Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Notícias
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Portos de Lisboa e Setúbal recebem visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos
A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) receberam a visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos, Gesine Meissner.
Na sua missão a Lisboa, Gesine Meissner teve um encontro de trabalho com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, com membros da Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, e representantes da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.
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OCDE propõe plano para reforçar a economia azul em Portugal
A OCDE publicou o relatório “Improving Policy Coherence for Portugal’s Ocean Economy – A Strategic Plan for Natural Resources, Safety and Maritime Services”, que define uma visão estratégica para melhorar a governação e a sustentabilidade da economia do mar em Portugal.
O documento analisa como o país pode reforçar a coerência política, a integração das políticas públicas e a afetação de recursos para promover uma economia azul mais resiliente.
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TERCEIRO FIM DE SEMANA DE SETEMBRO | ÍLHAVO
Nossa Senhora dos Navegantes, edição 2025
A Nossa Senhora do Navegantes é uma das mais queridas devoções destas gentes do mar. A procissão inicia-se, em terra, na Capela de Cale da Vila (que tem por orago o pescador São Pedro) dirigindo-se ao Porto Bacalhoeiro onde, pela Ria, faz a travessia de barco até à capela que lhe é devotada, no Forte da Barra, mas não sem antes se encontrar com a Senhora das Areias (em São Jacinto).
Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores. Em terra, nas margens da Ria, milhares de pessoas assistem à procissão.
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COM VÍDEO
O Mundo Fantasmático que Nos Espera com a Emergência da dita IA
Até onde poderá ir a dita Inteligência Artificial? Ninguém sabe, ninguém pode saber, mas algo parece ser certo: irá sempre mais longe tanto quanto mais o homem se imaginar feito à sua imagem e semelhança. No entanto, independentemente de tudo o mais, o facto é que a aplicação das suas capacidades, da navegação autónoma à concepção de novos navios, da sua arquitectura aos respectivos propulsores, tudo está mudar também no mundo marítimo com a IA, como Jorge Antunes, Nuno Santos e Pedro Ponte nos expõem.
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Aponta publicação na Nature
Espécies migradoras marinhas são chave para preservar a ligação ecológica entre terra e mar
A mais recente edição da revista Nature, na seção Correspondence, destaca a importância de proteger espécies migradoras marinhas como elemento central para manter a conectividade ecológica entre ambientes terrestres e marinhos. Um dos autores da publicação é Pedro Raposo de Almeida, diretor do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
O texto, intitulado “Conserve marine migratory species to protect ecological links between land and sea”, defende que a preservação de peixes, aves e mamíferos marinhos migradores é essencial para manter a saúde e a produtividade dos habitats que conectam oceanos e continentes.
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LEIXÕES
NUNCA HOUVE TANTOS TURISTAS A DESEMBARCAR EM CRUZEIROS
2025 é ano de records no Terminal de Cruzeiros. Leixões vive o melhor período de sempre e julho foi o mês de maior afluência. Registo supera os 142 mil passageiros, o que traduz uma subida de 51% face a 2024. O ano de 2025 vai ficar marcado pela queda de records.
“No primeiro semestre deste ano recebemos 76 escalas de navios de cruzeiros e 101 079 passageiros. Foi o melhor semestre de sempre a todos os níveis. Para além disso, o mês de julho foi o melhor mês de sempre no que toca ao número de passageiros recebidos: 41 056 passageiros apenas em julho”, é salientado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
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POR ARTUR MANUEL PIRES | COM VÍDEO
Reciclagem de Minerais Importa Mais do que Mineração em Mar Profundo
Uma das grandes fraquezas da Europa, como todos sabemos, é a sua escassez de recursos minerais. A mineração em mar profundo é, assim, uma possibilidade que agora se levanta, mas, antes disso, sublinha-nos Artur Manuel Pires, importa, acima de tudo, pensar, desenvolver e sofisticar as capacidades de reciclagem porque é aí que verdadeiramente reside o futuro mais imediato.
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A maior feira de cruzeiros da Europa
Cruise Portugal promove-se na Seatrade Europe 2025
A Associação de Portos de Portugal (APP), sob a marca Cruise Portugal, voltou a marcar presença na Seatrade Europe 2025, a maior feira de cruzeiros da Europa, que decorreu de 10 a 12 de setembro, em Hamburgo, sob o tema “Future Forward”.
