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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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2 DE DEZEMBRO DE 1994

Achille Lauro afunda-se

Dois dias depois de se ter incendiado, o transatlântico italiano Achille Lauro veio a afundar-se, a cerca de 100 milhas da costa da Somália. Estávamos a 2 de Dezembro de 1994; o navio transportava 579 passageiros. Pelo menos três pessoas morreram e oito ficaram feridas.
Terminava assim, sem glória, a vida de um paquete que tinha tanto de famoso como de azarado: em 1985, o navio fora sequestrado por terroristas palestinianos no Mediterrâneo.Pelo meio, ainda serviu de inspiração a uma ópera.

FAROL DE ALFANZINA - A FUNCIONAR DESDE 1 DE DEZEMBRO DE 1920

O farol do outro Cabo Carvoeiro

Foi construído num promontório rochoso no lugar de Alfanzina, Praia do Carvoeiro, sobre o oceano Atlântico, no concelho de Lagoa, conhecido à data da sua implantação em 1920, como 'Cabo Carvoeiro do Algarve'. Trata-se de uma torre branca, quadrangular, em alvenaria, com edifício anexo encimada por uma lanterna cilíndrica vermelha.

30 DE NOVEMBRO DE 1994

Paquete Achille Lauro em fogo

O transatlântico italiano Achille Lauro pegou fogo quando viajava com 579 passageiros pela costa Leste de África, em direcção às Ilhas Seychelles. Pelo menos três pessoas morreram e oito ficaram feridas.
Um paquete deveras azarado: Em 1985, o navio fora sequestrado por terroristas palestinianos no Mediterrâneo.

HÁ UM ANO FOI NOTÍCIA

GOOGLE HOMENAGEIA MARK TWAIN - O escritor que começou por ser condutor de barcos a vapor

O Google lembra esta quarta-feira o escritor e jornalista americano Samuel Clemens, conhecido como Mark Twain, no dia que marca 176 anos de seu nascimento. No cabeçalho da página do motor de busca aparece um desenho de crianças pintando a palavra "Google", uma referência aos personagens infantis que povoavam os romances de Twain.
Numa viagem de barco pelo Mississippi em direcção a Nova Orleans, Twain, inspirado pelo trabalho do piloto Horace E. Bixby, decidiu seguir a carreira de condutor de barco a vapor. Era uma ocupação bem remunerada, com salário estimado em 72.400 dólares anuais, mas que exigia amplo conhecimento do rio e seus diversos portos e paragens. Twain estudou meticulosamente os 3.200 km do Mississippi por mais de dois anos, até finalmente receber a sua licença de piloto em 1859.
 

CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O TEJO

O pontão da ponte (lado de Lisboa), terá a altura da Torre dos Clérigos

A 29 de Novembro de 1962, o "Diário de Lisboa" trazia a construção da ponte sobre o Tejo à primeira página. Destacava-se, em manchete, o facto de 1.500 pessoas trabalharem já nos estaleiros, visitados nesse dia por comitiva governamental.
A página 12 surgia pejada de pormenores sobre esta obra de grande envergadura.

27 DE NOVEMBRO DE 1807

Família real portuguesa embarca para o Brasil

Em Lisboa, a movimentação no porto era mais intensa a cada dia. Carruagens, arcas e caixotes cheios de louças, documentos, a baixela real e mais tesouros. Centros de mesa, jóias e metade de todo o dinheiro que circulava no país.
"Naquele 27 de Novembro, amanheceu chovendo em Lisboa e as carruagens tiveram dificuldade para atravessar as ruas cheias de lama até o cais de Belém, onde tinham poucos navios para tantos passageiros.
Foi um grande tumulto, com caixas e bagagens para todos os lados. No fim embarcaram a Família Real, com os nobres, os ministros, juízes, alguns padres e soldados.
Foi um dia de dolorosas separações para as famílias que depois disso ficaram divididas por um oceano".


