Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Os heróis esquecidos do TITANIC
O cruzeiro era do “glamour”, talvez por isso não largue a ribalta mediática, tantos mil dias passados.
Havia a segunda classe, a terceira classe e quem só tivesse classe para trabalhar no duro, como os da “gangue negra”, os trabalhadores que alimentavam as fornalhas. Não só esses.
A BBC relembra alguns desses heróis esquecidos do TITANIC.
![]() |
TITANIC TIMELIME - 14 DE ABRIL | 20:40 - 23:30
Os momentos antes do embate fatal
20:40 O segundo oficial Lightoller ordena um vistoria ao suprimento de água fresca, uma vez que a água do mar está próxima da temperatura de congelamento (da água doce).
20:55 O capitão retira-se após o jantar e vai até à ponte, onde comenta como oficial de guarda, segundo oficial Lightoller, sobre o tempo calmo e a noite clara, apesar da falta da lua, assim como a visibilidade de icebergs durante ume noite sem luar. O Titanic faz 22 nós com 24 de suas 29 caldeiras activadas.
![]() |
TITANIC TIMELIME - 14 DE ABRIL | 23:30 - 23:50
Toca o sino de alarme três vezes e avisa a ponte: «Iceberg à nossa frente»
23:40 Inesperadamente, Fleet observa uma grande forma escura indistinta elevando-se 18 metros acima da superfície e que ele reconhece como sendo a ponta de um iceberg, a aproximadamente 460 metros, directamente à frente; rapidamente toca o sino de aviso três vezes e avisa a ponte, "iceberg directamente a frente".
![]() |
TITANIC TIMELIME -12 E 13 DE ABRIL
Aviso de grandes blocos de gelo aproximando-se perigosamente
12 a 13 de Abril O Titanic percorre 835 km com tempo claro e limpo, mas avisos sobre gelo, comuns nesta época, são recebidos. Os passageiros reportam o mínimo de barulho ou vibrações no navio.
13 de Abril, 10:30 Aviso de grandes blocos de gelo é enviado pelo Rappahannock que foi danificado ao atravessar um campo de gelo.
![]() |
POUCAS CATÁSTROFES RECEBERAM TANTA ATENÇÃO NA NOSSA ÉPOCA
«Primeiro foi Pompeia, depois o Titanic»
100 anos depois do naufrágio, o Titanic volta à superfície com a versão 3D do filme de James Cameron, de 1997, além de um drama para a televisão britânica, vendido em 86 países, e uma série de livros.
"Poucas catástrofes receberam tanta atenção na nossa época. Primeiro foi Pompeia, em seguida o Titanic", observa Julian Fellowes, autor de "Titanic", a minissérie em 4 episódios para a emissora de televisão ITV.
![]() |
Exposição viaja ao fundo do mar para descobrir o Titanic
Os visitantes da exposição "Titanic - A 3,8 mil metros de profundidade" no Aquário de Mystic, em Connecticut, poderão experimentar as sensações vividas pelo oceanógrafo Robert Ballard ao descobrir o navio, 73 anos após o naufrágio, com a remontagem de detalhes da noite do acidente, como o iceberg e códigos Morse.
![]() |
TITANIC
Patrocínio de vodka Iceberg irrita família de sobreviventes
Os familiares de dois sobreviventes do Titanic mostraram indignação ao patrocínio da vodka Iceberg a uma festa de lançamento de um livro sobre a tragédia. De acordo com o jornal The New York Post, o apoio da marca foi de "mau gosto" e "inaceitável", afirmou Lydia Williams Griffin, neta do tenista americano Dick Williams, que escapou vivo do transatlântico que naufragou em 1912 ao chocar com um iceberg.
![]() |
AVISO DA SYMANTEC
Busca por termo «Titanic» pode afundar o seu computador
Enquanto o mundo recorda a tragédia do navio Titanic, a sua segurança ao navegar na web pode estar em perigo. Segundo informações da Symantec, a pesquisa por termos relacionados com o nome do navio podem oferecer ameaças para desktops, smartphones e tablets.
