Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Transporte marítimo incluído no «Green Deal» europeu para o combate às emissões poluentes
A Comissão Europeia anunciou dia 11 a inclusão do transporte marítimo no chamado Green Deal europeu, sob o qual várias iniciativas políticas visam colocar a Europa no caminho certo para alcançar emissões zero de aquecimento global até 2050.
![]() |
Alterações climáticas nos novos desafios da barra do Porto de Aveiro
O Porto de Aveiro vai iniciar em maio de 2020 os trabalhos de reposição na orla costeira dos inertes retirados da embocadura Barra em sucessivas ações de desassoreamento de modo a devolver o equilíbrio ambiental naquela zona exposta a fortes efeitos da erosão.
A garantia foi reafirmada pela Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, Fátima Alves, durante a II Conferência do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro, que decorreu no fim-de-semana no auditório da FNAC, em Aveiro.
![]() |
Projecto «A pesca por um mar sem lixo» arranca no Porto de Sines
O projecto “A pesca por um mar sem lixo” arrancou dia 4 no Porto de Sines, com o objectivo de reduzir os resíduos no mar, através do apoio à adopção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores, promovendo a valorização e reciclagem desses resíduos.
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA
Greta Thunberg esperada no Porto de Lisboa
O Porto de Lisboa recebe a ativista sueca, Greta Thunberg, esta terça-feira, dia 3 de dezembro, entre as 8h00 e as 9h00 da manhã. A jovem defensora das causas ambientais, que se desloca no veleiro ecológico “La Vagabonde”, desembarca na doca de Santo Amaro, onde está previsto prestar declarações pelas 10h00.
![]() |
Raquel Gaspar
Um projecto local com impacto global
Uma bióloga marinha que se envolve em causas sociais, a co-fundadora da cooperativa Ocean Alive trabalha para um mundo sustentável, tanto do ponto de vista ecológico, como do ponto de vista humano.
![]() |
Plástico no mar não tem solução?
Tecnologia de recolha na «Ilha do Lixo» testada com sucesso
Depois de um teste que durou um ano, a The Ocean Cleanup afirma que a tecnologia está finalmente a recolher plástico de forma eficiente, inclusive detritos de 1 mm.
![]() |
Alexandra Cousteau:
Resolver o problema do plástico é só o primeiro passo para salvar os oceanos
Tirar o plástico do mar não chega: é preciso restaurar a abundância de espécies. A activista pelos oceanos acredita que conseguimos fazê-lo até 2050, mas para isso é preciso aplicar quotas de pesca, reduzir a captura e restaurar florestas marinhas.
![]() |
Porto de Lisboa já tem novo combustível amigo do ambiente
O Porto de Lisboa recebeu o M/V Antonia para efetuar bancas ao largo e este navio foi o primeiro a receber o novo combustível marítimo menos poluente, com apenas 0,5% de enxofre, já de acordo com as regras estipuladas pela IMO (International Maritime Organization), para combater as emissões poluentes do transporte marítimo.
Este novo combustível, considerado um VLSFO (Very-low Sulphur Fuel Oil), foi distribuído pela Galp no fundeadouro do quadro central, situado na zona entre Alcântara e Belém, a partir da Estação de Assistência Naval do Porto de Lisboa (EANPL).
![]() |
Material de pesca representa mais de 85% do lixo de plástico no mar
Segundo um relatório publicado pela Greenpeace, o plástico dos chamados “equipamentos-fantasma” deixados no oceano pela indústria de pesca estão a dizimar a fauna marinha no Atlântico Sul.
O relatório da Greenpeace contraria um outro relatório publicado há 10 anos, no qual o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) calculavam em 10% a quantidade de plástico proveniente da atividade pesqueira que poluía os oceanos, noticiou a agência Lusa.
![]() |
O problema ambiental que todos temos de conhecer
Fundadora e atual presidente da APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho – e professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Paula Sobral é especialista em microplásticos e uma voz de liderança no apelo à sensibilização da temática do lixo nos oceanos. É também investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. A professora universitária desenvolve atividades de divulgação, de modo a alertar para a mudança de comportamentos da sociedade na emergência dos problemas causados pelo lixo marinho e microplásticos.
![]() |
Sociedade Ponto Verde procura ideias para resolver a presença de esferovite nos Oceanos
O Ocean’s Calling surge com o objetivo de incentivar a criação de ideias e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) que apresentem soluções no âmbito das melhores práticas de produção, uso, recolha e reciclagem de embalagens em Poliestireno Expandido e Extrudido (EPS/XPS), de modo a evitar o seu aparecimento no lixo marinho, mais precisamente no Nordeste Oceano Atlântico.
