Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ÁLBUM COM 50 FOTOS
Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca
Disponibilizamos álbum com 50 fotografias do Porto de Abrigo para a Pequena Pesca, uma das múltiplas zonas portuárias do Porto de Aveiro (APA, S.A.). O Porto de Abrigo para a Pequena Pesca detém capacidade para 136 embarcações, dispõe de um edifício de apoio e 72 armazéns de aprestos para os comerciantes locais de pescado.
![]() |
MARINA DE RECREIO DA FIGUEIRA DA FOZ
Álbum com 58 fotos no FLICKR
A APFF acaba de publicar álbum, no seu espaço no FLICKR, com 58 fotografias da Marina de Recreio da Figueira da Foz. Tomas efectuadas em Março de 2015.
![]() |
Porto da Figueira da Foz no FLICKR
O Porto da Figueira da Foz passa a estar presente no FLICKR, plataforma destinada à publicação de fotografias que conta com milhões de utilizadores em todo o mundo. A estreia fez-se com quatro álbuns, totalizando 199 fotografias, registos recentes, de finais de 2014.
De referir que muitas destas fotos foram captadas através de drone, recurso que serviu também para a publicação da panorâmica a 360.º que corre aqui.
![]() |
ATRAVÉS DE 5 PANORÂMICAS | IMAGENS A 360º
Visite o Porto de Aveiro sem sair de casa!
Recorrendo a novas tecnologias disponíveis, o Porto de Aveiro passa a proporcionar, a partir de agora, uma visita interactiva virtual às áreas onde desenvolve a sua actividade.
Com esta nova potencialidade é possível adquirir uma noção mais exacta da dimensão da operação portuária em Aveiro, da qualidade dos acessos multimodais aos terminais do porto, das infraestruturas já em plena operação e das áreas disponíveis para a instalação de novos negócios.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM FOTOS
Porto de Aveiro | Aéreas 2007 (3) | Álbum com 30 imagens no FLICKR
Álbum com 30 imagens do Porto de Aveiro e zona circundante, tomas aéreas efectuadas em 2007.
Uma oportunidade para, entre outros motivos de interesse, ver a serpenteante e bela Ria de Aveiro de uma perspectiva diferente.
![]() |
EXPOSIÇÃO EM ÍLHAVO ATÉ AO FINAL DO ANO
Do Vasto e Belo Porto de Lisboa
A Exposição de Fotografia “Do Vasto e Belo Porto de Lisboa” continua patente no Museu Marítimo de Ílhavo até ao final do ano, com entrada gratuita. Resultado de um rigoroso trabalho de restauro da coleção de fotografia antiga da Administração do Porto de Lisboa, SA, a Exposição ”Do Vasto e Belo Porto de Lisboa” retrata a vida portuária lisboeta nos primeiros quartéis do século XX.
![]() |
MOMENTOS NO PORTO DE LISBOA
Exposição é inaugurada hoje, às seis da tarde
A FNAC, em parceria com a Administração do Porto de Lisboa, dá a conhecer um conjunto de 18 fotografias que retrata momentos irrepetíveis dos anos 30 e 40 do século passado e que evidencia as profundas transformações por que passou o Porto de Lisboa.
![]() |
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA COMPLETA | 240 FOTOS
Promoção do «Corredor Atlântico» junta autarquias e portos de Portugal e Espanha
Já se encontra disponível, na web, a reportagem fotográfica completa (240 fotos) da cerimónia de assinatura de protocolo visando a “CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE INTERESSE PARA PROMOVER O CORREDOR ATLÂNTICO NO ÂMBITO DA PENINSULA IBÉRICA”. Evento que decorreu a 18 de Julho, no antigo edifício da Capitania do Porto de Aveiro.
![]() |
ATÉ 25 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
Exposição de fotografia «Do Vasto e Belo Porto de Lisboa
O “Vasto e Belo Porto de Lisboa” viajou até à Ria de Aveiro, onde irá estar, no Museu Marítimo de Ílhavo, patente a exposição com este nome, até 25 de outubro de 2014. Trata-se de uma mostra constituída por uma seleção de imagens da coleção de fotografias antigas da APL – Administração do Porto de Lisboa, SA, que a APL, SA, restaurou e, agora em parceria com o Museu Marítimo de Ílhavo, expõe retratando a vida portuária de Lisboa nos primeiros quartéis do século XX.
![]() |
COM VÍDEOS
Inauguração da Exposição do 1.º Concurso de Fotografia do Porto da Figueira da Foz | Entrega de prémios
O encerramento do programa festivo com que se assinalou o Dia do Porto da Figueira da Foz aconteceu a 26 de Novembro, com a inauguração da Exposição do 1.º Concurso de Fotografia do Porto da Figueira da Foz, intitulado “Um dia no Porto”, e a subsequente entrega de prémios aos vencedores.
