Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EM 2023

AIDA Cruises compromete-se a fazer 43 escalas na Madeira

A AIDA Cruises, companhia de cruzeiros alemã do grupo Carnival, pretende realizar em 2023, 43 escalas no Porto do Funchal, na ilha da Madeira, segundo adiantou o comandante do navio de cruzeiros AIDAnova, Marc-Dominique Tidow, durante a apresentação do arranque da época de inverno 2022/2023 da companhia.

É um dos navios mais sofisticados do mundo, custou 1200 milhões de euros e leva 9 mil pessoas

É o maior navio de cruzeiros movido a GNL e o mais avançado em termos ambientais construído até hoje. O ‘MSC World Europa’ teve direito a cerimónia inaugural em Doha com espectáculo de cor e luz criado por 600 drones… e recados políticos sobre uma campanha de “fake news” contra o Qatar.

Ao subir a bordo, a primeira sensação que temos é de estarmos perdidos. Há elevadores que sobem e descem numa azáfama constante, corredores que não terminam, portas que vão dar a um espaço exterior, depois ao interior e depois novamente ao exterior. Tudo é grande, mas mesmo grande. O batismo da nova joia da coroa da MSC também foi celebrado com grande alarde, perante o olhar de dois mil convidados.
 

VEJA O VÍDEO

Portos da Madeira vão adquirir equipamento de transformação de energia eléctrica

Os portos da Madeira vão ter de adquirir equipamentos de transformação de energia eléctrica para facultarem aos navios de cruzeiro. O objectivo desta indústria turística é reduzir em 40% a emissão de dióxido de carbono até 2030 e zero de emissões poluentes até 2050.

PORTO DO FUNCHAL

16 mil pessoas em apenas dois dias

O Porto do Funchal recebeu, em dois dias, cinco navios de cruzeiro e um total de 16 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Nesta terça-feira, atracam os navios “Mein Schiff 4” e “Azura”. Na segunda-feira acostaram os navios “AIDAnova”, “Ventura” e “Silver Down”.
O “Mein Schiff 4”, proveniente de Tenerife, traz 2416 passageiros e 901 tripulantes, a bordo. Fica 33 horas na Madeira, onde pernoita e regressa a Canárias, à ilha de Lanzarote, às 14h00, de quarta-feira.
O “Azura” vem de Las Palmas, com 1762 passageiros e 1130 tripulantes. Faz uma escala de 16 horas no Porto do Funchal e parte às 21h30 também para Lanzarote.

CRUZEIROS

«Queen Victoria» e «Mein Schiff Herz» no Porto do Funchal

Os dois navios que estiveram acostados no Porto do Funchal, no sábado “Mein Schiff Herz” e “Queen Victoria”, movimentaram 5 244 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O “Queen Victoria” chegou de Vigo, com 1818 passageiros e 962 tripulantes. Ficou 11 horas na Madeira, tendo seguido às 18h00 para Las Palmas.

«Ambience» estreia no Porto do Funchal

O Porto do Funchal registou esta quarta-feira uma dupla estreia: a primeira escala do “Ambience” e a primeira vez da nova companhia Ambassador Cruise Line que opera este navio.

Com 1334 passageiros e 611 tripulantes, a bordo, o “Ambience” veio de Vigo e partiu para Las Palmas.

Pela manhã houve a habitual troca de placas entre a comunidade portuária, onde se incluiu a presidente da Autoridade Portuária da Madeira e o comandante do navio, Egil Aune.

Porto do Funchal novamente com casa cheia

O Porto do Funchal esteve novamente com casa cheia, esta terça-feira, com os navios “AIDAsol”, “Amadea” e “Borealis” que saem todos quarta-feira.
Os três navios movimentaram, entre passageiros e tripulantes, 4094 pessoas.
O “AIDAsol” foi o primeiro a chegar. Veio de Las Palmas com 1470 passageiros e 612 tripulantes. Parte dia 30, às 05h30, para Lanzarote, após uma escala de 24 horas na Madeira.
O navio está a fazer o itinerário das ilhas atlânticas, Canárias e Madeira, num cruzeiro intitulado de 12 ou 14 noites, conforme o local escolhido para desembarcar, de “Excursões pelas Canárias e Madeira”.

AIDA Cruises tem programadas 43 escalas no Porto do Funchal, em 2023

Comandante do AIDAnova assinala regresso da companhia às ilhas da Madeira e Canárias

O comandante do navio “AIDAnova”, Marc-Dominique Tidow, considerou esta segunda-feira o Porto do Funchal como um dos portos prioritários para esta companhia de cruzeiros que pretende aqui fazer 43 escalas, em 2023.

Nesta visita ao navio que reuniu entidades da comunidade portuária, onde se incluiu a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, foi apresentado o arranque da época de inverno 2022/2023 da companhia.

Autoridades Portuárias da Madeira e das Canárias apostadas no crescimento de cruzeiros na Macaronésia

A Presidente da APRAM, S.A. terminou a viagem de trabalho às ilhas Canárias, onde foi conhecer as várias infraestruturas portuárias, bem como os diferentes projetos de ampliação e implantação de novas actividades empresariais.

Paula Cabaço reuniu com o seu homólogo de Las Palmas, Luís Ibarra, com o objectivo de reforçar a parceria, no âmbito da CAI, Cruises in the Atlantic Islands, “ numa perspectiva estratégica de desenvolver mais o turismo de cruzeiros na Macaronésia.”

