Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal apresenta programa de actividades para o Centenário e divulga resultados de 2022

O ano de 2023 marca os 100 anos do Porto de Setúbal. Para assinalar este Centenário, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, apresentou, esta quinta-feira, 26 de janeiro, um vasto programa de atividades que terão lugar durante todo o ano, e que têm como objetivo reforçar e promover o importante papel do porto no desenvolvimento económico e social da região e a sua envolvência com a cidade.

As iniciativas previstas no âmbito das Comemorações do Centenário do Porto de Setúbal incluem a realização de seminários, workshops, exposições, visitas aos terminais, passeios marítimo-turísticos e diversas atividades lúdicas. Estas atividades visam permitir que a população conheça o funcionamento deste porto, as suas infraestruturas, tipos de carga e meios logísticos envolvidos, proporcionando vivências diversas com a realidade portuária através de visitas orientadas, passeios marítimo-turísticos e outras ações. Um dos objetivos é dinamizar a vertente de educação e literacia do mar através de ações de sensibilização e do conhecimento do setor marítimo-portuário, nas suas variadas vertentes, junto do público jovem e em parceria com as escolas da região, promovendo a ligação porto-cidade.

DGRM

Abertura das Candidaturas ao 2.º Aviso do PRR - Pescas

Desde 16 de dezembro de 2022 e até às 17 horas do dia 15 de fevereiro de 2023, estão abertas as candidaturas ao 2.º Aviso do PRR-PESCAS, destinado a apoiar a transição energética e redução do impacto ambiental para empresas do setor das Pescas e da Aquicultura.

Pretende-se com este Aviso desenvolver um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Dezembro 2022

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 148. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Universidade de Coimbra tem apoio para projectos de I&D+i de redução de resíduos e efluentes nos portos de pesca

A Universidade de Coimbra, através do Laboratório Marefoz, no âmbito da Estratégia do UC MAR, acaba de lançar o “Concurso de Provas de Conceito GreenFishingPort”, desafiando toda a comunidade científica nacional a promover o desenvolvimento de produtos inovadores, a partir dos resíduos e efluentes produzidos no decorrer da actividade do porto de pesca de Lagos. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de Janeiro de 2023.

MEDWAY retoma circuito Setúbal - Entroncamento - Leixões

A MEDWAY vai reactivar o circuito Setúbal – Entroncamento – Leixões no decurso do primeiro trimestre deste ano. O objectivo é ligar todos os portos e terminais, com cobertura em todo o território nacional, no âmbito da política de expansão de serviços da empresa.

“A recuperação deste serviço visa responder ao elevado número de pedidos que recebemos da parte dos nossos clientes. Esta solução serve também o nosso objectivo de crescimento do negócio, bem como o propósito de incrementar o transporte ferroviário de mercadorias nos países em que estamos presentes, a fim de reduzir as emissões de carbono no sector dos transportes”, refere Carlos Vasconcelos, Administrador da MEDWAY.

Universidade Internacional da Terceira Idade no Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

O Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra recebeu a visita de um grupo de 50 pessoas, alunos da Universidade Internacional para a Terceira Idade – UITI https://uiti.pt/ . Os visitantes tomaram contacto com o vasto espólio documental e fotográfico preservado neste espaço, que tem contribuído de forma inequívoca para a crescente vocação do Barreiro que integra agora a “Cidade dos Arquivos”.

EM 2022

Marinha Portuguesa coordenou salvamento de 458 vidas no mar

A Marinha Portuguesa informa que os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Sub-centro do Funchal (MRSC Funchal) concluíram o ano de 2022 registando o salvamento de 516 pessoas, em 458 acções de busca e salvamento marítimo, o que corresponde a uma taxa de eficácia de 98,9%.

Agenda NEXUS responde aos desafios da transição energética e digital do corredor logístico de Sines

O auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, recebeu esta terça-feira, 24 de janeiro, a Conferência de Arranque da Agenda NEXUS, evento que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do Ministro da Economia e do Mar.

Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização:

Sines é «exemplo de virtudes» económicas, ambientais e tecnológicas

Para Bernardo Ivo Cruz, "as empresas que se têm instalado em Sines representam milhões de euros de investimento, milhares de postos de trabalho qualificados, e têm além disso uma preocupação particular com as pessoas que já cá estavam" e que "estão a ser treinadas e preparadas para poderem trabalhar nessa nova economia".

"Sines, neste momento, é um exemplo de virtudes. É um exemplo de virtudes económicas, é um exemplo de virtudes ambiental, é um exemplo de virtudes tecnológica, é um exemplo de virtudes de combate à desertificação do interior de Portugal", afirmou.
 

CRUZEIROS

Porto de Lisboa bate record no segmento turnaround

O Porto de Lisboa bateu o record de escalas e passageiros de cruzeiro no segmento turnaround, ou seja, nos cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital portuguesa. Em 2022 ulltrapassou-se, pela primeira vez a centena de escalas em turnaroud (103) e registaram-se 88 292 mil passageiros neste segmento.
Face a 2019, estes números representam crescimentos de 43% nas escalas e 21% no número de passageiros.

