Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Docapesca abre concurso para reabilitação da Lota da Fuzeta
A Docapesca abriu o concurso público para a reabilitação do edifício da lota da Fuzeta, no concelho de Olhão, com um preço base de 320 mil euros. A necessidade de requalificação da Lota da Fuzeta tem como primordial objectivo melhoria das condições higiossanitárias da infra-estrutura e a valorização do pescado transaccionado.
![]() |
Docapesca investe 236 mil euros no Porto de Pesca de Matosinhos
A Docapesca – Portos e Lotas abriu concurso para a requalificação do sistema de captação de água salgada, filtragem e tratamento prévio à distribuição às pontes-cais do Porto de Pesca de Matosinhos, com um preço base de 235.902 euros e um prazo máximo de execução de 120 dias.
![]() |
Novo concurso para o Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico
Foi publicado dia 25, no Jornal Oficial, um novo concurso público para o Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico, com novo valor base de 990 mil euros.
A empreitada prevê a construção de dois cais, um de alagem com 20 metros e um outro auxiliar com 17 metros, o que permite aumentar, cerca de 50% a zona acostável para a pesca local. Os trabalhos incluem igualmente a construção de um terrapleno com 1.200 metros quadrados e uma zona diferenciada para os pescadores.
![]() |
SARDINHAS
Loucos por elas
Está gorda ou magra, congelada ou fresca, é da espanhola ou da portuguesa, há muita ou pouca? A sardinha provoca muitas dúvidas, polémicas e, sobretudo, muito apetite. Depois de meses de jejum, o "EXPRESSO" falou com pescadores, conserveiros, cientistas e cozinheiros e diz-nos tudo sobre o peixe mais desejado.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Lançado concurso para melhoramentos no cais da lota
A Docapesca prepara trabalhos de melhoramentos das estruturas de protecção e acesso de cais no porto de pesca costeira de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.
A primeira fase desta empreitada de obras públicas acaba de ser colocada a concurso público. O valor base dos trabalhos é de 135.000 euros e o prazo de execução de 132 dias. Os trabalhos dizem respeito a reparação e manutenção de instalações.
![]() |
MINISTRA DO MAR APROVA NOVO INVESTIMENTO NO PORTO DE PESCA DE SESIMBRA
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, aprovou esta quinta-feira a candidatura da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra ao Programa MAR 2020 do investimento de 3.250.000,00 euros para construção da ponte-cais n.º4 do Porto de Pesca de Sesimbra.
O projecto, da responsabilidade da APSS, constituirá uma beneficiação das condições de abrigo e segurança das embarcações de pesca que operam neste porto, procedendo à proteção da zona de estacionamento das embarcações, face às condições de agitação marítima.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Pescadores celebram regresso ao mar. «Esta é a melhor sardinha do mundo!»
As sete embarcações que largaram ao mar encheram de sardinha a lota da Figueira da Foz. O DN acompanhou a faina dos pescadores do centro e litoral no dia em que, finalmente, puderam voltar a capturar sardinha, oito meses depois da proibição.
![]() |
Pesca rendeu 43,6 milhões de euros nas lotas do distrito de Leiria
A sardinha foi a espécie mais vendida no somatório das lotas da Nazaré e Peniche em 2018, ao atingir os 7,8 milhões de euros, enquanto o carapau registou o maior volume de entregas.
![]() |
Docapesca substitui cais flutuante em Castro Marim
A Docapesca já começou a substituição do cais flutuante da Foz de Odeleite, em Castro Marim, que implicará a substituição total dos passadiços e a beneficiação da ponte de acesso, numa intervenção prevista para concluir na primeira quinzena de Julho e avaliada em pouco mais de 66 mil euros.
![]() |
Acabou a interdição
Pescadores já podem voltar a capturar sardinhas
"Vamos começar a pesca com 10.799 toneladas entre Portugal e Espanha, o que corresponde a 7.181 toneladas (66,5%) para a frota portuguesa", diz José Apolinário, Secretário de Estado das Pescas.
