Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O mais recente navio de cruzeiros do mundo, construído em Viana do Castelo

Porto de Lisboa recebe a primeira escala do Star Seeker

 O Porto de Lisboa acolheu recentemente a primeira escala do Star Seeker, o mais recentemente navio de cruzeiros de expedição do mundo, construído nos Estaleiros Navais West Sea, em Viana do Castelo, no norte de Portugal. Com esta escala inaugural, Lisboa afirma-se como primeiro porto do mundo a receber o navio, após a sua saída do estaleiro.

A chegada do Star Seeker foi assinalada por uma escolta simbólica de rebocadores da empresa Portugs. No dia seguinte decorreu a tradicional cerimónia de entrega da placa comemorativa ao comandante Thomas Schofield, assinalando a primeira escala do navio no Porto de Lisboa.

Para a APL – Administração do Porto de Lisboa, o Star Seeker representa um símbolo do talento, da inovação e da capacidade da indústria naval nacional, demonstrando que Portugal se afirma na linha da frente da construção de navios de cruzeiro de última geração. Este projeto reforça, ainda, o papel estratégico do País nos setores marítimo, turístico e naval.

A indústria dos cruzeiros constitui um motor de crescimento económico e de inovação, com efeitos diretos e indiretos em múltiplos setores da nossa economia. O investimento neste segmento contribui para a criação de valor, para o desenvolvimento tecnológico e para a afirmação de Portugal como destino competitivo no turismo de cruzeiros.

Para a cidade de Lisboa e para o Porto de Lisboa, a receção deste navio representa não só o reforço da sua posição como uma das principais portas de entrada de turistas na Europa, mas também um contributo relevante para a dinamização da economia local, a criação de emprego qualificado e a valorização da cidade enquanto capital marítima e turística de referência internacional.

O Star Seeker integra a frota da Windstar Cruises, constituída por oito navios, e representa um investimento estimado em cerca de setenta milhões de euros. O navio foi originalmente encomendado pela Mystic Cruises, do empresário português Mário Ferreira, para a marca Atlas Ocean Voyages.

Entre os seus navios-gémeos destacam-se o Star Explorer (ex-World Explorer) – o primeiro navio de cruzeiros construído em Portugal – e ainda o World Navigator, World Voyager, World Traveller, World Discoverer e World Adventurer, todos construídos nos Estaleiros Navais West Sea, em Viana do Castelo.

Características do Star Seeker:
 Comprimento: 131,5 metros
 Arqueação bruta: 9 315 toneladas
 Capacidade: 224 passageiros, distribuídos por 112 cabines, localizadas em quatro dos oito decks
 Tripulação: 135 profissionais
 Classe: Navio de expedição com reforço para navegação em gelo

Após a escala em Lisboa, o Star Seeker seguiu para Málaga, de onde partirá, este domingo, 28 de dezembro, para a sua viagem inaugural com destino a Miami, onde será oficialmente batizado.