Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Fotografias deslumbrantes da força dos elementos na Costa Atlântica
No projeto O Mar Que nos Une, uma iniciativa da VISÃO em parceria com a Fundação Galp que esteve em exposição no World Press Photo em Lisboa, Joel Santos fotografou as paisagens costeiras de Espanha e Portugal.
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A Praia, segundo Massimo Vitali
Céus azuis. Ondas cintilantes. Crianças excitadas correndo pela areia e pais exaustos descansando ao sol. Este é um dos cenárioss típicos retratados pelo fotógrafo italiano Massimo Vitali na sua série "Beach", um projecto iniciado em 1995.
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VÍDEOFOTO
Boa Tarde Sesimbra! (3)
Vídeo com 32 fotografias de vários autores, instantâneos que captam com mestria os múltiplos encantos da vila piscatória de Sesimbra.
Imagens que integram a rubrica “Boa Tarde Sesimbra!”, publicadas na página da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) no Facebook.
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E se fôssemos nós as vítimas do plástico nos oceanos?
O projecto CH2=CH2, do fotógrafo Rúben Caeiro, tem por base uma premissa simples: "E se, em vez de animais marinhos, fôssemos nós, os seres humanos, a sofrer na pele, no corpo, os danos que resultam do contacto com o plástico?" Rúben recorda a imagem de uma tartaruga, que o marcou. "Ela estava deformada porque tinha um anel de plástico em torno do dorso".
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ÁLBUM COM 54 FOTOS NO FLICKR
Navio-Museu Santo André
Álbum com 54 fotografias desvendando o interior do emblemático Navio-Museu Santo André.
O Navio-Museu Santo André é um pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Fez parte da frota portuguesa do bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto. Este arrastão lateral (ou “clássico”) nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. Era um navio moderno, com 71,40 metros de comprimento e porão para vinte mil quintais de peixe (1200 toneladas).
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ÁLBUM COM 72 FOTOS NO FLICKR
Dia do Porto de Aveiro (2013)
Álbum com 72 fotografias reportando as comemorações do Dia do Porto de Aveiro, edição de 2013. O programa integrou uma palestra, a apresentação do novo site da Comunidade Portuária de Aveiro e um espectáculo musical.
A primeira parte do acto comemorativo desenrolou-se no Navio-Museu Sto. André.
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Grupo de trabalhadores a calcetar o arruamento da frente ribeirinha do Porto de Setúbal
"Em terra, outras obras se impunham como complemento das realizadas no porto. Foi, portanto, estudada utilização de terraplenos, grande parte deles destinados ás instalações do abrigo de pesca, casas da lota, embalagem e expedição de peixe, depósitos de carvão e óleos combustíveis, fábricas de gelo, armazéns de redes e utensílios de pesca, sem esquecer, porém a área atribuída ao Porto de Comércio, estação de passageiros e mercadorias de Setúbal-Mar, "gare" de triagem, depósitos de cortiça, madeiras, armazéns e telheiros para produtos importados e exportados, além de outras instalações necessárias ao bom funcionamento dos serviços portuários.(...)".
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ÁLBUM COM 30 FOTOS NO FLICKR
Bom Dia Sines! (33)
O espaço da APS no FLICKR disponibiliza mais um álbum da série “Bom Dia Sines!”, saudação-pretexto para a divulgação de fotos revelando os encantos de Sines e do seu porto, nas suas múltiplas vertentes. Uma mescla de fotos da APS com registos de autores vários.
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Obra do prolongamento do caneiro do livramento, na Doca Delpeut
Obra do prolongamento do caneiro do livramento, na Doca Delpeut, que foi posteriormente aterrado, sd, APSS
"Em 1903, o projecto para as obras foi entregue ao Engenheiro Vasconcelos e Sá e consistia na continuação do aterro avançado para o rio, do cais da Conceição ao baluarte do Livramento, terminado por um talude empedrado de 1,5:1.(...)".
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Obras de Pavimentação no molhe poente da docas das fontainhas
Obras de Pavimentação no molhe poente da docas das fontainhas, sd, APSS
"Compreendida, entre outras coisas, a regularização da margem do Sado numa extensão de 3 546 metros e a construção de uma grande doca, com cerca de 5,90 hectares de superfície molhada, entre as Fontainhas e o Baluarte do Livramento, sendo o seu orçamento de cerca de 1 500 000$00 e o projecto mais avançado de todos os que até então tinham sido apresentados.(...)".
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Montagem da imagem da Nossa Senhora do Cais
Estrutura para montagem da base para a imagem da Nossa Senhora do Cais, no atual Jardim Engº Luiz da Fonseca, 1952, APSS.