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Governo arranca com concessão de silos responsáveis por metade dos cereais em Portugal
Vinte e quatro anos depois da primeira tentativa para concessionar os silos de cereais da antiga Silopor a privados, o Governo deu recentemente o pontapé de saída para entregar a exploração dos terminais de granéis alimentares da Trafaria e do Beato, no Porto de Lisboa, e de Vale de Figueira, em Santarém.
Com capacidade para receber e armazenar no decurso de um ano 3,4 milhões de toneladas, pelos silos da Trafaria, Beato e Vale Figueira passam mais de metade dos cereais e farinhas em Portugal.
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Roterdão lidera lista dos portos mais movimentados no transporte marítimo de curta distância na União Europeia
O mais recente relatório “Key figures on Europe – 2025”, publicado em julho.e divulgado pelo Eurostat, traz um retrato detalhado dos desenvolvimentos recentes na União Europeia, abrangendo áreas que vão desde a sociedade à economia, passando pelo ambiente e recursos naturais. Entre os temas em destaque, está o sector dos transportes, mais concretamente o transporte marítimo de curta distância, vital para a movimentação de mercadorias no espaço europeu.
O porto de Roterdão, nos Países Baixos, reafirma a sua posição como o principal porto da União Europeia no que diz respeito à movimentação de mercadorias por via marítima de curta distância. Em 2023, foram transportados 159 milhões de toneladas através deste porto, o que corresponde a 9,9% do total europeu.
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Investimento estratégico do dstgroup na Gazelle Wind Power permite impulsionar o projecto Nau Azul
A Gazelle Wind Power (Gazelle), empresa responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de plataformas eólicas flutuantes, e o dstgroup, um conglomerado português, celebraram um acordo estratégico através do qual a dstventures(braço de capital de risco corporativo do dstgroup) investirá 1,5 milhões de euros na Gazelle. Para além deste investimento, a subsidiária do grupo especializada em engenharia e fabrico de estruturas metálicas, a premiada bysteel, irá fabricar e construir as estruturas modulares em aço para o projecto Nau Azul da Gazelle.
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Museu Marítimo de Sesimbra
A ligação de Sesimbra ao mar e à pesca, cujas evidências históricas nos transportam até há 5 mil anos, é apresentada ao público de uma forma organizada e sistematizada, onde as novas tecnologias convivem, lado a lado, com o saber dos homens do mar.
O Museu está dividido por temáticas que ocupam vários espaços existentes na Fortaleza de Santiago. A recepção situa-se junto ao Posto de Turismo, à entrada do monumento. Depois de adquirir o ingresso e ser devidamente enquadrado, o visitante poderá circular pelos vários espaços e optar por organizar a sua própria visita. Como forma de promover a ligação à comunidade local e de aproximar os munícipes à história da sua terra, as entradas são gratuitas para moradores no concelho, que podem pedir um cartão de utente para o efeito.
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A 9 DE NOVEMBRO, EM LISBOA
Entrega de Prémios «All-Stars of the Sea» da MSC Cruzeiros vai decorrer a bordo do MSC Musica
A MSC Cruzeiros realizará mais uma edição do “All-Stars of the Sea” no dia 9 de Novembro, no Porto de Lisboa, num evento que visa destacar as agências de viagens que, em termos de vendas, mais se destacaram no ano de 2024.
O ”All-Stars of the Sea 2025” decorrerá a bordo do MSC Musica que tem vindo a realizar cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa este Verão. Entre as 11:00 e as 16:00, decorrerá não só a habitual Cerimónia de entrega de Prémios, como também um almoço de Gala a bordo para todos os convidados do evento.
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Transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030
O mercado de transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030, de acordo com o estudo “The $10 Billion Opportunity in Green Shipping”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). Esta estimativa tem por base a predisposição da maioria dos proprietários de carga para pagar um preço acrescido por transporte sustentável, sendo que 80% destes assume estar disposto a pagar, em média, um acréscimo de 4,5% pelo transporte marítimo verde em comparação com o convencional.
Apesar do forte interesse em soluções de transporte marítimo sustentáveis, o crescimento da disposição para pagar esse valor extra por transporte marítimo verde desacelerou, passando de +1% ao ano entre 2021 e 2023 para +0,5% em 2024. Este abrandamento é um reflexo da incerteza regulatória e da limitada maturidade do mercado de combustíveis alternativos. As empresas aguardam por um enquadramento mais claro para tomar decisões de longo prazo, o que tem travado a adoção mais generalizada destas soluções.
