Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CIMEIRA IBÉRICA

Espanha e Portugal querem acordo de pescas revisto em vigor a 1 de Janeiro

Portugal e Espanha vão impulsionar os trabalhos de revisão do acordo de pescas para que possa entrar em vigor no próximo dia 1 de janeiro, segundo o texto da Declaração Final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, aprovado dia 14 em Madrid.

JOSÉ APOLINÁRIO:

As capturas de peixe em Portugal estão hoje a um nível bastante estável

A pesca tem sido um sector permanentemente adiado e sempre com muitos problemas estruturais. Em entrevista ao «Mundo Português», José Apolinário, presidente do conselho de administração da DOCAPESCA, traça um quadro nem pessimista nem optimista, mas muito pragmático de um sector que se quer revitalizar e sobretudo crescer.

Ministra do Mar contra abate puro e duro de barcos de pesca

A ministra do Mar, Assunção Cristas, assegura que nunca pedirá em Bruxelas apoios para o abate da frota pesqueira em Portugal, assumindo uma posição contrária à do sector das pescas sobre esta matéria.

ESTA QUINTA-FEIRA, EM POMBAL

Campanha da Cavala visa a sua valorização em fresco e em conserva

Nos Mercados Municipais de algumas cidades do País, em colaboração com os Municípios e o Turismo de Portugal, os visitantes podem participar em aulas de culinária gratuitas e degustações, ministradas por Chefes das Escolas de Hotelaria e Turismo da sua região, utilizando Cavala fresca e em conserva.

LUÍS BAENA

O melhor peixe do mundo é português

Luís Baena, chefe de cozinha há mais de 30 anos, não poupa elogios à variedade e às qualidade do peixe lusitano. Na sua carreira, o chef tem-se assumido como grande defensor e difusor do peixe português na sua cozinha, considerando-o, aliás, "estupendo".

ATÉ 31 DE OUTUBRO

Arte Xávega Pesca tradicional volta à praia de Sesimbra

Até 31 de outubro, a arte xávega volta à Baía de Sesimbra. Esta pesca tradicional decorre na Praia da Califórnia, às segundas, quintas e sábados, e na Praia do Ouro, às quintas, sextas e sábados, das 6 às 9 e das 19 às 21 horas, num contexto turístico-cultural, ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Sesimbra, e os proprietários das três embarcações autorizadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas – Parque Natural da Arrábida.

DN MAR - VÍTOR SOBRAL, CHEF DE COZINHA

O mar como contribuinte gastronómico

Na opinião de um chef de cozinha, o oceano tem uma importância imensa. Pode ser uma inspiração, por exemplo, ou então uma fonte de criação ou mesmo a matriz principal, uma fonte de produto.

I Mostra de Sabores de Olhão destaca a cavala como iguaria nos restaurantes do concelho

A Câmara Municipal de Olhão vai promover, entre os dias 20 e 26 de maio, nos restaurantes do concelho, a I Mostra de Sabores de Olhão, uma semana dedicada à gastronomia. Cada restaurante participante deverá apresentar na sua ementa um prato de cavala (fresca ou em conserva), seja numa entrada ou prato principal.

Polícia Marítima apreende 500 quilos de amêijoa

Dia 22 de abril, pelas 18h30, na Doca do Poço Bispo – Lisboa, a Polícia Marítima apreendeu 15 sacos de amêijoa com cerca de 500 quilos, uma embarcação, uma arte de pesca denominada ganchorra, uma viatura ligeira utilizada no transporte e procedeu à detenção de um indivíduo.

DEBATE DN

Valorizar a riqueza do peixe português

Realizou-se esta terça-feira o primeiro debate da iniciativa DN Mar. O tema foi Gastronomia do Mar e falou-se sobre a importância do peixe para a economia local.

A 30 DE ABRIL, EM MATOSINHOS

«Emprego Seguro nas Pescas Tradicionais Portuguesas: Fator de Desenvolvimento Sustentável dos Aglomerados Piscatórios»

A Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (ADITEC), organiza no dia 30 de Abril, a partir das 14:30h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a Sessão de Encerramento do Projecto apoiado pelo POAT FSE, sobre o " Emprego Seguro nas Pescas Tradicionais Portuguesas: Fator de Desenvolvimento Sustentável dos Aglomerados Piscatórios."

