Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Alegorias do Mar na Cerâmica da Vista Alegre»

O Museu Marítimo de Ílhavo tem patente a exposição “Alegorias do Mar na Cerâmica da Vista Alegre”, integrada nas comemorações do bicentenário da Fundação da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre.

Esta exposição reúne um conjunto de peças inspiradas no mar e produzidas entre 1869 e 1950, estando patente até 17 de novembro.

ATÉ 29 DE SETEMBRO

«As (11) Vidas da Ria»

O Museu Marítimo de Ílhavo acolhe "As (11) Vidas da Ria", uma exposição polinucleada presente em cada um dos 11 Municípios da Comunidade Intermunicipal de Aveiro. Organizada no âmbito do Grupo de Trabalho dos Museus da CIRA para Capital Nacional da Cultura 2024.

Venha descobrir a rica história e cultura dos trajes dos pescadores e das mulheres da seca do bacalhau. A exposição explora a indumentária de trabalho da pesca do bacalhau, tanto masculina como feminina, abrangendo as vertentes a bordo e nas secas, proporcionando uma visão abrangente das tradições e do quotidiano.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Centro de Religiosidade Marítima

Quem vai ao mar reza para de lá voltar. Mar e devoção estão intimamente ligados e em Ílhavo, terra de marinheiros, materializa-se essa relação no Centro de Religiosidade Marítima (CRM), inaugurado a 8 de agosto de 2021, integrando as comemorações do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).

Este equipamento museológico, o primeiro centro de religiosidade de temática marítima em Portugal, destina-se à preservação e à exposição de um valioso espólio de obras de arte e bens culturais de natureza religiosa, que revelam a relação dos ilhavenses com o mar.

MURTOSA | ATÉ 31 DE AGOSTO

Exposição de Miniaturas do Artesão José Pereira

O Estaleiro-Museu do Monte Branco recebe, até 31 de agosto, uma exposição de miniaturas de embarcações, em madeira, do artesão murtoseiro José Pereira.

José Maria Pereira nasceu na Murtosa, a 5 de outubro de 1940. Foi pescador do bacalhau até aos 26 anos, altura em que deixou a faina para se dedicar à profissão de serralheiro, que exerceu até aos 66 anos. O fascínio pela pesca, em particular pelas embarcações, fê-lo começar a dedicar-se à construção de miniaturas de barcos, por volta dos 50 anos, aproveitando algum do seu tempo livre.

Turismo de lés a lés | RTP

Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo constitui um testemunho vivo e aliciante da ligação das gentes de Ílhavo ao mar, aos barcos e à arte da pesca.

Museu de Marinha condecorado como membro honorário da Ordem Militar de Santiago da Espada

O Museu de Marinha foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título de membro honorário da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. A distinção, atribuída por alvará destaca e valoriza o contributo do Museu de Marinha para a preservação e promoção da história e cultura marítima de Portugal ao longo de 160 anos.

A cerimónia de entrega do título decorreu no Museu de Marinha, tendo sido presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e contou ainda com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras personalidades.

MUSEU FAZ APELO AO PÚBLICO PARA O SUCESSO DESTA INICIATIVA

Nova exposição do Museu de Marinha dedicada aos 80 anos do fim da II Guerra Mundial

Para assinalar os 80 anos do fim da II Guerra Mundial, em 2025, o Museu de Marinha encontra-se a organizar a exposição “Salvando Vidas do Mar / Saving Lives from the Sea”, que pretende destacar a intervenção portuguesa no conflito marítimo, com especial destaque nos salvamentos efetuados por navios portugueses.

​Neste sentido, o museu convida a comunidade a contribuir com diários, cartas, fotografias, memórias, objetos e relatos da época, que serão inventariados e digitalizados pro bono para a construção de uma plataforma digital.

A plataforma digital proposta pretende criar um arquivo online de acesso gratuito, proporcionando a qualquer pessoa a possibilidade de explorar e aprender mais sobre a participação de Portugal na II Guerra Mundial.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | ATÉ 11 DE AGOSTO

Exposição «Mar Revolto: Memórias de 1974»

O 25 de Abril foi um momento de viragem no país, inclusive no que diz respeito aos fenómenos sócio-laborais da pesca do bacalhau. A exposição "Mar Revolto: Memórias de 1974" faz uma leitura desses movimentos, entre eles as greves que se sucederam.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 16 DE JUNHO

Exposição de Carlos Matos - «Volumes e Traços II»

No dia 28 de Março, às 18h, foi inaugurada a Exposição “Volumes e Traços II”, de Carlos Matos, no Centro de Religiosidade Marítima, no âmbito do programa “Tanto Mar!” promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo.

Todas as peças apresentadas são originais e nascem da relação próxima com o mar, fonte de inspiração e de materiais diversos que vai recolhendo junto à beira-mar.

Dia Internacional dos Museus 2024 no Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo celebra o Dia Internacional dos Museus com uma programação diversificada, que se estende até 20 de maio, subordinada ao tema "Museus para a Educação e a Investigação"!

