Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL presente na BREAKBULK 2024 , nos Países Baixos

O Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo estão presentes na edição deste ano da Breakbulk Europe, que decorre entre os dias 21 a 23 de maio, no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos.

A Breakbulk Europe é um dos maiores eventos internacionais no setor da logística, transporte de carga e comércio internacional, que reúne mais de 120 países e 11 mil participantes, onde estamos representados em conjunto com os Portos de Portugal, Comunidades Portuárias e agentes económicos de várias áreas de atividade, criando sinergias entre parceiros e destacando o compromisso dos Portos Portugueses com a sustentabilidade, a eficiência e a inovação.

FUNCHAL

Exposição do Clube de Entusiastas de Navios celebra a Cunard

O Clube de Entusiastas de Navios (CEN) assinalou a escala inaugural do ‘Queen Anne’ na Madeira, com uma exposição dedicada à Cunard.

O evento, que decorreu na Gare Marítima da Madeira, contou com a presença da vogal do conselho de administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA), Isabel Figueiroa, e com a comandante do ‘Queen Anne’, Inger Klein Thorhauge.

A exposição, que juntou a direção do CEN, muitos associados e responsáveis pela Blatas, Lda (Blandy Shipping), agente de navegação da Cunard na Madeira desde 1905, reuniu um espólio de fotografias, postais e modelos à escala de navios da companhia. Todos com passagens pelo Funchal.
Inger Klein Thorhauge, que é a primeira mulher a comandar um navio da icónica companhia britânica, mostrou-se entusiasmada e surpreendida pelo detalhe dos modelos dos navios, e pela riqueza da colecção.

Pesca de atum patudo e espadim azul do Atlântico pode acabar

A pesca de atum patudo e de espadim azul do Atlântico pode vir a ser encerrada, uma vez que Portugal já utilizou 80% das respetivas quotas, avisa a Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

“Considerando os dados das capturas efetuadas pela frota portuguesa de atum patudo no Oceano Atlântico, informa-se que a utilização da quota atingiu os 80%”, indica, em comunicado, a DGRM. Perante este cenário, conforme refere, pode vir a ser necessário encerrar esta pesca.

European Maritime Day 2024: 30 e 31 de maio

Aponte na agenda: o European Maritime Day (EMD), conhecido como o local onde os "Líderes dos Oceanos se encontram", está de volta e promete uma experiência imersiva e interativa sobre várias questões relacionadas com a economia azul e o ecossistema marinho.

Com o cenário de fundo da pitoresca cidade de Svendborg, na Dinamarca, este ano o evento tem como foco principal discutir o papel das estratégias para as bacias marítimas.

Porto de Aveiro lança concurso para empreitada de dragagens de manutenção

A Administração do Porto de Aveiro acaba de lançar um Concurso Público para a Empreitada de Dragagens de Manutenção dos Portos de Pesca Costeiro, do Largo e Entrada da Darsena de Manobras, pelo valor base de 1.225.000,00 € (um milhão, duzentos e vinte e cinco mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 120 dias.

Esta empreitada, cujo objectivo passa por manter as cotas de navegabilidade das áreas intervencionadas, prevê um volume estimado de dragados, incluindo a remoção da pedra, de 161.000m3, que serão submergidos na deriva, a sul da Costa Nova e da pedra na base do Molhe Norte.

Helena Gomes Fernandes eleita Presidente da Região Atlântica da Associação Cruise Europe

Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial, Marketing e Comunicação da APDL foi eleita Presidente da Região Atlântica da Associação Cruise Europe. A eleição decorreu a 14 de maio, em Estocolmo, durante a Assembleia Geral da Cruise Europe.

A Associação Cruise Europe representa 128 portos de 20 países e está dividida em quatro regiões: Europa Atlântica, Reino Unido e Irlanda, Báltico, e Noruega, Islândia e Ilhas Faroe. A região Atlântica, agora sob a presidência de Helena Gomes Fernandes, representa 28 portos da Costa Atlântica, incluindo os portos de Leixões, Lisboa e Figueira da Foz.

Mais de 1000 participantes na II Corrida do Porto de Setúbal

A II Corrida do Porto de Setúbal, organizada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, contou com a presença de mais de 1000 participantes.

A prova, que se realizou no dia 19 de maio e cuja organização técnica esteve a cargo da HMS Sports Consulting, teve como vencedor o atleta Miguel Pedro, que finalizou a corrida de 10Km em 38 minutos. A completar o pódio, estiveram os atletas Rui Santos (2º lugar) e Bruno Ganchinho (3º lugar). Em paralelo à II Corrida do Porto de Setúbal, realizou-se uma Caminhada de 5km, que permitiu a outros atletas desfrutar mais calmamente da cidade e das suas paisagens ribeirinhas.

