Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A 30 DE ABRIL, EM MATOSINHOS

«Emprego Seguro nas Pescas Tradicionais Portuguesas: Fator de Desenvolvimento Sustentável dos Aglomerados Piscatórios»

A Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (ADITEC), organiza no dia 30 de Abril, a partir das 14:30h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a Sessão de Encerramento do Projecto apoiado pelo POAT FSE, sobre o " Emprego Seguro nas Pescas Tradicionais Portuguesas: Fator de Desenvolvimento Sustentável dos Aglomerados Piscatórios."

Associações apelam aos ministros europeus para apoiarem o fim de sobrepesca

Agora que a Política Comum de Pescas (PCP) da União Europeia entra na recta final, mais de 200 organizações não-governamentais (ONG), incluindo nove portuguesas, fazem um último apelo aos Ministros das Pescas da UE para apoiarem o fim da sobrepesca e permitirem uma rápida recuperação dos stocks de peixe.

DE 17 A 20 DE ABRIL

1st Fish & Cooking Aveiro Festival

A EFTA - Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro está a organizar o 1st Fish & Cooking Aveiro Festival, a decorrer entre 17 e 20 de Abril de 2013.

CLUSTER DO MAR

Novos desafios na exportação de conservas de peixe

As conservas de peixe são um produto mundialmente associado a Portugal, com mercados ganhos ao longo de décadas, com um tecido empresarial que domina a cadeia de valor do produto, os circuitos de produção e comercialização, o posicionamento estratégico nos diversos mercados e a concorrência. Sendo um produto essencialmente virado para a exportação as empresas portuguesas detêm marcas de referência nos principais mercados, ou garantem a produção, a partir de Portugal, de marcas desses mercados.

DN MAR

ANA BACALHAU: O nosso peixe é único

Consciente do imenso potencial gastronómico que o mar tem, Ana Bacalhau diz que está na altura que pararmos de chorar “pelo petróleo que não temos, porque o mar poderá dar-nos mais riqueza do que o petróleo, se o soubermos aproveitar”.

COM VÍDEO

Pesca excessiva: desafios e soluções

Alguns denunciam a pilhagem dos oceanos que leva algumas espécies à beira da extinção. Será possível conciliar os interesses da indústria com as preocupações ambientais? E que dizer da qualidade e segurança do peixe que consumimos? Para responder a estas questões falámos com a Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Maria Damanaki.

Importância de pescaria sustentável ainda pouco reconhecida

O Maritime Stewardship Council (MSC), organismo que defende a prática de pesca sustentável, ainda enfrenta um desafio de reconhecimento de consumidores em países como Portugal, admitiu o diretor adjunto para a Europa. “Em muitos lugares, a indústria ainda não conhece o trabalho do MSC nem o que significa”, admitiu Camiel Derichs à agência Lusa, durante uma visita às ilhas Lofoten, onde a pescaria do bacalhau “skrei” é certificada como sustentável pelo MSC desde 2011.

A grande viagem das enguias

Algures no rio Loire, no Oeste de França, um barco parte à pesca da enguia numa noite escura.
Yannick Perraud, pescador: “- O barco permanece imóvel. É a corrente que empurra os peixes para a rede. A rede recolhe progressivamente e os peixes caiem nesta bolsa.”
Mas ao fim de três horas de trabalho a pesca revela-se fraca.

Indústria de processamento do bacalhau norueguesa rejeita uso de fosfatos

A indústria de processamento de bacalhau da Noruega não quer usar fosfatos, disse à agência Lusa um responsável de uma unidade em Stamsund, no norte do país.
«Eu concordo com a proibição do uso de fosfatos. Se nós não usamos nos nossos filetes, não faz sentido usarmos aditivos na produção», afirmou Paul Hauan, diretor na unidade da Norway Seafoods em naquela localidade.

