Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Estação Costeira Porto de Abrigo prestou 5.086 atendimentos em 2019

A Estação Costeira Porto de Abrigo prestou, em 2019, um total de 5.086 atendimentos de apoio à pesca e às atividades marítimas. De acordo com comunicado da Porto de Abrigo, 4.818 atendimentos foram na área da pesca, 200 na náutica de recreio, 15 no segmento do comércio e 53 de entidades públicas.

GUI MENEZES:

Novo quadro legal da pesca açoriana reforça competências da Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o novo quadro legal da pesca açoriana “salvaguarda a Autonomia e reforça as competências da Região em matérias de gestão dos recursos e a pesca nos Açores”.

“É por essa razão que temos um quadro legal próprio para a pesca”, frisou Gui Menezes, durante o debate sobre uma proposta de alteração ao regime jurídico da pesca nos Açores, que foi aprovada em plenário.

Apoios ao desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais. Candidaturas abertas até 28 de Fevereiro

A A2S — Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia relembra que, até 28 de Fevereiro, está aberto o período para a apresentação de candidaturas para o desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais, em particular nas freguesias de Ericeira, Santo Isidoro, Encarnação e Estoril Cascais.

Através do Grupo de Acção Local Ericeira-Cascais, de que a A2S é entidade gestora, serão colocados a concurso apoios financeiros a fundo perdido para apoiar pequenos projectos de investimento, enquadrados na Estratégia de Desenvolvimento Local da região e que visem a comercialização de pescado, a criação de cadeias curtas, a inovação, a qualificação profissional e a promoção de produtos locais.

Albatrozes equipados com detector de radar vigiam pesca ilegal no oceano Índico

As características das aves tornam-nas ideais para o programa Ocean Sentinel, das universidades de La Rochelle e Liverpool, uma vez que passam a maior parte da vida em voo sobre o mar, cobrem grandes distâncias e são atraídas por barcos de pesca.

Cerca de 170 albatrozes foram "equipados" durante seis meses com o sistema Argos de recolha de dados ambientais, um dispositivo de localização GPS e um detetor miniaturizado de radar e permitiram à equipa vigiar ao todo mais de 47 milhões de quilómetros quadrados.

PORTO DE AVEIRO

Docapesca assegura obra de modernização de equipamentos no cais da Lota

A Docapesca abriu um concurso público para a substituição de estruturas de proteção e acesso à ponte cais nº 1 e cais de abastecimento e de descarga do porto de pesca de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.

O concurso, com o preço base de 216 mil euros, contempla a substituição de 33 escadas, 39 defensas, tampas de caleiras e 10 postes de iluminação.

Governo dos Açores promove estudo sobre as pescas

O Governo dos Açores está a desenvolver um estudo social e económico do setor das pescas no arquipélago para conhecer com rigor a realidade e dimensão da comunidade piscatória e da frota regional.

Pesca do biqueirão reabre segunda-feira, limitada a três dias por semana

A portaria que regula a reabertura, a partir de segunda-feira, da pesca do biqueirão foi hoje publicada em Diário da República, limitando a captura a três dias por semana até um limite de descarga de 600 toneladas.

Nos termos da portaria n.º 19/2020 - assinada pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e que entra em vigor na segunda-feira -- "a pesca dirigida ao biqueirão é autorizada durante três dias, [à escolha] entre as 00:00 horas de segunda-feira e as 24:00 horas de quinta-feira, até ser atingido o total de descargas de 600 toneladas".

Lotas do Algarve registaram o maior crescimento a nível nacional

O valor do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental, sob gestão da Docapesca, atingiu o valor histórico de 212,3 milhões de euros em 2019, o que representa um crescimento de 3,3% em comparação com os 205,5 milhões do ano transato. O pescado transacionado atingiu assim o valor mais elevado desde que existem registos estatísticos sistematizados.

Investimento de meio milhão de euros na lota de Olhão

A Docapesca pretende investir quase meio milhão de euros em obras de reabilitação e na substituição de equipamentos na lota de Olhão, que é a mais importante do Algarve, tanto ao nível da quantidade de pescado transacionada como de receitas, apurou o CM.

A intervenção que representa um maior investimento - cerca de 250 mil euros - diz respeito à requalificação das caleiras e da área envolvente dos cais de descarga e do cais da pesca do cerco. Esta obra tem início previsto para o primeiro trimestre deste ano.

Governo dos Açores define modelo gestão da quota de goraz para 2020

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores publicou em Jornal Oficial o despacho que fixa a gestão de quota de goraz destinada aos Açores para 2020, e que contou com o parecer favorável da Federação das Pescas.

