Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Quatro navios da Marinha Portuguesa afundados ao largo de Portimão
O título é alarmista, mas não se apoquente. É só para parar por aqui e ler o artigo. Antes da inauguração do Festival da Sardinha, instalado na zona Ribeirinha da cidade de Portimão, no Museu de Portimão, foi apresentado, dia 5, por Luís Sá Couto, principal mentor e impulsionador da associação que está a ser criada para gerir o projecto, um museu subaquático. Trata-se do “Musubmar” – o primeiro museu do género no país, que vai ser criado em águas algarvias, a cerca de três milhas da barra de Portimão.
Nesse âmbito, entre a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Portimão foi assinado o termo de transferência e de aceitação de quatro navios da Armada que se encontram na base naval do Alfeite (Lisboa) e que irão ser afundados em águas algarvias. Esses navios serão: a fragata “Hermenegildo Capelo”, a corveta “Oliveira do Carmo”, o navio "Almeida Carvalho” e o navio-patrulha “Zambeze”.
SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS
Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz
O Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz fica em Armazéns de Lavos, inserido na Salina Municipal do Corredor da Cobra, adquirida, em 2000, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, que a retirou do abandono. Aos visitantes é dada a oportunidade de conhecer o centro interpretativo e a salina, mas não só.
Também podem ver um armazém de sal e fazer uma rota pedestre com informação temática - a "Rota das Salinas" -, ao longo da qual é possível observar aves como o pernilongo, o pato-real, a andorinha-do-mar-anã ou o borrelho-de-coleira-interrompida, bem como uma rota fluvial a bordo do "Sal do Mondego", um batel com capacidade para transportar cerca de dez toneladas de sal. Assim o permitam as marés.
IPTM faz doação do fundo documental «Adolpho Loureiro»
Comemorou-se no passado dia 2 de Junho, o centenário da abertura à Leitura Pública da Biblioteca e Arquivo Histórico das Obras Públicas, com uma cerimónia presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Dr. António Mendonça. Durante a cerimónia, foi assinado pelo Presidente do Conselho Directivo do IPTM, Dr. João de Carvalho e a Secretária-Geral do MOPTC, o protocolo que formalizou a doação pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, IP, do espólio documental do Eng. Adolfo Loureiro (1836-1911) à Biblioteca e Arquivo Histórico, dado este Serviço reunir as condições técnicas e ambientais para a sua guarda e divulgação.
Navio Gil Eannes enriquece espólio
O Navio Hospital Gil Eannes, que se encontra atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo, servindo a comunidade como um espaço museológico, tem vindo a receber nos últimos anos várias ofertas que estão a ser integradas no espólio do navio.
As doações recebidas até ao momento são de âmbito hospitalar, náutico, literatura, fotografias e roupas, quer de particulares, quer de entidades que têm colaborado com a Fundação Gil Eannes.
ATÉ 30 DE JANEIRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
Tudo num barco
Na Sala de Exposições do Museu Marítimo de Ílhavo prossegue a exposição temporária "Tudo num Barco - Património Marítimo e Cultura Popular", um projecto expositivo apoiado na expressividade de um conjunto de modelos de embarcações e numa série de imagens da colecção do mítico Museu de Arte Popular.
Nesta exposição destaque para a Proa de moliceiro com respectiva decoração, em tamanho natural pertencente ao espólio inicial do Museu, adquirida pela Comissão Organizadora do Museu Regional de Ílhavo (constituída em 1925).
HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA VER:
«A Marinha na República» no Museu de Marinha e na Casa da Balança
Patente desde 1 de Outubro de 2010, encerra hoje a exposição «A Marinha na República», disponível ao público no Museu de Marinha e na Casa da Balança.