Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
FAO
201 milhões de toneladas de peixe em 2030
A produção global de pescado vai continuar a crescer na próxima década, mesmo com a estabilização da pesca no estado selvagem e o abrandamento da produção em aquicultura, atingindo as 201 milhões de toneladas em 2030 (+18% do que actualmente), revela um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO na sigla em inglês).
![]() |
AGRICULTURA E PESCAS | PORDATA
Disparidade entre sexos no ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem
Qual é a diferença no salário médio, por mês, com horas extra, subsídios ou prémios, entre mulheres e homens em percentagem do salário médio mensal dos homens em empresas agrícolas, de produção animal, caça, floresta ou pesca?
![]() |
Carapau é Boa Onda!
O carapau tem um corpo esguio e fusiforme e apresenta uma cor prateada-azulada. A presença ao longo do corpo, próximo da linha média, de uma faixa de escamas especiais em forma de serrilha é uma das características desta espécie.
O carapau distribui-se por toda a costa portuguesa e é capturado não só por traineiras e rapas, mas também por arrastões.
![]() |
PORDATA lança área temática sobre Agricultura e Pescas
Uma nova área dedicada ao tema da agricultura e pescas foi lançada pelo Pordata, onde podemos encontrar informação sobre 19 temas e mais de 1400 quadros estatísticos.
No tema agricultura e pescas este portal disponibiliza agora cerca de 70 quadros séries estatísticas que se iniciam entre as décadas de 60 e 80 do século XX.
A parte dedicada às pescas inclui dados sobre empresas e pessoal ao serviço das empresas das pescas e aquicultura, número de embarcações e pescadores, toneladas e receitas dos peixes transacionados em lota por principais espécies, estabelecimentos de aquicultura e a sua produção e receitas.
![]() |
FUNDO EUROPEU DOS ASSUNTOS MARÍTIMOS E DAS PESCAS
Portugal com elevada taxa de execução do FEAMP
Portugal é dos Estados membros da União Europeia (UE) com maior taxa de execução de projectos do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), revelou a Agricultura e Mar com base em dados da Autoridade de Gestão do Mar 2020. O nosso país tem 2.300 projectos aprovados, equivalentes a investimentos de 364 milhões de euros, aos quais correspondem apoios públicos já atribuídos de 269 milhões de euros e 780 postos de trabalho previstos.
![]() |
Congelagos investe 16 milhões de euros em nova fábrica de pescado
A subsidiária do Grupo Battaglia Capital SA, Congelagos, inaugura a sua nova fábrica de congelação em Odiáxere, Lagos, esta sexta-feira, 27 de Julho, num investimento de 16 milhões de euros, um dos maiores do Grupo e o segundo maior investimento do programa nacional Mar2020, do qual fazem parte mais outros 21 projectos. Englobado no projecto está a fábrica de 6500m2 e a zona de armazenagem, composta por duas câmaras distintas, que totalizam 2160m2.
![]() |
MINISTRA DO MAR LANÇA PRIMEIRA PEDRA DO QUEBRA-MAR DE ANGEIRAS
Um sonho de décadas próximo de se tornar realidade
Só falta terminar a última fase para que a comunidade piscatória de Angeiras possa finalmente ver concluída a obra com a qual sonha há décadas. A lota do portinho já foi reabilitada e o aprofundamento do canal de acesso a terra já está realizado. Arrancaram nesta quarta-feira os trabalhos para a construção do quebra-mar que garantirá maior segurança aos pescadores das quase duas dezenas de embarcações que dali saem e para onde regressam todos os dias.
A primeira pedra foi lançada esta quarta-feira pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, com a ajuda da presidente da câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro. A primeira já lá tinha estado em 2009 quando era secretária de Estado dos Transportes do Governo liderado por José Sócrates. Na altura acompanhada por Guilherme Pinto, presidente da autarquia que cessou funções em 2017, pouco antes de falecer em Janeiro do mesmo ano, prometeu que o molhe seria construído. O autarca apoiou a promessa. A legislatura PS termina, inicia-se o mandato de Passos Coelho e alteram-se as prioridades. O projecto ficou em suspenso.
![]() |
MADEIRA
Unidade de aquicultura é solução para Marina
A proposta que dá corpo ao projecto de valorização e requalificação da Marina do Lugar de Baixo é alicerçada na criação, no local, de uma moderna unidade de aquicultura. Uma solução que o Governo Regional assume "estar agora a estudar e que é resultado dos vários contactos" que o executivo madeirense vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, no sentido de encontrar "urna solução equilibrada e sustentada para ultrapassar a situação em que está aquela infra-estrutura", assegura Miguel Albuquerque.
![]() |
AÇORES
Arrancou em São Jorge o «Pesca na Ilha»
Iniciativa visa promover os produtos da pesca mais icónicos de cada ilha dos Açores e despertar uma reflexão sobre a sua comercialização e sustentabilidade. O próximo evento do projecto é já em Agosto, na Graciosa.