![]() |
AO TEMPO DO NAUFRÁGIO DO TITANIC
Como era Portugal em 1912
Na altura em que se deu o naufrágio do Titanic , Portugal estava a braços com uma epidemia de tifo em Lisboa, que grassava desde o princípio de Março e durou até finais de Abril. Matou 254 pessoas. A capital, tal como os principais centros urbanos, vivia em constante alarme social devido às greves e aos tumultos. No final de Janeiro, uma greve geral levou o governo chefiado por Augusto de Vasconcelos (apoiado pelo Partido Democrático, de Afonso Costa) a decretar o estado de sítio. Militares e carbonários pró-governamentais assaltaram e destruíram a sede da União dos Sindicatos, em Lisboa.
![]() |
CRUZEIRO PARTIU DE NOVA IORQUE
«Azamara Journey» ruma ao local da tragédia do Titanic
O navio 'Azamara Journey' partiu esta quarta-feira de Nova Iorque para um "cruzeiro" ao local da tragédia do Titanic com cerca de meio milhar de passageiros a bordo, fascinados pela centenária história do navio "inafundável", alguns mesmo "mórbidos" e espíritas.
"Gosto do [história do afundamento do navio alemão] Hindenburg também, portanto era uma criança mórbida e acho que ainda sou", disse à agência Lusa Katie Stephens, uma das mais jovens passageiras a bordo do navio que partiu para a costa canadiana.
![]() |
VIAGEM AO LOCAL DO NAUFRÁGIO DO TITANIC
Enfermeira portuguesa com 500 passageiros a cargo
A enfermeira portuguesa Ana Cristina tem a seu cargo a saúde dos cerca de 500 passageiros que partiram na terça-feira de Nova Iorque rumo ao local de afundamento do Titanic, que marca os 100 anos da tragédia marítima.
Neste cruzeiro rumo à costa do Canadá, que deverá contar com mar bravo, as cerimónias no local de afundamento do Titanic constituem o principal ponto de preocupação para a enfermeira portuguesa, que na terça-feira ultimava os preparativos para a partida.
![]() |
CANTORA NO «AZAMARA JOURNEY»
Armanda fã de Amália
A música a bordo do cruzeiro que partiu na terça-feira de Nova Iorque, rumo ao local de afundamento do Titanic, está a cargo de uma cantora e instrumentista apaixonada por Lisboa e pelo fado, sobretudo de Amália.
Enquanto afinava uma harpa, preparando-se para a primeira de várias actuações a bordo nos próximos dias, a cantora e instrumentista Mary Armanda relatava ter sido o funeral de Amália que a levou pela última vez a Lisboa, cidade com a qual iniciou uma relação há 35 anos.
![]() |
FILME SOBRE O TITANIC
ATLANTIS, 1913 - disponível na íntegra, na web
Atlantis, (1913), é um filme mudo da Dinamarca, dirigido por August Blom, chefe de produção na empresa Nordisk Film. O filme foi baseado no romance de 1912 por Gerhart Hauptmann, vencedor do Prémio Nobel 1912. A produção foi estrelada por um elenco internacional encabeçado pelo dinamarquês Olaf Fønss, ídolo das matinês e pela diva autríaca de ópera Ida Orloff.
Lançado um ano após o naufrágio do Titanic, o filme suscitou grande atenção, assim como severas críticas, devido às semelhanças com a tragédia real.
![]() |
INVESTIGAÇÃO DA «NOTÍCIAS MAGAZINE»
Quatro portugueses morreram no naufrágio do Titanic
Maria de Sousa Carreira Jardim estava a bordar uma toalha grande com outras mulheres à soleira da porta de sua casa, no Lombo do Salão, a curta distância da Calheta, na ilha da Madeira, quando uma lapa caiu do céu em cima da agulha e lhe interrompeu o trabalho. Espantadas, as outras bordadeiras ainda disseram que podia ter caído das patas de uma gaivota. Mas Maria ficou perturbada. Estava-se em 1912, o marido, José, embarcara semanas antes para Inglaterra, com a intenção de emigrar para a América, deixando-a com 20 anos e uma bebé de 9 meses nos braços: Maria, como a mãe. Esta história é contada hoje, cem anos depois, por Maria, a terceira da família, a neta. A lapa de mau agoiro que caiu na agulha da avó bordadeira. «A minha avó recebeu um sinal da morte do marido.»