PORTO DO FUNCHAL

Fim de semana com três navios e um movimento de mais de 12 mil pessoas

Este fim de semana, o Porto do Funchal recebe três navios, o estreante “MSC Seascape”, sábado, e este domingo, os “MSC Magnifica” e o “Azura”, com um movimento total de 12 132 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
O “Magnifica” traz 1949 passageiros e 896 tripulantes. Proveniente de Tenerife, o navio fica na Madeira durante nove horas e parte às 16h00, com destino a Málaga.

Madeira eleita «Melhor Destino Europeu de Cruzeiros»

O prémio que consagra a Madeira como o melhor destino de cruzeiros da Europa, em 2022, anunciado esta terça-feira, foi recebido com muito entusiasmo pela comunidade portuária que trabalha com os cruzeiros e que se reuniu na Gare Marítima da região para festejar o galardão.

Uma festa simples que reuniu o Secretário Regional da Economia que tutela os Portos da Madeira, a Administração da APRAM, S.A. bem como os seus trabalhadores, agentes de viagens e operadores do shorex, todos a comemorar um prémio que distingue também o trabalho de cada um, no que toca a receber os turistas que entram na Madeira pelo Porto do Funchal.

Terminal de Cruzeiros de Lisboa eleito o melhor da Europa

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa acaba de conquistar, pela primeira vez, o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, atribuído pelos World Cruise Awards.
O galardão é motivo de orgulho para a Administração do Porto de Lisboa (APL) e mais uma prova da crescente importância do porto e do terminal para o turismo e para a cidade.
“Esta distinção vem destacar as excecionais condições que Lisboa dispõe para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores, prestando, assim, um serviço de excelência a quem visita a capital portuguesa”, afirma António Caracol, administrador do Porto de Lisboa.

CRUZEIROS

Funchal com mais de 18 mil passageiros

Em dois dias, o Porto do Funchal recebeu seis navios de cruzeiro e um movimento de 18335 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Esta segunda-feira, estão acostados os navios “Ventura”, “Mein Schiff 4” e “Amera”.
O “Mein Schiff 4” foi o primeiro a chegar. Veio de Las Palmas, com 2350 passageiros e 895 tripulantes, para uma escala de 33 horas.

MSC CRUZEIROS APRESENTA FUTURO DOS CRUZEIROS

LANÇAMENTO OFICIAL DO MSC WORLD EUROPA EM DOHA, QATAR

A MSC Cruzeiros, a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, teve a Cerimónia de Nomeação do seu mais recente navio emblemático MSC World Europa no novíssimo Grand Cruise Terminal em Doha, Catar.
Juntamente com o seu parceiro Qatar Airways, esta comemoração faz parte do compromisso global da MSC Cruzeiros para com o Qatar, reforçando o seu compromisso de apoiar o crescimento do turismo internacional no país, bem como na região mais vasta do Médio Oriente, onde a MSC Cruzeiros é líder da marca.

FUNCHAL

«Vamos trazer até 2025 mais navios da Carnival Cruise Line», garante Jorge Ferreira

Incrementar número de escalas com a ‘Carnival Cruises Line’, maior armador de cruzeiros do mundo, especialmente nas viagens transatlânticas é um dos grandes objetivos a curto prazo, afirmou Jorge Ferreira, diretor de operações marítimas da Blandy Shipping.

O diretor de operações marítimas da Blandy Shipping, Jorge Ferreira, enalteceu o marco e perspetivou mais vindas de navios da companhia.

Portos europeus ainda estão a recuperar da pandemia

O número de passageiros e de mercadorias que passam pelos portos europeus recuperou parcialmente em 2021, mas ficando ainda abaixo dos níveis pré-pandemia.

Os dados são do Eurostat, que confirma que Itália e Grécia lideram de forma destacada o fluxo em número de passageiros nos portos da União Europeia.

CRUZEIROS

«AidaBella» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu esta quinta-feira o AIDABELLA Operado pela AIDA Cruises e tal como os restantes navios da frota, é caracterizado pelos lábios o olhos gigantes pintados na proa do navio.

Chegou ao Porto de Leixões com 1.234 passageiros a bordo, na sua maioria de nacionalidade alemã que se encontram a realizar uma viagem de 26 dias com partida e chegada em Hamburgo.

«Marella Explorer» no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebeu esta quinta-feira o navio MARELLA EXPLORER, na sua escala semanal. A bordo estão 1851 passageiros e 779 tripulantes. Em terra movimenta mais de 60 veículos para apoio às excursões e táxis.

Chegou de Tenerife e sai sexta-feira pelas 18h00 rumo ao Arquipélago Canário, para a pequena ilha de La Palma, numa estadia no Funchal prevista de 32 horas.

CRUZEIROS

Azamara coloca à venda Volta do Mundo de 2025

A Azamara anunciou a sua Volta ao Mundo de 2025, partindo de San Diego, Califórnia, e visitando 37 países antes de concluir em Southampton, Reino Unido.

A bordo do mais recente navio da companhia, o Azamara Onward, este itinerário incluirá 15 pernoites e 31 estadias tardias no porto, dando aos passageiros mais tempo para explorar cada destino único.

MSC Cruzeiros já recebeu o seu maior navio da frota: O MSC World Europa

A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l´Atlantique comemoraram a entrega do MSC World Europa, o maior navio de cruzeiro movido a LNG do mundo e um dos primeiros a incorporar tecnologia de célula de combustível.

A cerimónia constituiu o passo seguinte numa parceria bem-sucedida e de longo prazo entre as duas companhias, que resultou na construção do navio de cruzeiro mais inovador e ambientalmente avançado até hoje para a frota da MSC Cruzeiros.

Total: 1529