![]() |
ISRAEL
Uma sessão fotográfica de moda no fundo do mar
O fotógrafo Johannes Felten levou a cabo uma sessão fotográfica de moda subaquática em Eilat, uma estância turística do sul de Israel no Mar Vermelho. Este israelita foi um dos cerca de 80 fotógrafos amadores e profissionais que concorreram ao Eilat Red Sea World of Underwater Images, considerado o maior concurso de fotografia subaquática do mundo.
![]() |
FOTOGALERIA
Uma viagem pela pesca em alto mar
Um fotógrafo acompanhou um dia (e noite) de pesca em alto mar, na cidade de Boulogne sur Mer, França. Veja as imagens que mostram o trabalho dos pescadores, que todas as noites se sujeitam às condições do mar, para levar para o mercado o peixe mais fresco.
![]() |
Os náufragos têm rosto
Fogem da guerra, da pobreza, da perseguição. Arriscam a vida em barcos, que são mais pedaços flutuantes do que barcos. Querem chegar à desejada Europa. Lampedusa é a porta de entrada. Mas muitas vezes, demasiadas vezes, encontram o naufrágio pelo caminho. Morrem sem ninguém saber ou sem ninguém se preocupar. As tragédias recentes voltaram a acordar o mundo. São os mortos que quase ninguém chora. Outros encontraram o salvamento em barcos de Malta ou de Itália. Estas imagens mostram sobreviventes resgatados pela marinha maltesa. Parecem olhares de medo e de tristeza. Mas não sabemos que histórias guardam.
![]() |
ATÉ 6 DE JANEIRO DE 2014
Oceanário recebe exposição «Planet Ocean»
A OMEGA e o Oceanário de Lisboa apresentam a exposição de fotografias de Yann Arthus-Bertrand e de Brian Skerry. A Exposição "Planet Ocean" da Fundação Good Planet, tem entrada gratuita. Patente no Oceanário até 6 de Janeiro de 2014, a exposição fotográfica apresenta os oceanos através das fascinantes imagens aéreas de Yann Arthus-Bertrand e das imagens subaquáticas de Brian Skerry.
![]() |
PASSADO EM CONTRASTE COM O PRESENTE
Edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro
ANTES: Edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro. AGORA: Edifício da actual sede da Assembleia Municipal de Aveiro.
Rubrica do "Diário de Aveiro" intitulada “Memórias da nossa região”, que leva até aos leitores o passado e o presente da região, através da publicação de imagens de duas épocas distintas.
![]() |
Endireitar o Costa Concordia: 20 horas num minuto
Um ano e meio depois do naufrágio do Costa Concordia, foram precisas 20 horas de trabalho e 500 pessoas para endireitar o navio de cruzeiro encalhado na ilha toscana de Giglio. Uma operação aqui condensada num minuto.
![]() |
FOTO-GALERIA
Chegada da fragata Álvares Cabral
Veja uma fotogaleria com a chegada da fragata Álvares Cabral a Lisboa. Registos sempre emocionantes.
![]() |
FOTOGRAFIA
O azul real das Marianas
Capital do Norte das Ilhas Marianas - assim baptizadas em honra da rainha espanhola Mariana de Áustria, hoje um protectorado dos EUA -, Saipan, como se atesta neste passeio visual, garante férias em paraíso tropical, num cenário caloroso de oníricas praias de areia branca e águas translúcidas.
![]() |
Aventura Creoula: Há golfinhos e baleias no mar do Algarve
Desde a antiguidade que a imaginação humana é alimentada pela graciosidade que o golfinho transmite. O fascínio humano por estes cetáceos ajuda a compor histórias e mitos carregados de espiritualidade. Segundo os povos do Pacífico sul, os golfinhos são mensageiros divinos e parentes próximos do Homem.
![]() |
NO DEALBAR DO SÉCULO XX
Lisboa por Chusseau-Flaviens
Do mercado do peixe à Ribeira de Lisboa, do cais do porto à Doca de Santos. Chusseau-Flaviens evidenciava singular sensibilidade quando registava os tipos sociais, os costumes, os vendedores ambulantes: de azeite, de carvão, de leite, de legumes, de aves, de peixe, de ostras, de pão, de perus, de alhos e cebolas, os aguadeiros, os varredores de rua, as lavadeiras, os calceteiros e a calçada portuguesa, os trolhas e os galegos nas mudanças, tudo estimula o estudo da cidade de Lisboa no inicio do século XX.
Fotografou o exército português, também a marinha, os marinheiros e os seus barcos: o Douro, o Vasco da Gama, o Almirante Reis, o Tejo, o D. Amélia e o Dom Luís.