Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Ambientalistas apelam por uma política de pesca sustentável a eurodeputados portugueses

A 10 de julho será votado, na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, o relatório sobre o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca; em cima da mesa está a reintrodução de subsídios para construção de novos navios. Duas ONG enviaram cartas aos membros nacionais da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu e aos chefes das delegações nacionais dos vários grupos políticos europeus, pedindo que travem essa medida.

VÍDEO

Município de Peniche promove indústria conserveira

O Município de Peniche promove a indústria conserveira, a cultura e a história com pintura de António do Carmo.

Sardinha em conserva alimenta 3500

Em Portugal existem 20 fábricas da indústria conserveira, sendo que 12 vivem essencialmente da sardinha e em termos globais, isto porque se trata de um trabalho sazonal, estas empresas empregam cerca de 3500 pessoas, maioritariamente mulheres, que recebem um pouco acima do salário mínimo, no Continente e Açores.

VÍDEO

Operários da construção civil dedicam-se à pesca para fugir ao desemprego

Filhos e netos de pescadores regressam ao mar depois de terem tido outra profissão. Dezenas de operários da construção civil estão a abandonar a profissão para se dedicarem à pesca. A crise no sector está a empurrar os homens para uma actividade centenária,a arte xávega, a pesca artesanal junto à costa. Apesar dos riscos, o mar acaba por ser o sustento de famílias inteiras.

Nova política de pescas da UE pode pôr portugueses a comer peixes diferentes

A nova política comum de pescas da União Europeia pode vir a tornar mais comuns peixes pouco usuais no prato dos portugueses. Esta pode ser uma consequência da futura proibição da rejeição no mar de capturas acessórias de pescado, um dos pontos emblemáticos da reforma da política comum, mas também um dos mais criticados pelos pescadores em Portugal.

LOTA DE PENICHE

Preço da sardinha quase triplicou por causa do Santo António

O preço da sardinha quase triplicou na lota de Peniche. Não é um milagre mas acontece por causa do Santo António de Lisboa.

Resíduos de sardinhas em implantes ósseos e dentários

O projeto “Valor Peixe” pretende valorizar os subprodutos e águas residuais da indústria de conservas de peixe, tendo em conta que os desperdícios correspondem a mais de 50% do peixe processado. Segundo os investigadores, é possível utilizar as escamas e espinhas das sardinhas para implantes ósseos e próteses dentárias.

Nova política das pescas da UE permite deitar fora 5% das capturas

Os pescadores da União Europeia vão poder deitar fora 5% de algumas espécies capturadas, abrindo exceções à proibição total existente, de acordo com a nova Política Comum das Pescas aprovada em Bruxelas.

O que está em causa na nova política europeia de pescas

Sustentabilidade, proibição de rejeições e ajustamento das frotas estão em foco na reforma da política comum de pescas.

REDES DE PESCA

Uma atracção fatal para as aves marinhas!

Um estudo agora publicado por cientistas da BirdLife Internacional e pelo biólogo marinho Ramunas Žydelis, revela que 400.000 aves marinhas são mortas anualmente devido a artes de pesca de redes. Este número supera mesmo os documentados para pescarias de palangre. Esta é a primeira vez que a escala deste problema é exposta, tornando clara a urgência de tomar medidas para o reduzir.

ESTE DOMINGO

Peniche celebra o Dia Nacional do Pescador

Este domingo, 2 de junho, o Município de Peniche leva a cabo as comemorações do “Dia Nacional do Pescador”. Esta celebração que pretende valorizar o ofício e os contributos dos profissionais cuja actividade está ligada ao mar.

HOJE

Tavira comemora Dia Nacional do Pescador

A Câmara Municipal de Tavira comemora esta sexta-feira, 31, pelas 18:00 horas, no salão nobre dos paços do concelho, o Dia Nacional do Pescador. No decorrer da cerimónia, serão homenageados cinco marítimos, como forma de reconhecimento e valorização pela sua dedicação ao mar.

Candidaturas ao programa PROMAR terminam esta sexta-feira

Terminam esta sexta-feira, dia 31 de Maio, as candidaturas ao programa PROMAR – Eixo 4 – Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca. O PROMAR apoia investimentos para o desenvolvimento sustentável das zonas de pesca e melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias.

PS quer regime de excepção nas pescas para a arte de xávega

Os deputados do PS Rosa Maria Albernaz, Rui Pedro Alves e João Paulo Pedroso manifestam apreensão com a possibilidade de ser chumbado o projecto de Resolução daquele partido para "valorizar" a arte xávega.

31 DE MAIO

Olhão celebra o Dia do Pescador

O Município de Olhão assinala, com várias actividades, o Dia do Pescador, que se celebra a 31 de Maio. Haverá distinções a quem vive da faina, será inaugurada uma exposição no Museu da Cidade e a 4 de Junho realiza-se uma palestra sobre as problemáticas do sector.

Europa a um passo de uma política de pescas mais sustentável

A União Europeia está a um passo de uma nova política comum para as pescas, que promete reduzir o desperdício de peixes e garantir a prática sustentável da actividade. Depois de uma noite de negociações, ministros dos Estados-membros da União Europeia chegaram na madrugada desta quarta-feira a um acordo para uma última ronda de negociações com o Parlamento Europeu, que já tinha emitido a sua opinião em Fevereiro.

CIMEIRA IBÉRICA

Espanha e Portugal querem acordo de pescas revisto em vigor a 1 de Janeiro

Portugal e Espanha vão impulsionar os trabalhos de revisão do acordo de pescas para que possa entrar em vigor no próximo dia 1 de janeiro, segundo o texto da Declaração Final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, aprovado dia 14 em Madrid.

JOSÉ APOLINÁRIO:

As capturas de peixe em Portugal estão hoje a um nível bastante estável

A pesca tem sido um sector permanentemente adiado e sempre com muitos problemas estruturais. Em entrevista ao «Mundo Português», José Apolinário, presidente do conselho de administração da DOCAPESCA, traça um quadro nem pessimista nem optimista, mas muito pragmático de um sector que se quer revitalizar e sobretudo crescer.

Ministra do Mar contra abate puro e duro de barcos de pesca

A ministra do Mar, Assunção Cristas, assegura que nunca pedirá em Bruxelas apoios para o abate da frota pesqueira em Portugal, assumindo uma posição contrária à do sector das pescas sobre esta matéria.

ESTA QUINTA-FEIRA, EM POMBAL

Campanha da Cavala visa a sua valorização em fresco e em conserva

Nos Mercados Municipais de algumas cidades do País, em colaboração com os Municípios e o Turismo de Portugal, os visitantes podem participar em aulas de culinária gratuitas e degustações, ministradas por Chefes das Escolas de Hotelaria e Turismo da sua região, utilizando Cavala fresca e em conserva.

Total: 368
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19