PORTO DE AVEIRO REFORÇA DEFENSAS E CABEÇOS DE AMARRAÇÃO NA PONTE-CAIS 26 DO TGL

Encontra-se concluída a empreitada de substituição das defensas e dos cabeços de amarração da Ponte Cais 26, do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro.

Esta obra, executada por 207.027,34€ e em 120 dias, teve como objectivo dotar aquela infraestrutura das condições necessárias para receber navios até 40.000 toneladas de deslocamento.

A empreitada consistiu na substituição das defensas existentes por novas, com maior capacidade de absorção, e pela substituição dos cabeços de amarração de desengate rápido de 60 toneladas por novos com 80 toneladas.

Com a conclusão desta obra, a Ponte-Cais 26 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro passa a poder receber navios de maior porte, com total segurança, dando resposta às necessidades crescentes do mercado.

Portugal esgota quota do carapau e pesca fecha esta terça-feira

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de terça-feira, anuncia a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

No final de abril, a DGRM já tinha avisado para a possibilidade de encerrar esta pescaria, uma vez que 80% da quota já se encontrava utilizada.

"Considerando o atual nível de descargas efetuadas pela frota portuguesa de carapaus ("trachurus spp."), na subzona 8c, verifica-se que a quota de pesca atribuída a Portugal encontra-se esgotada", lê-se numa nota divulgada esta segunda-feira pela DGRM.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 16 DE JUNHO

Exposição de Carlos Matos - «Volumes e Traços II»

No dia 28 de Março, às 18h, foi inaugurada a Exposição “Volumes e Traços II”, de Carlos Matos, no Centro de Religiosidade Marítima, no âmbito do programa “Tanto Mar!” promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo.

Todas as peças apresentadas são originais e nascem da relação próxima com o mar, fonte de inspiração e de materiais diversos que vai recolhendo junto à beira-mar.

PORTOS PORTUGUESES NA BREAKBULK EUROPE 2024

Pela primeira vez a APP – Associação de Portos de Portugal – e os principais Portos Portugueses unem esforços para marcar presença na BREAKBULK EUROPE 2024, que acontece de 21 a 23 de maio no Rotterdam Ahoy, em Roterdão. Esta participação conjunta destaca a importância estratégica de Portugal como ponto de entrada e saída de carga, consolidando a sua posição como hub logístico global.

Os Portos de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines vão promover a excelência logística de Portugal e explorar novas oportunidades de negócios num ambiente internacional altamente competitivo, que visa fortalecer redes, atrair investimentos e impulsionar a competitividade da economia portuguesa. Para isso a APP conta com a participação e o apoio institucional da APAT - Associação dos Transitários de Portugal, da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, das Comunidades Portuárias de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines, e com a participação do GRUPO ETE, MIND 4 Logistics, Grupo NOGAR Logística, IBERO LINHAS Transportes, ZALDESA, YILPORT, Alkion, Foztráfego, GALP, Operfoz e Prio, que contribuem para enriquecer ainda mais a presença dos portos portugueses neste evento de destaque.

«Ventura» na Madeira com mais de quatro mil pessoas a bordo

O navio de cruzeiro ‘Ventura’ chegou na manhã de quarta-feira ao Funchal, com 2973 passageiros e 1149 tripulantes a bordo. O transatlântico da P&O Cruises chegou à Madeira depois de cinco dias de mar, numa viagem que começou no porto britânico de Southampton e prosseguiu para Santa Cruz de La Palma, Canárias.

Uma escala de 10 horas, num cruzeiro de 15 noites, que começou em Southampton no dia 11 de maio, com escalas no Funchal, Santa Cruz de La Palma (dia 16), Santa Cruz de Tenerife (dia 17), Las Palmas de Gran Canaria (dia 18), Arrecife (dia 19), Cadiz, Espanha (dia 21), Lisboa (22) e regresso a Southampton (25).

Portos de Lisboa e Setúbal marcam presença pela segunda vez na Breakbulk Europe

Os Portos de Lisboa e Setúbal vão estar presentes, pela segunda vez, numa das principais feiras mundiais dedicadas ao setor da carga de projeto e carga fracionada, a Breakbulk Europe, em Roterdão, de 21 a 23 de maio.

Este evento reúne anualmente mais de onze mil profissionais, de diversos setores, representados por cerca de 600 expositores de 126 países. Trata-se de uma plataforma em rede, verdadeiro palco para consolidar e potenciar negócios. As vertentes da sustentabilidade e inovação estão cada vez mais presentes, uma vez que são cruciais para o desenvolvimento dos portos e de toda a cadeia de abastecimento.

