Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ATÉ 29 DE JUNHO

Sines expõe fotografias sobre a pesca do cerco em Portugal

Uma exposição com imagens captadas pelo fotógrafo Hélder Luís, com o intuito de dar visibilidade à pesca do cerco em Portugal, encontra-se aberta a visitas no Centro de Artes de Sines (CAS).

"Sardinha, o Sem Fim da Pesca do Cerco" é o título da exposição que ficará patente no CAS até 29 de junho. De carácter itinerante, a exposição resulta de um projecto realizado por Hélder Luís, designer, fotógrafo, artista multimédia e músico, entre 2018 e 2022, sobre a pesca do cerco em Portugal, projecto que deu origem à publicação de um livro sobre esta atividade piscatória.

A frente ribeirinha de Almada é casa de cavalos-marinhos mas há ameaças

Já se sabia da existência de cavalos marinhos na frente ribeirinha do concelho de Almada, mas quis-se ir mais longe e saber quantos são e onde vivem exactamente. Uma análise à população desses peixes mostrou que pelo menos parte da frente ribeirinha é uma importante casa de cavalos-marinhos, em especial a Trafaria, onde foram encontrados alguns cavalos-marinhos com mais de 20 centímetros.

Mas nem tudo é um mar de rosas e há ameaças constantes a estes peixes, como o lixo marinho e a degradação do seu habitat, assinalou Gonçalo Silva, coordenador do projecto CavALMar, que fez essa avaliação e a apresentou no Presídio da Trafaria.

Os melhores fotógrafos subaquáticos voltam a mergulhar

Estas são as melhores imagens do concurso britânico Fotógrafo Subaquático do Ano.

A primeira imagem nesta fotogaleria é um "retrato subaquático pioneiro" que nos põe "olhos nos olhos" com uma baleia, descreve o júri do concurso britânico Fotógrafo Subaquático do Ano, mas não leva o prémio da competição anual, entregue desde 1965. O grande vencedor é o sueco Alex Dawson, com um mergulho livre em apneia até aos restos de baleias que podem ser encontrados em águas pouco profundas da Gronelândia.

Festas da Baia de Setúbal

Concurso de fotografia «Porto de Setúbal 100 anos, um porto, um rio, uma cidade»

No âmbito das Festas da Baía de Setúbal 2023, vai realizar-se a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Fotografia “Porto de Setúbal 100 anos, um porto, um rio, uma cidade”, no dia 30 de setembro, pelas 18:30, no largo José Afonso.

Bois na praia e lavar louça no mar:

Fotografias antigas de como era viver junto ao mar

As praias mudaram – e estas fotografias mostram-no. Desde lavar louça na praia a ver bois no areal, pessoas a descansar vestidas nas barracas da praia. O Azul seleccionou uma série de fotografias antigas que mostram essa realidade de antigamente: da praia da Figueira da Foz às praias de Santo Amaro de Oeiras, dos comboios a deixarem os passageiros na praia, dos moliceiros em Aveiro à frente ribeirinha de Santa Apolónia, dos espaços das casas que ainda não existiam.

Assim era Apúlia, o «Algarve dos pobres»: uma viagem no tempo

A Associação Mareada fez uma selecção de fotografias do século passado, imprimiu-as em grande formato, colocou-as em paletes e deixou-as nos sítios onde originalmente foram tiradas.

Podia ser hoje. Naquela fotografia virada para o mar estão dez sargaceiros, sueste enfiado, branqueta rodada pelos joelhos, galhapão armado e pés fixos na areia enquanto enfrentam as ondas do mar, arrebatando as algas nelas envoltas.

NAZARÉ

O fotógrafo que se apaixonou pela maior onda do mundo

Jorge Leal, fotógrafo que colocou a Nazaré nas bocas do mundo através das suas imagens, apresenta dez anos de trabalho numa exposição em que as ondas gigantes são as protagonistas principais.

RUI FOI À ISLÂNDIA FALAR SOBRE BALEIAS...

...e voltou com um álbum cheio de «impressões digitais»

"As baleias são emblemáticas e têm um papel fundamental no combate às alterações climáticas. Quando uma baleia morre e afunda, sequestra carbono no fundo do mar", continua. Mais ainda, "nestas zonas de alimentação, elas defecam à superfície". A luz solar constante incide nas fezes, que "têm nutrientes como fósforo e nitrogénio, necessários para o fitoplâncton (a base da cadeia alimentar) crescer". E quando o fitoplâncton recebe a luz solar, sequestra carbono e liberta oxigénio. "É um ciclo."

19 DE AGOSTO

Dia Mundial da Fotografia

Hoje é Dia Mundial da Fotografia. A celebração desta data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837; foi o primeiro a ser anunciado e comercializado junto do grande público.

