Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Nova Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz inicia funções
Tomou posse, a 2 de janeiro de 2026, o novo Conselho de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, para o mandato 2026–2028. Teresa Cardoso assume funções como presidente, acompanhada pelos administradores Rogério Carlos e Valter Rainho.
No âmbito da atribuição de competências, Teresa Cardoso fica responsável pela Direção Financeira e Desenvolvimento Organizacional, Gabinete Jurídico, Gabinete de Auditoria, Área de Desenvolvimento de Negócio, Gabinete de Comunicação e Gabinete de Estratégia.
Valter Rainho assume a responsabilidade pela Direção de Gestão de Espaços e Ambiente, nas áreas do ambiente e das dragagens, bem como pela Direção de Infraestruturas.
Por sua vez, Rogério Carlos fica responsável pela Direção de Coordenação Portuária e pela Direção de Gestão de Espaços e Ambiente, no que respeita à gestão dominial.
![]() |
Porto de Sines terminou a campanha de importação de citrinos 2025 com um aumento de 7,4%
A campanha de importação de citrinos 2025, que decorreu de junho a outubro, terminou com um acréscimo de movimentação deste tipo de mercadorias de mais 7,4%, em comparação com o ano anterior. Trata-se de um período de grande exigência de todos os stakeholders, autoridades e agentes económicos, devido a um pico de movimentação de uma tipologia de carga com necessidades inspetivas e operacionais.
Nesta campanha de 2025 registaram-se 4.630 inspeções fitossanitárias, sendo que em setembro – o mês mais exigente – foi possível alcançar uma média de 68,6 inspeções por dia útil.
![]() |
Biocombustíveis
DHL e CMA CGM avançam com iniciativa conjunta no transporte marítimo
A DHL Group e a CMA CGM anunciaram um acordo para a utilização conjunta de biocombustíveis de segunda geração no transporte marítimo de contentores, permitindo uma redução estimada de cerca de 25 mil toneladas de CO₂e nas cadeias logísticas internacionais associadas ao serviço DHL GoGreen Plus.
A iniciativa prevê a utilização de 8.990 toneladas métricas de UCOME (Used Cooking Oil Methyl Ester), um biocombustível de segunda geração, que será fisicamente abastecido na frota da CMA CGM. As reduções de emissões são atribuídas aos clientes da DHL através do modelo book & claim, aplicado ao transporte marítimo contratado no âmbito do serviço GoGreen Plus.
![]() |
Porto do Funchal com maior número de sempre de escalas de cruzeiros em 2025
O Porto do Funchal sinalizou 331 escalas de cruzeiros em 2025, o maior número de sempre, movimentado cerca de um milhão de pessoas, com 62,9 milhões de euros de receita para a economia regional.
Os dados foram divulgados pelo secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, em conferência de imprensa, na Gare Marítima do Porto do Funchal.
Do total de 1.024.442 de pessoas que chegaram à região a bordo de navios de cruzeiro em 2025, 746.257 eram passageiros, o que representa um crescimento de 2,24% face a 2024, sendo que a subida é ainda mais visível em comparação com 2023 (624.400 passageiros).
![]() |
PESCAS
Mais bacalhau e atum, menos peixe-espada e tamboril em 2026
O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou um acordo, em Bruxelas, para as quotas de pesca de 2026 que permitirá a Portugal capturar "mais 800 toneladas de bacalhau", assim como um aumento de "747 toneladas na quota de atum-rabilho". No entanto, para espécies como o lagostim, a pescada, o tamboril e o peixe-espada-preto haverá cortes na quota de 2026.
![]() |
JOÃO NEVES MANTÉM-SE NA PRESIDÊNCIA
Novo Conselho de Administração da APDL entra em funções
O novo Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. tomou posse a 6 de janeiro, para o triénio 2026–2028.
O Presidente do Conselho de Administração, Eng.º João Pedro Moura Castro Neves, mantém-se em funções, sendo designados novos vogais para o órgão de gestão:
• Vogal: Dra. Raquel Sofia Guimarães de Matos Maia
• Vogal: Dr. Paulo Nuno Andrade Gonçalves Moreira dos Santos
A tomada de posse ocorre num momento particularmente relevante para a APDL, marcado por uma fase decisiva de investimentos estratégicos, fundamentais para a modernização das infraestruturas portuárias, com especial destaque para o porto de Leixões, para o reforço da competitividade e para a consolidação da sustentabilidade como eixo central do desenvolvimento da empresa.