 

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA - 1902

Quando os passageiros dos vapores viam a capital ao longe

"Hoje, temos a noticiar a pratica de uma louvavel iniciativa, que se refere ao desembarque dos passageiros de todos os grandes vapores que, passando pelo nosso porto, apenas aqui se demoram algumas horas, sem que, até agora, fosse possivle proporcionar aos seus passageiros a facilidade e commodidade de desembarcarque, que lhes permitisse o virem a terra e em terra se demorarem as horas que o vapor estivesse no Tejo"

22 DE NOVEMBRO DE 1497

Vasco da Gama dobra o Cabo da Boa Esperança

A armada de Vasco da Gama iniciou a viagem que viria a imortalizar o seu nome num sábado, 8 de Julho de 1497, depois de uma missa solene celebrada no Restelo: cerca de 150 homens da armada embarcaram em quatro navios, sendo duas naus construídas especialmente para esta viagem.
No dia 4 de Novembro a armada atingiu a África do Sul e três dias depois chegou à angra de Santa Helena, onde fez uma escala. Dobrou o cabo da Boa Esperança a 22 de Novembro e a 25 deteve-se de novo na angra de São Brás, onde foi desmantelada a nau dos mantimentos.
 

«Farol Velho» - Cabo Mondego

O pharol do Cabo Mondego, que está situado na extremidade SO da Serra de Buarcos, a 3 milhas ao NNO da barra d'esta vila, principiou a funccionar de 2ª ordem, do systema Fresnel, com candieiro de Carcel, de luz fixa e branca. A sua luz alcança a 20 milhas, em boas condições atmosphericas, e tem o foco elevado a 79 metros sobre o nível medio do oceano. A altura do foco luminoso sobre a base do edifício é de 44,55 metros. A lanterna é composta de um corpo de 7,65 metros com 6 faces de 1,98 de largo, tendo no vértice da cupula, que é de metal, uma chaminé resguardada por um capacete espherico, do centro do qual sae a haste do para-raios....".
 

PARTIU DE LISBOA A 25 DE MARÇO DE 1505

Conheça a história da «Flor do Mar»

Frol de la Mar ou Flor de la Mar (flor do mar) foi uma nau portuguesa de 400 toneladas, que ao longo de nove anos participou em vários acontecimentos marcantes no oceano Índico até ao seu naufrágio em Novembro de 1511. Nela viajava Afonso de Albuquerque de regresso da conquista de Malaca, com um imenso espólio e tesouros para o rei que se perderam ao largo de Sumatra, tornando-a um dos mais míticos tesouros perdidos. Uma réplica da Flor de la Mar abriga o Museu Marítimo de Malaca.
 

18 DE NOVEMBRO DE 1964

Construção da ponte sobre o Tejo entra numa fase decisiva

A 18 de Novembro de 1964, a construção da ponte sobre o Tejo entra numa fase decisiva, com o lançamento dos passadiços de serviço entre as duas margens, o que permite ao ministro Arantes de Oliveira e outras entidades atravessarem o Tejo, entre Lisboa e Almada, pela primeira vez a pé.

18 DE NOVEMBRO DE 1791 - NASCE 2.º VISCONDE DE SANTARÉM

Expoente da cartografia da costa ocidental de África para lá do Cabo Bojador

A 18 de Novembro de 1791, nasce, em Lisboa, o historiador, diplomata e estadista português Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Macedo Leitão e Carvalhosa, 2.º Visconde de Santarém. Fez a recolha de diversos materiais cartográficos referentes à descoberta, pelos portugueses, da costa ocidental de África para lá do Cabo Bojador, que reuniu na obra Atlas composé de cartes des XIVe, XV, XVI et XVII siécles.

17 DE NOVEMBRO DE 1964

Savannah, o primeiro navio mercante atómico do mundo, entra no rio Tejo

A 17 de Novembro de 1964, Savannah, o primeiro navio mercante movido a energia nuclear, entra no rio Tejo, onde permanecerá sete dias. Possui acomodações para 60 passageiros e 110 tripulantes, tendo, ainda, espaço para mercadorias. Poderá dar sete voltas ao mundo sem necessidade de se abastecer, enquanto um navio convencional precisaria de noventa mil toneladas de energia.