![]() |
1 DE JUNHO
Espinho recebe Fórum Sem Espinhas
Além de debates sobre a sustentabilidade e o futuro do mar, que contará com a presença de António José Correia (Fórum Oceano), Rui Azevedo (Fórum Oceano), Isabel Tato (Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe), Adolfo Neira Lamas (consultor da Estrategia y Organización AS, Galiza) e Helena Cardoso (Docapesca), o programa contempla experiências gastronómicas, um mercado de produtos, showcookings com chefes nacionais prestigiados, street food e um bengaleiro de peixe (um bengaleiro situado na lota, onde “os participantes podem deixar o seu pescado para que, no decorrer do dia, mantenha a sua frescura e seja amanhado pelas mãos experientes de quem sabe”.
![]() |
Plano para a Aquicultura em Águas de Transição
DGRM disponibiliza para Consulta Pública a proposta de PAqAT
Por determinação da Ministra do Mar, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) disponibiliza para consulta pública a proposta de PAqAT – Plano para a Aquicultura em Águas de Transição, que decorre até 12 de junho de 2019.
![]() |
Despacho confirma reabertura da pesca da sardinha a 3 de Junho
Frota portuguesa poderá pescar até 5 mil toneladas até 31 de Julho, repartidas por embarcações de organizações de produtores (4.925 toneladas) e embarcações não pertencentes a tais organizações (75 toneladas).
![]() |
Começou a requalificação da lota de Olhão
A Docapesca já iniciou a requalificação do edifício da lota do porto de Olhão, que deverá ser executada no prazo de 120 dias e representar um investimento próximo dos 200 mil euros, no âmbito das iniciativas da empresa para reorganizar e melhorar as condições de trabalho no local.
![]() |
AÇORES
Goraz e congro foram as espécies mais valorizadas e chicharro a que mais desvalorizou
O total da pesca descarregada nos portos açorianos voltou a aumentar em Abril, alcançando os 316.370 quilos, quando no mesmo período de 2018 tinham sido 268.228 quilos.
De acordo com o SREA, nos primeiros quatro meses deste ano já foram descarregados nos portos da região 1.486.837 quilos de pescado, mais do que os 1.155.461 quilos do período homólogo do ano passado.
![]() |
Ílhavo quer afirmar-se na aquacultura
O município de Ílhavo olha com muita atenção para a aquacultura e quer “afirmar-se, a nível regional e nacional, como um território com potencialidades e tradição” neste sector. De acordo com o Presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, há várias diligências em curso, nomeadamente o processo de alteração do Plano Director Municipal para integração de áreas de apoio à exploração aquícola.
A aposta do município ilhavense assenta ainda no projecto CITAQUA - Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura, que a autarquia pretende implementar em parceria com a Universidade de Aveiro e o seu ECOMARE.
![]() |
AÇORES
Director Regional afirma que é preciso trabalho cientificamente sustentado para isenção de obrigatoriedade de desembarque de pesca acessória
O Director Regional das Pescas frisou, em Ponta Delgada, a importância de “demonstrar junto das instâncias europeias”, nomeadamente da Comissão Europeia e do Conselho Consultivo das Águas Ocidentais Sul, a “forma responsável e sustentável de gestão da pesca nos Açores”.
![]() |
Docapesca conclui plataforma flutuante de Vila Praia de Âncora para apoio à pesca
A Docapesca – Portos e Lotas concluiu a empreitada de execução de uma plataforma flutuante de apoio à pesca artesanal no Porto de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, Viana do Castelo, representando um investimento de 128.270 euros.
Esta obra tem como objectivo a melhoria das condições de segurança de pessoas e bens no embarque, atracação e acesso a embarcações neste porto.
![]() |
Fórum Oceano promove workshop sobre fileira do pescado
A Fórum Oceano organiza um workshop denominado «Seafood as key sector for Blue Growth in the EU Regions» no dia 17 de Maio, no âmbito do projecto SAFER – Smart Atlantic Seafood Clusters e da programação do Dia Europeu do Mar de 2019, celebrado em Lisboa nos dias 16 e 17 de Maio.
![]() |
ALGARVE
Duas mil toneladas de peixe rendem 10,1 milhões de euros
Nos primeiros três meses deste ano, os pescadores algarvios desembarcaram mais de duas mil toneladas de peixe nas lotas da região, que renderam 10,1 milhões de euros, segundo dados da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.