![]() |
Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2026
Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2026. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO «SANTA MARIA MANUELA»
As aventuras nos mares do Norte
O Santa Maria Manuela foi construído para a pesca do bacalhau. A partida dos navios para as margens da Terra Nova e da Gronelândia foi um momento muito emocionante, quando as famílias se reuniram para se despedirem e contou também com a presença de altas personalidades da Igreja e do Governo.
As lágrimas dos familiares contrastaram com o sentimento de expetativa dos pescadores, que tinham grandes esperanças de regressar a Portugal com os porões dos navios cheios de bacalhau. A pesca era o seu único sustento.
![]() |
Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2026
Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2026. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico.
![]() |
3 DE MARÇO 2026
FOR-MAR participa na Feira de Emprego e Carreiras Azuis
O FOR-MAR confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza no dia 3 de março 2026, em Lisboa. A entrada é gratuita.
O FOR-MAR é uma referência nacional e internacional, em formação e consultoria para o desenvolvimento de recursos humanos, nos vários setores de atividade relacionados com a economia azul.
Com presença ao longo da costa continental portuguesa, oferece formação em 12 Polos, para profissionais e/ou candidatos às profissões que integram a fileira económica das pescas e da aquacultura; dos transportes marítimos e fluviais; das atividades marítimo-turísticas e da náutica de recreio; e da construção e reparação naval, entre outras atividades da economia azul.
Oferece ainda formação nos domínios do ambiente e da sustentabilidade.
![]() |
29 JANEIRO 2026 | FÓRUM BRAGA
Intralogística
A Conferência Intralogística é totalmente dedicada à logística interna e à inovação operacional.
Um encontro onde empresas, casos reais e profissionais partilham o que está a mudar no dia a dia das operações e como a intralogística está a moldar o futuro da eficiência, produtividade e competitividade.
A intralogística deixou de ser apenas um conjunto de processos internos para se tornar o motor estratégico das operações modernas. É no fluxo eficiente de materiais, informações e produtos dentro dos armazéns e centros de distribuição que se decide, muitas vezes, a agilidade, a competitividade e a sustentabilidade das empresas.
Na conferência de janeiro de 2026, vamos explorar como a intralogística impulsiona o sucesso das empresas: desde a automação avançada, gestão de armazéns, tecnologias de rastreabilidade, até à integração com supply chains globais. O objetivo é mostrar que uma operação interna bem estruturada não é apenas eficiente, mas decisiva para o crescimento do negócio.
![]() |
A 17 de Janeiro no Museu Marítimo de Ílhavo
Jornadas do Aquário | Uma perspectiva sobre os Oceanos
O Museu Marítimo de Ílhavo promove, a 17 de janeiro, a segunda edição das Jornadas do Aquário, a propósito do 13.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus e sob o compromisso da protecção, gestão sustentável e valorização do oceano.
Esta segunda edição das jornadas tem como tema “Uma perspectiva sobre os oceanos”, promovendo a reflexão, a partilha de experiências e a construção coletiva de ideias sobre os desafios mais prementes do oceano.
Edição que conta com a parceria da APOCEAN (Associação Portuguesa de Oceanografia), iniciativa integrada na Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).
![]() |
MSC Cruzeiros revela novidades para Ocean Cay já a partir de Janeiro
A MSC Cruzeiros divulgou uma lista ampliada de actividades de entretenimento que serão lançadas na Ocean Cay MSC Marine Reserve a partir de janeiro de 2026.
Como parte do compromisso da companhia de cruzeiros em oferecer uma experiência excepcional aos passageiros, estas novas ofertas na Ocean Cay – a ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas – proporcionarão às famílias memórias inesquecíveis e momentos únicos.
A Ocean Cay, uma antiga área industrial, serve como um destino único numa ilha privada, onde os passageiros podem relaxar em oito praias intocadas, explorar as belas águas azul turquesa e aprender sobre os esforços de conservação de corais da MSC Foundation no novo Centro de Conservação Marinha da ilha. Com estadias noturnas e pernoitas em itinerários selecionados, os passageiros também podem desfrutar de mais tempo a relaxar e explorar a ilha.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Remoção de cais flutuante na Torreira avança no âmbito do protocolo com o Município da Murtosa
A Administração do Porto de Aveiro vai avançar com a remoção do cais flutuante existente no Porto de Recreio da Torreira, infraestrutura que ainda se encontrava sob propriedade da Administração Portuária. O início da obra está previsto para o início do mês de janeiro.
Esta intervenção surge na sequência do contrato celebrado entre a Administração do Porto de Aveiro e o Município da Murtosa para a cedência de bens e equipamentos que integram o Porto de Recreio, tendo como objetivo assegurar a entrega daquele espaço à autarquia em condições adequadas de segurança e utilização, conforme previsto no protocolo estabelecido entre as duas entidades.
