Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SAGRES
A Docapesca lançou um concurso público para melhoria da eficiência energética do porto de pesca de Sagres, com o preço base de 35 mil euros, envolvendo a montagem de 56 luminárias LED que irão permitir reduzir a potência instalada em 60 por cento.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO
Resultados do projecto ValorMAR apresentados em webinar sobre «Digitalização da Cadeia de Valor do Pescado»
No âmbito do projeto Mobilizador ValorMAR, cofinanciado pelo Compete2020, será dinamizado o 2º webinar de disseminação de resultados, no dia 18 de dezembro às 14h30.
Subordinada ao tema “Digitalização da Cadeia de Valor do Pescado”, a sessão abordará o crescente interesse dos consumidores europeus em conhecer a origem dos produtos que consomem e a rastreabilidade da cadeia de valor do pescado.
![]() |
Novas escadas e defensas no porto de pesca de Vila Real de Santo António
A Docapesca adjudicou a empreitada de substituição das escadas e defensas do cais de descarga de pescado do porto de pesca de Vila Real de Santo António, por cerca de 29 mil euros, na sequência de concurso lançado em setembro.
![]() |
Projecto PESCAz - Pescarias Sustentáveis nos Açores apresentado na Horta
O projecto “PESCAz – Pescarias Sustentáveis nos Açores: como pode ser melhorada a base científica para avaliações do estado dos recursos pesqueiros?” foi apresentado na cidade da Horta. Um projecto que que juntou o IMAR — Instituto do Mar, o Instituto Okeanos da Universidade dos Açores, a Federação das Pescas dos Açores e a APEDA – Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores, e correspondeu a um investimento de mais de 190 mil euros.
![]() |
Certificação MSC suspensa para todas as pescarias de arenque e verdinho atlântico-escandinavo
A certificação do Marine Stewardship Council (MSC) para a pesca do arenque e verdinho atlântico-escandinavo será suspensa a 30 de Dezembro de 2020. Esta medida foi anunciada pelos organismos de certificação independentes responsáveis por essas pescarias.
A razão para a suspensão é a falta de um acordo internacional sobre como gerir os níveis de captura entre diferentes nações.
![]() |
DOCAPESCA CONCLUI REABILITAÇÃO DA RAMPA VARADOURO DE QUARTEIRA
A Docapesca concluiu a reabilitação da rampa varadouro do porto de pesca de Quarteira, na sequência de concurso lançado em setembro e adjudicação da obra em outubro pelo valor de 50 mil euros.
Esta empreitada destinou-se à reparação das juntas das lajetas e das lajes da rampa varadouro, que é utilizada para as operações de alagem a bota-abaixo das embarcações.
![]() |
DOCAPESCA LANÇA SITE «LOTA EM CASA»
A Docapesca lançou sexta-feira o site “Lota em Casa” que permite ao consumidor final identificar os locais de venda de pescado fresco com origem nas lotas portuguesas em cada região, incluindo mercados municipais, peixarias, grandes superfícies e circuitos curtos de comercialização de pescado (cabazes).
Através da localização GPS, o novo site apresenta todos os pontos de venda aderentes ao CCL – Comprovativo de Compra em Lota perto de nossas casas, disponibilizando também uma funcionalidade que permite ao utilizador aumentar o raio de pesquisa até 100 km.
![]() |
Leilão do pescado já pode ser feito na nova Lota do Funchal
Os serviços de Lotas e Entrepostos da Secretaria regional de Mar e Pescas da Madeira e os técnicos das empresas continentais que se deslocaram à Região, concluíram “com sucesso” a operação de transferência da antiga lota do Funchal para as novas instalações do sistema electrónico que auxilia no leilão do pescado.
![]() |
DOCAPESCA CONCLUI CENTRAL FOTOVOLTAICA E LANÇA CONCURSO PARA ILUMINAÇÃO LED EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
A Docapesca concluiu a instalação de uma central fotovoltaica, que transforma energia solar em elétrica, no porto de pesca de Vila Real de Santo António, que representou um investimento próximo dos 50 mil euros.
O sistema fotovoltaico, que é o primeiro instalado em portos de pesca a nível nacional, permite cobrir cerca de 30 por cento dos consumos da lota, tendo uma produção anual estimada em 40 mil kWh, e é composto por cem módulos com a potência unitária de 310 Wp.
![]() |
Docapesca investe 178 mil euros no porto de pesca do Rio Arade
A Docapesca lançou dois concursos públicos para a instalação de central fotovoltaica e reabilitação dos tanques de água salgada no porto de pesca de Rio Arade com um preço base global de 178 mil euros.