![]() |
TITANIC TIMELIME -11 DE ABRIL
Apostas a bordo: Chegamos terça ou quarta?
11 de Abril, Quinta-feira de manhã O Capitão Smith faz alguns testes de manobrabilidade.
11:30 O Titanic baixa âncoras no porto de Queestown, a aproximadamente 3,2 km da terra firme. 113 passageiros da terceira classe e 7 da segunda embarcam junto com 13485 sacos de correspondência. 7 passageiros desembarcam levando para terra firme as últimas imagens conhecidas do interior do navio.
![]() |
TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO
Edir Macedo afirma que a Ordem dos Jesuítas afundou o Titanic para começar a Primeira Guerra Mundial
Acontecimento que se preze precisa de uma boa teoria da conspiração a aureolá-lo. Com o Titanic não houvera de acontecer? Por certo que sim. Créditos desta teoria (não foi a única!) a cargo do líder da IURD.
“O navio inafundável, o palácio flutuante, foi criado para ser o túmulo para os ricos, que se opuseram ao Federal Reserve System. Em abril de 1912, toda a oposição à Reserva Federal foi eliminada. Em dezembro de 1913, o Federal Reserve System surgiu nos Estados Unidos. Oito meses depois, os jesuítas tinham fundos suficientes através do banco da Reserva Federal para começar a Primeira Guerra Mundial”...
![]() |
ANCESTRY.CO.UK
Milhares de documentos sobre o Titanic publicados na web
Fotos, listas de passageiros e de membros da tripulação figuram entre os cerca de 200 mil documentos relacionados com o Titanic e disponibilizados on-line dia 9 de Abril por um site britânico. O site ancestry.co.uk, especializado em pesquisas genealógicas, disponibiliza em particular registos de passageiros que embarcaram a bordo do Titanic em Southampton (Inglaterra) e Queenstown (hoje Cobh, Irlanda), mas que não inclui os que embarcaram em Cherburg (França).
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Folheando o «Diário de Lisboa» de 11 de Abril de 1955
Prometia-se grande cortejo fluvial, com cerca de 400 embarcações, para acompanhar “desde as alturas de Paço de Arcos até ao Terreiro do Paço”, o cruzador “Tamandaré”, que transportaria o Presidente do Brasil, Café Filho.
Ainda na primeira página, um dramático ponto de interrogação: Caiu ao mar a delegação chinesa à conferência de Bandung?”
![]() |
TITANIC - TIMELINE
10 de Abril de 1912, 9:30 - Começa o embarque de passageiros
No dia 10 de Abril, às 07:30 tomou o comando o Capitão Edward J. Smith, antigo comandante da Olympic. Este capitão tinha sido escolhido com cuidado. Era o mais experiente da companhia, em 35 anos de trabalho nunca sofrera nenhum acidente de maior. Era chamado o “capitão dos ricos” uma vez que era ele quem comandava os navios de luxo que transportavam milionários e famosos. Depois de 35 anos de trabalho esta seria a sua última viagem esperando-o uma merecida reforma!
Das 09:30 às 11:00 foi realizado o embarque dos passageiros das 2a. e 3a. classes. Os passageiros da 1a. classe embarcaram às 11:30.
![]() |
TITANIC TIMELIME -10 DE ABRIL
Os ilustres que embarcaram, o fogueiro que fugiu e J. P. Morgan, que desistiu à última hora
Quem criou o mundo, apensou estória similar em todos os antecedentes das tragédias. A estória tem a ver com os que não foram, não partiram, não embarcaram, não compraram, não venderam. Sempre no último minuto. O ilustre J. P. Morgan, diz-se que cancelou a viagem em cima da hora. Correm teorias da conspiração, correndo a estória de que terá congeminado o afundamento do navio... Até o bispo Edir Macedo entra no jogo, metendo os jesuítas ao barulho.
E depois há John Coffey, o fogueiro que se acagaçou a sério, saltando do paquete na escala em Queenstown. Teve um mau presságio, que dias depois se viria a revelar precioso augúrio...