Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos de Lisboa e Setúbal recebem visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos

  A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) receberam a visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos, Gesine Meissner.

Na sua missão a Lisboa, Gesine Meissner teve um encontro de trabalho com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, com membros da Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, e representantes da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.

OCDE propõe plano para reforçar a economia azul em Portugal

  A OCDE publicou o relatório “Improving Policy Coherence for Portugal’s Ocean Economy – A Strategic Plan for Natural Resources, Safety and Maritime Services”, que define uma visão estratégica para melhorar a governação e a sustentabilidade da economia do mar em Portugal.
O documento analisa como o país pode reforçar a coerência política, a integração das políticas públicas e a afetação de recursos para promover uma economia azul mais resiliente.

TERCEIRO FIM DE SEMANA DE SETEMBRO | ÍLHAVO

Nossa Senhora dos Navegantes, edição 2025

  A Nossa Senhora do Navegantes é uma das mais queridas devoções destas gentes do mar. A procissão inicia-se, em terra, na Capela de Cale da Vila (que tem por orago o pescador São Pedro) dirigindo-se ao Porto Bacalhoeiro onde, pela Ria, faz a travessia de barco até à capela que lhe é devotada, no Forte da Barra, mas não sem antes se encontrar com a Senhora das Areias (em São Jacinto).

Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores. Em terra, nas margens da Ria, milhares de pessoas assistem à procissão.

COM VÍDEO

O Mundo Fantasmático que Nos Espera com a Emergência da dita IA

  Até onde poderá ir a dita Inteligência Artificial? Ninguém sabe, ninguém pode saber, mas algo parece ser certo: irá sempre mais longe tanto quanto mais o homem se imaginar feito à sua imagem e semelhança. No entanto, independentemente de tudo o mais, o facto é que a aplicação das suas capacidades, da navegação autónoma à concepção de novos navios, da sua arquitectura aos respectivos propulsores, tudo está mudar também no mundo marítimo com a IA, como Jorge Antunes, Nuno Santos e Pedro Ponte nos expõem.

Aponta publicação na Nature

Espécies migradoras marinhas são chave para preservar a ligação ecológica entre terra e mar

A mais recente edição da revista Nature, na seção Correspondence, destaca a importância de proteger espécies migradoras marinhas como elemento central para manter a conectividade ecológica entre ambientes terrestres e marinhos. Um dos autores da publicação é Pedro Raposo de Almeida, diretor do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

O texto, intitulado “Conserve marine migratory species to protect ecological links between land and sea”, defende que a preservação de peixes, aves e mamíferos marinhos migradores é essencial para manter a saúde e a produtividade dos habitats que conectam oceanos e continentes. 

LEIXÕES

NUNCA HOUVE TANTOS TURISTAS A DESEMBARCAR EM CRUZEIROS

  2025 é ano de records no Terminal de Cruzeiros. Leixões vive o melhor período de sempre e julho foi o mês de maior afluência. Registo supera os 142 mil passageiros, o que traduz uma subida de 51% face a 2024. O ano de 2025 vai ficar marcado pela queda de records.

“No primeiro semestre deste ano recebemos 76 escalas de navios de cruzeiros e 101 079 passageiros. Foi o melhor semestre de sempre a todos os níveis. Para além disso, o mês de julho foi o melhor mês de sempre no que toca ao número de passageiros recebidos: 41 056 passageiros apenas em julho”, é salientado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

POR ARTUR MANUEL PIRES | COM VÍDEO

Reciclagem de Minerais Importa Mais do que Mineração em Mar Profundo

 Uma das grandes fraquezas da Europa, como todos sabemos, é a sua escassez de recursos minerais. A mineração em mar profundo é, assim, uma possibilidade que agora se levanta, mas, antes disso, sublinha-nos Artur Manuel Pires, importa, acima de tudo, pensar, desenvolver e sofisticar as capacidades de reciclagem porque é aí que verdadeiramente reside o futuro mais imediato.

A maior feira de cruzeiros da Europa

Cruise Portugal promove-se na Seatrade Europe 2025

  A Associação de Portos de Portugal (APP), sob a marca Cruise Portugal, voltou a marcar presença na Seatrade Europe 2025, a maior feira de cruzeiros da Europa, que decorreu de 10 a 12 de setembro, em Hamburgo, sob o tema “Future Forward”.