Associações apelam aos ministros europeus para apoiarem o fim de sobrepesca

Agora que a Política Comum de Pescas (PCP) da União Europeia entra na recta final, mais de 200 organizações não-governamentais (ONG), incluindo nove portuguesas, fazem um último apelo aos Ministros das Pescas da UE para apoiarem o fim da sobrepesca e permitirem uma rápida recuperação dos stocks de peixe.

DE 17 A 20 DE ABRIL

1st Fish & Cooking Aveiro Festival

A EFTA - Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro está a organizar o 1st Fish & Cooking Aveiro Festival, a decorrer entre 17 e 20 de Abril de 2013.

CLUSTER DO MAR

Novos desafios na exportação de conservas de peixe

As conservas de peixe são um produto mundialmente associado a Portugal, com mercados ganhos ao longo de décadas, com um tecido empresarial que domina a cadeia de valor do produto, os circuitos de produção e comercialização, o posicionamento estratégico nos diversos mercados e a concorrência. Sendo um produto essencialmente virado para a exportação as empresas portuguesas detêm marcas de referência nos principais mercados, ou garantem a produção, a partir de Portugal, de marcas desses mercados.

DN MAR

ANA BACALHAU: O nosso peixe é único

Consciente do imenso potencial gastronómico que o mar tem, Ana Bacalhau diz que está na altura que pararmos de chorar “pelo petróleo que não temos, porque o mar poderá dar-nos mais riqueza do que o petróleo, se o soubermos aproveitar”.

COM VÍDEO

Pesca excessiva: desafios e soluções

Alguns denunciam a pilhagem dos oceanos que leva algumas espécies à beira da extinção. Será possível conciliar os interesses da indústria com as preocupações ambientais? E que dizer da qualidade e segurança do peixe que consumimos? Para responder a estas questões falámos com a Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Maria Damanaki.

Importância de pescaria sustentável ainda pouco reconhecida

O Maritime Stewardship Council (MSC), organismo que defende a prática de pesca sustentável, ainda enfrenta um desafio de reconhecimento de consumidores em países como Portugal, admitiu o diretor adjunto para a Europa. “Em muitos lugares, a indústria ainda não conhece o trabalho do MSC nem o que significa”, admitiu Camiel Derichs à agência Lusa, durante uma visita às ilhas Lofoten, onde a pescaria do bacalhau “skrei” é certificada como sustentável pelo MSC desde 2011.

A grande viagem das enguias

Algures no rio Loire, no Oeste de França, um barco parte à pesca da enguia numa noite escura.
Yannick Perraud, pescador: “- O barco permanece imóvel. É a corrente que empurra os peixes para a rede. A rede recolhe progressivamente e os peixes caiem nesta bolsa.”
Mas ao fim de três horas de trabalho a pesca revela-se fraca.

Indústria de processamento do bacalhau norueguesa rejeita uso de fosfatos

A indústria de processamento de bacalhau da Noruega não quer usar fosfatos, disse à agência Lusa um responsável de uma unidade em Stamsund, no norte do país.
«Eu concordo com a proibição do uso de fosfatos. Se nós não usamos nos nossos filetes, não faz sentido usarmos aditivos na produção», afirmou Paul Hauan, diretor na unidade da Norway Seafoods em naquela localidade.

Pescadores da Noruega preocupados com crise em Portugal

A mais de quatro mil quilómetros de distância, nas remotas ilhas Lofoten, o estado da economia portuguesa preocupa simples pescadores noruegueses, afetados pela perda de poder de compra do principal importador de bacalhau norueguês. "Antes do Natal, o preço do quilo baixou de 15 coroas (dois euros) para menos de 10 coroas (1,33 euros) coroas, disseram-nos que era por causa da crise na Europa", conta Karl Johnsen, ao leme da traineira Gisloyvaering.

Total: 754