Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Limitar comércio de tubarões vai conservar as espécies

O diretor do Centro de Oceanografia da Universidade de Lisboa, Henrique Cabral, classifica a medida que limita o comércio de cinco tipos de tubarão, como mais um passo no sentido da conservação de espécies particularmente ameaçadas.
O especialista frisa que algumas destas espécies só se reproduzem aos 30 e 40 anos de idade, pelo que a sua subsistência no meio marinho depende muito de restrições à sua utilização.

ESTE SÁBADO, NO MUSEU DE MARINHA

Sousa Rodrigues aborda o tema «Missão NAFO 2012»

Realiza-se este sábado, dia 16 de Março , às 11 horas, no Museu de Marinha, uma Conversa Informal apresentada pelo Comandante Sousa Rodrigues com o tema: «MISSÃO NAFO 2012 - VIGILÂNCIA E INSPECÇÃO DA ACTIVIDADE PESQUEIRA NOS GRANDES BANCOS DA TERRA NOVA»

No mercado de Matosinhos há quem resista ao «peixe de aviário»

Muitos consumidores desconfiam da qualidade do peixe produzido em aquacultura. No mercado de Matosinhos, por exemplo, há quem resista ao chamado “peixe de aviário”.

GRANDE REPORTAGEM SIC

Semear para pescar

Há 40 anos que o peixe do mar não chega para alimentar a população mundial: quase metade do peixe que consumimos já é produzido em aquacultura. Os portugueses são os terceiros maiores consumidores de peixe do mundo, mas importamos a maior parte do peixe que consumimos. A Grande Reportagem SIC mostra-lhe como se produzem hoje os peixes e mariscos de viveiro e como o país desperdiça este enorme potencial que poderia ser uma fonte de riqueza.

Empresários algarvios da restauração preferem comprar peixe do mar

O peixe produzido em aquacultura continua a ser alvo da desconfiança dos consumidores. Também os empresários algarvios da restauração preferem comprar peixe do mar.

Buscas por pescadores desaparecidos retomadas esta quarta

A Marinha suspendeu ontem, ao final da tarde, as buscas para procurar os três pescadores que estão desaparecidos desde domingo na sequência de um naufrágio ao largo da ilha de São Jorge, mas retomará a operação esta quarta-feira.

Lota de Peniche é a que gera maior volume de negócio em Portugal

De todo o país, é no porto de Peniche que o negócio do mar mais rende. O pescado transacionado em lota gerou 30,5 milhões de euros no ano passado, de acordo com estatísticas da Docapesca, que colocam a cidade-península à frente de concorrentes importantes como Matosinhos e Sesimbra, por exemplo.

OLHÃO

Manuel Pinto de Abreu inaugura nova fábrica de conservas de peixe

Em Olhão, foi inaugurada, na tarde desta quarta-feira, uma nova fábrica de conservas de peixe. A produção será quase que totalmente destinada à exportação. O Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, garante que este é um setor que está a dar a volta à crise e, prova disso, são os vários projetos de novas fábricas de conservas que estão aprovados.

Bruxelas vai analisar apoios à exportação para tornar pesca da Madeira mais competitiva

A comissária europeia dos Assuntos Marítimos e Pescas comprometeu-se esta quarta-feira a analisar a possibilidade de mais apoios no custo dos transportes relacionados com a exportação de peixe produzido e pescado na Madeira, para tornar a produção regional mais competitiva.

Pescadores dos Açores querem revisão do Poseima

O presidente da Federação de Pescas dos Açores (FPA) defende uma revisão do programa comunitário Poseima, que não é atualizado desde a sua criação, de forma a promover um aumento de verbas para o setor.

Peixe transaccionado em lota caiu 7% em volume, mas aumentou em valor

Preço médio do pescado subiu em 2012, num quadro de diminuição da oferta por força da significativa redução da extracção de sardinha.

DEFENDEM ESPECIALISTAS:

Gestão pesqueira tem de ser repensada para evitar ruptura de stocks na costa portuguesa

Investigadores das universidades de Coimbra e de Kiel (Alemanha) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) afirmam que é “fundamental repensar a gestão pesqueira”, para evitar “a rutura de ‘stocks’ marinhos” na costa portuguesa. As alterações climáticas “estão a provocar implicações cada vez mais graves no ecossistema marinho”, salientam os especialistas.

Projecto da Pescanova em Mira «não está à venda»

O grupo Pescanova, que emitiu este domingo um alerta ao mercado espanhol a afirmar que se colocou ao abrigo dos credores até reestruturar a sua dívida com a banca, não inclui a Acuinova Mira, unidade de cultura de pregado que detém em Portugal, na lista de activos a alienar.

ALERTAM ESPECIALISTAS

Portugueses optam pelo peixe mais barato

Os portugueses estão a optar por espécies de peixe mais baratas por causa da crise, mas a diferença de sabor e a falta de tempo para descobrir novas formas de cozinhar podem baixar o consumo, alertam especialistas.

PORTO DA NAZARÉ

Reabilitação de dois conjuntos de 48 armazéns de aprestos

A obra adjudicada pelo IPTM à TPS – Teixeira Pinto & Soares, Lda. pelo valor de € 478.953,05, com IVA incluído, foi consignada dia 15 de Fevereiro e arrancará em breve.

HOJE, NA SEDE DA LPN, EM LISBOA

Tertúlia debate «As Dimensões Sócio-Culturais da Pesca»

Hoje, 27 de Fevereiro, pelas 18.30, na sede da Liga para a Protecção da Natureza, em Lisboa, organizada por essa Liga e pela associação Sciaena, realiza-se uma tertúlia de discussão sobre "As Dimensões Sócio-Culturais da Pesca".

PESCA

Partidos propõem venda de peixe de tamanho abaixo do permitido

Os partidos vão discutir em sede de comissão parlamentar os projetos de resolução que propõem a preservação da arte xávega, procurando uma posição conjunta para o Parlamento recomendar ao Governo a valorização desta pesca tradicional.
As iniciativas devem dar entrada na comissão parlamentar de Agricultura e Mar no prazo de 30 dias.

Câmara da Figueira da Foz quer supressão do defeso da pesca da lampreia no Mondego

A Câmara Municipal da Figueira da Foz votou esta terça-feira, por unanimidade, uma proposta da oposição PSD que defende a supressão do defeso da pesca da lampreia no estuário do Mondego.

Quer ser observador do POPA?

O cargo de observador de pescas no POPA é considerado uma experiência emocionante e extremamente válida do ponto de vista profissional. Por isso mesmo concorrem ao Programa todos os anos muitas dezenas de pessoas. Não é exigida aos candidatos formação específica na área sendo apenas necessário terem mais de 18 anos.

Presidente do Turismo do Centro «frontalmente contra» importação de lampreia

O presidente do Turismo Centro de Portugal manifesta-se "frontalmente contra" a importação de lampreia, assumindo acreditar que aquele peixe servido em festivais gastronómicos da região é oriundo dos rios Vouga e Mondego.

Total: 362
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 [14] 15 16 17 18 19