Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Museu de Marinha estabelece novo record de visitas no mês de julho

O Museu de Marinha recebeu no mês de Julho um total de 25.781 visitantes, um novo máximo desde que existem registos mensais.

Durante o presente ano, este órgão de natureza cultural da Marinha, localizado em Belém, já foi visitado por mais de 112 mil pessoas.

Museu Marítimo de Ílhavo distinguido nos prémios APOM

O Museu Marítimo de Ílhavo venceu a categoria Incorporação e recebeu uma menção honrosa na categoria Investigação. Os prémios foram atribuidos pela Associação Portuguesa de Museologia - APOM.

Na categoria Incorporação, foi distinguido o Depósito de Bens Culturais da Igreja Paroquial de Ílhavo, no Museu Marítimo de Ílhavo, depósito esse que está na origem do Centro de Religiosidade Marítima. Já na área da Investigação, o museu viu galardoado o projecto de investigação que deu origem ao livro "Chora e Feijão Assado".

5 A 7 DE AGOSTO

85.º Aniversário Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo comemora, a 8 de agosto, oitenta e cinco anos de vida, com programa para toda a comunidade, que acontece entre 5 e 7 de agosto

Crianças, adultos e jovens. No 85.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo toda a comunidade é chamada a participar na festa que dura três dias. As comemorações acontecem no museu marítimo, no Navio-Museu Santo André e no Centro de Religiosidade Marítima.

ESTA SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO

Museu de Marinha comemora 159 anos

O Museu de Marinha comemora esta sexta-feira, dia 22 de julho, 159 anos de existência. Criado em 1863 por decreto de D. Luís I, o Museu de Marinha ficou inicialmente instalado na Escola Naval, exibindo os modelos de navios recolhidos do Palácio da Ajuda, assim como peças da própria Escola Naval. Em 1949, mudou-se provisoriamente para o Palácio dos Condes de Farrobo, nas Laranjeiras, em Lisboa, até ser transferido definitivamente para o Mosteiros dos Jerónimos, em 1962, onde se mantém até hoje.

Associando-se à efeméride, difundimos newsletter temática sobre este prestigiado órgão cultural da Marinha Portuguesa, respigando artigos publicados no portal da APP nos últimos anos.

ATÉ 10 DE JULHO

Museu de Marinha recebe exposição inovadora «Océan»

O público tem a oportunidade de visitar, pela primeira vez em Portugal, a exposição “Océan”, patente no Museu de Marinha de 25 de junho a 10 de julho. A exposição tem como objectivo principal mostrar a riqueza do mar para o mundo e em particular para a Europa, nomeadamente a sua biodiversidade, herança e riqueza históricas.

​​​​A “Océan” envolve o “mergulho 360º” que acontece dentro de uma cúpula, com 6 metros de altura e 12 de largura, onde é projectado o filme “The beating heart of the Ocean”, com diversos testemunhos.

Lançamento do I Volume dos «Cadernos do Arquivo» - 24 de junho, 11h00 - Barreiro, Baía do Tejo

Arquivo dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra celebra 3.º aniversário

O Arquivo dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra (APLSS) vai comemorar o 3.º aniversário com o lançamento do primeiro volume dos “Cadernos do Arquivo”, uma edição centrada na obra do Arquiteto Paulo Cunha, “pioneiro do planeamento portuário e do ordenamento das orlas ribeirinhas e autor de parte significativa dos edifícios portuários em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa. A cerimónia tem lugar a partir das 11h00 de dia 24 de junho, nas instalações do APLSS, no Barreiro.
A apresentação da primeira edição dos Cadernos do Arquivo está a cargo do autor, José Luis Saldanha.

10 DE JUNHO

Barreiro, a Cidade dos Arquivos

Esta sexta-feira, 10 de junho, venha ao Barreiro, conhecer os tesouros da Cidade dos Arquivos. No espaço do Arquivo da Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, a exposição “Os Tesouros dos Arquivos” mostra ao público os segredos mais bem guardados dos cinco arquivos de inegável relevo que se encontram no Barreiro, a Cidade dos Arquivos: o Arquivo da Administração dos Portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, o Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, o Arquivo Ephemera, o Espaço Memória e o Arquivo da Fundação Amélia de Mello.

