Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA REABILITAÇÃO DOS CAIS DE DESCARGA DA LOTA E CERCO
Investimento de 330 mil euros no Porto de Pesca de Olhão
A Docapesca lançou um concurso para a empreitada de reabilitação dos cais de descarga dedicados à lota e ao cerco do Porto de Pesca de Olhão (estrutura, caleira técnica e defensas) em funcionamento há mais de 30 anos, com preço base de 330 mil euros.
Com esta empreitada pretende-se melhorar as condições de operacionalidade e segurança de todos os intervenientes na atividade de descarga de pescado, assim como garantir a proteção à acostagem das embarcações de pesca.
![]() |
Navio português retido na Argentina tinha cartas marítimas erradas
A empresa proprietária do navio português apanhado a pescar ilegalmente em águas argentinas garante que há uma divergência entre as cartas marítimas que estavam na embarcação e as das autoridades daquele país.
O pesqueiro "Calvão", de pavilhão português e pertencente à empresa aveirense António Conde & Companhia, foi detetado no domingo pela Guarda Costeira argentina, a pescar a 199,75 milhas náuticas da costa, dentro de jurisdição argentina.
![]() |
PORTO DE PESCA DA NAZARÉ
Docapesca lança concurso para requalificação do sistema de captação de água salgada
A Docapesca lançou um concurso público para a requalificação do sistema de captação de água salgada do porto de pesca da Nazaré, com o preço base de 46.445,40 euros. Esta remodelação inclui a substituição da atual bomba submersível de captação de água salgada, parte da conduta aérea e enterrada e os dispositivos de suporte e proteção física da captação.
![]() |
DGRM deve assegurar material de protecção a trabalhadores de portos e lotas
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, articulada com a Docapesca, “deve assegurar” a compra de equipamentos de proteção e desinfetantes para tripulantes e funcionários dos portos, lotas e postos de venda e desembarque, segundo um despacho.
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no despacho publicado em Diário da República, com efeitos retroativos a terça-feira, um dia depois de ter sido assinado, determina ainda que aquela direção-geral deve “desenvolver as ações necessárias à divulgação de informação relativa ao correto uso” dos materiais de proteção individual.
![]() |
Ministro promete reavaliar proibição de pesca ao fim de semana
O ministro do Mar promete reavaliar a proibição da pesca aos fins de semana em Setúbal e Sesimbra, depois de ouvir pescadores e diversas associações de pesca daqueles dois concelhos.
![]() |
Garrett McNamara e envia mensagem aos portugueses
Ele é Surfista. Ele é Garrett McNamara e enviou uma mensagem para Portugal.
Vamos consumir o que é português. O nosso peixe!
Ele fez a maior onda do Mundo em Portugal, que foi um desafio e hoje é um exemplo para todos nós!
Por ti, por nós, orgulho em Portugal!
Juntos vamos conseguir!
![]() |
Docapesca investe na melhoria de três portos
A Docapesca lançou um concurso com vista ao investimento na requalificação dos portos de pesca de Aveiro, Peniche e Sesimbra.
39.425 euros é o preço base para a empreitada de reabilitação dos armazéns de comerciantes de pescado do porto de pesca de Aveiro (Gafanha da Nazaré, Ílhavo), contemplando as bandas C e D de um conjunto de quatro edifícios, o prazo de execução das obras é de 45 dias.
![]() |
AÇORES
Fundopesca reúne a 23 de Abril e pode ser activado por mais 15 dias
O Director Regional das Pescas dos Açores e, por inerência, presidente do conselho administrativo do Fundopesca convocou para 23 de Abril uma consulta escrita junto dos conselheiros deste fundo.
Nessa altura, serão avaliados os critérios de accionamento desta compensação salarial, considerando a monitorização das descargas de pescado e do valor realizado em lota com vista à sua activação por mais 15 dias.
![]() |
Docapesca conclui repavimentação do porto de Pesca de Peniche
A Docapesca concluiu a obra de repavimentação da área adjacente aos cais de descarga e lota do porto de pesca de Peniche, uma empreitada com o valor de cerca de 70 mil euros para melhoria das condições de operacionalidade dos profissionais da pesca que utilizam esta infraestrutura, que é uma das principais do País em termos de movimentação de pescado.
![]() |
O que fazer se capturar acidentalmente uma ave marinha
Se capturar uma ave marinha viva, deve tentar libertá-la com cuidado de volta ao mar. Se tiver um anzol ou linha presa, estes devem ser cortados ou retirados.
![]() |
MAR2020 está a apoiar a redução das capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca
O Projeto MedAves Pesca, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e realizado em parceria com a Adepe (Associação para o Desenvolvimento de Peniche), pretende desenvolver formas de reduzir o número de aves marinhas que morrem capturadas acidentalmente na pesca.
Com o apoio do Mar 2020, na Medida de Proteção e Restauração da Biodiversidade e dos Ecossistemas Marinho, estão a ser testados métodos e a desenvolver medidas para a redução das capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca. As medidas são testadas em 4 embarcações, envolvendo os mestres de pesca e os seus tripulantes, aspecto fundamental para avaliar a sua eficácia e operacionalidade.
