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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

FALECIMENTO DE LÍDIA SEQUEIRA

Nota de pesar da Associação dos Portos de Portugal (APP)

 A APP – Associação dos Portos de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da Dra. Lídia Sequeira, antiga Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra e também da Direcção da APP,

A Dra. Lídia Sequeira será recordada pela sua determinação, sentido de missão e profundo vínculo ao setor portuário, qualidades que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento e projeção do sistema portuário nacional. A sua partida representa uma perda enorme para todos aqueles que, ao longo dos anos, testemunharam o seu compromisso e a marca indelével que deixou na história dos Portos que liderou.

A APP apresenta à família, amigos e à comunidade portuária as suas mais sentidas condolências, associando-se ao pesar pela perda de uma figura de grande relevância para o setor marítimo-portuário português.

João Neves
Presidente da APP

Morre Lídia Sequeira, líder que marcou o Porto de Sines

  A ex-Presidente da APS, Lídia Sequeira, morreu esta semana, deixando marcado um dos períodos de maior transformação no Porto de Sines.

A APS confirmou a morte de Lídia Sequeira, que presidiu ao Conselho de Administração entre 2005 e 2013, num dos ciclos mais decisivos da história recente do Porto de Sines. A entidade manifestou o seu profundo pesar e apresentou condolências à família, assinalando a perda de uma figura que deixou uma marca evidente no setor portuário nacional.

Durante os oito anos em que liderou a administração, Lídia Sequeira destacou-se pelo compromisso, dedicação e visão estratégica, conduzindo Sines por um período de expansão e modernização. Sob a sua orientação, o porto reforçou a digitalização dos processos, consolidou o modelo de negócio e assistiu ao crescimento sustentado da atividade no Terminal de Contentores, hoje um dos pilares da capacidade competitiva do complexo portuário.

A APS relembra ainda o seu espírito de trabalho e o forte sentimento de pertença que sempre demonstrou relativamente ao Porto de Sines, considerando que a sua passagem pela instituição ficará para sempre associada a um período de avanço, reorganização e afirmação no panorama nacional.

Porto de Portimão aumenta capacidade

  Alinhada com os objetivos definidos na Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 ― PORTOS 5+, que prevê o crescimento do tráfego de passageiros nos portos nacionais, em cerca de 30%, a APS prepara-se para dar início a três grandes intervenções que visam melhorar e aumentar a competitividade do Porto de Portimão.

Com início previsto para o início de 2026, a Autoridade Portuária procederá a dragagens de manutenção dos fundos da acessibilidade marítima, repondo as condições de segurança e operação para navios de cruzeiro de 220m, contribuindo desta forma para o aumento da capacidade do porto.

CNN PORTUGAL SUMMIT

RUI DIAS: O mar pode ser muito mais do que uma herança histórica e natural

  O autarca Rui Dias começa por sublinhar que o oceano "define o nosso passado histórico e concretiza o nosso futuro", mas que são necessárias "políticas coerentes e investimentos ousados" para transformar a economia azul "numa prioridade estratégica nacional".

A economia do mar, reforça, significa 5,1% do PIB nacional e 4,1% do emprego. "É um contributo económico que coloca o setor entre os três principais do país", aponta, destacando, no entanto, que o "aproveitamento ainda está longe do seu máximo potencial". "O mar pode ser muito mais do que uma herança histórica e natural, pode ser riqueza, inovação, conhecimento e segurança". "Isto é um imperativo".

Economia azul abre um mar de oportunidades em Peniche

  A economia azul poderá abrir um capítulo na inovação e no emprego, explorando o mar, para lá da pesca e turismo. O Politécnico de Leiria tem apostado na investigação, o que está a levar ao desenvolvimento de startups.

Com a Estratégia Nacional para o Mar 2030 a reservar 539 milhões de euros de investimento, as startups do ecossistema azul nacional atingiram uma avaliação de 194 milhões de euros e, em Peniche, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) está a apostar na criação de um ecossistema azul na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM).

Titan de Leixões

  “São (os Titans) como tentáculos que avançam sobre o mar (…) unhas de uma tenaz de granito para comprimirem entre si um retalho do Oceano, amansando-o, submetendo-o, domesticando-o, com a vontade invencível do génio humano”.
(Oliveira Martins, 1885)


O Porto de Leixões é composto por gerações que anos a fio traçaram a sua História, em cargas que vão e vêm, passageiros que chegam e partem. A sua génese funde-se com a gente matosinhense e as suas histórias, ao largo e no mar alto, mas também, inevitavelmente, com o nosso gigante “Titan”.

Este colosso da engenharia e indústria, símbolo da pujança e força deste porto, fomentador do crescimento urbano da zona portuária, continua a fazer jus ao seu passado, enquanto símbolo do esplendor e da história centenária de Leixões. Os “Titans” do Porto de Leixões são, sem dúvida, grandes pilares da História de Matosinhos.