Navio-Museu Santo André reabriu com novidades

A 20 de Maio, a Câmara Municipal de Ílhavo assinalou o Dia Europeu do Mar com a reabertura do Navio-Museu Santo André, ancorado no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré, com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O Presidente da Câmara, João Campolargo, salientou que se trata de “um dia particularmente feliz para o Município de Ílhavo, mas também para a região de Aveiro e para o país, na medida em que a requalificação do Navio-Museu Santo André representa a preservação da memória e a valorização da história de um território, de uma região e de um país”.

CANIÇAL, MADEIRA | ATÉ 31 DE JULHO

Exposição «Gritos do Azul» patente no Museu da Baleia

O Museu da Baleia da Madeira, no Caniçal, acolhe a exposição temporária 'Gritos do Azul', de Cristina Camacho. A autora - fotógrafa subaquática e profissional de mergulho livre – pretende mostrar através da sua arte, a dura realidade que o oceano atravessa.

A colecção reúne um conjunto de fotografias cujo objectivo é “ empatizar com o sofrimento da vida marinha, que por vezes tende a ser visto como algo estranho e distante da nossa própria vida”. Estará patente ao público, na sala de exposições temporárias do museu, até 31 de julho de 2022, com acesso gratuito.
 

Aquário Vasco da Gama lança Plataforma Digital Interactiva dedicada ao Rei D. Carlos I

A Marinha, através do Aquário Vasco da Gama, inaugurou na terça-feira, dia 3 de maio, uma nova plataforma digital denominada “Tesouros do Rei”.

​​​​​​Dedicado ao Rei D. Carlos, pai da oceanografia em Portugal, este novo espaço museológico resulta de uma parceria com a BP Portugal e tem como objetivo incentivar o conhecimento do mar e promover o acesso (digital) a registos de elevado valor histórico e científico.

A plataforma disponibilizará a visualização de mais de uma centena de exemplares animais, recolhidos nas 12 expedições oceanográficas que o Rei D. Carlos realizou entre 1896 e 1907, bem como o acesso a dezenas de livros, manuscritos e outros documentos daquele período.

AÇORES | ATÉ 17 DE ABRIL

Museu da Graciosa expõe património subaquático açoriano

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direcção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa promove a exposição temporária “Cápsulas do Tempo, o Património Cultural Subaquático dos Açores”.

O projecto expositivo itinerário está patente até 17 de Abril e surge no âmbito do Projecto Margullar 2, com co-financiamento Interreg-MAC e pretende dar a conhecer as histórias dos naufrágios documentalmente registados nos mares açorianos e a importância geoestratégica do arquipélago na expansão europeia do século XV, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Aquário Vasco da Gama recebe tubarão raro

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, recebeu uma oferta muito especial de um pescador. Trata-se de um Tubarão-anão (Squaliolus laticaudus), uma raridade em Portugal.
A espécie foi identificada por um dos biólogos do Aquário que partilhou fotografias do exemplar com investigadores especializados no estudo de tubarões, os quais nunca haviam observado um animal destes, confirmando assim a sua raridade.
 

«BOTA-ABAIXO», MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

A memória e a tradição da construção naval em madeira nos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa

Nesta exposição recordam-se os patrimónios ligados à construção naval, tradicionalmente presente nestas áreas geográficas. Aqui se registam várias faces de um mesmo legado cultural, produzido e fortemente enraizado na história e na vivência dos povos do extremo ocidente europeu, destinados a virarem-se para o mar.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, A 29 DE JANEIRO

Tanto Mar!