Pretexto para newsletter temática, destacando belíssimas fotos dos portos portugueses.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM FOTOS | TIM MOTION

Imagens inéditas do Algarve nos anos 60 e 70

Entre 1962 e 1975, o inglês Tim Motion viveu no Algarve e fotografou copiosamente. As imagens, que ficaram guardadas até 2016 no arquivo pessoal do fotógrafo, ilustram uma região sob o jugo da ditadura e em período de transição democrática sob "um olhar quase neo-realista, distinto de todos os já existentes sobre o Algarve".
 

Fotografias deslumbrantes da força dos elementos na Costa Atlântica

No projeto O Mar Que nos Une, uma iniciativa da VISÃO em parceria com a Fundação Galp que esteve em exposição no World Press Photo em Lisboa, Joel Santos fotografou as paisagens costeiras de Espanha e Portugal.

A Praia, segundo Massimo Vitali

Céus azuis. Ondas cintilantes. Crianças excitadas correndo pela areia e pais exaustos descansando ao sol. Este é um dos cenárioss típicos retratados pelo fotógrafo italiano Massimo Vitali na sua série "Beach", um projecto iniciado em 1995.

VÍDEOFOTO

Boa Tarde Sesimbra! (3)

Vídeo com 32 fotografias de vários autores, instantâneos que captam com mestria os múltiplos encantos da vila piscatória de Sesimbra.
Imagens que integram a rubrica “Boa Tarde Sesimbra!”, publicadas na página da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) no Facebook.
 

E se fôssemos nós as vítimas do plástico nos oceanos?

O projecto CH2=CH2, do fotógrafo Rúben Caeiro, tem por base uma premissa simples: "E se, em vez de animais marinhos, fôssemos nós, os seres humanos, a sofrer na pele, no corpo, os danos que resultam do contacto com o plástico?" Rúben recorda a imagem de uma tartaruga, que o marcou. "Ela estava deformada porque tinha um anel de plástico em torno do dorso".

ÁLBUM COM 54 FOTOS NO FLICKR

Navio-Museu Santo André

Álbum com 54 fotografias desvendando o interior do emblemático Navio-Museu Santo André.

O Navio-Museu Santo André é um pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Fez parte da frota portuguesa do bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto. Este arrastão lateral (ou “clássico”) nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. Era um navio moderno, com 71,40 metros de comprimento e porão para vinte mil quintais de peixe (1200 toneladas).

ÁLBUM COM 72 FOTOS NO FLICKR

Dia do Porto de Aveiro (2013)

Álbum com 72 fotografias reportando as comemorações do Dia do Porto de Aveiro, edição de 2013. O programa integrou uma palestra, a apresentação do novo site da Comunidade Portuária de Aveiro e um espectáculo musical.
A primeira parte do acto comemorativo desenrolou-se no Navio-Museu Sto. André.

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Grupo de trabalhadores a calcetar o arruamento da frente ribeirinha do Porto de Setúbal

"Em terra, outras obras se impunham como complemento das realizadas no porto. Foi, portanto, estudada utilização de terraplenos, grande parte deles destinados ás instalações do abrigo de pesca, casas da lota, embalagem e expedição de peixe, depósitos de carvão e óleos combustíveis, fábricas de gelo, armazéns de redes e utensílios de pesca, sem esquecer, porém a área atribuída ao Porto de Comércio, estação de passageiros e mercadorias de Setúbal-Mar, "gare" de triagem, depósitos de cortiça, madeiras, armazéns e telheiros para produtos importados e exportados, além de outras instalações necessárias ao bom funcionamento dos serviços portuários.(...)".

ÁLBUM COM 30 FOTOS NO FLICKR

Bom Dia Sines! (33)

O espaço da APS no FLICKR disponibiliza mais um álbum da série “Bom Dia Sines!”, saudação-pretexto para a divulgação de fotos revelando os encantos de Sines e do seu porto, nas suas múltiplas vertentes. Uma mescla de fotos da APS com registos de autores vários.

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Obra do prolongamento do caneiro do livramento, na Doca Delpeut

Obra do prolongamento do caneiro do livramento, na Doca Delpeut, que foi posteriormente aterrado, sd, APSS

"Em 1903, o projecto para as obras foi entregue ao Engenheiro Vasconcelos e Sá e consistia na continuação do aterro avançado para o rio, do cais da Conceição ao baluarte do Livramento, terminado por um talude empedrado de 1,5:1.(...)".
 

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Obras de Pavimentação no molhe poente da docas das fontainhas

Obras de Pavimentação no molhe poente da docas das fontainhas, sd, APSS

"Compreendida, entre outras coisas, a regularização da margem do Sado numa extensão de 3 546 metros e a construção de uma grande doca, com cerca de 5,90 hectares de superfície molhada, entre as Fontainhas e o Baluarte do Livramento, sendo o seu orçamento de cerca de 1 500 000$00 e o projecto mais avançado de todos os que até então tinham sido apresentados.(...)".

Total: 776