Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUINTA-FEIRA, 21 DE JANEIRO

WEBINAR COMM- MARINHA MERCANTE 200 ANOS DE HISTÓRIA

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante inicia o ano de 2021 recordando a história da Marinha Mercante em Portugal.

Para o efeito, o COMM convidou o historiador Luís Miguel Correia que ao longo da sua vida vem editando e escrevendo livros, fazendo palestras, colaborando regularmente em revistas e nas redes sociais sobre essencialmente a Marinha Mercante Portuguesa, os navios, os armadores mas, também o mundo marítimo a nível mundial.

Aniversário de navio da Marinha marca 30 anos de avanços tecnológico e operacional

Foi a 18 de janeiro de 1991 que a Bandeira Nacional foi içada, pela primeira vez, a bordo do NRP Vasco da Gama na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

​Nestes trinta anos ao serviço de Portugal, o NRP Vasco da Gama, o primeiro dos três navios da Classe Vasco da Gama, participou em inúmeras missões e operações em todo o mundo, desempenhando variadas tarefas e representando o nosso País em defesa dos interesses nacionais em várias partes do mundo, designadamente nos oceanos Atlântico e Índico, no mar Mediterrâneo, no mar do Norte, no mar Adriático e no mar Báltico, entre outros.

O navio-bomba da Segunda Guerra Mundial que assusta Inglaterra até hoje

A 20 de agosto de 1944, o navio cargueiro americano SS Richard Montgomery ancorou na entrada do Rio Tamisa (Inglaterra) com uma carga, literalmente, bombástica: cerca de 9.000 bombas que seriam usadas na Segunda Guerra Mundial.

E, até hoje, continua no mesmo lugar, ainda com boa parte daquelas bombas no interior — gerando temor dos moradores da pequena cidade inglesa de Sheerness.

Mega-tsunami pré-histórico varreu a costa de Israel há 9.000 anos

Um tsunami catastrófico com ondas de até 16 metros varreu há 9.000 anos a costa leste do Mediterrâneo, em território que agora faz parte de Israel, revelou um novo estudo, que analisou sedimentos do antigo assentamento de Tel Dor.

De acordo com os cientistas, que detalharam recentemente os resultados da nova investigação num artigo publicado na revista PLOS One, este foi um dos maiores tsunamis a atingir o litoral desta região, alcançando entre 1,5 e 3,5 quilómetros de território.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM VÍDEOS | 1989

Pescadores da Figueira da Foz

Programa dedicado aos pescadores da Figueira da Foz, ao seu quotidiano, às suas tradições e costumes.

GERALDO COELHO DIAS

O Mar e os Portos como catalisadores de religiosidade

Ao longo da costa, quantas Capelas da Senhora da Bonança ou do Facho, sabendo-se que os fachos ou marcas marítimas prestavam ajuda à orientação dos barcos de pesca na cerração da noite ou nas preocupações dos nevoeiros marítimos.

Barcos Tradicionais do rio Tejo: Um património que não deve ser esquecido

A frota dos Barcos Tradicionais do rio Tejo tem vindo, ao longo dos últimos anos, a crescer fruto do trabalho desenvolvido pela Marinha do Tejo e das novas gerações que vêem nestes barcos histórias do passado e testemunhos para o futuro.
Navegar num barco tradicional é mais do que uma experiência de vela, é o tentar imaginar o que foram esses mesmos barcos e o papel que tiveram no desenvolvimento económico e social de uma região.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM VÍDEOS | 1973

Concurso Nacional de Pesca Desportiva de Mar | Ílhavo

Concelho de Ílhavo, Clube do Recreio Artístico promove Concurso Nacional de Pesca Desportiva de Mar junto à Praia da Barra. Reportagem de 1973, vídeo dos Arquivos RTP.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM VÍDEOS | 1990

Desenvolvimento da Ria de Aveiro

Criação da Associação de Municípios da Ria de Aveiro (Concelhos de Aveiro, Ovar, Ílhavo, Vagos, Mira, Estarreja, Murtosa, Águeda, Oliveira do Hospital e Albergaria A Velha), com o objetivo de limpar a ria e consequente desenvolvimento turístico. Reportagem de 1990, vídeo dos Arquivos RTP.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM VÍDEOS | 1991

Aveiro e a Ria de Aveiro

Programa dedicado a Aveiro e à Ria de Aveiro, o seu património histórico, natural e gastronómico. Reportagem de 1991, vídeo dos Arquivos RTP.