Governo arranca com concessão de silos responsáveis por metade dos cereais em Portugal

Vinte e quatro anos depois da primeira tentativa para concessionar os silos de cereais da antiga Silopor a privados, o Governo deu recentemente o pontapé de saída para entregar a exploração dos terminais de granéis alimentares da Trafaria e do Beato, no Porto de Lisboa, e de Vale de Figueira, em Santarém.

Com capacidade para receber e armazenar no decurso de um ano 3,4 milhões de toneladas, pelos silos da Trafaria, Beato e Vale Figueira passam mais de metade dos cereais e farinhas em Portugal.

Roterdão lidera lista dos portos mais movimentados no transporte marítimo de curta distância na União Europeia

  O mais recente relatório “Key figures on Europe – 2025”, publicado em julho.e divulgado pelo Eurostat, traz um retrato detalhado dos desenvolvimentos recentes na União Europeia, abrangendo áreas que vão desde a sociedade à economia, passando pelo ambiente e recursos naturais. Entre os temas em destaque, está o sector dos transportes, mais concretamente o transporte marítimo de curta distância, vital para a movimentação de mercadorias no espaço europeu.

O porto de Roterdão, nos Países Baixos, reafirma a sua posição como o principal porto da União Europeia no que diz respeito à movimentação de mercadorias por via marítima de curta distância. Em 2023, foram transportados 159 milhões de toneladas através deste porto, o que corresponde a 9,9% do total europeu.

Investimento estratégico do dstgroup na Gazelle Wind Power permite impulsionar o projecto Nau Azul

 A Gazelle Wind Power (Gazelle), empresa responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de plataformas eólicas flutuantes, e o dstgroup, um conglomerado português, celebraram um acordo estratégico através do qual a dstventures(braço de capital de risco corporativo do dstgroup) investirá 1,5 milhões de euros na Gazelle. Para além deste investimento, a subsidiária do grupo especializada em engenharia e fabrico de estruturas metálicas, a premiada bysteel, irá fabricar e construir as estruturas modulares em aço para o projecto Nau Azul da Gazelle.

Museu Marítimo de Sesimbra

 A ligação de Sesimbra ao mar e à pesca, cujas evidências históricas nos transportam até há 5 mil anos, é apresentada ao público de uma forma organizada e sistematizada, onde as novas tecnologias convivem, lado a lado, com o saber dos homens do mar.

O Museu está dividido por temáticas que ocupam vários espaços existentes na Fortaleza de Santiago. A recepção situa-se junto ao Posto de Turismo, à entrada do monumento. Depois de adquirir o ingresso e ser devidamente enquadrado, o visitante poderá circular pelos vários espaços e optar por organizar a sua própria visita. Como forma de promover a ligação à comunidade local e de aproximar os munícipes à história da sua terra, as entradas são gratuitas para moradores no concelho, que podem pedir um cartão de utente para o efeito.

A 9 DE NOVEMBRO, EM LISBOA

Entrega de Prémios «All-Stars of the Sea» da MSC Cruzeiros vai decorrer a bordo do MSC Musica

 A MSC Cruzeiros realizará mais uma edição do “All-Stars of the Sea” no dia 9 de Novembro, no Porto de Lisboa, num evento que visa destacar as agências de viagens que, em termos de vendas, mais se destacaram no ano de 2024.

O ”All-Stars of the Sea 2025” decorrerá a bordo do MSC Musica que tem vindo a realizar cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa este Verão. Entre as 11:00 e as 16:00, decorrerá não só a habitual Cerimónia de entrega de Prémios, como também um almoço de Gala a bordo para todos os convidados do evento.

Transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030

  O mercado de transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030, de acordo com o estudo “The $10 Billion Opportunity in Green Shipping”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). Esta estimativa tem por base a predisposição da maioria dos proprietários de carga para pagar um preço acrescido por transporte sustentável, sendo que 80% destes assume estar disposto a pagar, em média, um acréscimo de 4,5% pelo transporte marítimo verde em comparação com o convencional.

Apesar do forte interesse em soluções de transporte marítimo sustentáveis, o crescimento da disposição para pagar esse valor extra por transporte marítimo verde desacelerou, passando de +1% ao ano entre 2021 e 2023 para +0,5% em 2024. Este abrandamento é um reflexo da incerteza regulatória e da limitada maturidade do mercado de combustíveis alternativos. As empresas aguardam por um enquadramento mais claro para tomar decisões de longo prazo, o que tem travado a adoção mais generalizada destas soluções.