Algarve aposta na economia azul para mudar futuro da alimentação e farmacologia

  O Algarve está a posicionar-se como referência nacional e internacional na economia azul, desenvolvendo projetos que “podem mudar o futuro” da alimentação e da farmacologia, considera a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Com projetos financiados pelo programa ALGARVE 2030, a região assume-se como laboratório vivo da economia azul, onde ciência, indústria e sustentabilidade “se unem para criar soluções em várias áreas e da própria relação com o oceano”, refere uma nota da CCDR do Algarve.

Lisnave, Setúbal e antiga Silopor estreiam plano de 15 concessões portuárias

 OGoverno vai avançar em 2026 com as primeiras três concessões portuárias, de um total de 15 que pretende lançar até 2035 e que espera que “configurem um investimento privado de mais de 3 mil milhões de euros e um investimento público de mil milhões de euros”.
O Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, revela que o Executivo vai concretizar em 2026 a concessão de um segundo terminal em Setúbal, abrir um concurso para os estaleiros da Mitrena e avançar com a privatização da Silotagus (antiga Silopor).

Durante uma intervenção na CNN Summit, realizada em Ílhavo (distrito de Aveiro), Miguel Pinto Luz sublinhou ainda que estas concessões vão ser de 75 anos, o que confere “mais previsibilidade a estes investimentos de grande montante”.

QUARTA E QUINTA-FEIRA, 3 E 4 DE DEZEMBRO

Porto de Sines acolhe conferência de inovação

Esta quarta e quinta-feira, 3 e 4 de dezembro, o Porto de Sines recebe a “International Innovation Conference 2025″, coorganizada pela Nexus Agenda & D2xCEL. Este encontro internacional, dedicado à inovação em transporte sustentável, logística e infraestruturas, reúne líderes de 150 entidades para debater a transição digital e verde do setor.

Coorganizada pela NEXUS Agenda e pela D2xCEL, a conferência internacional centra-se em quatro eixos estratégicos: digitalização, descarbonização, sustentabilidade e segurança — e no papel que estes vetores desempenham na transformação do transporte, do comércio e das cadeias logísticas globais.

Porto do Funchal com movimento de 17 mil pessoas

  Mais de 17 mil pessoas passaram esta segunda-feira, primeiro dia de dezembro, pelo Porto do Funchal. Entre passageiros (13.033) e tripulantes (4.335), são 17.368 pessoas que chegaram a bordo de quatro navios de cruzeiro – AIDAcosma, Azura, Silver Whisper e Mein Schiff Relax – e o mega-iate Spirit.

Agenciado pela Blatas, o AIDAcosma chegou ao Funchal pelas 6:00 horas vindo de Las Palmas de Gran Canária com 5.787 passageiros e 1.464 tripulantes a bordo. O navio está a realizar um cruzeiro de sete dias por Canárias e Madeira. Começou a 26 de novembro em Santa Cruz de Tenerife e termina no mesmo porto, na terça-feira. Prosseguiu viagem às 17:00 horas, em direcção a Santa Cruz de La Palma.

Porto de Aveiro prepara-se para dar início à construção do novo Terminal Intermodal

  A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e a empresa ABB – Alexandre Barbosa Borges, S.A. assinaram o auto de consignação da empreitada de construção do novo Terminal Intermodal, localizado na zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI), junto ao feixe de linhas ferroviárias. A obra representa um investimento de 15,9 milhões de euros e terá um prazo de execução de 480 dias.

Trata-se de um investimento estratégico para o Porto de Aveiro, que permitirá aumentar a eficiência da sua oferta de serviços ferroviários pelo porto e, consequentemente, expandir a sua área de influência até à região de Castela e Leão e a Madrid. É expectável, por isso, que este investimento contribua para o crescimento económico da Região Centro e do país, além de promover um sistema de transportes mais sustentável a nível ambiental.

Roteiro para a Monitorização da Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas 2030

  O Roteiro para a Monitorização da Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas 2030 é um documento que define um conjunto de 15 ações concretas e calendarizadas até 2030 para implementar um programa de monitorização coordenado e cientificamente fundamentado para as áreas marinhas protegidas de Portugal.
O seu objetivo é gerar informação robusta para avaliar o desempenho da rede e orientar políticas eficazes de conservação da biodiversidade marinha. Este roteiro é um passo crucial para garantir que a rede seja uma ferramenta de proteção eficaz, indo além da simples designação de áreas.

O Roteiro para a Monitorização da Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas (RNAMP) foi elaborado no âmbito do projeto INDIMAR, liderado pelo Ciimar – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto.

Novos projectos para promover a agricultura sustentável de algas e centros de inovação para a economia azul

  A União Europeia lançou quatro novos projectos, apoiados por um total de 5.7 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), para promover a produção sustentável de algas e estabelecer polos de inovação azul ao longo das costas do Mediterrâneo e do Atlântico. Estas iniciativas, que tiveram início a 10 de outubro de 2025, visam acelerar a transição para uma economia azul mais sustentável e resiliente em todos os mares e regiões costeiras da Europa.

