Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Mediterrâneo continuará o segundo maior mercado do mundo em 2024

O Mediterrâneo vai manter a sua posição como a segunda maior região de cruzeiros do mundo, de acordo com o relatório anual da Cruise Industry News. A primeira continua a ser as Caraíbas.

Mesmo com uma capacidade de passageiros ligeiramente inferior para 2024, prevê-se que o Mediterrâneo acolherá cerca de 16% dos passageiros de cruzeiros do mundo.

CRUZEIROS

Carnival divulga avanços importantes em matéria de sustentabilidade

A Carnival Corporation, a maior empresa de cruzeiros do mundo, divulgou recentemente o seu 14.º Relatório Anual de Sustentabilidade, detalhando o progresso significativo nas suas seis áreas de sustentabilidade, incluindo os seus objetivos prioritários de apoio à ação climática para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e promover um modelo de economia circular para reduzir os resíduos.

A empresa atingiu vários objetivos ambientais para 2030 muito antes do previsto e está adiantada em relação a outros objetivos-chave, como a redução da intensidade de gases com efeito de estufa.

4 Novos Itinerários da Viking para Cruzeiros na China (pela primeira vez com extensão à Mongólia)

A Viking anunciou que, pela primeira vez, vai oferecer experiências focadas no destino na Mongólia com o novo programa de extensão Spirit of Mongolia. A extensão de cinco noites totalmente guiada permitirá aos passageiros mergulhar ainda mais nas ricas tradições da região, desde a antiga cidade de Ulaanbaatar até ao Deserto de Gobi.

O Spirit of Mongolia e uma variedade de outras pré ou pós extensões, incluindo Hong Kong e Pequim, estão disponíveis para os novos e inéditos itinerários da Viking na China: Best of China, China Discovery, Classic China & the Coast e Wonders da China.

BELMAR DA COSTA:

«A Madeira está a fazer um excelente trabalho» no sector dos navios de cruzeiros

A Madeira está a fazer um trabalho excelente" no sector dos cruzeiros, considera António Belmar da Costa, presidente da Associação de Agentes de Navegação Portugueses.

O dirigente nacional diz que a Região "está a crescer de forma sustentável" fruto do "belíssimo trabalho" desenvolvido pela APRAM.

Cruzeiros superam números pré-pandemia com 31 milhões de passageiros em 2023

A Cruise Lines International Association (CLIA), a principal voz da comunidade global de cruzeiros, lançou o seu Relatório Anual sobre o Estado da Indústria de Cruzeiros.

O relatório sobre o estado da indústria inclui a divulgação do volume de passageiros de 2023, que atingiu 31,7 milhões – superando 2019 em 7%. O relatório também mostra uma procura contínua por cruzeiros de férias, observando a intenção de fazer cruzeiros em 82%. A previsão para a capacidade de cruzeiros mostra um aumento de 10% de 2024 a 2028, à medida que as companhias fazem progressos contínuos e concretos na busca por emissões líquidas zero até 2050.

«Aida Perla» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu quinta-feira o Aida Perla e mais de 3.500 passageiros. Encontra-se numa viagem de 26 dias de 26 dias desde a República Dominicana nas Caraíbas até Hamburgo na Alemanha.

Presença de mega-iates cresce nos Portos da Madeira

A chegada do Gelliceaux, o terceiro iate que hoje acostou no Porto do Funchal, fazendo companhia ao Melek que chegou na manhã desta quinta-feira, e o Anemoi que veio no dia 16, são três iates dos quase 30 que escolheram os portos da Madeira para abastecimento ou descanso das tripulações, desde janeiro.

Os três iates são provenientes de Antígua, nas Caraíbas, e estão em viagem de reposicionamento para a Europa.

CRUZEIROS

World Odissey no Porto de Leixões

Este sábado, a Estação de Passageiros em Leça da Palmeira recebeu o World Odissey. Encontra-se na última paragem de uma viagem de 106 dias de Tóquio a Bremerhaven na Alemanha.

O World Odissey funciona de setembro a abril como uma "Universidade flutuante", gerido pelo ISE (Institute for Shipboard Education) e operado pela Semester at Sea. A bordo navegam quase 600 passageiros, na sua maioria estudantes Norte Americanos.

11 mega-iates nos portos da Madeira

A APRAM emitiu uma nota dando conta de que, para os Portos da Madeira, este [12.04.2024] foi um dia de grande movimento de mega-iates, estando acostados ou em fundeadouro, 5 no Funchal. “Esta manhã, houve mais um, mas o Daisy d saiu, após uma escala de mais de 4 horas para abastecimento”, refere a nota, que acrescenta que “no Caniçal estão 3 atracados”.

Porto de Leixões participa na Seatrade Cruise Global Miami 2024

Sob a marca Cruise Portugal | APP - Portos de Portugal, o Porto de Leixões junta-se aos restantes portos portugueses de Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira para, desta forma, se representarem na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros.

A Seatrade Cruise Global decorre de 8 a 11 de abril no Miami Beach Convention Center (E.U.A)., sob o tema “A Evolução do Cruzeiro” e, para além dos portos portugueses com atividade de cruzeiros, estarão ainda representados no Stand de Portugal diversos agentes económicos como Agentes de Viagens, Estaleiros Navais, Serviços Marítimos, Agentes de Navegação, entre outros parceiros.

Seatrade Cruise Global terminou e há perspectivas de crescimento para os Portos da Madeira

A rota da CAI, Cruise Atlantic Islands continua a atrair o interesse das companhias e a perspetiva é que o número de escalas e passageiros cresçam nesta área atlântica, o que significa mais negócio para os Portos da Madeira, enquanto parceiros e fundadores da CAI.

