Aveiro entrou em vigor no diacom a publicação da respetiva portaria da Secretaria de Estado das Pescas no Diário da República.

O regulamento estabelece os métodos e artes de pesca autorizadas na Ria de Aveiro, períodos de defeso, condicionamentos gerais ao exercício da pesca e limites à captura de bivalves.

Governo autoriza mais de 20% de espécies acessórias na pesca do cerco

Os pescadores do cerco estão autorizados a capturar mais do que 20% de espécies acessórias, uma medida de exceção, repetida desde 2016, que o Governo alega não ter impactos ao nível dos recursos, segundo portaria agora publicada.

“Durante o ano de 2022, excecionalmente e com o limite de 20 viagens de pesca por ano”, lê-se no diploma, não é aplicável o disposto no Regulamento do Regime de Apoio à Imobilização Definitiva de Embarcações de Pesca Licenciadas para a Arte de Cerco quanto ao limite de 20% de espécies acessórias.

Calendário de peixe e companhia

Os melhores meses para consumir cada espécie

Qual o melhor peixe para comer em janeiro? Devemos deixar as amêijoas para o verão? E quais as espécies ameaçadas que não devemos mesmo consumir? Escolha a categoria e o pescado e descubra o mês ideal para o degustar.

Portugal é o maior consumidor de peixe na União Europeia

Em 2019, a União Europeia foi responsável pela captura de quatro milhões de toneladas de peixe. 70% das capturas aconteceram na zona Nordeste do oceano Atlântico, onde são pescadas, sobretudo, pequenas espécies como o arenque (Clupea harengus). No total, a Espanha representa 20,6% do peixe capturado na União, seguida da Dinamarca (15,3%) e da França (12,9%). Portugal continua a ser o país da União Europeia que mais consome produtos derivados da pesca ou da aquicultura.

Total: 754