"No primeiro dia de Maio de 1953, com a presença das autoridades civis e militares, acompanhadas de grande parte da população setubalense, procedeu-se à transferência, a pedido dos pescadores, da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que permanecera no nicho do quartel de Infantaria 11 desde o reinado de D. João V, para o monumento, construído para esse fim, no centro dos jardins dos terraplenos do Porto de Setúbal. A imagem é conhecida como Nossa Senhora do Cais.(...)"
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Panorâmica da frente ribeirinha
Panorâmica (vista do rio) da frente ribeirinha desde a rampa do estaleiro até à atual do Clube Naval Setubalense.
"Revalorizar e requalificar a frente ribeirinha, potenciação espaços públicos e de contacto com o rio através de um conjunto de intervenções associadas às actividades de turismo, recreio náutico e lazer, coordenadas com as diversas entidades envolvidas; [...](...)"
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Primeira Prova Desportiva realizada na Doca de Recreio do Clube Naval Setubalense
"O Clube Naval colaborou nas festas da inauguração do Porto de Setúbal, depois de realizadas as obras, organizando desportos náuticos com várias provas a remo e à vela. Ainda em 1934 abriu uma aula para timoneiros, construiu outra jangada, organizou um passeio à serra da Arrábida e dinamizou provas de natação na doca de recreio.(...)"
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA | 1947
Planta da Ligação de Água e Luz ao Abrigo de Passageiros e Oficio de depósito do pagamento dos trabalhos
"Em Janeiro de 1947 foi aprovado pelo Subsecretário de Estado das Obras Públicas o projecto do edifício destinado à instalação dos serviços da Junta Autónoma, foi feito o calcetamento do passeio junto ao novo edifício da Alfândega que começara a funcionar em 21 de Julho, foi realizada a ligação das instalações de água e de electricidade do abrigo para passageiros e a instalação da luz eléctrica num dos armazéns do edifício da lota.(...)".
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Doca das Fontainhas
Doca das Fontainhas onde se vêem as estacadas que foram posteriormente demolidas, sd, APSS
"A reparação mais importante efectuada no ano de 1939 foi a da rampa de construções navais, cujo pavimento foi reconstruido com terra argilosa e enrocamento miudo. Nos "perrés" efectuaram-se reparações de "refechamento" de juntas, em profundidade, tal como nos "perrés" interiores dos molhes da Doca de Comércio e no exterior compreendido entre a Estacada nº 1 e a rampa de construções navais..(...)"
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Régua de Marés em ferro de fixação no cais | 1937
Régua de Marés em ferro de fixação no cais para medição da altura da maré, 1937, APSS
"Dentro da área de jurisdição de cada porto o Engenheiro Director passou a ter a competência conferida aos Engenheiros Directores das Direcções Hidráulicas pelos Regulamentos dos Serviços Hidráulicos, de 1982, e mais legislação aplicável.
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Ensaio geotécnico
Ensaio geotécnico para elaboração do projecto das obras da 1ª fase do prolongamento do Cais Comercial (Cais 5) onde hoje se encontra o terminal Multiusos Zona 1 - TERSADO, 1965 - 1971, APSS
"De entre as principais mercadorias movimentadas destacam-se, pelo seu crescimento, o fuelóleo, o cimento, os adubos, o cliquer, o gasóleo, a gasolina e a pasta de madeira.(...)"
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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
Navio acostado no antigo Cais 4 | 1974
Navio acostado no antigo Cais 4, onde se pode ver as fundações dos armazéns que viriam a ser construidos (hoje o terminal Multiusos Zona 1 - TERSADO), 1974, APSS
"Inserido no Projecto de execução do "Plano anual de obras e aquisições de equipamento", em 1974 foi levada a efeito a construção do armazém do Cais 4, o arranjo da zona de atracação de "ferry-boats", os melhoramentos nos pavimentos anexos ao Cais nº5 e a construção da via-férrea de acesso aos Cais nº 4 e nº 5.(...)".
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ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR
Rebocador «Monte de São Brás» | Figueira da Foz
Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram, a 5 de Abril de 2018, o navio “Cederborg”. Fizeram também uma curta viagem no rebocador “Monte de São Brás”, tempo suficiente para alguns dos visitantes ficarem a conhecer a complexidade das manobras executadas por este tipo de embarcações.
Neste álbum, 30 registos fotográficos da autoria de Inês Neto Silva.
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ÁLBUM COM 80 FOTOS NO FLICKR
O interior do CEDERBORG revelado
Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram, a 5 de Abril de 2018, o navio “Cederborg”, estreando-se também a bordo do rebocador “Monte de São Brás”.
O navio de carga geral, presença habitual no porto figueirense, foi literalmente esquadrinhado pelos visitantes, numa visita demorada, tendo como cicerone o Cte. Joaquim Sotto Mayor, quadro da APFF. Neste álbum, 80 registos fotográficos da autoria de Inês Neto Silva.