PODCAST TODO O PEIXE É NOBRE

Como será o futuro da sardinha? Sustentável e de aquicultura

 Com orgulho e algum saudosismo, Agostinho Sá Pereira conta que Matosinhos foi o maior porto sardinheiro do mundo. É o presidente do Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (Napesmate), onde as fotografias dos anos de 1940 e 1960 expostas mostram uma mistura de abundância de sardinha e pobreza.

Esta pesca moldou a vida destes pescadores e desta cidade e Delfim Caetano Nora, que na mesma associação se dedica a escrever a história das famílias de pescadores, explica: “É preciso separar bem o que era o defeso e o que era a safra. A safra é uma sardinha em cada um de nós, as pessoas andam de cabeça no ar, uma alegria. No defeso andava tudo calado, com fome.”

Porto de Lisboa cresce 2% na carga movimentada até julho de 2025

  O Porto de Lisboa encerrou os primeiros sete meses do ano com um resultado global positivo, registando um crescimento acumulado de 2% na carga total movimentada face ao período homólogo de 2024. Entre janeiro e julho, passaram pelo porto 6,64 milhões de toneladas, contra 6,51 milhões no mesmo período do ano anterior.

O desempenho deve-se em grande medida à carga geral, que totalizou 3,22 milhões de toneladas, traduzindo-se num crescimento expressivo de 9,27%. Neste segmento, a carga contentorizada ascendeu a mais de três milhões de toneladas, uma subida de quase 8% face a 2024, enquanto a carga fracionada quase duplicou o seu desempenho, atingindo 191 mil toneladas, mais 40,8% face ao período homólogo.

MADEIRA

Movimento de mercadorias nos portos aumentou 3,6% no 1.º semestre de 2025

  O movimento de mercadorias nos portos da Região registou uma variação globalmente positiva, no 1.º semestre de 2025, face ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 3,6%. Este crescimento resultou do acréscimo de 4,6% no volume de mercadorias descarregadas, uma vez que o carregamento registou uma redução de 4,0%. No 2.º trimestre de 2025, o movimento total de mercadorias registou um aumento homólogo de 4,8%.

A informação foi divulgada pela Direção Regional de Estatística. De Janeiro a Junho de 2025, registou-se a entrada de 908 embarcações de recreio nas marinas da Região, com um total de 2.039 tripulantes e passageiros, representando acréscimos homólogos de 4,6% e 3,0%, respectivamente.

MSC Cruzeiros em contagem decrescente para inauguração do MSC World Asia

 A MSC Cruzeiros revelou novos detalhes sobre o MSC World Asia, que iniciará as suas viagens no Mediterrâneo a partir de 11 de dezembro de 2026.

A bordo, os passageiros podem desfrutar de uma emocionante combinação de atrações favoritas dos passageiros que regressam e novos conceitos e locais inovadores para proporcionar a melhor experiência de cruzeiro, incluindo o maior escorrega seco no mar e novas experiências e características no espaço World Promenade. Desde experiências gastronómicas internacionais a entretenimento de classe mundial, cada momento é cuidadosamente selecionado para proporcionar memórias inesquecíveis.

POR ARTUR MANUEL PIRES | COM VÍDEO

Geopolítica, Geoestratégia e Mineração em Mar Profundo

  Entre outras consequências, a invasão da Ucrânia pela Rússia tem também a de obrigar a Europa repensar as suas estratégias de abastecimento de matérias-primas, a começar pelas energéticas, como o gás, a mais curto prazo, mas nem tudo se reduz ao gás e, mais cedo ou mais tarde, a questão não deixará de se alargar a outros minérios necessários inclusive, à transição energética e que tenderão a conduzir à mineração em mar profundo…

Postais antigos mostram como a construção da marina fez «rodar» uma praia de Cascais

  Os postais antigos têm mais poder do que se julga. Não trazem apenas memórias e nostalgia, mas também podem dar indicações sobre a evolução dos locais que imortalizam. Foi isso que aconteceu com o trabalho de um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ao analisar um conjunto de postais e outras imagens entre 1930 e 2022, conseguiu reconstituir a linha de costa de uma praia de Cascais e observar como a marina construída nos anos noventa “rodou” essa linha. A equipa quer agora fazer a mesma análise com outras praias.

A ideia parecia simples e a equipa queria perceber se funcionava. Basicamente, pretendiam saber se as imagens nos postais poderiam ser uma espécie de “mapa”. “Como é que transformamos uma imagem qualitativa da praia numa análise quantitativa? Era uma prova de conceito”, relembra ao PÚBLICO Rui Taborda, especialista em geologia marinha e costeira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um dos autores do trabalho.