Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Notícias
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Porto de Lisboa ganha três novas linhas de carga contentorizada
O Porto de Lisboa reforça a sua posição como plataforma logística essencial no comércio internacional com a entrada de três novas linhas regulares de carga contentorizada, duas já ativas e operadas pela OTM – X-Press Feeders e a terceira, a iniciar em janeiro, a ser realizada pela Transinsular.
Este alargamento da oferta acrescenta capacidade, frequência e diversidade de destinos, respondendo às necessidades crescentes dos exportadores nacionais e consolidando o papel de Lisboa como porto estratégico no shortsea shipping e nas ligações a grandes hubs de transbordo.
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Operacionais da Portos dos Açores em formação no Núcleo de Simulação da APDL
O Centro de Formação da APDL tem vindo a receber mensalmente colaboradores da Portos dos Açores, para uma formação prática dedicada à operação de gruas portuárias, que se realizará até todos os operacionais concluírem o programa.
A mais recente acção decorreu nos dias 30 e 31 de outubro, no Núcleo de Simulação da APDL, e teve como principal objetivo a atualização de conhecimentos e competências na operação com gruas, num ambiente que recria, com elevado realismo, diferentes cenários de rotina e situações de emergência.
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AIDAbella com dois mil passageiros para passar a noite no Funchal
É mais uma pernoita no Porto do Funchal. O AIDAbella chegou na manhã desta terça-feira à Madeira para uma escala de 37 horas, trazendo a bordo 2.041 passageiros e 625 tripulantes. O navio, agenciado pela Blatas, e com o alemão Carsten Waetge como capitão, chegou pelas 5:45 horas de Las Palmas de Gran Canária, e segue às 18 horas desta quarta-feira para Fuerteventura.
O AIDAbella, que se encontra no Cais 6, está na ponta final de um cruzeiro der 18 dias que começou no início de novembro, em Kiel (Alemanha), e termina sexta-feira em Fuerteventura.
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Nos Prémios MSC All-Stars of the Sea 2025
Blog dos Cruzeiros vence «Cruise Info Excellence Award»
O Blog dos Cruzeiros foi distinguido com o Cruise Info Excellence Award na mais recente edição dos Prémios MSC All-Stars of the Sea 2025, um evento promovido pela MSC Cruzeiros que reconhece anualmente as melhores agências de viagens, empresas parceiras e meios de comunicação que mais se destacaram ao longo do último ano. Esta distinção acontece pelo 2.º ano consecutivo, o que representa a confiança de todos os leitores no Blog dos Cruzeiros.
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MADEIRA
Descarga de mercadorias cresceu em 2024
Após atingir o seu valor máximo em 2004 (1 629 embarcações), o número de embarcações de comércio que entraram nos portos da Região apresentou uma tendência decrescente até 2013, estabilizando nos anos seguintes, indica a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).
O estudo realizado pela referida entidade dá conta de que, em 2019, verificou-se uma recuperação, entretanto anulada pelos efeitos da pandemia de 2020, que fez descer este número para o nível mais baixo desde o início do século.
No último ano disponível (2024), entraram 1.325 embarcações de comércio nos portos da RAM, constituindo o valor mais elevado desde 2013 e representando um aumento de 4,5% face ao ano precedente.
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Marinha inicia construção do navio Luís de Camões
Navio tem 137 metros de comprimento e um deslocamento de 11 000 toneladas. Será entregue em abril de 2028. Guarnição será composta por 50 militares.
A Marinha vai chamar NRP Luís de Camões, o poeta nacional de Portugal, ao futuro navio reabastecedor e logístico, cuja cerimónia de corte da primeira chapa (o início da construção) teve lugar sexta-feira num estaleiro na Turquia. A classe terá um segundo navio semelhante, que se irá chamar NRP D. Dinis, o rei-trovador.
A cerimónia no estaleiro ADA Shipyard, em Tuzla-Istambul, teve a presença de membros do governo da Turquia e do diretor de navios da Marinha portuguesa, contra-almirante Marques da Costa.
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Com operação destinada à PRIO
KAREN MAERSK estabelece novo record no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro
O navio KAREN MAERSK atracou no dia 12 de novembro na Ponte Cais 26 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro, tornando-se o maior navio de sempre a escalar este terminal. Com quase 184 metros de comprimento e 28 metros de boca (largura), o navio trouxe ao Porto de Aveiro cerca de 24 mil toneladas de combustível, cuja origem é o Médio Oriente, destinadas à PRIO, empresa com operação instalada neste terminal.
