Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DOCAPESCA:

Esclarecimento sobre supostas irregularidades na lota de Quarteira

Na sequência da divulgação nas redes sociais de um mapa de vendas em lota, dando conta da venda de 600 kg de sardinha ao preço de 0,07/kg e de supostas irregularidades cometidas na lota de Quarteira, a Docapesca – Portos e Lotas, S.A. acaba de divulgar nota informativa que reproduzimos.

Valor do pescado descarregado no Porto Santo até Maio foi cinco vezes superior ao mesmo período de 2019

O valor do pescado descarregado na Lota do Porto Santo nos primeiros cinco meses de 2020 foi cinco vezes superior ao mesmo período de 2019. Os valores foram dados a conhecer por Teófilo Cunha, na primeira visita que realiza ao Porto Santo como titular da Secretaria Regional de Mar e Pescas.

AVEIRO

Activado o novo cais de pescadores de São Jacinto

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, entregou em São Jacinto e em ambiente informal, os alvarás da licença dos lugares de atracagem e dos armazéns de apresto aos pescadores profissionais a quem foram atribuídos na Hasta Pública de 23 de maio, para uso privativo do novo Cais dos Pescadores de São Jacinto.
 

Ó freguês, há sardinha e há carapau lindo! Olhó carapau manteiga!

Os santos populares rimam com sardinha, mas os stocks desta espécie inspiram alguns cuidados. Uma forma inteligente de ajudarmos a recuperá-los é comendo mais carapau. É abundante, variado, barato e dá para muita receita saborosa. Conhece o misterioso carapau manteiga?

200 armadores dos Açores já receberam mais de 730 mil euros no âmbito do Regime de Compensação dos Custos Suplementares para os Produtos da Pesca

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou que já foram pagos aos armadores açorianos 732 mil euros no âmbito do Regime de Compensação dos Custos Suplementares para os Produtos da Pesca dos Açores, vulgarmente denominado POSEI-Pescas.

Gui Menezes salientou que este apoio, relativo a 2019, abrangeu 214 armadores, estando previsto novo pagamento durante o mês de Junho no valor de mais de dois milhões de euros, e que vai abranger 332 armadores.

FIGUEIRA DA FOZ

Pesca de imagens da faina da sardinha

O fotojornalista Pedro Agostinho Cruz embarcou no “Atleta” para trazer do mar um cabaz de imagens que ilustram a pesca da sardinha. E constatou que, na faina, os pescadores não têm rotinas.
Nunca sabem ao certo se o mar que encontraram na partida será o mesmo que vão encontrar à chegada e durante a viagem entre os dois pontos.

Ministro do Mar acompanha a primeira saída para a pesca da sardinha

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhou no Porto de Pesca de Matosinhos os preparativos e a saída das embarcações do cerco para o mar, na abertura da pesca da sardinha.

O governante falou com os pescadores e subiu a bordo de uma embarcação que voltou a poder capturar sardinha, após vários meses de pausa. A partir de dia 1 de Junho e até 31 de Julho, o limite de capturas é de 6 mil e 300 toneladas repartidas entre os grupos de embarcações de organizações de produtores, com limites diários e semanais.

Sardinha boa e mais barata à procura de consumidores

Os pescadores saíram esta segunda-feira para a pesca da sardinha, depois de uma paragem de sete meses. E, tal como previam, as redes vieram cheias e com bom peixe, o que deu para abastecer as lotas nacionais. Até 31 de julho vão poder pescar 6 300 toneladas deste peixe.

COVID-19

Realizados mais de 1.300 testes a profissionais da pesca

O Governo anunciou terem sido realizados 1.320 testes de despiste à covid-19 a profissionais do setor da pesca, estando ainda agendados mais 1.670 nos portos de pesca do continente.

“Foram realizados 1.320 testes até ao dia 29/05 (hoje)”, anunciou o Ministério do Mar. De acordo com os dados avançados pelo executivo, do total, a Apropesca (organização de produtores da pesca artesanal), na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, realizou 100 testes, a Propeixe (cooperativa de produtores de peixe do Norte), em Matosinhos/Póvoa do Varzim, 520 testes, em colaboração com a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, pela cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal, em Peniche, distrito de Leiria, 500, e pela Organização de Produtores Centro/Peniche mais 200.

DOCAPESCA LANÇA CAMPANHA DE PROMOÇÃO DO PESCADO FRESCO PORTUGUÊS

A Docapesca lança, a partir de 1 de junho, uma campanha de promoção do pescado fresco português através da etiqueta CCL – Comprovativo de Compra em Lota.
Com esta etiqueta, é possível identificar o pescado fresco transacionado nas lotas do continente português nas bancas de pescado dos mercados municipais e grandes superfícies comerciais. O consumidor tem assim a garantia de que está a adquirir pescado capturado por embarcações nacionais na costa portuguesa.