Antigo submarino Barracuda abre ao público este sábado em Cacilhas

A Marinha Portuguesa inaugurou, na quinta-feira, o novo navio-museu, o Submarino Barracuda, em Cacilhas, concelho de Almada. O submarino irá integrar o polo museológico da Marinha Portuguesa na doca seca de Cacilhas, em Almada, juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.​

A abertura ao público será este sábado, 11 de maio; horário de visita do submarino, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.​

Aquário Vasco da Gama liberta 300 peixes nativos de água doce

O Aquário Vasco da Gama (AVG), órgão cultural da Marinha Portuguesa, libertou 300 ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale), no rio Sizandro, em Runa, Torres Vedras, no dia 9 de Abril.

Estes peixes nativos pertencem a uma espécie nativa e única de Portugal que existe exclusivamente nos rios da região Oeste: Sizandro, Alcabrichel e Safarujo. Os exemplares que serão libertados são descendentes de peixes selvagens do rio Sizandro que se reproduziram em tanques ao ar livre no AVG.

ESTE SÁBADO, EM ÍLHAVO

11.º Seminário Desafios do Mar Português

O Seminário “Desafios do Mar Português” está de regresso, na sua 11.º edição, com o mote da exposição temporária “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, patente no Museu Marítimo de Ílhavo. O evento assinalará o 25.º aniversário do Relatório da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

Mário Ruivo é uma figura incontornável das ciências do mar, como biólogo, oceanógrafo e diplomata, e também como defensor de uma relação mais sustentável entre a humanidade e o oceano. Nesta senda, preservando a memória do patrono desta edição, será dado especial ênfase à educação para a ciência e à sensibilização para a proteção marinha e para a estratégia dos oceanos, aproximando, assim, a academia à sociedade civil.

18 de Novembro | Museu Marítimo de Ílhavo

11.º Seminário «Desafios do Mar Português»

O Seminário “Desafios do Mar Português” está de regresso, com a 11.º edição, que se realiza no dia 18 de novembro, no Museu Marítimo de Ílhavo, integrado nas comemorações do Dia Nacional do Mar. Desta vez, o Seminário terá como mote a exposição temporária “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, patente no Museu Marítimo de Ílhavo, e assinalará o 25.º aniversário do Relatório da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

ATÉ 29 DE FEVEREIRO DE 2024

«Memórias Viajantes | Viagem I», em exposição no Museu de Marinha

O Museu de Marinha, em parceria com o Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), inaugurou a 21 de outubro uma nova exposição temporária intitulada “Memórias Viajantes – Viagem I”, baseada nas representações votivas da cidade e do mar.

A exposição está dividida em cinco núcleos, decompõe e interpreta os signos com que se escrevem/desenham os ex-votos marítimos: Mar, embarcações, pessoas, preces, invocações… enfatizando sempre o conceito de surpresa, de improvável.

Aquário Vasco da Gama lança projecto «MAR»

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, comemora 125 Anos em 2023. No mês de MARço, vai desenvolver uma iniciativa dedicada ao MAR, com o apoio da BP, que se dirige a todos os visitantes que têm no primeiro nome a palavra “Mar”, tal como Marcelo, Maria, Marco, Marina, entre outros tantos nomes, que poderão usufruir de entrada gratuita.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Centro de Religiosidade Marítima

Quem vai ao mar reza para de lá voltar. Mar e devoção estão intimamente ligados e em Ílhavo, terra de marinheiros, materializa-se essa relação no Centro de Religiosidade Marítima (CRM), inaugurado a 8 de agosto de 2021, integrando as comemorações do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).

Aquário Vasco da Gama recebe tubarão raro

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, recebeu uma oferta muito especial de um pescador. Trata-se de um Tubarão-anão (Squaliolus laticaudus), uma raridade em Portugal.
A espécie foi identificada por um dos biólogos do Aquário que partilhou fotografias do exemplar com investigadores especializados no estudo de tubarões, os quais nunca haviam observado um animal destes, confirmando assim a sua raridade.
 

NUNCA ANTES MOSTRADO

O que revelam os arquivos dos portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal?

“Construção Naval – Arte como ofício de vida” é o nome da exposição que abriu quarta-feira ao público com fotografias de um antigo funcionário. As imagens revelam o trabalho de construção naval “na frente atlântica”. Para ver até ao final de junho.

MUSEU DE PORTIMÃO

Da madeira ao barco

Numa encenação que conjuga materiais, instrumentos e maquinaria, filmes e ampliações fotográficas retroiluminadas, sons, “Da madeira ao barco” apresenta as diversas fases do abate, serração e transporte da madeira, desde a serra de Monchique até à construção naval que se fazia nos antigos estaleiros de Portimão, mas também o corte da cortiça para as bóias das redes de pesca, o fabrico dos cabos, a calafetagem com estopa e grude, a carpintaria de moldes, a fundição do ferro para as hélices dos barcos.

Total: 83
[1] 2 3 4 5