É a conclusão da Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A, que adianta estar já acertada “a vinda dos navios da AIDA Cruises até a época de 2028/29; a MSC terá um navio nesta rota nas próximas temporadas de 2024/25 e de 2025/26 e a companhia Marella Cruises anunciou a colocação de mais um navio neste itinerário.”

Representação Cruise Portugal regressa a Miami

Unidos sob a marca Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira voltam a representar-se na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros, que decorre de 8 a 11 de abril no Miami Beach Convention Center, nos EUA, sob o tema “A Evolução do Cruzeiro”.

É uma das maiores representações de Portugal neste evento, o que traduz a importância crescente que a atividade e cruzeiros representa para os Stakeholders.

Porto de Setúbal investe na actividade de cruzeiros e marca presença na Seatrade Cruise Global em Miami

O Porto de Setúbal participa na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que está a ter lugar no Miami Beach Convention Center, nos EUA, entre 8 e 11 de abril.

Este ano, a Seatrade Cruise Global tem como tema “A Evolução do Cruzeiro” e recebe mais de 600 expositores, cerca de 80 linhas de cruzeiros e milhares de visitantes oriundos de 120 países. O Porto de Setúbal participa nesta edição sob a marca “Cruise Portugal”, juntamente com os portos de Lisboa, Leixões, Portimão, Açores e Madeira, e é representado pelo vogal do Conselho de Administração da APSS, António Caracol.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ADERE À ASSOCIAÇÃO CRUISE EUROPE

O Porto da Figueira da Foz acaba de aderir à Cruise Europe, Associação Europeia de Portos do Eixo Atlântico que promove destinos de cruzeiros desde as regiões do Báltico, Noruega, Ilhas Faroé até ao sul da Europa.

Com esta adesão são dados novos passos com vista ao reforço da promoção da Figueira da Foz e de toda a oferta turística da Região Centro, enquanto destino diferenciado e único, junto dos operadores de cruzeiros e demais players do sector.
 

Cruzeiros em alta no Funchal vão gerar taxas de 1,2 milhões

O Porto do Funchal registou, em 2023, um record de 624 mil passageiros de navios de cruzeiro, que em janeiro dE 2025 começarão a pagar a taxa turística de 2 euros. A presidente da Portos da Madeira garante que a receita vai reverter para o próprio sector.

Costa Pacifica, o primeiro de 12 cruzeiros previstos para esta semana no Portos da Madeira

O Costa Pacifica regressou este domingo ao Porto do Funchal, com 2 492 pessoas, a bordo. Proveniente de Málaga, o navio ficou 13 horas na Madeira. A bordo, viajam 1 458 passageiros e 1 034 tripulantes.
O navio tem como próxima escala Cadiz.

Ainda à noite chegou o navio AIDAcosma que pernoitou na Madeira e traz a bordo mais de 7 700 pessoas.
Contando com os navios de domingo, os Portos da Madeira recebem até sábado, dia 13, 12 escalas, onze no Porto do Funchal e uma no Porto Santo.

Seatrade Cruise Global decorre de 8 a 11 de abril em Miami

Porto de Lisboa marca presença na maior feira internacional de cruzeiros

O Porto de Lisboa marca presença na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que decorre de 8 a 11 de abril no Miami Beach Convention Center, nos EUA, sob o tema “A Evolução do Cruzeiro”.

Esta é a 25ª vez que o Porto de Lisboa está presente neste evento e a 18ª vez consecutiva que participa integrado num espaço nacional sob a marca Cruise Portugal, onde estão também representados os portos de Leixões, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira, bem como diversos agentes económicos.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Três navios de cruzeiro em Ponta Delgada com 9 mil visitantes

Com a chegada da Primavera diversas operadoras começam a reposicionar alguns dos seus navios na Europa para a temporada de verão.
Nesta altura os Açores costumam receber diversos navios que, no arquipélago, encontram uma paragem quase obrigatória depois de estarem a atravessar o Atlântico com 5 ou 6 dias de viagem.

Assim, estão programadas para o mês de Abril 47 escalas em alguns portos do arquipélago, a maioria das quais em travessias “eastbound”, mas igualmente através dos primeiros cruzeiros temáticos que, regra geral, visitam um conjunto mais abrangente de ilhas.

Porto do Funchal recebe 8 escalas e 20 mil pessoas na semana de Páscoa

Tal como refere a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), em comunicado de imprensa, “é uma semana em que todos os dias, haverá um navio em porto”.

Prevê-se que nestas 8 escalas sejam movimentadas cerca de 20 mil pessoas.

MSC Foundation esteve na Monaco Ocean Week para falar da conservação dos oceanos

A MSC Foundation associou-se à IUCN pela segunda vez na Monaco Ocean Week, a 19 de Março, para co-organizar, com a Fundação Velux e a Filantropia Cortes Solari, uma discussão com várias partes interessadas sobre a concretização do potencial da filantropia para a conservação dos oceanos.

Na sequência dos comentários de abertura realizados pelo Principe Alberto II do Mónaco, sobre a temática dos desafios locais de importância nacional, a MSC Foundation expôs os seus compromissos para com a restauração e conservação dos recifes de coral nas Bahamas no âmbito do seu Programa Super Coral. A Diretora Executiva Daniela Picco sublinhou o valor dos seus parceiros institucionais, académicos e do MSC Group e o investimento a longo prazo em estudos científicos e de investigação sólidos para estabelecer o viveiro de coral elkhorn que se encontra seriamente em risco de extinção. A taxa de sobrevivência de 100% destes fragmentos de coral após uma onda de calor marinho nas Bahamas no Verão de 2023 é um sinal promissor de resiliência térmica, dando esperança aos recifes de coral na região.

Total: 121
[1] 2 3 4 5 6 7