Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
COVID-19
Docapesca disponibiliza acesso gratuito ao sistema de leilão online
A Docapesca — Portos e Lotas informa que disponibiliza o acesso gratuito ao sistema de leilão online durante o actual período de pandemia da Covid-19. Pode assim comprar pescado à distância em cinco lotas do País.
“Evite a presença em permanência na bancada de compradores, através do sistema de leilão online, um canal alternativo à tradicional compra em lota, que oferece as seguintes vantagens: permite ao comprador ter acesso a cinco das principais lotas – Matosinhos, Figueira da Foz, Peniche, Sesimbra e Portimão; simples e intuitivo, basta premir uma tecla no computador para comprar; pode visualizar o pescado em venda, através de um sistema de câmaras de vídeo instaladas na lota; o painel de venda online é exactamente igual ao instalado nas lotas; pode visualizar no ecrã e comprar em duas lotas em simultâneo”, realça a Docapesca.
![]() |
Embarcações de pesca açorianas apenas podem acostar ou descarregar na ilha do seu porto de armamento
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, procedeu à definição da localização dos portos de descarga obrigatória do pescado capturado na Região das embarcações registadas nos portos açorianos que exerçam pesca profissional.
Esta medida foi adotada tendo em conta a situação na Região Autónoma dos Açores relativa à pandemia de COVID-19, tendo sido ouvidos os órgãos locais competentes da Autoridade Marítima Nacional, bem como a Federação das Pescas dos Açores, que se pronunciou favoravelmente, refere nota do executivo regional.
![]() |
São 33 os concelhos com portos de pesca, locais de desembarque, lotas e abrigos melhorados com o apoio do Mar 2020
Com o apoio do Mar 2020, 112 projetos estão em execução em todo o território nacional. São 33 os concelhos com intervenções em curso, num total de investimento de 69 milhões de euros.
Os principais promotores são a Docapesca Portos e Lotas, S.A., as Secretarias Regionais dos Açores e da Madeira, os Municípios e algumas organizações de produtores da pesca.
![]() |
IPMA já iniciou estudo sobre stock de sardinha
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera anuncia a realização de uma campanha para verificar os stocks de sardinha. Esta campanha científica, designada “PELAGO20”, arrancou a 4 de Março para avaliar biomassa da sardinha e do biqueirão.
Trata-se da habitual campanha acústica de Primavera, sob direção científica do IPMA, para estimativa da abundância dos pequenos pelágicos na costa continental portuguesa, designadamente a sardinha e o biqueirão.
![]() |
Mar 2020 apoia a produção aquícola
O projeto da empresa Rota Grega, Lda. financiado pelo Mar 2020 constitui um projeto pioneiro no sector, com a produção de sargo. Neste projeto que consiste na criação de uma unidade de produção aquícola, em Olhão, num investimento de mais de 5 milhões de euros, a concluir até final deste ano, a produção eleva-se a 3 mil toneladas em ano cruzeiro, prevendo-se a criação de 50 postos de trabalho.
![]() |
PROGRAMA MAR 2020
Apresentados 21 novos projectos de PME do sector da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura
Foram apresentados 21 novos projectos de PME do sector da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura, que envolvem um total de investimento de 30 milhões de euros, ao abrigo do aviso do regime de apoio que encerrou dia 28 (Programa MAR 2020).
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Ministro foi ao mar com os pescadores
O ministro Ricardo Serrão Santos cumpriu, dia 29, uma promessa feita ao presidente da direção da Cooperativa de Produtores de Peixe Centro Litoral, António Miguel Lé, e foi ao mar com pescadores, tendo como anfitrião, justamente, o dirigente daquela organização de armadores de pesca de cerco com sede na Figueira da Foz.
![]() |
Bruxelas pede o fim das capturas acidentais de golfinhos
O comissário europeu Virginijus Sinkevicius observa que, em toda a UE, “os níveis de capturas acidentais são inaceitáveis”, podendo levar à “extinção de populações locais de espécies protegidas”.
O comissário alude a relatos feitos por autoridades locais para exemplificar que, entre dezembro de 2018 e março do ano passado, foram avistados 1.200 golfinhos mortos, provavelmente em redes de pesca, nas praias do Golfo da Biscaia, números que podem já ser mais elevados.
![]() |
MAR 2020
Empresas de transformação de produtos de pesca e da aquacultura podem pedir apoio até 29 de Fevereiro
A entidade gestora do Mar 2020 informa que, de modo a promover o reforço da competitividade das empresas de transformação dos produtos da pesca e da aquacultura, em particular das pequenas e médias empresas (PME), está aberto aviso para a apresentação de candidaturas até final de Fevereiro.
Os apoios dirigem-se ao aumento da eficiência energética; à inovação e valorização dos produtos e à melhoria dos processos produtivos.
