Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Docapesca melhora eficiência energética no porto de pesca de Portimão

A Docapesca lançou um procedimento concursal para melhoria da eficiência energética no porto de pesca de Portimão através da substituição de 18 luminárias e 34 projetores por equipamentos LED, com o preço base de 61.700 euros.
Com esta mudança para LED, a potência instalada é reduzida de 24.720 para 9.690 Watts (W), ou seja, menos 61 por cento, permitindo ganhos ambientais e uma menor fatura energética.

Docapesca inicia reabilitação do cais de descarga de Peniche

Os trabalhos de reabilitação do cais de descarga do porto de pesca de Peniche já arrancaram, na sequência de uma empreitada adjudicada pela Docapesca pelo valor de 198 mil euros.
Com esta intervenção será reparado o coroamento do cais de descarga, que se encontra danificado devido a impactos mecânicos das embarcações, incluindo-se ainda a instalação de 81 estruturas de proteção (defensas) e cinco escadas de acesso.

Peixe rende 37 milhões de euros em 9 meses no Algarve

O pescado vendido nas lotas algarvias entre janeiro e setembro deste ano rendeu mais de 37 milhões de euros. A lota de Olhão assumiu um papel de destaque, tendo sido aí transacionado cerca de metade do peixe desembarcado pelos pescadores da região.

Segundo dados da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), foram comercializadas um total de 10486 toneladas nas lotas algarvias. Olhão foi responsável por mais de 5 mil toneladas, sendo seguida por Portimão (2,9 mil), Lagos (quase 1,5 mil), Vila Real de Santo António (764) e Tavira (197).

Ministério do Mar reforça apoio às cessações temporárias na pesca no âmbito da pandemia Covid-19

O Ministério do Mar, face à evolução da pandemia e ao aumento do número de contágios, no âmbito do Programa Operacional Mar 2020, vai lançar um novo aviso de abertura de candidaturas a compensações à perda de rendimentos dos armadores e pescadores no contexto do surto de Covid-19, através do apoio à cessação temporária das actividades de pesca.

Docapesca lança concurso para repavimentação de terreno junto à lota de Viana do Castelo

A Docapesca lançou um concurso para empreitada de repavimentação do terreno junto à lota do porto de pesca de Viana do Castelo, com o preço base de 88 mil euros e um prazo de execução de 30 dias.
A empreitada incidirá no terrapleno adjacente ao edifício da lota (setor nordeste) e na zona de circulação e acesso ao tardoz dos armazéns de aprestos, numa área total de aproximadamente 5.125 metros quadrados.

Comissão Europeia propõe aumento de 5% na quota de pesca de carapau nas águas ibéricas

A Comissão Europeia publicou a sua proposta que estabelece limites de captura para as unidades populacionais de peixes no Atlântico e no Mar do Norte. A Comissão propõe que 13 unidades populacionais diminuam a quota de pesca, aumentando ao mesmo tempo para o carapau nas águas ibéricas e o linguado em Kattegat em 5% e 12%, respectivamente. Cabe a Portugal fixar os números para as regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Docapesca lança concurso para repavimentação no porto de pesca de Viana do Castelo

A Docapesca lançou um concurso para empreitada de repavimentação do terreno junto à lota do porto de pesca de Viana do Castelo, com o preço base de 88 mil euros e um prazo de execução de 30 dias.

Docapesca adjudica reforço da segurança no porto de pesca de Olhão

A Docapesca adjudicou, por cerca de 25 mil euros, uma empreitada para o reforço das condições de segurança do porto de pesca de Olhão, na sequência de concurso público lançado em agosto.

Os trabalhos no porto de pesca de Olhão contemplam o fornecimento e montagem de um sistema de videovigilância com 10 câmaras (7 fixas e 3 móveis). A instalação do novo sistema decorrerá até final do mês de novembro.

Relatório Anual do MSC 2020. Marine Stewardship Council destaca progressos no domínio da pesca sustentável

O Marine Stewardship Council – organização ambiental sem fins lucrativos que estabelece um padrão global para a pesca sustentável – regista no seu último relatório progressos encorajadores em relação ao aumento de produtos de pesca sustentável, mas assinala a necessidade de reforçar esta dinâmica para enfrentar a magnitude dos desafios colocados aos oceanos.

Os novos números divulgados pelo MSC mostram que, em 2019-2020, mais de 17% das capturas globais de pescado selvagem provinha de pescarias vinculadas ao seu programa1 e que o número de empresas dedicadas à produção, ao processamento e ao abastecimento de produtos da pesca com certificação do MSC continua a aumentar de forma acentuada.

Docapesca adjudica novo sistema de defensas no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

A Docapesca adjudicou a empreitada para a instalação de novo sistema de defensas no cais norte do porto de pesca da Póvoa de Varzim, que representa um investimento próximo dos 116 mil euros, na sequência de um procedimento concursal.

O novo sistema de defensas, que visa a melhoria da segurança de pessoas e bens no embarque e desembarque das embarcações, será instalado na extremidade sudeste do cais norte do porto de pesca, com cerca de 33 metros de comprimento, destinada ao estacionamento de navios até 40 metros de comprimento e 250 toneladas de deslocamento.

