Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Universidade de Coimbra vence Prémio Inovação Expo Fish com projecto de valorização do ouriço-do-mar

O projecto “OtimO – Optimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar”, centrado no desenvolvimento de um modelo inovador de produção aquícola de ouriço-do-mar, foi o grande vencedor da 1ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, na categoria “Inovação e Investigação”. A atribuição do Prémio aconteceu na sessão de encerramento da 2ª edição da Expo Fish, uma iniciativa organizada pela Docapesca – Portos e Lotas, que teve lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Guia para gestão de Áreas Marinhas Protegidas quer ser «ferramenta útil»

O “Guia de Boas Práticas para a Gestão e Monitorização de Áreas Marinhas Protegidas” pretende ser “uma ferramenta útil” e simples para as pessoas que trabalham na área, disse um dos autores do documento à agência Lusa.

Professor e investigador do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Gonçalo Silva é coordenador do Projeto BiodivAMP – Desenvolvimento de Ferramentas para a Monitorização e Proteção de Biodiversidade em Áreas Marinhas Protegidas ao longo da Costa Portuguesa, no âmbito do qual foi produzido o guia.

Porto de Setúbal recebeu visita da Embaixadora de França

A Embaixadora de França, Hélène Farnaud-Defromont e a sua comitiva, visitaram o Porto de Setúbal a 28 de novembro, numa deslocação que visou reforçar as boas relações institucionais entre a França e organismos nacionais; no presente caso, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da administração portuária sadina.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

«Agenda NEXUS» em foco

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) conversou com Cláudio Pinto, director de inovação e sistemas de informação da APS, sobre o projecto Nexus.

Um projecto, liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), com o objetivo de promover a transição digital e ecológica do sector dos transportes e da logística, que vai contar com um incentivo financeiro de 59 milhões de euros, no âmbito da Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

MMI é um dos melhores museus para visitar com crianças

O blogue twinkl.pt elegeu o Museu Marítimo de Ílhavo como um dos melhores museus para visitar com crianças.

A publicação destaca o trabalho realizado no museu, as exposições permanentes e o Aquário dos Bacalhaus, "que costuma ser a atração favorita das crianças". Refere ainda que "a programação do museu é extensa e oferece oficinas, exposições e palestras relacionadas ao universo marítimo. Uma viagem pelo mar português que irá encantar as crianças!".

APDL recebe Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República

A APDL recebeu a 28 de novembro a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, presidida pelo deputado Afonso Oliveira.

A visita teve início no Centro de Formação do Porto de Leixões, com a receção pelo Presidente do Conselho de Administração, Nuno Araújo, com uma apresentação da estratégia da APDL para as três unidades de negócio, Porto de Leixões, Porto de Viana do Castelo e Via Navegável do Douro.

«Nunca existiu tanto dinheiro disponível» para investimentos na economia do mar

No meio da guerra e a sair de uma pandemia, a economia do mar segue em velocidade cruzeiro, com novos investimentos e conquista de mercados, com as empresas a crescer, quando podem, e as universidades a colaborar. «Nunca houve tanto dinheiro disponível e nos próximos anos não vão faltar investimentos», disse Ricardo Calado, do Ecomare, moderador da mesa redonda sobre “Economia do Mar na Região Centro”, durante a Mostra Tecnológica do Mar que a Universidade de Aveiro (UA) recebeu.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Novembro 2022

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 147. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Associados da COTEC Portugal em visita ao Porto de Leixões

No âmbito do 12º Encontro PME Inovação 2022 da COTEC, que decorreu esta quarta-feira no Terminal de Cruzeiros, a APDL promoveu, esta manhã, uma visita ao Porto de Leixões com os associados da principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial.

Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S. A., congratulou-se pela iniciativa e fez questão de evidenciar os principais investimentos no Porto de Leixões que vão representar uma ampliação da capacidade de negócio e melhor gestão ambiental. “Investimos em dois segmentos concretos, em prol do aumento do negócio, do aumento da resposta satisfatória aos clientes e diminuição da pegada ambiental, sempre com foco na resiliência, tendo em conta os cenários que atravessamos, como o fecho da refinaria, a pandemia e a guerra na Ucrânia”, referiu Nuno Araújo, no decorrer na apresentação da estratégia da APDL para o Porto de Leixões.

APS e Extremadura Avante apresentam ponto de situação do Projeto CALSIBA

O Auditório do Porto de Sines foi palco para a sessão de apresentação do ponto de situação do Projeto CALSIBA, no dia 25 de novembro. A abertura do evento esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho e do Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez.

O objetivo deste projeto é melhorar a interoperabilidade no corredor logístico entre Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação que agreguem competitividade às empresas transfronteiriças. O CALSIBA prevê a redução da carga administrativa, a simplificação de procedimentos alfandegários e da dinamização da cadeia logística, através da implementação de uma solução inovadora no transporte de mercadorias.

«Ambience» estreia no Porto do Funchal

O Porto do Funchal registou esta quarta-feira uma dupla estreia: a primeira escala do “Ambience” e a primeira vez da nova companhia Ambassador Cruise Line que opera este navio.

Com 1334 passageiros e 611 tripulantes, a bordo, o “Ambience” veio de Vigo e partiu para Las Palmas.