DOCAPESCA MELHORA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PORTO DE PESCA DA NAZARÉ

A Docapesca concluiu a empreitada de melhoria da eficiência energética do Porto de Pesca da Nazaré, que resultou na mudança da iluminação para sistema LED, pelo valor de 94.700 euros, um investimento cofinanciado pelo programa operacional Mar 2020.

Sendo uma das medidas integradas no projeto do Porto Sustentável da Nazaré que a Docapesca está a desenvolver, esta intervenção permitirá uma poupança nos custos com energia, através da redução da potência instalada de 50.820 W para 19.654 W e a consequente diminuição do consumo.

POR DOIS MESES

Pesca da sardinha regressa a 1 de junho

A pesca da sardinha, proibida desde 12 de outubro, vai reabrir a partir da meia-noite de 1 de junho e até 31 de julho de 2020, com limites diários e semanais, revela um despacho publicado sexta-feira.

A autorização de pesca do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, segundo o despacho publicado em Diário da República, foi tomada depois de "ponderados os contributos das partes interessadas representadas" na Comissão de Acompanhamento da Sardinha.

COM VÍDEO

Ministro do Mar preside a cerimónia de lançamento de embarcação à água

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, presidiu à cerimónia de lançamento à água (bota-a-baixo) da nova embarcação DON PACO, construída nos estaleiros navais do Guadiana - NAUTIBER, liderados pelo CEO Rui Roque e localizados em Vila Real de Santo António.

Equipamentos de Protecção Individual adquiridos pela DGRM começaram a ser distribuídos

Estes EPI foram adquiridos com base no Despacho n.º 5125/2020 do Ministro do Mar, que determinou a aquisição pela DGRM de equipamentos, materiais de proteção individual e de desinfeção para os trabalhadores do setor da pesca, bem como desenvolver as ações necessárias à divulgação de informação relativa ao correto uso dos equipamentos e materiais de proteção individual.

DOCAPESCA COMPARTICIPA A REALIZAÇÃO DE TESTES DE DIAGNÓSTICO DA COVID-19

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. vai assegurar parte da comparticipação nacional das candidaturas apresentadas pelas organizações do setor da pesca para a realização de testes de diagnóstico da COVID-19. Esta medida de defesa da saúde pública tem por objetivo o reforço das condições de trabalho e de segurança dos profissionais do setor da pesca, que diariamente continuam a operar nos portos de pesca sob gestão da empresa.

POR TERESA COELHO

A Docapesca e a Valorização do Pescado

Entre os principais desafios a que a Docapesca tem dado resposta estão a valorização do pescado, a inovação e o desempenho financeiro da empresa, que se têm concretizado através do desenvolvimento de projetos inovadores e da modernização e certificação das infraestruturas portuárias.

DOCAPESCA MELHORA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PORTO DE LAGOS

A Docapesca concluiu a empreitada de melhoria da eficiência energética do Porto de Pesca de Lagos, com um investimento de 45 mil euros, o que permitirá uma poupança nos custos com energia como resultado da redução da potência instalada de 10.800 W para 4.176 W.
 

QUOTA DE PESCA AUMENTOU 1300 TONELADAS

Preço da sardinha deverá baixar este ano

A quota ibérica de pesca de sardinha para 2020 cresceu 1300 toneladas, em relação ao último ano. Citado pelo Jornal de Notícias, o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, fala num aumento, já aceite pela Comissão Europeia, que coloca a quota nacional de sardinha para este ano em 6300 toneladas

COVID-19

Apoio extraordinário e temporário, a título de compensação salarial, aos profissionais da pesca

Atentas as dificuldades enfrentadas pela atividade comercial da pesca, agravadas pela conjuntura atual que o País enfrenta, torna-se necessário assegurar um mecanismo compensatório de perda de retribuição, que garanta que os profissionais da pesca, em especial os que auferem baixas retribuições, dispõem de recursos financeiros para fazer face às suas necessidades básicas no período de emergência, atendendo às paragens forçadas em resultado da situação epidemiológica. Assim, o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca (Fundo) foi alargado para reduzir o impacto negativo da pandemia COVID-19 no rendimento desses profissionais.
Nesse sentido foi publicado o Decreto-Lei n.º 20-B/2020 de 6 de maio, que estabelece um regime excecional e temporário, em paralelo aos apoios existentes de compensação salarial, para os profissionais da pesca.

BOA PRÁTICA DA SEMANA PARA COMERCIANTES DE PESCADO:

Controlo de pragas | documentação e sistema de registo

Devem ser registados os aspetos relevantes que sirvam para demonstrar a eficácia do plano, nomeadamente: vigilâncias realizadas, incidências detetadas e ações corretivas aplicadas.

O estabelecimento pode contratar os serviços de uma empresa especializada para efetuar inspeções regulares e tratamento das instalações para detetar e erradicar estas infestações. Muitas vezes, o relatório fornecido pela empresa contratada é suficiente, desde que o operador disponha da documentação mencionada anteriormente.

Total: 754