Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Governo Regional dos Açores avança com apoio excepcional aos profissionais da pesca
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, avançou com um apoio excepcional aos profissionais da pesca para o primeiro semestre do ano 2021, na sequência da situação de pandemia Covid-19 que se vive, envolvendo um envelope financeiro de 909 mil euros.
![]() |
PORTO DE PESCA DE OLHÃO MAIS SEGURO
A Docapesca concluiu a empreitada de reforço das condições de segurança do porto de pesca de Olhão que representou um investimento de 25 mil euros. Os trabalhos contemplaram o fornecimento e montagem de um sistema de videovigilância com 10 câmaras (7 fixas e 3 móveis).
Recorda-se que a Docapesca também terminou em janeiro a renovação da iluminação pública no porto de pesca de Olhão, um investimento próximo dos 40 mil euros que contemplou a substituição das 24 colunas e luminárias das três pontes cais.
![]() |
DOCAPESCA REQUALIFICA EQUIPAMENTOS DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VILA DO CONDE
A Docapesca concluiu os trabalhos de reabilitação dos equipamentos dos Estaleiros Navais da Azurara, em Vila do Conde, com a requalificação do equipamento de alagem, visando a melhoria da operacionalidade desta estrutura.
Anteriormente, foram realizados os trabalhos de reposição das condições de segurança das operações de alagem e/ou “bota-abaixo” das embarcações.
O investimento global no âmbito destas duas intervenções ascendeu a cerca de 48 mil euros.
![]() |
NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA DOCAPESCA
Sérgio Faias é o novo Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, órgão que já integrava como vogal desde 2016. Carlos Figueiredo mantém-se como vogal e Isabel Ferreira entra na Administração também como vogal do Conselho de Administração.
Estas alterações são resultado da saída da anterior presidente, Teresa Coelho, que tomou posse recentemente como Secretária de Estado das Pescas.
![]() |
PÓVOA DE VARZIM
DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO
A Docapesca lançou um concurso para a realização de uma dragagem de manutenção na bacia do porto de pesca da Póvoa de Varzim, com o preço base de 42.810 euros, para reposição da cota de serviço e, assim, restabelecer as devidas condições de navegabilidade e estacionamento de embarcações no local.
![]() |
DOCAPESCA INVESTE 90 MIL EUROS NO PORTO DE PESCA DO RIO ARADE
A Docapesca adjudicou as empreitadas de melhoria da eficiência energética e de reabilitação dos tanques de água salgada no porto de pesca do Rio Arade, num investimento global que ascende a 90 mil euros.
A empreitada de melhoria da eficiência energética, que prevê a substituição de 18 luminárias e 34 projetores por equipamentos LED, foi adjudicada por 56.260 euros
![]() |
PORTO DE PESCA DE OLHÃO COM ILUMINAÇÃO LED
A Docapesca concluiu a renovação da iluminação pública no porto de pesca de Olhão, um investimento próximo dos 40 mil euros que contemplou a substituição das 24 colunas e luminárias das três pontes cais.
As novas colunas metálicas têm uma altura de cinco metros e as luminárias passaram a ser LED e foram dotadas de elemento de proteção contra aves composto por espigões em aço inox.
![]() |
FundoPesca começa a ser pago a 515 profissionais da pesca açorianos esta terça-feira
Um total de 515 profissionais da pesca açorianos começam a receber a partir desta terça-feira o FundoPesca, mecanismo activado no passado dia 7 de Janeiro. Das 807 candidaturas submetidas, 515 reuniram as condições para a atribuição da compensação, num total de 171.386,70 euros, tendo sido indeferidas 292 candidaturas.
![]() |
Como ser um consumidor sustentável de pescado?
Consumir de forma sustentável significa consumir menos e melhor, considerando os impactos ambientais, sociais e económicos. O consumo de pescado é sustentável quando provém de fontes cujo impacto na saúde do oceano é mínimo e assegura a disponibilidade de recursos para as gerações futuras. Implica a utilização de um conjunto de práticas relacionadas com a aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos no meio ambiente.
![]() |
DOCAPESCA ADJUDICA ILUMINAÇÃO LED NO PORTO DE PESCA DE SAGRES
A Docapesca adjudicou a instalação de iluminação pública LED no âmbito da melhoria da eficiência energética do porto de pesca de Sagres, com o preço base de 34 mil euros, envolvendo a montagem de 56 luminárias que irão permitir reduzir a potência instalada em 60 por cento.
Os trabalhos preveem a substituição de 42 luminárias tipo globo e de 14 projetores das torres de iluminação de 20 metros, ficando todos os elementos com proteção contra aves.