Em 2020, a pescaria de goraz será aberta a toda a Região, mantendo-se o limite máximo de capturas por embarcação de 2% da quota total regional.

Peixe nas lotas algarvias rendeu quase 49 milhões de euros

O peixe vendido nas lotas algarvias rendeu quase 49 milhões de euros, durante os primeiros onze meses do ano passado, segundo dados revelados pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. No total, foram descarregadas mais de 18 mil toneladas de pescado.

Capturas de pescado aumentaram 26,6% em Outubro de 2019

O volume de capturas de pescado em Portugal aumentou 26,6%, em Outubro de 2019, (-8,0% em Setembro), justificado pela maior captura de peixes marinhos (nomeadamente cavala), revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Dezembro de 2019 do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ministro do Mar defende pesca sustentável após acordo na UE

O Ministro do Mar, Serrão Santos, avisa que a pesca deve adequar-se à sustentabilidade das espécies e recomenda, após o acordo europeu dos volumes de captura em 2020, que os operadores devem encontrar alternativas, nomeadamente para o bacalhau.

"Tem de haver uma redução e temos que encontrar alternativas", porque "não podemos estar a assumir que pescamos um manancial, ou um stock, acima daquilo que determina o seu futuro, e isso eu não o faria", explicou.

Quota de pesca de sarda aumenta 41% em Portugal. Quota do atum patudo reduzida em 21%

As quotas de pesca atribuídas a Portugal para 2019-2020 já são conhecidas. No âmbito das negociações internacionais, que fixam parte importante das quotas da União Europeia, salienta-se um ligeiro aumento da quota para o bacalhau no Atlântico Nordeste e no Svalbard, enquanto que no Atlântico Noroeste se verificou uma redução em linha com o parecer científico.

DGRM

ESCLARECIMENTO - POSSIBILIDADE DE PESCA DA SARDINHA PARA 2020

A definição das possibilidades de pesca da sardinha para 2020 tem sido objeto de diversas interpelações dirigidas ao Governo. Porém, não estão neste momento reunidas as condições para definir as possibilidades da pesca de sardinha para 2020.

A sardinha é gerida em conjunto por Portugal e Espanha no âmbito de um Plano de gestão plurianual, tendo-se verificado, nos últimos anos, uma significativa diminuição das possibilidades de pesca, ajustando-as ao estado do recurso, com redução dos limites diários de pesca, bem como do período de atividade.

A arte que não é futuro para ninguém - senão para os que ainda a fazem em Espinho

Arte Xávega, chamou-lhe um decreto, essa arte de pescar o peixe indo os homens da praia para o mar, galgando as ondas para deixar as redes. Esta é a história de um pescador que pesca, de um peixe que foi pescado, de uma peixeira que vende e de um patrão que faz contas.

DGRM representa Portugal na missão internacional da NAFO 2019

Portugal, através da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Autoridade Nacional de Pesca, participou na missão internacional de controlo, inspeção e vigilância da Área Regulamentada pela Organização de Pesca do Atlântico Noroeste (NAFO), a bordo do navio patrulha NRP Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, sob coordenação da Agência Europeia de Controlo das Pescas (EFCA).

29 A 31 DE OUTUBRO

Seminário internacional de Inspectores da NAFO pela primeira vez em Portugal

A Comissão Europeia, em articulação com a DGRM, enquanto Autoridade Nacional de Pesca, e a Inspeção Regional das Pescas, vão realizar o seminário internacional de 2019 de inspetores da Organização das Pescarias do Noroeste Atlântico (NAFO) que, pela primeira vez, decorre em Portugal, na Horta, durante a última semana de outubro.

Está aberta a pesca de espadarte no Oceano Atlântico

Até final de Setembro de 2019, não foram atingidos os 70% de utilização da quota de espadarte disponível para a frota portuguesa no Oceano Atlântico a Norte de 5º N.

Assim, explica a DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos -, a abertura da pesca do espadarte está aberta desde 8 de Outubro, a todas as embarcações licenciadas a operar na área com palangre de superfície e, no que se refere às embarcações registadas no continente, apenas às que têm quota atribuída.

Nova lota de Tavira vai ser construída nas Quatro Águas

A nova lota de Tavira vai ser construída nas Quatro Águas e as obras deverão começar em 2020, revelou ao Sul Informação a Docapesca – Portos e Lotas.

A empresa de capitais públicos tinha iniciado, em Outubro de 2018, uma obra de reabilitação da antiga lota de Tavira, que se situava junto ao Mercado da Ribeira e do Porto de Pesca, mas decidiu não avançar com a construção de um novo edifício nesse local, apesar do que estava previsto.

Total: 785