A escala deste navio demonstra a capacidade operacional e a competitividade do Terminal de Granéis Líquidos. De recordar que, no ano passado, o Porto de Aveiro substituiu as defensas e cabeços de amarração da Ponte Cais 26, precisamente com o objetivo de dotar esta infraestrutura das condições necessárias para receber navios até 40 mil toneladas de deslocamento. Com a conclusão da obra, o Porto de Aveiro passou a poder receber navios de maior porte, com total segurança, dando resposta às necessidades crescentes do mercado.
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AIDAmar traz 1.970 passageiros ao Funchal
A navegar com 1.970 passageiros e 617 tripulantes a bordo, o AIDAmar chegou este domingo de manhã ao Funchal, para uma escala de 12 horas. O navio, agenciado pela Blatas, ficou no Cais 6 do Porto do Funchal até às 19:00 horas, altura em que seguiu viagem para Hamilton, nas Bermudas.
Com o italiano Andrea Stefano Buzzi como capitão, o AIDAmar está a realizar uma viagem de 43 dias, que começou a 9 de novembro em Hamburgo e termina no mesmo porto a 22 de dezembro. Antes de chegar à Madeira, visitou a ilha de Portland (Reino Unido) e Lisboa. Do Funchal, segue para a zona das Caraíbas, onde vai visitar as Antilhas holandesas, República Dominicana, Granada, e depois regressa à Europa para as Ilhas Canárias e França.
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Com foco no avanço das soluções energéticas sustentáveis
APL participa na reunião do Comité de Energia e Crescimento Azul da ESPO
A Administração do Porto de Lisboa (APL) marcou presença na reunião do Comité de Energia e Crescimento Azul da ESPO – Associação Europeia de Portos Marítimos, reforçando o seu papel ativo na discussão e implementação de soluções que promovem a transição energética e a descarbonização portuária na Europa.
O encontro, que reuniu representantes de mais de uma dezena de portos europeus, centrou-se nos temas estratégicos da agenda energética europeia, com destaque para o abastecimento elétrico a navios (Onshore Power Supply – OPS), as energias renováveis e os combustíveis alternativos. Estes temas assumem uma importância crescente no contexto das políticas europeias para a neutralidade carbónica e da revisão dos instrumentos regulatórios aplicáveis ao setor marítimo e portuário.
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EM MATOSINHOS
Business2Sea - 24 e 25 de novembro
A 12.ª edição do Business2Sea, um maiores eventos de negócios e inovação nas indústrias marítimas, realiza-se nos dias 24 e 25 de novembro, em Matosinhos. Focado na promoção da economia azul e no desenvolvimento sustentável do setor marinho, o evento reúne anualmente uma grande diversidade de especialistas, incluindo empresas, investidores, entidades governamentais, universidades e centros de investigação.
O objetivo principal é impulsionar a inovação e promover soluções sustentáveis para o uso dos recursos marinhos.
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Portos de Lisboa e de Setúbal movimentam 13,3 milhões de toneladas até setembro de 2025
Os Portos de Lisboa (APL) e de Setúbal (APSS) registaram um desempenho positivo no acumulado entre janeiro e setembro de 2025, movimentando em conjunto 13,3 milhões de toneladas. Este resultado confirma a tendência de expansão sustentada da atividade portuária na região e reforça o papel estratégico deste cluster como eixo logístico fundamental para a economia nacional e para o comércio internacional.
A Carga Geral manteve-se como um dos principais motores deste desempenho, com 6,125 milhões de toneladas movimentadas nos dois portos. A Carga Contentorizada totalizou 5,04 milhões de toneladas, enquanto a carga fracionada registou um desempenho notável ao somar 1,09 milhões de toneladas.
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Porto do Funchal com três navios e um turnaround
O Spirit of Adventure juntou-se na manhã desta quinta-feira ao Mein Schiff 7 e ao MSC Musica no Porto do Funchal. O navio, agenciado pela Wilhelmsen, está a navegar com 941 passageiros e 512 tripulantes, e permaneceu até às 17:00 horas no Cais 6.
Está no início de uma viagem de 14 dias, que começou no dia 8 de novembro em Portsmouth, Reino Unido, e já passou por Lisboa antes de chegar à Madeira. Daqui, segue para as ilhas Canárias (Santa cruz de la Palma, Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas de Gran Canaria e Arrecife), e depois para La Corunha (Espanha), antes de terminar a viagem onde começou: Portsmouth. O capitão é o britânico Simon Moore.
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Centro de Formação da APDL | 25 de Novembro a 3 de Dezembro
Curso «O Negócio Portuário e a Gestão de Terminais»
O Centro de Formação da APDL promove mais uma edição do curso “O Negócio Portuário e a Gestão de Terminais”, uma formação dirigida a profissionais do sector logístico e portuário que pretendam aprofundar conhecimentos sobre os desafios e tendências do negócio portuário.