Pescadores da Noruega preocupados com crise em Portugal

A mais de quatro mil quilómetros de distância, nas remotas ilhas Lofoten, o estado da economia portuguesa preocupa simples pescadores noruegueses, afetados pela perda de poder de compra do principal importador de bacalhau norueguês. "Antes do Natal, o preço do quilo baixou de 15 coroas (dois euros) para menos de 10 coroas (1,33 euros) coroas, disseram-nos que era por causa da crise na Europa", conta Karl Johnsen, ao leme da traineira Gisloyvaering.

Pescadores dos Açores querem reforço de fundo de apoio

A Federação de Pescas dos Açores (FPA) vai defender junto do Governo Regional um reforço do Fundo Pesca, devido às dificuldades geradas pelo mau tempo que tem assolado a região.

AÇORES

Barcos de pesca do governo vão ser concessionados a privados

O governo regional dos Açores vai abrir concurso para ceder a privados a exploração de três embarcações destinadas à pesca de peixe espada preto. Os pesqueiros pertencem à empresa pública Espada Pescas.

Cada vez há mais venezuelanos a comerem bacalhau

O consumo de peixe durante Semana Santa passou a ser uma tradição cada vez mais cara entre os católicos da Venezuela que se queixam que alguns preços duplicaram em relação ao ano passado.
"Cada vez há mais venezuelanos a comerem bacalhau, inclusive agora na Semana Santa, ocasião em que um quilograma de bacalhau ronda os 200,00 bsF (24,6 euros)", disse à Agência Lusa o presidente da Academia do Bacalhau de Caracas, José Luís Ferreira.

Milhares de peixes lançados em vários rios para combater extinção das espécies

A associação ambientalista Quercus e outras entidades vão lançar nas próximas semanas milhares de peixes em diversos rios portugueses para combater a extinção das espécies. Paulo Lucas, da Quercus, explicou à agência Lusa que as espécies escolhidas "estão criticamente em perigo de extinção", devido não só à poluição existente nos rios, como também à seca associada às alterações climáticas.

Peixes reproduzidos em cativeiro voltam ao meio natural

Durante os meses de Março e Abril, o Aquário Vasco da Gama, o Centro de Biociências do ISPA e a Quercus, vão proceder à libertação no meio natural de alguns milhares de peixes reproduzidos em cativeiro, ações que ocorrerão em diversos cursos de água do Oeste (Torres Vedras) e Sul do País (Odemira e Silves).

Apanha de bivalves interdita na Lagoa de Albufeira

A apanha de bivalves está interdita temporariamente na Lagoa de Albufeira, concelho de Sesimbra, devido à presença toxinas, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

Cavala, sardinha e carapau lideram descargas no continente

Os pescadores portugueses capturaram 200 mil toneladas de peixe em 2012, o que representou um volume de negócios de 277 milhões de euros. Os acordos entre o Governo e os pescadores – relacionados com a diminuição das capturas de sardinha - contribuíram para uma redução de 8,2% das pescas durante o ano passado, no entanto, o valor do pescado registou um crescimento de 8,4%.

SEGUNDO REVELA ESTUDO

Alforrecas propagam-se devido a pesca excessiva de pequenas espécies de peixe

A pesca de arrasto de espécies de peixes pequenos leva à proliferação de alforrecas, segundo uma investigação feita por biólogos marinhos agora divulgada. Os cientistas monitorizaram os ecossistemas em duas zonas dos oceanos, separadas por 600 milhas, o que corresponde a milhares de quilómetros.

Baleia de 15 toneladas deu à costa na ilha do Pico

Uma baleia-comum, com 12 metros de comprimento e um peso estimado de 15 toneladas, deu à costa no Cais do Mourato, na Ilha do Pico, ao final da tarde de quarta-feira.

Exportações de conservas registaram um aumento no ano passado

Portugal exportou 185 milhões de euros de conservas em 2012, o que representa um aumento de 14,61% em relação a 2011. Os dados agora divulgados pelo Governo, através da Datapescas, revelam uma melhoria de 2,5% do saldo da balança comercial, a qual, pela primeira vez, resulta do efeito conjugado da diminuição das importações e do aumento das exportações.

Total: 362
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 [13] 14 15 16 17 18 19