Tanto Mar que entra pelas salas do Museu adentro! Navega-se pelas aventuras da pesca do bacalhau e põe-se a imaginação a trabalhar. Pescam-se algumas ideias, descobrem-se tesouros e os segredos do fundo do mar! Uma vez por mês, o Museu dedica um dia inteiramente às crianças e às famílias, com oficinas e outras atividades, em que aprendizagem e diversão remam na mesma direção.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição de fotografia «Peixografia», de Vasco Pinhol

Ao longo de sete anos, o fotógrafo subaquático Vasco Pinhol acompanhou, de dentro de água, a campanha da pesca tradicional do bacalhau ao largo de Ålesund, Noruega, um dos bancos de pesca do bacalhau milenares, talvez o único existente à vista de um centro urbano e o local de origem do bacalhau que vive no Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo. Todas as fotografias foram tiradas senão em condições adversas, pelo menos em condições refrescantes - a temperatura da água esteve, frequentemente, perto do zero, com temperaturas do ar da ordem dos -10ºC.

De um espólio de milhares de fotografias resulta uma exposição fotográfica com um pouco do ambiente e da vida natural do bacalhau, bem como da sua pesca artesanal - uma espécie de biografia do peixe, a que o autor chamou, naturalmente, "Peixografia".

Visitas Sentidos de Mar: Comida das gentes da Ria | 12 de Dezembro

De barco desde o Mercado do Peixe até ao Cais dos Pescadores

As práticas alimentares das comunidades piscatórias da Costa Nova e da Gafanha da Encarnação em destaque nesta atividade, que visitará o interior do Mercado do Peixe da Costa Nova e o cais dos pescadores da Gafanha da Encarnação. A travessia será efetuada de barco (lancha), para observação das atividades da Ria, e acompanhada por pescadores.

16 DE NOVEMBRO

Dia Nacional do Mar com entradas gratuitas nos órgãos culturais da Marinha

A Marinha, através da Comissão Cultural de Marinha, associa-se desta forma às comemorações do Dia Nacional do Mar, promovendo a divulgação dos seus espaços culturais, intimamente ligados ao mar nas vertentes científica, histórico-cultural e militar-naval.

O Aquário Vasco da Gama, situado em Algés (Lisboa), abre ao público das 10h às 18h. O Museu de Marinha, em Belém (Lisboa), onde estão patentes as exposições temporárias "Fuzileiros: 400 anos" e "Projetar a Marinha no papel", está aberto a visitas das 10h às 17h.
A Fragata D. Fernando II e Glória, localizada em Cacilhas (Almada), recebe os seus visitantes também entre as 10h e as 17h.

Assinalado em Portugal desde 1997, o Dia Nacional do Mar evoca e lembra a importância que o mar tem para na história, identidade e economia em Portugal.

Museu-Vivo pioneiro da indústria conserveira vai ser inaugurado em Matosinhos

O novo núcleo museológico está vocacionado para a preservação de um legado único, um património material e imaterial da conserveira centenária de Matosinhos e das suas marcas.

Num edifício que mantém a traça arquitetónica e que, em 2020, recebeu a classificação de edifício de Interesse Municipal, a Pinhais lança o “Conservas Pinhais Factory Tour”, um Museu-Vivo pioneiro da indústria conserveira, que alia a sua fábrica histórica às suas marcas estratégicas Pinhais e Nuri.
 

ÍLHAVO | A 25 DE SETEMBRO

Ílhavo, caminhos da devoção ao Senhor Jesus dos Navegantes

No mês em que tradicionalmente se realiza, em Ílhavo, a festa do Sr. Jesus dos Navegantes, o Museu propõe uma visita que percorre os caminhos da procissão, com o acompanhamento de Hugo Calão, curador do recém-inaugurado Centro de Religiosidade Marítima. A visita começa, precisamente, neste novo espaço museulógico, onde os participantes podem ver, por exemplo, a miniatura do lugre bacalhoeiro "Navegante", que habitualmente segue no andor do Sr. Jesus dos Navegantes.

VILA DO CONDE

Alfândega Régia - Museu da Construção Naval

O edifício da Alfândega Régia - Museu de Construção Naval fica situado na rua Cais da Alfândega, no coração da zona ribeirinha de Vila do Conde, onde, outrora, laboraram os estaleiros navais vila-condenses.
Em pleno século XV, o apogeu do comércio marítimo provoca um crescente movimento nos portos do reino, ao qual o porto de Vila do Conde não é exceção. Assim, neste contexto D. João II, por carta de 27 de Fevereiro de 1487, cria a Alfândega Régia de Vila do Conde.

Total: 329
1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17