![]() |
No Mar Egeu, os recifes de coral estão a ser devorados por plástico
A poluição está a criar recifes e corais de plástico no Mar Egeu. Além do plástico, foram encontrados cerca de 300 quilos de velhas redes de pesca. Estima-se que o lixo está no mar desde 2011.
![]() |
Afinal, para onde vão os plásticos desaparecidos no oceano?
Há uma diferença entre a quantidade de plásticos que vai parar ao oceano e a que fica lá a flutuar. Para explicar este mistério, uma equipa de cientistas traçou a viagem oceânica dos plásticos.
![]() |
Há muitas vidas nas salinas de Aveiro
Já escrevia o poeta José Carlos Ary dos Santos… “Morro de Amor pelas águas da Ria/ Esta espuma de dor, eu não sabia/ sou moliceiro do teu lodo fecundo/ Sou a Ria de Aveiro, o Sal do mundo”. Também João Nunes da Silva, de 54 anos e fotógrafo de natureza, considera o mesmo. É um apaixonado pela vida de todas as espécies que se relacionam com o sal.
O fotógrafo é natural de Lisboa mas viu nas salinas de Aveiro um mundo para fotografar a biodiversidade, o local é Zona de Protecção Especial e Sítio de Importância Comunitária no âmbito da Rede Natura 2000.
![]() |
CLIP JUNTA-SE À MAIOR INICIATIVA GLOBAL DE LIMPEZA DE PRAIAS
No âmbito do World Cleanup Day 2019, o CLIP- Oporto International School organiza, este sábado, dia 21 de Setembro, pelas 10h, na Praia Internacional, o Beach Cleanup Day, convidando todos os seus alunos e a comunidade a uma limpeza dos resíduos da praia portuense.
O World Cleanup Day é uma iniciativa global, por um planeta mais limpo, que em 2018 contou com mais de 18 milhões de pessoas, em 157 países, numa “onda verde” de 36 horas de limpeza, à volta do mundo.
![]() |
AVEIRO
É com areia em vez de pedra que se tenta travar o mar na região
O litoral aveirense é dos mais afetados em Portugal pelo recuo da costa e, depois de décadas de obras de engenharia, tenta-se agora travar o mar com a transposição de areias.
Segundo a investigadora Cristina Bernardes, a areia proveniente do alargamento do Porto de Aveiro e de dragagens na embocadura tem sido colocada nas praias desde a Barra à Costa Nova, medida minimizadora já prevista quando foi feito o prolongamento dos molhes.
"Essa areia é depois mobilizada pelo vento e vai completar as dunas, mantendo o cordão dunar litoral. A barra e a Costa Nova são praias que têm beneficiado muito com essas recargas. Estão bem nutridas e o cordão dunar apresenta boa saúde", diz.
![]() |
Sines assinala o Dia Nacional de Limpeza da Praia
O Dia Nacional de Limpeza de Praia (International Coastal Cleanup), a 21 de setembro, é assinalado pela Câmara Municipal de Sines, com a 2.ª acção de monitorização e limpeza do areal da praia da Costa do Norte, no Canto Mosqueiro.
A acção é apoiada pela Fundação Oceano Azul, pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho, pela Associação Bandeira Azul, pelo GEOTA/Coastwatch, pela APS (Administração dos Portos de Sines e do Algarve) e pela Docapesca.
![]() |
Uma prancha de beatas (e um filme) para surfar a onda da conservação ambiental
Taylor e Ben já construíram cinco pranchas com milhares de beatas apanhadas nas praias. Em cima delas, andam a entrevistar vários surfistas para um filme que deverão apresentar em 2020.
![]() |
Organismos gelatinosos: estão a aparecer mais em Portugal e a culpa pode ser do clima
GelAvista é o nome do programa de “ciência cidadã” para monitorizar os organismos gelatinosos na costa portuguesa. Desde 2016, já recebeu mais de 3750 registos e 2019 foi, até agora, o ano em que houve o maior número de avistamentos.
![]() |
ONU
Crise climática terá consequências dramáticas nos oceanos
Alterações climáticas provocadas pelas atividades humanas terão consequências dramáticas sobre os oceanos e a criosfera, que inclui os glaciares, as calotes polares e solos permanentemente congelados.