Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Em 11 navios de cruzeiro
Mais de 30 mil pessoas assistiram à passagem do ano no Funchal
No último dia do ano, o Porto do Funchal recebeu mais de 30 mil pessoas, 22 mil das quais passageiros, que chegaram em 11 navios de cruzeiro e um veleiro para assistir à passagem de ano.
De acordo com os números da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, este movimento de 30 mil pessoas no total ultrapassou ligeiramente o registado em 2024, quando a baía da cidade tinha acolhido 11 navios de cruzeiro e um veleiro, que traziam 27 mil pessoas (19 mil passageiros e oito mil tripulantes).
Paula Cabaço, presidente do conselho de administração da APRAM, afirma que este foi “o culminar de um ano excelente, em que voltamos a atingir máximos ao nível de movimento de passageiros e no número de escalas de navios de cruzeiro”, tendo também destacado o aumento das pernoitas no Porto do Funchal, e o seu efeito multiplicador na economia regional.
“Este foi também o ano, em que o nosso Porto e o nosso Destino voltaram a ser reconhecidos internacionalmente, através da atribuição do prémio de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, atribuído pelos World Cruise Awards, e da escolha da CLIA – Cruise Lineste International Association para a Madeira receber em fevereiro, o CLIA European Summit 2026”, recordou Paula Cabaço.
A operação Passagem de Ano 2025 foi coordenada pelo Direção de Operações Portuárias e Segurança dos Portos da Madeira, e mobilizou perto de quatro dezenas de colaboradores da APRAM, dois rebocadores e uma embarcação de pilotos. Durante o dia decorreram operações com baleeiras para que os passageiros dos navios Bollete, Spirit of Adventure, Ambience e Santa Maria Manuela, que estavam em fundeadouro, pudessem deslocar-se a terra.
Os navios AIDAbella, Mein Schiff Relax e Marella Voyager ficaram atracados no interior do porto. O ‘bella’ ficou no Cais 6, e os outros dois na Pontinha, sendo que o Mein Schiff Relax saiu também para fundeadouro, juntamente com os já referidos Bolette, o Spirit of Aventure, Ambience, e Santa Maria Manuela; mais o Spirit of Discovery, o Artania, o Arcadia, o Mein Schiff 7 e o Mein Schiff 3.
foto: Joana Sousa