Os projetos concentram-se em promover Parcerias de Especialização Inteligente e demonstrar a agricultura oceânica regenerativa. Os principais projetos incluem o MED-Hubs, que cria polos de inovação na Espanha e na Itália para apoiar a energia renovável marinha e a aquicultura sustentável; o ATL.A.HUB, que aborda os gargalos na cadeia de valor das algas europeias por meio de instalações na Espanha e em Portugal; o OCEAN GARDENS, pioneiro na agricultura de algas marinhas em alto mar na Gran Canaria; e o SEAGROW, que testa sistemas de agricultura oceânica regenerativa na Baía de Galway, na Irlanda.

CNN Summit

Como os Portos estão a alcançar sustentabilidade e a crescer com isso

  São convidados deste painel Eduardo Feio, Presidente do Porto de Aveiro; João Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL; Vítor Caldeirinha, Presidente do Portos de Lisboa e de Setúbal, e Pedro do Ó Ramos,Presidente dos Portos de Sines e Algarve.

MANUELA PATRÍCIO:

Quando se desviam rotas de um porto, quem paga somos todos nós

 Manuela Patrício, diretora de terminais portuários da Administração do Porto de Lisboa (APL), foi uma das oradoras de referência no segmento de debate 'Transporte, Logística e Eficiência Operacional', que a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) organizou, no contexto do evento Logipack, que decorreu na FIL.

A experiente portuária analisou o papel nacional do porto lisboeta e enfatizou a importância de se valorizar mais a utilidade estratégica deste tipo de infraestruturas na economia.

Porto do Funchal

Domingo com a visita de dois cruzeiros

  Dois navios de cruzeiro fizeram escala este domingo no Funchal:o Norwegian Pearl e o Seven Seas Mariner. Em conjunto, trouxeram à Madeira perto de três mil pessoas, na sua maioria, 2.400, passageiros.
O Norwegian Pearl chegou às 6:00 horas de Casablanca, Marrocos, e partiu às 17:00 horas em direção a Miami, Estados Unidos. Numa escala agenciada pela JFM Shipping, o Pearl navega com 2.972 pessoas, 1.951 das quais são passageiros.

Está a realizar uma viagem de 15 dias entre Barcelona (Espanha) e Miami (Estados Unidos) com paragens em Cartagena, Málaga e Cádis (todos em Espanha), Gibraltar (Reino Unido) e Casablanca (Marrocos).

Marinas madeirenses acolheram 1.810 embarcações de recreio

  Entre janeiro e setembro de 2025, as marinas da região registaram 1.810 embarcações de recreio e 3.814 tripulantes/passageiros, com acréscimos de 16,3% e 6,8%, respetivamente.
Os portos da Madeira receberam 184 navios de cruzeiro e 403.495 passageiros em trânsito (+4,5%). O Porto do Funchal registou 402.359 passageiros, principalmente europeus.

Na linha Madeira-Porto Santo passaram 319,6 mil passageiros (+0,9%). O movimento de mercadorias cresceu 2,3%, com aumento de 2,7% no descarregamento.

Descarbonização em cruzeiros

  O Porto de Barcelona inova e avança na descarbonização marítima, com um acordo histórico de oito anos entre a Repsol e a Norwegian Cruise Line Holdings, para o fornecimento de combustíveis marítimos renováveis. A partir de 2026, a Repsol fornecerá biocombustíveis – e, a partir de 2029, metanol renovável – directamente à frota da NCLH, incluindo a Norwegian Cruise Line, a Oceania Cruises e a Regent Seven Seas.

Portos de Lisboa e Setúbal destacam compromisso com a descarbonização e eletrificação portuária

  A APL - Administração do Porto de Lisboa, e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra participaram na quarta edição do Electric Summit – Energy for Life, um dos principais fóruns nacionais dedicados à mobilidade sustentável e à transição energética. A sessão de abertura contou com a intervenção de Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação, que destacou o papel estratégico de Portugal na transformação da mobilidade para um futuro mais limpo e eficiente.

O Presidente da APL e da APSS, Vítor Caldeirinha, integrou o painel “Energia para o transporte: baterias, hidrogénio e combustíveis sustentáveis”, onde abordou os desafios específicos do transporte marítimo e o contributo dos portos para a redução de emissões. Segundo o responsável, «o transporte marítimo enfrenta desafios acrescidos devido à elevada quantidade de energia necessária para percorrer longas distâncias, tanto no transporte de mercadorias como no setor dos cruzeiros».

COM VÍDEO

Numa década triplicaram as escalas de cruzeiros nos portos dos Açores

  Em dez anos triplicaram as escalas nos portos da região. O turismo de cruzeiros representa já, em média, 160 mil passageiros ao ano.

"No perfil da operação, há uma mudança de paradigma, metade da frota equivale navios de expedição, os chamados navios temáticos. Tem-se assistido sobretudo a uma dispersão das escalas anteriormente concentradas em Ponta Delgada por todas as ilhas dos Açores; esses cruzeiros têm a particularidade de serem pequenos, com 100 a 200 pessoas, escalam os vários portos da região e procuram um turismo sustentável", afirma a Presidente da Portos dos Açores.