![]() |
DOCAPESCA REFORÇA INVESTIMENTOS NO PORTO DA NAZARÉ
A Docapesca lançou um concurso para a construção de uma nova câmara de conservação de pescado fresco na lota da Nazaré, com o preço base de 48 mil euros. Este equipamento, que irá permitir a melhoria da cadeia de frio do pescado, tem uma capacidade de armazenagem de 420 caixas de 15 quilogramas e um volume de 79 metros cúbicos.
![]() |
Pesca da lampreia na Ria de Aveiro proibida de Maio a Dezembro
A pesca da lampreia na Ria de Aveiro fica proibida entre 01 de maio e 31 de dezembro, de acordo com um despacho da secretária de Estado das Pescas publicado dia 13 em Diário da República.
![]() |
DOCAPESCA INVESTE 110 MIL EUROS NO TELHEIRO DO CERCO DO PORTO DE PESCA DA FIGUEIRA DA FOZ
A Docapesca lançou um concurso para a empreitada de reabilitação do telheiro do cerco no porto de pesca da Figueira da Foz, com o preço base de 110 mil euros.
Esta empreitada envolve o fornecimento e montagem de cobertura metálica autoportante com 898 metros quadrados, o tratamento e pintura da estrutura e a instalação de 15 luminárias LED.
![]() |
DOCAPESCA CONCLUI REQUALIFICAÇÃO DO SISTEMA DE ÁGUA SALGADA DO PORTO DE PESCA DE MATOSINHOS
A Docapesca concluiu a obra de requalificação total do sistema de captação de água salgada, filtragem e tratamento prévio à distribuição instalado no topo da ponte-cais nº 1 do porto de pesca de Matosinhos, cujo investimento ascendeu a 248 mil euros.
![]() |
PORTO DE PESCA DE SESIMBRA
DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DE APOIO AO CERCO
A Docapesca lançou um concurso para a construção de dois edifícios de apoio à pesca do cerco no porto de Sesimbra, com um preço base de 1,23 milhões de euros, destinado à trasfega de pescado, a sua preparação e encaminhamento para a lota.
Trata-se da construção de dois edifícios independentes: o pavilhão da lota do cerco e o pavilhão da escolha e acondicionamento de pescado.
A área de implantação é de 1.870 metros quadrados, sendo a área de construção total de 2.950 metros quadrados. A área de construção encerrada ascende a 1.700 metros quadrados, enquanto a área exterior coberta totaliza 1.050 metros quadrados.
![]() |
DOCAPESCA ADJUDICA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PORTO DE PESCA DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
A Docapesca adjudicou, por cerca de 21 mil euros, a empreitada de melhoria da eficiência energética no porto de pesca de Vila Real de Santo António, que prevê a substituição de 42 luminárias por equipamentos LED.
Nestas luminárias serão montados elementos de proteção contra aves.
![]() |
DOCAPESCA ADJUDICA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PORTO DE PESCA DO RIO ARADE
A Docapesca adjudicou, por 56 mil euros, a empreitada de melhoria da eficiência energética no porto de pesca do Rio Arade, que prevê a substituição de 18 luminárias e 34 projetores por equipamentos LED.
Com esta mudança para LED, a potência instalada é reduzida de 24.720 para 9.690 Watts (W), ou seja, menos 61 por cento, permitindo ganhos ambientais e uma menor fatura energética.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM VÍDEOS | 2011
Mar Salgado
Programa de informação sobre a faina dos pescadores em Portugal, a sua rotina de ganhar o pão no mar deixando a angústia em terra com as famílias que os seguem na areia das praias, uma reportagem da autoria da jornalista Rita Ramos.
![]() |
NOVE LOTAS COM CERTIFICAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR DESDE 2017
A Docapesca obteve a certificação ISO22000, pela APCER, do sistema de gestão da segurança alimentar de nove lotas nos últimos quatro anos e, além disso, também foi concluída com sucesso a transição para o referencial de 2018 desta norma.
Em 2020 a certificação foi alargada às lotas de Setúbal e Quarteira, tendo igualmente sido renovada a certificação das lotas de Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Sagres, Sesimbra, Viana do Castelo, Aveiro e Vila Real de Santo António.
![]() |
RICARDO SERRÃO SANTOS:
Oportunidade de pesca para 2021 está em linha com pareceres científicos e princípios da Política Comum
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em representação de Portugal,Conselho de Ministros da União Europeia na área das pescas, em que foram definidas as quotas para 2021 e para o biénio 2021-2022 para as espécies de profundidade “balizou o estabelecimento das oportunidades de pesca em linha com os melhores pareceres científicos e de acordo com os princípios da Política Comum das Pescas, nas suas vertentes ambiental, social e económica”.