![]() |
Estação Costeira Porto de Abrigo prestou 5.086 atendimentos em 2019
A Estação Costeira Porto de Abrigo prestou, em 2019, um total de 5.086 atendimentos de apoio à pesca e às atividades marítimas. De acordo com comunicado da Porto de Abrigo, 4.818 atendimentos foram na área da pesca, 200 na náutica de recreio, 15 no segmento do comércio e 53 de entidades públicas.
![]() |
GUI MENEZES:
Novo quadro legal da pesca açoriana reforça competências da Região
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o novo quadro legal da pesca açoriana “salvaguarda a Autonomia e reforça as competências da Região em matérias de gestão dos recursos e a pesca nos Açores”.
“É por essa razão que temos um quadro legal próprio para a pesca”, frisou Gui Menezes, durante o debate sobre uma proposta de alteração ao regime jurídico da pesca nos Açores, que foi aprovada em plenário.
![]() |
Apoios ao desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais. Candidaturas abertas até 28 de Fevereiro
A A2S — Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia relembra que, até 28 de Fevereiro, está aberto o período para a apresentação de candidaturas para o desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais, em particular nas freguesias de Ericeira, Santo Isidoro, Encarnação e Estoril Cascais.
Através do Grupo de Acção Local Ericeira-Cascais, de que a A2S é entidade gestora, serão colocados a concurso apoios financeiros a fundo perdido para apoiar pequenos projectos de investimento, enquadrados na Estratégia de Desenvolvimento Local da região e que visem a comercialização de pescado, a criação de cadeias curtas, a inovação, a qualificação profissional e a promoção de produtos locais.
![]() |
Albatrozes equipados com detector de radar vigiam pesca ilegal no oceano Índico
As características das aves tornam-nas ideais para o programa Ocean Sentinel, das universidades de La Rochelle e Liverpool, uma vez que passam a maior parte da vida em voo sobre o mar, cobrem grandes distâncias e são atraídas por barcos de pesca.
Cerca de 170 albatrozes foram "equipados" durante seis meses com o sistema Argos de recolha de dados ambientais, um dispositivo de localização GPS e um detetor miniaturizado de radar e permitiram à equipa vigiar ao todo mais de 47 milhões de quilómetros quadrados.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Docapesca assegura obra de modernização de equipamentos no cais da Lota
A Docapesca abriu um concurso público para a substituição de estruturas de proteção e acesso à ponte cais nº 1 e cais de abastecimento e de descarga do porto de pesca de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.
O concurso, com o preço base de 216 mil euros, contempla a substituição de 33 escadas, 39 defensas, tampas de caleiras e 10 postes de iluminação.
![]() |
Governo dos Açores promove estudo sobre as pescas
O Governo dos Açores está a desenvolver um estudo social e económico do setor das pescas no arquipélago para conhecer com rigor a realidade e dimensão da comunidade piscatória e da frota regional.
![]() |
Pesca do biqueirão reabre segunda-feira, limitada a três dias por semana
A portaria que regula a reabertura, a partir de segunda-feira, da pesca do biqueirão foi hoje publicada em Diário da República, limitando a captura a três dias por semana até um limite de descarga de 600 toneladas.
Nos termos da portaria n.º 19/2020 - assinada pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e que entra em vigor na segunda-feira -- "a pesca dirigida ao biqueirão é autorizada durante três dias, [à escolha] entre as 00:00 horas de segunda-feira e as 24:00 horas de quinta-feira, até ser atingido o total de descargas de 600 toneladas".
![]() |
Lotas do Algarve registaram o maior crescimento a nível nacional
O valor do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental, sob gestão da Docapesca, atingiu o valor histórico de 212,3 milhões de euros em 2019, o que representa um crescimento de 3,3% em comparação com os 205,5 milhões do ano transato. O pescado transacionado atingiu assim o valor mais elevado desde que existem registos estatísticos sistematizados.
![]() |
Investimento de meio milhão de euros na lota de Olhão
A Docapesca pretende investir quase meio milhão de euros em obras de reabilitação e na substituição de equipamentos na lota de Olhão, que é a mais importante do Algarve, tanto ao nível da quantidade de pescado transacionada como de receitas, apurou o CM.
A intervenção que representa um maior investimento - cerca de 250 mil euros - diz respeito à requalificação das caleiras e da área envolvente dos cais de descarga e do cais da pesca do cerco. Esta obra tem início previsto para o primeiro trimestre deste ano.
![]() |
Governo dos Açores define modelo gestão da quota de goraz para 2020
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores publicou em Jornal Oficial o despacho que fixa a gestão de quota de goraz destinada aos Açores para 2020, e que contou com o parecer favorável da Federação das Pescas.
Em 2020, a pescaria de goraz será aberta a toda a Região, mantendo-se o limite máximo de capturas por embarcação de 2% da quota total regional.
![]() |
Peixe nas lotas algarvias rendeu quase 49 milhões de euros
O peixe vendido nas lotas algarvias rendeu quase 49 milhões de euros, durante os primeiros onze meses do ano passado, segundo dados revelados pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. No total, foram descarregadas mais de 18 mil toneladas de pescado.