Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A grande viagem das enguias

Algures no rio Loire, no Oeste de França, um barco parte à pesca da enguia numa noite escura.
Yannick Perraud, pescador: “- O barco permanece imóvel. É a corrente que empurra os peixes para a rede. A rede recolhe progressivamente e os peixes caiem nesta bolsa.”
Mas ao fim de três horas de trabalho a pesca revela-se fraca.

Indústria de processamento do bacalhau norueguesa rejeita uso de fosfatos

A indústria de processamento de bacalhau da Noruega não quer usar fosfatos, disse à agência Lusa um responsável de uma unidade em Stamsund, no norte do país.
«Eu concordo com a proibição do uso de fosfatos. Se nós não usamos nos nossos filetes, não faz sentido usarmos aditivos na produção», afirmou Paul Hauan, diretor na unidade da Norway Seafoods em naquela localidade.

Pescadores da Noruega preocupados com crise em Portugal

A mais de quatro mil quilómetros de distância, nas remotas ilhas Lofoten, o estado da economia portuguesa preocupa simples pescadores noruegueses, afetados pela perda de poder de compra do principal importador de bacalhau norueguês. "Antes do Natal, o preço do quilo baixou de 15 coroas (dois euros) para menos de 10 coroas (1,33 euros) coroas, disseram-nos que era por causa da crise na Europa", conta Karl Johnsen, ao leme da traineira Gisloyvaering.

Pescadores dos Açores querem reforço de fundo de apoio

A Federação de Pescas dos Açores (FPA) vai defender junto do Governo Regional um reforço do Fundo Pesca, devido às dificuldades geradas pelo mau tempo que tem assolado a região.

AÇORES

Barcos de pesca do governo vão ser concessionados a privados

O governo regional dos Açores vai abrir concurso para ceder a privados a exploração de três embarcações destinadas à pesca de peixe espada preto. Os pesqueiros pertencem à empresa pública Espada Pescas.

Cada vez há mais venezuelanos a comerem bacalhau

O consumo de peixe durante Semana Santa passou a ser uma tradição cada vez mais cara entre os católicos da Venezuela que se queixam que alguns preços duplicaram em relação ao ano passado.
"Cada vez há mais venezuelanos a comerem bacalhau, inclusive agora na Semana Santa, ocasião em que um quilograma de bacalhau ronda os 200,00 bsF (24,6 euros)", disse à Agência Lusa o presidente da Academia do Bacalhau de Caracas, José Luís Ferreira.

Milhares de peixes lançados em vários rios para combater extinção das espécies

A associação ambientalista Quercus e outras entidades vão lançar nas próximas semanas milhares de peixes em diversos rios portugueses para combater a extinção das espécies. Paulo Lucas, da Quercus, explicou à agência Lusa que as espécies escolhidas "estão criticamente em perigo de extinção", devido não só à poluição existente nos rios, como também à seca associada às alterações climáticas.

Peixes reproduzidos em cativeiro voltam ao meio natural

Durante os meses de Março e Abril, o Aquário Vasco da Gama, o Centro de Biociências do ISPA e a Quercus, vão proceder à libertação no meio natural de alguns milhares de peixes reproduzidos em cativeiro, ações que ocorrerão em diversos cursos de água do Oeste (Torres Vedras) e Sul do País (Odemira e Silves).

Apanha de bivalves interdita na Lagoa de Albufeira

A apanha de bivalves está interdita temporariamente na Lagoa de Albufeira, concelho de Sesimbra, devido à presença toxinas, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

Cavala, sardinha e carapau lideram descargas no continente

Os pescadores portugueses capturaram 200 mil toneladas de peixe em 2012, o que representou um volume de negócios de 277 milhões de euros. Os acordos entre o Governo e os pescadores – relacionados com a diminuição das capturas de sardinha - contribuíram para uma redução de 8,2% das pescas durante o ano passado, no entanto, o valor do pescado registou um crescimento de 8,4%.

SEGUNDO REVELA ESTUDO

Alforrecas propagam-se devido a pesca excessiva de pequenas espécies de peixe

A pesca de arrasto de espécies de peixes pequenos leva à proliferação de alforrecas, segundo uma investigação feita por biólogos marinhos agora divulgada. Os cientistas monitorizaram os ecossistemas em duas zonas dos oceanos, separadas por 600 milhas, o que corresponde a milhares de quilómetros.

Baleia de 15 toneladas deu à costa na ilha do Pico

Uma baleia-comum, com 12 metros de comprimento e um peso estimado de 15 toneladas, deu à costa no Cais do Mourato, na Ilha do Pico, ao final da tarde de quarta-feira.

Exportações de conservas registaram um aumento no ano passado

Portugal exportou 185 milhões de euros de conservas em 2012, o que representa um aumento de 14,61% em relação a 2011. Os dados agora divulgados pelo Governo, através da Datapescas, revelam uma melhoria de 2,5% do saldo da balança comercial, a qual, pela primeira vez, resulta do efeito conjugado da diminuição das importações e do aumento das exportações.

Limitar comércio de tubarões vai conservar as espécies

O diretor do Centro de Oceanografia da Universidade de Lisboa, Henrique Cabral, classifica a medida que limita o comércio de cinco tipos de tubarão, como mais um passo no sentido da conservação de espécies particularmente ameaçadas.
O especialista frisa que algumas destas espécies só se reproduzem aos 30 e 40 anos de idade, pelo que a sua subsistência no meio marinho depende muito de restrições à sua utilização.

ESTE SÁBADO, NO MUSEU DE MARINHA

Sousa Rodrigues aborda o tema «Missão NAFO 2012»

Realiza-se este sábado, dia 16 de Março , às 11 horas, no Museu de Marinha, uma Conversa Informal apresentada pelo Comandante Sousa Rodrigues com o tema: «MISSÃO NAFO 2012 - VIGILÂNCIA E INSPECÇÃO DA ACTIVIDADE PESQUEIRA NOS GRANDES BANCOS DA TERRA NOVA»

No mercado de Matosinhos há quem resista ao «peixe de aviário»

Muitos consumidores desconfiam da qualidade do peixe produzido em aquacultura. No mercado de Matosinhos, por exemplo, há quem resista ao chamado “peixe de aviário”.

GRANDE REPORTAGEM SIC

Semear para pescar

Há 40 anos que o peixe do mar não chega para alimentar a população mundial: quase metade do peixe que consumimos já é produzido em aquacultura. Os portugueses são os terceiros maiores consumidores de peixe do mundo, mas importamos a maior parte do peixe que consumimos. A Grande Reportagem SIC mostra-lhe como se produzem hoje os peixes e mariscos de viveiro e como o país desperdiça este enorme potencial que poderia ser uma fonte de riqueza.

Empresários algarvios da restauração preferem comprar peixe do mar

O peixe produzido em aquacultura continua a ser alvo da desconfiança dos consumidores. Também os empresários algarvios da restauração preferem comprar peixe do mar.

Buscas por pescadores desaparecidos retomadas esta quarta

A Marinha suspendeu ontem, ao final da tarde, as buscas para procurar os três pescadores que estão desaparecidos desde domingo na sequência de um naufrágio ao largo da ilha de São Jorge, mas retomará a operação esta quarta-feira.

Lota de Peniche é a que gera maior volume de negócio em Portugal

De todo o país, é no porto de Peniche que o negócio do mar mais rende. O pescado transacionado em lota gerou 30,5 milhões de euros no ano passado, de acordo com estatísticas da Docapesca, que colocam a cidade-península à frente de concorrentes importantes como Matosinhos e Sesimbra, por exemplo.

Total: 375
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 [14] 15 16 17 18 19