Nova Lota do Funchal vai ter centro de expedição e embalamento

A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira celebrou esta semana o contrato de aquisição de equipamentos para a instalação do Centro de Expedição de Gastrópodes Marinhos Vivos, que será instalado na nova Lota do Funchal, a inaugurar proximamente.

Docapesca substitui ponte de acesso e passadiço flutuante na Nazaré

A Docapesca lançou um concurso para substituição da ponte de acesso e parte do passadiço flutuante no porto de pesca da Nazaré, com o preço base de 24.710 euros.
Os trabalhos incluem as desmontagens da ponte atual de acesso ao passadiço flutuante, dos ‘fingers’ existentes no primeiro módulo do passadiço flutuante, do auxiliar de flutuação da ponte e do primeiro passadiço flutuante, assim como a remoção da estaca de ancoramento do primeiro passadiço.

AÇORES

Candidatura a apoios ao abate de embarcações de pesca comercial e redes de emalhar pode ser feita até 31 Dezembro

O Governo Regional dos Açores decidiu prolongar o prazo de candidaturas aos regimes de apoio ao abate de embarcações de pesca comercial e de artes de pesca menos selectivas, nomeadamente redes de emalhar costeiras e armadilhas, criados em Agosto.

As portarias publicadas em Jornal Oficial determinam que o prazo candidaturas, que terminava quinta-feira, 15 de Outubro, seja estendido até 31 de Dezembro, para permitir o acesso por parte de um maior número de embarcações da frota açoriana.

Docapesca lança concurso para melhoria da drenagem pluvial no Porto de Pesca de Sesimbra

A Docapesca – Portos e Lotas lançou um procedimento concursal para uma empreitada de substituição de caleiras nos arruamentos adjacentes aos edifícios da antiga lota e de aprestos no Porto de Pesca de Sesimbra, visando a melhoria da drenagem de águas pluviais, com o preço base de 25 mil euros.

Docapesca adjudica obra de reabilitação da rampa-varadouro do Porto de Quarteira

A Docapesca adjudicou a empreitada de reabilitação da rampa varadouro do porto de pesca de Quarteira pelo valor de 50 mil euros e um prazo de execução de 50 dias, na sequência de concurso lançado em setembro.

Esta empreitada visa reparar as juntas das lajetas e das lajes da rampa varadouro, que é utilizada para as operações de alagem a bota-abaixo das embarcações, e será realizada por setores para permitir a continuidade das operações pelos seus utilizadores.

AÇORES

Limite máximo de capturas de goraz por embarcação aumenta em 17 toneladas

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu aumentar o limite máximo de capturas de goraz permitidas por embarcação até ao final do ano, que passa de 2% para 3% da quota global anual atribuída aos Açores e que corresponde a cerca de 17 toneladas. Um pedido da Federação das Pescas dos Açores.

O secretário Regional do Mar frisou que esta alteração tem como objectivo “utilizar a totalidade da quota numa altura do ano em que esta espécie é mais valorizada na primeira venda”.

CONSERVEIRA DE LISBOA

Ter tempo para conversar. Com muita lata à mistura

O negócio funciona há 90 anos na Baixa da cidade. À sua frente está a família Ferreira, que se diz empenhada em chegar ao centenário sem abdicar de princípios simples: manter a qualidade dos produtos e receber bem quem os visita.

Docapesca investe 170 mil euros no Porto de Pesca da Póvoa do Varzim

A Docapesca lançou dois concursos, com um preço base global de 167.440 euros, para melhorar a operacionalidade e segurança do porto de pesca da Póvoa de Varzim, que abrangem a instalação de novo sistema de defensas no cais norte e de ‘fingers’ no cais flutuante.
Um procedimento concursal, com o preço base de 120 mil euros, visa a instalação de novo sistema de defensas na extremidade sudeste do cais norte do porto de pesca, com cerca de 33 metros de comprimento.

Docapesca abre concurso para construção de edifício de apoio à trasfega de pescado em Sines

A Docapesca abriu um concurso público para a construção de edifício de apoio à trasfega de pescado do cerco no porto de pesca de Sines, com o preço base de 860 mil euros.

A nova construção, dedicada à escolha do pescado previamente à entrada em lota, vai desenvolver-se num único piso, respeitando os requisitos funcionais na sua relação com a doca e os edifícios já existentes da lota, da produção de gelo e das cargas e descargas de veículos pesados.

Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar recebeu Equipamentos de Protecção Individual

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, entregaram, na Póvoa de Varzim, Equipamentos de Proteção Individual à Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar, resultado de uma candidatura apresentada pela APMSHM, no âmbito das medidas de proteção e segurança à face à Covid-19.

Um investimento de 122 mil euros, com um apoio público de cerca 119 mil euros. No final da visita, o Ministro destacou a cooperação com as associações e organizações da pesca "em defesa do setor e da melhoria das condições de trabalho e segurança das mulheres e homens que dedicam a sua vida ao mar."

Total: 754