Garanta já o seu lugar!
25 novembro a 3 dezembro.
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CNN PORTUGAL SUMMIT | A 28 DE NOVEMBRO, EM ÍLHAVO
O Mar das Oportunidades
Portugal é um país profundamente marcado pelo Atlântico. Com uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de cerca de 1,7 milhões de km² — mais de 18 vezes a área do território continental —, o mar representa não apenas uma herança histórica, mas também uma das maiores fontes de futuro.
No plano económico, ambiental, mas também na dimensão da defesa e segurança, a posição atlântica de Portugal coloca-o no centro das grandes dinâmicas geopolíticas e torna imprescindível uma estratégia robusta para a proteção dos recursos e das rotas marítimas.
“O mar de oportunidades” é o mote da próxima CNN Portugal Summit, uma conferência que reúne em Ílhavo especialistas nacionais e internacionais para debater o futuro de um território que também é Portugal.
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APDL | 19 DE NOVEMBRO
Formação: Prevenção e Riscos de Segurança no Posto de Trabalho
O Centro de Formação da APDL lança o curso “Prevenção e Riscos de Segurança no Posto de Trabalho”, dirigido a profissionais de todas as áreas que pretendam adquirir ou reforçar competências no domínio da segurança laboral.
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Porto de Lisboa lidera discussão europeia sobre descarbonização portuária na ESPO
A Administração do Porto de Lisboa (APL) presidiu a uma reunião do Comité de Desenvolvimento Sustentável da ESPO – Associação Europeia de Portos Marítimos, reafirmando o papel de liderança que a APL assume no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade à escala europeia.
A descarbonização da atividade portuária e do transporte marítimo constituiu o tema central dos trabalhos, refletindo a urgência da transição energética no setor. A ESPO apresentou aos membros do Comité – representantes de mais de uma dezena de portos europeus – um conjunto abrangente de iniciativas preparadas pela Comissão Europeia, incluindo a Estratégia Portuária Europeia, a Estratégia para a Indústria Marítima e o Plano de Investimento para Transportes Sustentáveis (STIP).
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MADEIRA
APRAM lança sistema digital que revoluciona a gestão de reservas de cais
É mais um passo concreto no caminho da digitalização e desmaterialização de processos. A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), empresa tutelada pela Secretaria Regional da Economia, está na fase final do desenvolvimento de uma nova Plataforma de Gestão de Reserva de Cais para escalas de navios de cruzeiro.
A nova solução, totalmente digital, representa um conjunto de vantagens ao nível da eficiência, da transparência, da comunicação e da segurança de dados, quer para a APRAM, quer para os agentes de navegação que passam a dispor de um canal único para solicitar as reservas de cais para os navios de cruzeiros.
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Terminal de Cruzeiros de Lisboa eleito o Melhor do Sul da Europa nos World Luxury Travel Awards 2025
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi distinguido como o “Melhor Porto do Sul da Europa” na quinta edição dos World Luxury Travel Awards 2025, cuja cerimónia de gala decorreu em Barcelona, no final de outubro. Este reconhecimento internacional consolida o posicionamento de Lisboa como um dos principais destinos de cruzeiros da Europa e reforça o seu papel de destaque no turismo de luxo e sustentável.
A distinção resulta da combinação entre votação pública e avaliação de um painel internacional de especialistas, valorizando critérios como a qualidade do serviço, a inovação, o design, a eficiência operacional, o impacto ambiental e a experiência global oferecida aos passageiros. Este é o primeiro prémio atribuído ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa pelos World Luxury Travel Awards, um galardão criado em 2020 para celebrar a excelência e a inovação nas várias vertentes do turismo de luxo a nível mundial.
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A 3 E 4 DE DEZEMBRO
Porto de Sines acolhe conferência de inovação
Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Porto de Sines recebe a “International Innovation Conference 2025″, coorganizada pela Nexus Agenda & D2xCEL. Este encontro internacional, dedicado à inovação em transporte sustentável, logística e infraestruturas, reunirá líderes de 150 entidades para debater a transição digital e verde do setor.
Coorganizada pela NEXUS Agenda e pela D2xCEL, a conferência internacional vai centrar-se em quatro eixos estratégicos: digitalização, descarbonização, sustentabilidade e segurança — e no papel que estes vetores desempenham na transformação do transporte, do comércio e das cadeias logísticas globais.
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Obra de milhões no Porto de Portimão
Foi lançado no dia 3 de novembro o concurso público da empreitada de dragagem do Porto de Portimão. Esta intervenção no rio Arade, da responsabilidade da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, representa um investimento de cerca de 3,6 milhões de euros.
O prazo de execução é de 120 dias.



