Submarino da «frota perdida» de Hitler aguarda o seu destino (turístico) no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia.

Localizado a uma profundidade de 20 metros ao largo da costa Karasu da província de Sakarya, no norte, o submarino U-20 fazia parte de uma frota de seis submarinos para dominação naval no Mar Negro durante a II Guerra Mundial.

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Exposição «Toda a redondeza do mundo: Magalhães-Elcano, 1519-1522» na Biblioteca Geral

A Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) tem patente até 19 de fevereiro de 2021 a exposição bibliográfica “Toda a redondeza do mundo: Magalhães-Elcano, 1519-1522”.

A exposição “Toda a redondeza do mundo: Magalhães-Elcano, 1519-1522” está integrada no programa oficial de celebrações coordenado pela EMCFM e põe à disposição do visitante mais de 30 obras impressas e manuscritas – legendadas em português, espanhol e inglês, para ficar acessível a um público mais vasto. Está igualmente a ser preparada uma versão digital.

Exposição itinerante TITAN. O RENASCER patente no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

A exposição itinerante TITAN. O RENASCER, inaugurada a 27 de novembro, encontra-se patente no átrio da entrada do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Destinada a percorrer os estabelecimentos de ensino e outras instituições da região, a exposição evoca, no seu formato e à escala real, os blocos que os titans erguiam (e que chegavam a pesar 50 toneladas) e com os quais foram edificados os molhes de Leixões.

Sessão de apresentação do projeto TITAN. O RENASCER disponível online

Se não teve oportunidade de seguir em direto a transmissão da sessão de apresentação do projeto TITAN. O RENASCER, que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, pode ver online todo o desenrolar da iniciativa.

Titan de Leixões vai ser restaurado e aberto ao público no Verão de 2021

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou, esta sexta-feira, 27 de novembro, o restauro do icónico Titan de Leixões. O Projeto “Titan – O Renascer” é coordenado, cientificamente, pelo historiador Joel Cleto e executado pela empresa Macwide. O conjunto do investimento infraestrutural e de programação, orçado em cerca de €2 milhões de euros, vai possibilitar a visita à infraestrutura e contará com um programa que envolve toda a comunidade escolar e artística da região.

CREOULA

Municípios querem recuperar o navio que deu “mais de 20 voltas ao mundo”

Um conjunto de instituições, entre elas a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e as câmaras de Ílhavo e de Aveiro, está a tentar encontrar uma solução para levar por diante a recuperação do antigo lugre bacalhoeiro Creoula – se o projecto avançar, a embarcação passará algumas temporadas ancorada no Porto de Aveiro, aberta a visitas.

ESTA SEXTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO

Sessão de apresentação «Titan O Renascer»

O Presidente do Conselho de Administração da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., Nuno Araújo, convida os interessados a assistirem ao lançamento do projeto “Titan - O Renascer”, que terá lugar esta sexta-feira, 27 de novembro, pelas 12h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Devido à situação atual de saúde pública, a sessão decorrerá por via digital, na página do facebook “Titan - O Renascer”.

TITAN - O RENASCER

Mas como erguer do fundo do mar e sobre os rochedos os imensos paredões?

Em 1884, depois de séculos de sonhos e de utopias, e de décadas de projetos, tinha início a construção do maior porto artificial do país - a maior obra de engenharia realizada em Portugal no século XIX. O projeto, de autoria de Nogueira Soares, foi o corolário de muitos outros estudos e planos. Mas todos eles tinham um denominador comum: aproveitar os grandes rochedos existentes ao largo da foz do rio Leça - os "leixões" - para alicerçar parte da estrutura portuária. Havia um projeto, havia vontade política, havia meios financeiros. Mas como erguer do fundo do mar e sobre os rochedos os imensos paredões? A resposta foi titânica!

É preciso celebrar a viagem que mudou o mundo

A viagem planeada e executada por Fernão de Magalhães e terminada por Juan Sebastian Elcano constitui-se como um marco da História do mundo, e por isso os 500 anos desta primeira volta ao mundo merecem ser celebrados com pompa e circunstância.

SESSÃO ONLINE, ESTA TERÇA-FEIRA, A PARTIR DAS 15:00

Mais Magalhães, Mais Mundo

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva associa-se à Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

Na data em que se assinalam 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, o nosso centro de ciência volta a ser palco de um conjunto de iniciativas que celebram a aproximação de diferentes culturas e a partilha de conhecimento.

Total: 878