CRUZEIRO À MADEIRA E CANÁRIAS NO SANTA MARIA | 14.11.1964

Turismo: Satisfaça agora um sonho de sempre!

A 14 de Novembro de 1964, o Diário de Lisboa dava à estampa um anúncio da Star - Turismo e Viagens, publicitando um cruzeiro, de fim de ano, à Madeira e às Canárias, no navio Santa Maria. Eram oferecidas condições excepcionais: não era necessário passaporte, bastava o Bilhete de Identidade. «Satisfaça agora um sonho de sempre. Férias de Verão em Dezembro, no ambiente de um paquete de luxo e nos cenários surpreendentes da Madeira e das Canárias. Preços a partir de 1790$00 (€8,95)».

A FUNCIONAR DESDE 15 DE NOVEMBRO DE 1927

Farol Gonçalo Velho, ilha de Santa Maria | Açores

Localizado na Ponta do Castelo, posição esta já referenciada no Plano Geral de Alumiamento de 1883, começou a funcionar no dia 15 Novembro de 1927. Todos os Faróis nos Açores herdaram o nome da localização onde foram instalados e este não fugiu à regra, tendo sido inaugurado com o nome “Farol da Ponta do Castelo” (ponta onde está localizado).  A 3 de Março de 1930 passou a designar-se Farol de Gonçalo Velho.
 

UM GRAVE PROBLEMA

O caso da pesca vai resolver-se?

Vigo! Apeamo-nos do camion que, de La Guardia, nos trouxe, por Baiona, até à importante cidade galega.
Vigo, sendo uma cidade velha, não se contentou com a sua velhice. Tratou de acompanhar o progresso (...).
Diário de Lisboa, 15 de Novembro de 1923.

AÇORES

Farol da Ponta da Ferraria inaugurado a 9 de Novembro de 1901

O farol da Ponta da Ferraria, em São Miguel, foi inaugurado a 9 de Novembro de 1901. Fica quase em frente ao lugar onde existiu a ilha Sabrina, uma pequena ilha formada em Junho e Julho de 1811 por uma erupção vulcânica submarina que ocorreu ao largo da Ponta da Ferraria, na ilha de São Miguel, Açores.

Ponte D. Maria Pia inaugurada a 4 de Novembro de 1877

Projectada pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig e construída entre 5 de Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877, pela empresa Eiffel Constructions Métalliques, fundado por aquele e por Gustave Eiffel, esta foi a primeira ponte ferroviária a unir as margens do rio Douro. A solução inovadora do “arco para vencer um vão de 160 metros permitiu fazer uma ponte que muitas pessoas designam como sendo transparente”.
O professor catedrático Raimundo Delgado, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entrevistado pela Agência Lusa, explica que esta obra “envolveu muita inovação para a época”. Foi mesmo considerada pela American Society of Civil Engineers “um marco da engenharia civil mundial”.
 

2 DE NOVEMBRO DE 1901

Iate real Amélia IV chega a Cascais

O Amélia IV foi um navio comprado pelo Rei D. Carlos I, em 1901, para servir de iate Real, de navio de guerra e de navio hidrográfico. Originalmente chamado Banshee, o Amélia IV foi o quarto iate, baptizado com este nome, adquirido pelo Rei D. Carlos I, para ser usado nas suas campanhas oceanográficas. Tal com os três primeiros iates, este foi também rebaptizado em homenagem à sua mulher, a rainha D. Amélia de Orleães. O navio chegou a Cascais a 2 de Novembro de 1901.

31 DE OUTUBRO DE 1887

Começa a construção do Porto de Lisboa

Em 1887 dava-se início a um dos mais notáveis projectos para bem da vida económica portuguesa e da higiene da capital, "As grandes obras do Porto de Lisboa". Estas obras fizeram desaparecer as praias lodosas chamadas "lamas de aterro", donde se exalavam miasmas que inquinavam o ambiente e originavam muitas doenças, como por exemplo as "febres de aterro". Após as obras estas doenças tenderam a desaparecer, graças à regularização das margens.

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