![]() |
Espanha cede 120 toneladas de quota de atum patudo a Portugal
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, revelou que Espanha concordou em ceder 120 toneladas de quota de atum patudo a Portugal, na sequência de negociações sobre esta matéria entre o Governo da República, por via do Ministério do Mar, e o Governo espanhol, conforme solicitado pelos Executivos açoriano e madeirense.
![]() |
NO PICO E EM SÃO MIGUEL
Descarregadas 150 toneladas de atum em dia e meio
Em dia e meio foram descarregadas cerca de 150 toneladas de bonito nos portos de São Miguel e do Pico, no valor de 215,4 mil euros, o equivalente a um preço médio por quilo de 1.46 euros. Este poderá ter sido um dos records da pesca de bonito nos Açores em tão pouco tempo.
![]() |
Barco de Fábio Coentrão salva pescadores no mar
Foi mais um susto para os pescadores de Vila do Conde que na madrugada de quinta-feira seguiam numa embarcação que se afundou. Entre 15 a 20 homens estavam à pesca da sardinha a cerca de 18 quilómetros do porto de Aveiro, quando a traineira ‘Cristo é Companheiro’ começou a meter água, pelas 03h30.
"Eles aperceberam-se que a embarcação estava a afundar e entraram em pânico. Só tiveram tempo de saltar para o barco de apoio e pedir socorro", disse, ao CM, José Festas, da Associação Pró-Maior. Foram resgatados, ao largo da Torreira, pela embarcação ‘Vitória Coentrão’ – do jogador Fábio Coentrão – que estava próximo do local.
![]() |
DGRM determina redução das capturas diárias de sardinha em 15%
Desde 11 de Julho que está em vigor um Despacho (nº 41/DG/2018) da Direcção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) que determina a redução em 15% das capturas diárias da sardinha face aos limites previamente estabelecidos no Despacho nº 4334-A/2018, de 27 de Abril.
![]() |
CARAPAU É BOA ONDA
Ministério do Mar quer incentivar consumo da espécie
O Ministério do Mar, liderado por Ana Paula Vitorino, quer “pôr os portugueses a comerem mais carapau”. Assim, a Docapesca — Portos de Lotas, tutelada por aquele Ministério, colocou, a 12 de Julho, uma campanha publicitária no ar para promover o consumo de carapau.
O carapau “existe com abundância todo o ano no nosso mar”, garante fonte da Docapesca, acrescentando que “é saudável e saboroso e pode ser considerado um verdadeiro peixe português, porque representa o que o nosso País tem de melhor: o mar, a genuinidade, a tradição, os sabores intensos, os bons momentos à mesa e a popularidade”.
![]() |
Pesca nunca deu tanto dinheiro como em 2017
O pescado descarregados em lota nos portos da Madeira em 2017 andou perto das 8 mil toneladas, representando um aumento de 39% face ao ano anterior. De acordo com os dados provisórios das Contas Económicas da Agricultura Regionais (CEAREG), o total de pesca descarregada foi de 7.987 toneladas, sendo o valor de primeira venda de 21,6 milhões de euros, um aumento de 40%, que acompanha a proporção das capturas.
![]() |
Governo revê sanções a pescadores e a comércio de aquicultura
O Governo está a rever o regime sancionatório da atividade de pesca comercial marítima, nas várias fases de produção, e do comércio de produtos de aquicultura, e pediu parecer à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
![]() |
AÇORES
Director Regional alerta: importante garantir pescaria sustentável de atum
O director Regional das Pescas dos Açores remeteu a 18 de Junho um comunicado às associações do sector da pesca alertando para “a importância” de garantir que a pescaria de atum seja realizada de “uma forma responsável e sustentável”. Refira-se que Portugal já atingiu 66% da quota de atum patudo.
No documento enviado, Luís Rodrigues congratulou-se com “a abundância de atum que se tem verificado no mar dos Açores”, mas adverte os parceiros do sector para “a necessidade de se fazer uma gestão das capturas” de tunídeos.
![]() |
Açores e Madeira não deverão perder fundos para as pescas
Apesar do corte de 5% para as pescas previsto no próximo orçamento da União Europeia para o período 2021-2027, as Regiões Autónomas, que pela primeira vez disporão de um pacote financeiro próprio para o efeito (na qualidade de Regiões Ultra-Periféricas), não deverão ser prejudicadas.
![]() |
PORTUGAL E ESPANHA ASSINAM ACORDO DE PESCAS PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS
A Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e o Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Luís Planas, assinaram esta segunda-feira, dia 18 de Junho, um novo Acordo Bilateral de Pescas, para o período 2018-2022. A assinatura do Acordo foi realizada no Luxemburgo, à margem do Conselho de Ministros da União Europeia.
![]() |
João Aguiar Machado debateu pescas com Gui Meneses
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Meneses, reuniu-se em Bruxelas com o Director Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia (CE), João Aguiar Machado, com quem discutiu assuntos em preparação na CE e que terão repercussão no arquipélago, em particular relacionados com a pesca.