A empreitada será executada pela empresa INERSEL, S.A. e terá uma duração prevista de 60 dias.
![]() |
Em 11 navios de cruzeiro
Mais de 30 mil pessoas assistiram à passagem do ano no Funchal
No último dia do ano, o Porto do Funchal recebeu mais de 30 mil pessoas, 22 mil das quais passageiros, que chegaram em 11 navios de cruzeiro e um veleiro para assistir à passagem de ano.
De acordo com os números da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, este movimento de 30 mil pessoas no total ultrapassou ligeiramente o registado em 2024, quando a baía da cidade tinha acolhido 11 navios de cruzeiro e um veleiro, que traziam 27 mil pessoas (19 mil passageiros e oito mil tripulantes).
Paula Cabaço, presidente do conselho de administração da APRAM, afirma que este foi “o culminar de um ano excelente, em que voltamos a atingir máximos ao nível de movimento de passageiros e no número de escalas de navios de cruzeiro”, tendo também destacado o aumento das pernoitas no Porto do Funchal, e o seu efeito multiplicador na economia regional.
![]() |
PROPOSTAS ATÉ 19 DE JANEIRO
Porto de Aveiro abre concessão para parque de granéis líquidos
A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou um concurso público para a concessão de uso privativo de uma parcela dominial, situada no Terminal de Granéis Líquidos, Ílhavo.
“A parcela deverá ser destinada à construção e exploração de um parque de armazenagem de granéis líquidos, a movimentar por via marítima pelo Porto de Aveiro, podendo ainda nele ser exercidas atividades conexas”, refere o anúncio.
Segundo o Porto de Aveiro, a área da parcela a concessionar é de 21.700 m² e o contrato de concessão terá o prazo de 20 anos, podendo ser objeto de uma única prorrogação pelo período máximo de cinco anos.
As propostas devem ser submetidas até 19 de janeiro.
![]() |
APDL anuncia expansão do Porto de Viana do Castelo
O presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou a expansão do porto de mar da capital do Alto Minho para responder às metas de descarbonização do setor naval até 2050.
João Neves, que discursava na apresentação pública do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ) para o setor da Construção, Reparação e Manutenção Naval (CRMN), nas instalações do Porto de Viana do Castelo, que a expansão visa “acompanhar a tendência e as necessidades do setor”.
“Neste momento, temos em avaliação de impacto ambiental um estudo de ampliação do porto de Viana do Castelo que visa, no fundo, criar condições para que a indústria, naval ou relacionada com a área naval, conte com a produção de energias renováveis a partir do vento e, a partir do mar ter condições para poder desenvolver a sua atividade”.
![]() |
Governo sobe para 758.000 euros subsídio no combustível para a pesca e aquicultura
O Governo aumentou para 758.000 euros o valor máximo do subsídio à pequena pesca, aquicultura e salicultura, que corresponde a uma redução no preço final da gasolina e do gás de petróleo liquefeito (GPL).
“Os encargos com o pagamento dos subsídios […] são suportados pelo orçamento da DGRM [Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos], até ao montante máximo de 758 mil euros”, lê-se numa portaria assinada pelo ministro das Finanças, Miranda Sarmento, e pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.
Antes desta alteração, o valor máximo a cargo da DGRM era 650.000 euros.
![]() |
PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ
Teresa Cardoso substitui Eduardo Feio na presidência
Em Assembleia Geral da APA, S. A., foi nomeada a futura administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, a qual iniciará funções a 1 de janeiro (mandato 2026-2028).
O novo elenco directivo é constituído por Maria Teresa Belém Correia Cardoso, como presidente do Conselho de Administração, e Rogério Paulo dos Santos Carlos e Valter Miguel Gaspar Rainho como vogais.
Saem Eduardo Feio, Carlos Monteiro e Andreia Queirós.
![]() |
REINO UNIDO
Plano de bons empregos verdes e azuis
O Reino Unido lançou um plano para criar 400 mil novos empregos em energia limpa, até 2030. O governo pretende duplicar a força de trabalho, através de formação em todo o país e expansão do setor, oferecendo bons empregos com salários elevados. Entre outras áreas, pretende-se aumentar o número de empregos na energia eólica offshore, de 31 000 para 100 000 postos de trabalho. O foco será a orientação e qualificação de jovens; trabalhadores do petróleo e gás; pessoas desempregadas; ex-reclusos, entre outros.



