![]() |
MINISTÉRIO DO MAR
Suspensão semanal da actividade da frota que opera em águas interiores não marítimas
Com vista a contribuir para a valorização do trabalho da pesca neste momento particularmente difícil, após audição das associações do setor, o Ministério do Mar decidiu suspender a atividade da frota ao fim de semana, a partir de 10 de abril até 31 de maio.
![]() |
AÇORES
Sector das pescas já se pode candidatar aos apoios destinados à criação de medidas de protecção contra a Covid-19
O Governo dos Açores disponibiliza novos apoios para o sector das pescas destinados especificamente a operações que visem a adopção de medidas de prevenção, detecção e mitigação de contágio pelo novo coronavírus. As candidaturas já podem ser submetidas através do site balcao.portugal2020.pt.
Em causa está a aquisição de equipamentos e materiais de protecção individual, de desinfecção de instalações e embarcações, bem como de testes de despistagem do vírus, para contribuir para o exercício da pesca e das actividades conexas em condições de segurança.
![]() |
Quando «o risco já não compensa»: a pesca em tempos de pandemia
O medo do contágio, a falta de condições e a desvalorização do pescado são fatores que levam os pescadores a avaliar os riscos e benefícios de ir ao mar, em tempos de coronavírus.
![]() |
Ministério do Mar aprova novos apoios para medidas de protecção para sector da Pesca e Aquicultura
Tendo em conta a necessidade de minimizar o risco de propagação da Covid-19 no setor da pesca e da aquicultura, através de Portaria o Ministério do Mar aprovou, com recurso ao Programa Operacional Mar 2020, linhas de apoio destinadas especificamente a operações que visem a adoção de medidas de prevenção, deteção e mitigação de contágio pelo novo coronavírus, nomeadamente aquisição de equipamentos e materiais de proteção individual, de desinfeção, bem como de testes de despistagem do vírus, por forma a contribuir para o exercício dessas atividades económicas em condições de segurança.
A verba disponibilizada para os operadores do setor é de 2 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, a que acresce a respetiva contrapartida pública nacional, num total de 2,7 milhões de euros.
![]() |
MADEIRA
Sector das pescas propõe suspensão da actividade durante o mês de Abril
Os principais operadores do sector das pescas da Região Autónoma da Madeira, armadores, pescadores e empresários da indústria e comercialização, propuseram, por unanimidade, ao secretário Regional de Mar e Pescas a suspensão da actividade durante o mês de Abril.
![]() |
PORTOS DA POVOAÇÃO E DA RIBEIRA QUENTE
Governo Regional dos Açores impõe limitações à acostagem de embarcações de pesca
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, decidiu limitar a acostagem de embarcações de pesca e as descargas de pescado nos portos da Povoação e da Ribeira Quente, na ilha de São Miguel.
Uma portaria publicada em Jornal Oficial determina, face à situação na Região da pandemia de COVID-19, que as embarcações cujos portos de armamento sejam a Povoação e a Ribeira Quente ou aquelas que operem a partir destes portos passam obrigatoriamente a descarregar o pescado capturado apenas no porto da Ribeira Quente.
![]() |
Mar 2020 prorroga prazos de submissão das candidaturas no âmbito das Estratégias de Desenvolvimento Local
Com o objetivo de mitigar os efeitos decorrentes do COVID 19, o MAR 2020 tem vindo a adotar um conjunto de medidas que visam diminuir os constrangimentos que estão a ser experimentados pelos seus beneficiários. Entre elas, encontra-se a prorrogação dos prazos para a submissão de candidaturas dos anúncios que se encontravam em curso no início da situação de emergência ou a programação de novos anúncios com prazos alargados, que garantam que a instrução dos processos possa decorrer de forma regular.
![]() |
Preço médio do pescado foi 3,60 euros/kg em Janeiro de 2020. Aumento de 33,3%
O preço médio do pescado descarregado em Janeiro de 2020, variável não resultante das capturas nominais mas sim da valorização das quantidades descarregadas vendidas em lota, foi 3,60 euros/kg, ou seja, um aumento de 33,3% (-26,0% em Dezembro).
Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Março de 2020, do Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço médio dos peixes marinhos (3,23 euros/kg) apresentou igualmente um aumento de 53,0%, devido à subida de preço de espécies como o biqueirão, cavala, atuns e carapau.
![]() |
Capturas de pescado em Portugal diminuem 36% em Janeiro de 2020
O volume de capturas de pescado em Portugal, em Janeiro de 2020, diminuiu 36,0% (+13,5% em Dezembro), justificado pela menor captura de peixes marinhos (nomeadamente de biqueirão mas também cavala, carapau e atuns) e de moluscos.
Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Março de 2020, do Instituto Nacional de Estatística (INE), às 5.086 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 18.977 mil euros, valor que representou um decréscimo de 15,6% (-15,3% em Dezembro).