Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR:
«O exemplo de Sesimbra tem que ser seguido pelos outros»
Em entrevista ao jornal “O Sesimbrense”, Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, revela que Sesimbra é um dos casos em que os pescadores abordaram melhor as dificuldades que tinham e tornaram as pescas eficientes, sendo um exemplo a replicar no resto do país.
![]() |
PESCAS
Menos multas por fuga à venda de pescado em lota entre 2010 e 2011
As contra-ordenações levantadas a embarcações por venda de pescado fora da lota diminuíram entre 2010 e 2011, revelou a GNR. A crise e o aumento das obrigações fiscais não têm agravado as fugas à lota, segundo o sector.
Dados disponibilizados à agência Lusa pelo comando-geral da GNR revelam que a Unidade de Controlo Costeiro, ex-brigada fiscal, levantou 195 contra-ordenações por fuga à lota em 2010. Em 2011, as infracções baixaram para 106.
![]() |
Pesca rende mais nos Açores
A pesca descarregada nos portos dos Açores nos primeiros quatro meses deste ano rendeu, a preços de lota, 14,4 milhões de euros, mais 17,7 por cento do que no mesmo período de 2011.
Segundo revelou o Serviço Regional de Estatística (SREA), de Janeiro a Maio, o volume de pescado entregue para primeira venda nas ilhas registou um aumento de 27 por cento, para 4,6 mil toneladas.
![]() |
Pesca predatória dizima peixes no sul do Pacífico
O chileno Eric Pineda olhava para as 10 toneladas de cavala no porão do barco, depois de ter passado quatro dias no mar durante uma pescaria tão farta que dava para encher o piso de peixe em apenas algumas horas. O agente de doca, como todos no velho porto ao sul de Santiago, cresceu comendo o peixe espinhudo e escuro que eles chamam “jurel”, que costuma nadar em grandes cardumes no Pacífico Sul.
“Está indo rápido”, disse Pineda. “Nós temos que pescar muito antes que ele desapareça”. Perguntando sobre que peixe sobraria para seus filhos, ele encolhe os ombros: “Ele terá que achar outra coisa”.
![]() |
Roupa que se auto-remenda para proteger pescadores
Um grupo de cientistas europeus descobriu um tecido capaz de se remendar automaticamente. A descoberta aconteceu no âmbito do projecto Safe@Sea, da União Europeia (UE), que tem como objectivo aumentar a segurança dos pescadores através de roupas que ofereçam maior protecção.
Segundo os investigadores, o revestimento têxtil agora descoberto é capaz de remendar, por si próprio, furos ou pequenos rasgões na superfície de roupas impermeáveis e à prova de água. “Já demonstrámos que o princípio funciona. Os buracos e rasgões que fizemos durante a fase de testes fecharam-se automaticamente”, contou Susan Jahren, líder do projecto.