Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
O mais recente navio de cruzeiros do mundo, construído em Viana do Castelo
Porto de Lisboa recebe a primeira escala do Star Seeker
O Porto de Lisboa acolheu recentemente a primeira escala do Star Seeker, o mais recentemente navio de cruzeiros de expedição do mundo, construído nos Estaleiros Navais West Sea, em Viana do Castelo, no norte de Portugal. Com esta escala inaugural, Lisboa afirma-se como primeiro porto do mundo a receber o navio, após a sua saída do estaleiro.
A chegada do Star Seeker foi assinalada por uma escolta simbólica de rebocadores da empresa Portugs. No dia seguinte decorreu a tradicional cerimónia de entrega da placa comemorativa ao comandante Thomas Schofield, assinalando a primeira escala do navio no Porto de Lisboa.
Para a APL – Administração do Porto de Lisboa, o Star Seeker representa um símbolo do talento, da inovação e da capacidade da indústria naval nacional, demonstrando que Portugal se afirma na linha da frente da construção de navios de cruzeiro de última geração. Este projeto reforça, ainda, o papel estratégico do País nos setores marítimo, turístico e naval.
A indústria dos cruzeiros constitui um motor de crescimento económico e de inovação, com efeitos diretos e indiretos em múltiplos setores da nossa economia. O investimento neste segmento contribui para a criação de valor, para o desenvolvimento tecnológico e para a afirmação de Portugal como destino competitivo no turismo de cruzeiros.
Para a cidade de Lisboa e para o Porto de Lisboa, a receção deste navio representa não só o reforço da sua posição como uma das principais portas de entrada de turistas na Europa, mas também um contributo relevante para a dinamização da economia local, a criação de emprego qualificado e a valorização da cidade enquanto capital marítima e turística de referência internacional.
O Star Seeker integra a frota da Windstar Cruises, constituída por oito navios, e representa um investimento estimado em cerca de setenta milhões de euros. O navio foi originalmente encomendado pela Mystic Cruises, do empresário português Mário Ferreira, para a marca Atlas Ocean Voyages.
Entre os seus navios-gémeos destacam-se o Star Explorer (ex-World Explorer) – o primeiro navio de cruzeiros construído em Portugal – e ainda o World Navigator, World Voyager, World Traveller, World Discoverer e World Adventurer, todos construídos nos Estaleiros Navais West Sea, em Viana do Castelo.
Características do Star Seeker:
Comprimento: 131,5 metros
Arqueação bruta: 9 315 toneladas
Capacidade: 224 passageiros, distribuídos por 112 cabines, localizadas em quatro dos oito decks
Tripulação: 135 profissionais
Classe: Navio de expedição com reforço para navegação em gelo
Após a escala em Lisboa, o Star Seeker seguiu para Málaga, de onde partirá, este domingo, 28 de dezembro, para a sua viagem inaugural com destino a Miami, onde será oficialmente batizado.