AÇORES

Secretário das Pescas considera fundamental a capacitação dos profissionais da pesca

“Queremos desenvolver modelos de formação para profissionais e agentes do sector das pescas, estabelecendo um tronco comum, transversal ao que se pretende ao nível da capacitação, quer nos Açores quer no continente português, inclusive através do intercâmbio de formandos e formadores entre a Escola do Mar dos Açores (EMA) e o FOR-MAR”, referiu Manuel São João, no âmbito de uma visita da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, à Escola do Mar dos Açores, na ilha do Faial.

Madeira avança com construção de pontão de protecção da Marina do Funchal

O secretário Regional da Economia da Madeira, Rui Barreto, anunciou que o Governo Regional vai proceder à construção de um pontão de protecção da Marina do Funchal. Um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros, anunciou o governante, dia 6 de Janeiro, na Gare Marítima da Madeira.

Rui Barreto adiantou que esta intervenção vai “ao encontro das expectativas dos utentes daquela infra-estrutura e vai permitir melhorar as condições de segurança e operacionalidade de entrada e saída das embarcações”.

No Terminal de Cruzeiros de Leixões

BOOST - Building Better Tourism, um encontro internacional organizado pelo NEST

BOOST - Building Better Tourism, um encontro internacional organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos. Várias entidades nacionais e internacionais debateram a inovação e o potencial do turismo na ótica da transição verde e digital, as start-ups e as tecnologias aplicadas ao turismo.

A APDL participou no painel “Matosinhos: do Destino Industrial ao Destino Inteligente” com a presença de Helena Gomes Fernandes, Diretora da Direção Comercial Marketing Comunicação.

AÇORES

Atlânticoline aumenta transporte de passageiros

Empresa faz balanço positivo do ano de 2022, tendo em conta o transporte de 506.143 passageiros e de 31.794 viaturas, em todas as suas linhas.

Ministra da Agricultura e Alimentação Madrinha de um dos Navios EFCA

A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, é a madrinha de um dos três novos navios de controlo da Agência Europeia das Pescas (EFCA), o “Ocean Guardian”.

Os três navios de controlo da EFCA são sisters, cada um com 62 metros de comprimento, tendo sido todos inaugurados nesta função, dia 17 de janeiro, em Vigo: o Ocean Guardian, o Ocean Sentinel e o Ocean Protector. Ficarão ao serviço desta agência europeia para fiscalização e controlo das pescas nas águas da União Europeia e em águas internacionais, onde existem acordos de pesca, bem como irão prestar auxílio aos serviços e missões da Frontex.

PORTO DE LEIXÕES | COM VÍDEO

Desembarque do segundo equipamento ferroviário MATISA R21 a chegar a Portugal

O Porto de Leixões recebeu a operação de desembarque em navio Ro-Ro e preparação para transporte rodoviário, do segundo equipamento ferroviário MATISA R21 a chegar a Portugal.

À semelhança do primeiro destes equipamentos a desembarcar em Portugal, igualmente pelo Porto de Leixões, a operação complexa decorreu no Terminal Multiusos Sul, tendo sido executada pela YILPORT Leixões e seguindo posteriormente em transporte especializado da LASO para a estação ferroviária das Devesas, tendo como cliente final a construtora DSTrainRail.

Escola do Mar dos Açores recebe visita da Secretária de Estado das Pescas

A Secretária de Estado das Pescas visitou as instalações da Escola do Mar, no Faial. Segundo Teresa Coelho, o objetivo desta deslocação foi para em “conjunto” ver como pode ser “melhorada a formação profissional no setor”.
Neste contexto, a governante ressalvou a “boa colaboração” com o Secretário Regional das Pescas, no sentido continuar a apostar na formação profissional.

Porto de Setúbal soma mais duas linhas regulares de contentores

O Porto de Setúbal tem duas novas linhas regulares de contentores a operar no Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à empresa Sadoport. Estes serviços permitem consolidar a oferta do Porto Setúbal no mercado de contentores, no short sea shipping Europeu, designadamente nas ligações com o Mediterrâneo, Canárias e norte de Espanha.

PORTO DO FUNCHAL

Dois navios e mais de 8 000 pessoas

Os dois navios que esta quinta-feira acostaram no Porto do Funchal, o “MSC Virtuosa” e o cliente das quintas-feiras, “Marella Explorar” movimentaram 8 006 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O “Marella Explorer” trouxe 11 822 passageiros e 762 tripulantes, a bordo. Ficou na Madeira durante 13 horas, partindo às 21h00 para Lanzarote, prosseguindo o cruzeiro de 07 noites pelas ilhas da Madeira e Canárias.

APDL Saúde - a nova geração chegou

A APDL vem procedendo a uma profunda restruturação do seu sector de saúde, no sentido de valorizar a proteção aos seus trabalhadores e agregados familiares, mas também, sempre que possível, alargar à comunidade esses serviços no cumprimento do seu compromisso de responsabilidade social. Esta aposta implicou um aumento de instalações para acolher novas valências e respetivos serviços.

Assim, o nosso Centro de Assistência passará a chamar-se APDL SAÚDE, uma aposta que implicou um aumento de instalações para acolher novas valências e respetivos serviços na área da saúde.