Pela manhã houve a habitual troca de placas entre a comunidade portuária, onde se incluiu a presidente da Autoridade Portuária da Madeira e o comandante do navio, Egil Aune.

CEO da ONE esteve em Portugal e visitou os Portos de Leixões e de Lisboa

JEREMY NIXON IMPRESSIONADO COM PROJECTOS DE MODERNIZAÇÃO DE PORTOS NACIONAIS

O CEO da OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE), Jeremy Nixon, mostrou-se impressionado com os projectos de modernização dos portos nacionais. O responsável, que este mês esteve em Portugal, foi convidado a visitar os portos de Leixões e de Lisboa, onde ficou a conhecer os planos para ambas as infraestruturas, estratégicas para o mercado global.

A convite da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Jeremy Nixon e a Country Head da ONE Portugal, Isabel Azeredo, visitaram a infraestrutura portuária do Porto de Leixões, ficando a conhecer a estratégia da APDL e futuros investimentos, nomeadamente no que diz respeito à carga contentorizada e seu exponencial crescimento.

Monitorização dos mares dos Açores com investimento de 650 mil euros para 2023

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, anunciou, para 2023, um investimento de 650 mil euros para a monitorização dos mares dos Açores.

“Em 2023, pretende-se também assegurar, através da Inspecção Regional das Pescas, a aquisição e instalação de 150 equipamentos de monitorização contínua MONICAP para as embarcações da Região Autónoma dos Açores, licenciadas com arte de palangre, num investimento a rondar os 650 mil euros”, sublinhou Manuel São João, falando na discussão do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o próximo ano, que decorreu no Parlamento açoriano.

A 5, 6, 13 E 14 DE DEZEMBRO

Centro de Formação da APDL promove a iniciativa «Oficinas Criativas»

No âmbito do projecto “Formação Sénior“, o Centro de Formação da APDL promove a iniciativa “Oficinas Criativas”, especificamente dirigida a formandos séniores.

Nos dias 5, 6, 13 e 14 de dezembro, das 14h às 17h, serão desenvolvidas várias actividades alusivas à época natalícia.
Com caráter formativo, este projeto visa a partilha e aquisição de conhecimentos, promovendo o convívio entre os participantes e a ocupação do tempo de forma lúdica e produtiva.

AIDA Cruises tem programadas 43 escalas no Porto do Funchal, em 2023

Comandante do AIDAnova assinala regresso da companhia às ilhas da Madeira e Canárias

O comandante do navio “AIDAnova”, Marc-Dominique Tidow, considerou esta segunda-feira o Porto do Funchal como um dos portos prioritários para esta companhia de cruzeiros que pretende aqui fazer 43 escalas, em 2023.

Nesta visita ao navio que reuniu entidades da comunidade portuária, onde se incluiu a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, foi apresentado o arranque da época de inverno 2022/2023 da companhia.

Agência do Transporte Marítimo da Geórgia reúne-se com DGRM e DGPM

O Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Carlos Simão, reuniu-se com a Diretora-Geral da Agência do Transporte Marítimo da Geórgia, Tamara Ioseliani, para debaterem assuntos relacionados com o Transporte Marítimo e áreas de cooperação entre os dois estados e no âmbito do processo de adesão daquele país à UE.

ENTREVISTA A MIGUEL VIANA

Energia eólica offshore será uma tecnologia central

0 plano de negócios 2021-2025 da EDP assume o investimento de 1,5 mil milhões de euros em projetos renováveis no oceano até 2025, lembrou Miguel Viana, diretor de sustentabilidade da EDP, parceira do Jornal de Negócios na iniciativa "Mar Sustentável".
A EDP já está a apostar forte na fonte inesgotável de recursos energéticos que o mar representa.

Natal no Museu Marítimo de Ílhavo

Este Natal, o Museu Marítimo de Ílhavo tem várias atividades para crianças

O “Mar nas Artes” é o tema escolhido para os três dias de actividades do programa “Natal no Museu Marítimo”. Perceber de que forma o Mar aparece nas várias expressões artísticas é o desafio lançado às crianças, através de jogos, visitas e muitas oficinas que vão despentear ideias e pôr a criatividade à prova.

Autoridades Portuárias da Madeira e das Canárias apostadas no crescimento de cruzeiros na Macaronésia

A Presidente da APRAM, S.A. terminou a viagem de trabalho às ilhas Canárias, onde foi conhecer as várias infraestruturas portuárias, bem como os diferentes projetos de ampliação e implantação de novas actividades empresariais.

Paula Cabaço reuniu com o seu homólogo de Las Palmas, Luís Ibarra, com o objectivo de reforçar a parceria, no âmbito da CAI, Cruises in the Atlantic Islands, “ numa perspectiva estratégica de desenvolver mais o turismo de cruzeiros na Macaronésia.”

Projecto «Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas» em consulta

Está em consulta pública o projecto de regulamento que estabelece as regras do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, mantendo-se durante os próximos 30 dias, período em que cidadãos ou associações podem apresentar as suas observações ou sugestões no portal ConsultaLEX.

O Prémio tem como objetivo transmitir à sociedade a importância do oceano como sistema de suporte de vida no Planeta Terra, responsável pela regulação do clima, pelo fornecimento de alimento, meio de transporte e de lazer, além de providenciar muitos outros serviços e benefícios económicos, sociais, ambientais, culturais e emocionais.