Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portos e Núcleos de Pesca dos Açores vão ter novas regras de utilização de espaço

O secretário regional dos Recursos Naturais revelou esta quinta-feira, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores já concluiu o diploma que vai regular a utilização dos portos e núcleos de pesca do arquipélago.

FIGUEIRA DA FOZ

EDP Distribuição intervém no porto de pesca

A EDP Distribuição interveio, recentemente, nas infraestruturas que garantem o fornecimento de energia eléctrica ao porto de pesca da Figueira da Foz. A empresa investiu cerca de 26 000 euros na remodelação do posto de seccionamento que serve o porto.

Rejeições ZERO de pescado a partir de 2014

Prevê-se que a partir de 1 de Janeiro de 2014 entre em vigor a obrigação de os pescadores desembarcarem e registarem todas as capturas de espécies pelágicas (peixes que vivem habitualmente em cardumes, tais como sardinhas, sardas cavalas e atuns), de acordo com uma proposta de regulamento comunitário que já obteve consenso dos Estados-Membros e do PE, mas ainda não foi publicado.

3 METROS QUE RENDERAM 3 MIL EUROS

Espadarte gigante pescado em Sesimbra

Um espadarte de três metros e 340 quilos foi pescado ao largo de Sesimbra. A venda do animal rendeu três mil euros. Veja a reportagem vídeo aqui.

Maria do Mar, a loja de conservas que vende a imagem de Portugal

É mais do que uma loja que vende conservas portuguesas. É mais do que uma tasca para petiscar. É mais do que uma loja de produtos tradicionais portugueses e objetos ligados ao mar e às sardinhas. A Maria do Mar é um local onde se vende um pouco de Portugal.

REPORTAGEM SIC

Portugueses não costumam variar nas espécies de peixes que compram

Os portugueses são os segundos maiores consumidores de peixe em todo o mundo, mas não costumam variar muito nas espécies que compram. Por isso há um projecto que está a levar cientistas aos mercados para falarem nas alternativas aos carapaus e às sardinhas.

O presente da pesca do futuro

Governo e associações do sector concordam que tem existido uma maior aposta na aquacultura e que o futuro da pesca tem de passar muito por esta modalidade de produção. Porém, enquanto o Executivo destaca o crescimento da aquacultura - o último ano de que há registo foi de "recorde absoluto" de produção -, os produtores lembram que estes números são escassos e devem aumentar muito mais.

DN MAR - JORGE RIO CARDOSO

A sardinha representa o melhor de Portugal

O economista e professor universitário Jorge Rio Cardoso escolhe a sardinha por ser o peixe que junta "o melhor que Portugal tem".

DN MAR - MÓNICA SOFIA, EMPRESÁRIA E MODELO

Bacalhau tem um sabor muito português

Para Mónica Sofia são vários os peixes que poderia eleger como imagem de marca de Portugal; no entanto, escolhe o bacalhau.

Peixe-gota eleito o animal mais feio do mundo

Parece um velhinho narigudo, de cara triste e bochechas flácidas. Foi este aspecto desgraçado e gelatinoso que valeu ao peixe-gota (Psychrolutes marcidus) o título de animal mais feio do mundo, atribuído num concurso destinado a chamar a atenção para as espécies ameaçadas.

POR ALFREDO PINHEIRO MARQUES

Encontrado o cadáver do pescador de 18 anos

Esta terça-feira, 03.08.2013, foi encontrado o cadáver do pescador, de dezoito anos de idade, da pesca de "Cerco e Alar para Terra" (dita "Arte-Xávega"), que havia desaparecido há mais de uma semana, no dia 23.08.2013, no naufrágio de uma das embarcações que operam a partir do litoral da Fonte da Telha (entre a Costa da Caparica e Sesimbra).
Agora, o corpo veio para terra na rede de uma das outras Companhas que continuam a trabalhar nessa praia.

Campanha para consumo da cavala rendeu mais 2ME aos pescadores

A campanha para levar mais portugueses a consumir cavala permitiu que os pescadores recebessem mais dois milhões de euros no ano passado e aumentou em 22,8% os quilos deste peixe vendidos nas lotas, informa a Docapesca.

LISBOA

Um elogio à fataça, à sardinha e a outros peixes portugueses

O valor económico da pesca e as tradições culinárias tendo por base os produtos do mar nacional, que ainda resistem, foram algumas das abordagens a 28 de Junho na tertúlia «A Gastronomia e a Pesca». O encontro, no Centro das Artes Culinárias (Mercado de Santa Clara), recordou a importância da fataça e da sardinha nos comeres portugueses.

Peixes aparecem mortos no Algarve

Várias dezenas de linguados, tainhas, sargos, enguias, douradas, pargos e robalos apareceram mortos, desde domingo, na foz da ribeira de Alcantarilha, em Armação de Pêra (Silves), devido à falta de oxigenação das águas. O problema, que se repete há cinco anos sobretudo no Verão, deixou uma vez mais, pescadores e autarcas desesperados por não existir solução à vista.

Ambientalistas apelam por uma política de pesca sustentável a eurodeputados portugueses

A 10 de julho será votado, na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, o relatório sobre o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca; em cima da mesa está a reintrodução de subsídios para construção de novos navios. Duas ONG enviaram cartas aos membros nacionais da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu e aos chefes das delegações nacionais dos vários grupos políticos europeus, pedindo que travem essa medida.

VÍDEO

Município de Peniche promove indústria conserveira

O Município de Peniche promove a indústria conserveira, a cultura e a história com pintura de António do Carmo.

Sardinha em conserva alimenta 3500

Em Portugal existem 20 fábricas da indústria conserveira, sendo que 12 vivem essencialmente da sardinha e em termos globais, isto porque se trata de um trabalho sazonal, estas empresas empregam cerca de 3500 pessoas, maioritariamente mulheres, que recebem um pouco acima do salário mínimo, no Continente e Açores.

VÍDEO

Operários da construção civil dedicam-se à pesca para fugir ao desemprego

Filhos e netos de pescadores regressam ao mar depois de terem tido outra profissão. Dezenas de operários da construção civil estão a abandonar a profissão para se dedicarem à pesca. A crise no sector está a empurrar os homens para uma actividade centenária,a arte xávega, a pesca artesanal junto à costa. Apesar dos riscos, o mar acaba por ser o sustento de famílias inteiras.

Nova política de pescas da UE pode pôr portugueses a comer peixes diferentes

A nova política comum de pescas da União Europeia pode vir a tornar mais comuns peixes pouco usuais no prato dos portugueses. Esta pode ser uma consequência da futura proibição da rejeição no mar de capturas acessórias de pescado, um dos pontos emblemáticos da reforma da política comum, mas também um dos mais criticados pelos pescadores em Portugal.

LOTA DE PENICHE

Preço da sardinha quase triplicou por causa do Santo António

O preço da sardinha quase triplicou na lota de Peniche. Não é um milagre mas acontece por causa do Santo António de Lisboa.

Total: 362
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11] 12 13 14 15 16 17 18 19