PORTO DA FIGUEIRA PRESENTE NA ASSEMBLEIA GERAL DA CRUISE EUROPE

O Porto da Figueira da Foz esteve presente na Assembleia Geral da Cruise Europe, em Estocolmo.
Durante dois dias, para além da Assembleia Geral da Cruise Europe, onde foram eleitos novos membros para o Conselho Diretivo e discutidas estratégias de crescimento e promoção, aconteceram, em paralelo, um conjunto de reuniões e conferências onde foi possível, ao Porto da Figueira da Foz, alargar a rede de contatos.

Joaquim Sotto Maior, Diretor de Coordenação Portuária do Porto da Figueira da Foz, teve oportunidade de fazer uma apresentação na reunião da Região Atlântica, dando destaque às potencialidades turísticas da Região Centro, bem como à obra da melhoria das acessibilidades marítimas do Porto da Figueira da Foz, que após a sua conclusão passará a reunir condições para acolher navios de cruzeiro de maior porte.

«Hanseatic Nature» terminou no Funchal roteiro pelos Açores e Madeira

O ‘Hanseatic Nature’ esteve no Funchal para uma escala de 17 horas, onde realizou 170 desembarques e 172 embarques de passageiros. O navio, proveniente de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores, trazia a bordo 170 passageiros e 166 tripulantes. Partiu em destino a Vila do Porto.

Construído como um navio de Classe Polar 6, o ‘Hanseatic Nature’ está vocacionado para a realização de cruzeiros de expedição em zonas remotas como o Ártico e a Antártida, mas também para destinos mais tropicais, como a Amazónia ou as ilhas do Atlântico.

«Queen Anne» com escala inaugural na Madeira

O ‘Queen Anne’ estreou-se na manhã desta terça-feira na Madeira. É o mais recente navio da Cunard, e está a realizar o seu cruzeiro inaugural.
Com cerca 2.600 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo, o ‘Queen Anne’ entrou no Porto do Funchal pelas 6:45, vindo de Southampton. No momento do desembarque, os passageiros foram recebidos por um grupo de folclore regional e uma equipa de carreiros do Monte, com os tradicionais carros de cesto.

Navio de cruzeiros «Sea Dream I» escalou o Porto de Setúbal

O Sea Dream I, que é operado pela empresa norueguesa Sea Dream Yacht Club, escalou esta terça-feira o Porto de Setúbal, tornando-se no segundo navio de cruzeiros a escalar o porto sadino no corrente ano.

A embarcação de luxo, que trouxe a Setúbal cerca de 100 turistas, foi pilotada desde a entrada da barra até ao cais pela Comandante Susana Félix, piloto de barra do Porto de Setúbal, tendo sido recebida por uma comitiva liderada pelo Presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia.

Uma centena de velejadores participaram na «Regata Cidade de Aveiro»

Cerca de uma centena de velejadores participaram na “Regata Cidade de Aveiro”. A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro realizou a prova integrada na “Taça Regional Norte”, a primeira de três provas do calendário regional.

Aderiram clubes das zonas norte e centro do país, com a presença do Clube Naval Povoense, Clube Náutico da Figueira da Foz, Clube de Vela Atlântico, Clube de Vela da Costa Nova, Clube de Vela de Viana do Castelo, Náutica Desportiva Ovarense, Sport Club do Porto e o Sporting Clube de Aveiro.

Porto de Sines cresceu 16% no primeiro trimestre do ano

O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16%, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada.

Destaque para o segmento da Carga Geral, onde se inclui a Carga Contentorizada, que acumulou uma movimentação total de 5,7 milhões de toneladas, correspondendo a um acréscimo de 36%. De notar que a Carga Geral representa já 50% do total movimentado em porto, sendo o segmento a registar a maior evolução na última década, com um incremento da ordem dos 20%.
 

ATÉ 29 DE JUNHO

Sines expõe fotografias sobre a pesca do cerco em Portugal

Uma exposição com imagens captadas pelo fotógrafo Hélder Luís, com o intuito de dar visibilidade à pesca do cerco em Portugal, encontra-se aberta a visitas no Centro de Artes de Sines (CAS).

"Sardinha, o Sem Fim da Pesca do Cerco" é o título da exposição que ficará patente no CAS até 29 de junho. De carácter itinerante, a exposição resulta de um projecto realizado por Hélder Luís, designer, fotógrafo, artista multimédia e músico, entre 2018 e 2022, sobre a pesca do cerco em Portugal, projecto que deu origem à publicação de um livro sobre esta atividade piscatória.