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PODCAST TODO O PEIXE É NOBRE
Como será o futuro da sardinha? Sustentável e de aquicultura
Com orgulho e algum saudosismo, Agostinho Sá Pereira conta que Matosinhos foi o maior porto sardinheiro do mundo. É o presidente do Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (Napesmate), onde as fotografias dos anos de 1940 e 1960 expostas mostram uma mistura de abundância de sardinha e pobreza.
Esta pesca moldou a vida destes pescadores e desta cidade e Delfim Caetano Nora, que na mesma associação se dedica a escrever a história das famílias de pescadores, explica: “É preciso separar bem o que era o defeso e o que era a safra. A safra é uma sardinha em cada um de nós, as pessoas andam de cabeça no ar, uma alegria. No defeso andava tudo calado, com fome.”
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Porto de Lisboa cresce 2% na carga movimentada até julho de 2025
O Porto de Lisboa encerrou os primeiros sete meses do ano com um resultado global positivo, registando um crescimento acumulado de 2% na carga total movimentada face ao período homólogo de 2024. Entre janeiro e julho, passaram pelo porto 6,64 milhões de toneladas, contra 6,51 milhões no mesmo período do ano anterior.
O desempenho deve-se em grande medida à carga geral, que totalizou 3,22 milhões de toneladas, traduzindo-se num crescimento expressivo de 9,27%. Neste segmento, a carga contentorizada ascendeu a mais de três milhões de toneladas, uma subida de quase 8% face a 2024, enquanto a carga fracionada quase duplicou o seu desempenho, atingindo 191 mil toneladas, mais 40,8% face ao período homólogo.
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MADEIRA
Movimento de mercadorias nos portos aumentou 3,6% no 1.º semestre de 2025
O movimento de mercadorias nos portos da Região registou uma variação globalmente positiva, no 1.º semestre de 2025, face ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 3,6%. Este crescimento resultou do acréscimo de 4,6% no volume de mercadorias descarregadas, uma vez que o carregamento registou uma redução de 4,0%. No 2.º trimestre de 2025, o movimento total de mercadorias registou um aumento homólogo de 4,8%.
A informação foi divulgada pela Direção Regional de Estatística. De Janeiro a Junho de 2025, registou-se a entrada de 908 embarcações de recreio nas marinas da Região, com um total de 2.039 tripulantes e passageiros, representando acréscimos homólogos de 4,6% e 3,0%, respectivamente.
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MSC Cruzeiros em contagem decrescente para inauguração do MSC World Asia
A MSC Cruzeiros revelou novos detalhes sobre o MSC World Asia, que iniciará as suas viagens no Mediterrâneo a partir de 11 de dezembro de 2026.
A bordo, os passageiros podem desfrutar de uma emocionante combinação de atrações favoritas dos passageiros que regressam e novos conceitos e locais inovadores para proporcionar a melhor experiência de cruzeiro, incluindo o maior escorrega seco no mar e novas experiências e características no espaço World Promenade. Desde experiências gastronómicas internacionais a entretenimento de classe mundial, cada momento é cuidadosamente selecionado para proporcionar memórias inesquecíveis.
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POR ARTUR MANUEL PIRES | COM VÍDEO
Geopolítica, Geoestratégia e Mineração em Mar Profundo
Entre outras consequências, a invasão da Ucrânia pela Rússia tem também a de obrigar a Europa repensar as suas estratégias de abastecimento de matérias-primas, a começar pelas energéticas, como o gás, a mais curto prazo, mas nem tudo se reduz ao gás e, mais cedo ou mais tarde, a questão não deixará de se alargar a outros minérios necessários inclusive, à transição energética e que tenderão a conduzir à mineração em mar profundo…
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Postais antigos mostram como a construção da marina fez «rodar» uma praia de Cascais
Os postais antigos têm mais poder do que se julga. Não trazem apenas memórias e nostalgia, mas também podem dar indicações sobre a evolução dos locais que imortalizam. Foi isso que aconteceu com o trabalho de um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ao analisar um conjunto de postais e outras imagens entre 1930 e 2022, conseguiu reconstituir a linha de costa de uma praia de Cascais e observar como a marina construída nos anos noventa “rodou” essa linha. A equipa quer agora fazer a mesma análise com outras praias.
A ideia parecia simples e a equipa queria perceber se funcionava. Basicamente, pretendiam saber se as imagens nos postais poderiam ser uma espécie de “mapa”. “Como é que transformamos uma imagem qualitativa da praia numa análise quantitativa? Era uma prova de conceito”, relembra ao PÚBLICO Rui Taborda, especialista em geologia marinha e costeira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um dos autores do trabalho.