A central fotovoltaica, que transforma energia solar em elétrica, visa a melhoria da eficiência energética do porto e trata-se de uma unidade de produção para autoconsumo de energia. Este concurso tem o preço base de 146.500 euros.
![]() |
Docapesca lança concurso para central de água salgada na Figueira da Foz
A Docapesca lançou um concurso, com o preço base de 100 mil euros, para a instalação de uma nova central de bombagem de água salgada na lota da Figueira da Foz.
A nova central de bombagem será totalmente equipada para as condições de funcionamento resultantes da necessidade de aumento da capacidade. Estão igualmente previstos trabalhos de construção civil que visam a manutenção de condições perfeitas de utilização.
![]() |
Manancial ibérico de sardinha dá sinal claro de recuperação
Os resultados da campanha IBERAS0920 dão conta do melhor recrutamento de sardinha dos últimos 15 anos. Tal como em anos anteriores, a maior concentração de juvenis foi observada na costa ocidental norte de Portugal.
A campanha de investigação IBERAS0920, realizada pelo IPMA e pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), a bordo do Navio de Investigação do IEO "Ramón Margalef", que teve como principal objetivo a estimação da abundância, por métodos acústicos, de sardinha na costa ocidental da Península Ibérica, decorreu entre 9 e 30 de setembro de 2020.
![]() |
Secretária de Estado das Pescas em Madrid
A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, reuniu-se dia18, em Madrid, com a Secretária-Geral das Pescas do Governo de Espanha, Alicia Villauriz, para analisar as propostas do próximo Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia sobre os totais admissíveis de capturas (TAC), quotas e outros assuntos de interesse comum relacionados com a atividade das pescas.
![]() |
AÇORES
VAB da pesca foi de 283 milhões de euros em 2017
Em 2016 e 2017, os Açores e a Região da Madeira representaram, em conjunto, 10,7% do Valor Acrescentado Bruto da Economia do Mar nacional (4,1% nos Açores e 6,6% na Madeira, respectivamente).
Esta proporção compara com um peso relativo inferior das duas regiões autónomas (4,5%) no total do Valor Acrescentado Bruto do país (2,1% nos Açores e 2,4% na Madeira).
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
Sciaena debate pesca de pequena escala em webinário. Participação gratuita
A Sciaena continua o seu ciclo de webinars com o evento “Uma nova luz sobre a Pesca de Pequena Escala: Benefícios e Oportunidades de uma Monitorização e Controlo Melhoradas”, a realizar esta quinta-feira, 19 de Novembro, entre as 10 horas e as 11h30. A participação é gratuita.
![]() |
Reabilitação da lota de Esposende concluída
A Docapesca concluiu os trabalhos da primeira fase da reabilitação do posto de venda de pescado do porto de pesca de Esposende, os quais, numa primeira fase, compreenderam a repavimentação de 140 metros quadrados, colocação de revestimento e pintura das paredes interiores
![]() |
Açores lançam segundo aviso de concurso para apoiar cessação temporária da actividade da pesca
O Governo Regional dos Açores lançou a 10 de Novembro o segundo aviso de abertura de candidaturas para apoiar a cessação temporária da actividade da pesca no arquipélago, uma medida que visa contribuir para o rendimento dos profissionais do sector, na sequência dos constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19.
![]() |
Docapesca adjudica beneficiação do posto de venda de pescado de Santa Luzia
A Docapesca adjudicou a empreitada de beneficiação do posto de venda de pescado de Santa Luzia, no concelho de Tavira, pelo montante de 35.500 euros e um prazo de execução de 50 dias.
![]() |
PORTO DE PESCA DE LAGOS
Docapesca inicia construção do parque de apoio aos armadores
Arrancou a empreitada de construção do parque de apoio aos armadores do porto de pesca de Lagos, que representa um investimento de cerca de 215 mil euros, para responder às necessidades inerentes às operações de recolha, reparação e acondicionamento de redes e apetrechos de pesca dos armadores e acondicionamento e armazenamento de “isco”.
![]() |
Açores vão gerir quotas de atum patudo e voador a partir de 2021
Os Açores vão passar a gerir, a partir de 2021, as quotas de atum patudo (Thunnus obesus) e de atum voador (Thunnus alalunga), no seguimento da repartição das quotas nacionais destas espécies de tunídeos pelo continente e pelas Regiões Autónomas, com base no historial de capturas destas espécies.