Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
A partir de 12 de outubro
Portugal implementa novo Sistema Europeu de Controlo de Fronteiras (EES)
A partir de 12 de outubro de 2025, Portugal participará na entrada em funcionamento do Entry/Exit System (EES), o novo sistema europeu de controlo automatizado de fronteiras externas do espaço Schengen, que substitui os tradicionais carimbos nos passaportes por registos eletrónicos centralizados. Esta entrada em funcionamento ocorrerá, em simultâneo e de forma faseada, ao longo de quase 6 meses, em todos os países pertencentes ao espaço Schengen, de acordo com as regras definidas pela Comissão Europeia.
O sistema aplica-se a todos os cidadãos não pertencentes à União Europeia, que entrem no território para estadias de curta duração (até 90 dias num período de 180 dias), independentemente de necessitarem de visto.
![]() |
Transporte marítimo verde pode valer 10 mil milhões até 2030
O mercado de transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030, de acordo com o estudo “The $10 Billion Opportunity in Green Shipping”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). Esta estimativa tem por base a predisposição da maioria dos proprietários de carga para pagar um preço acrescido por transporte sustentável, sendo que 80% destes assume estar disposto a pagar, em média, um acréscimo de 4,5% pelo transporte marítimo verde em comparação com o convencional.
Apesar do forte interesse em soluções de transporte marítimo sustentáveis, o crescimento da disposição para pagar esse valor extra por transporte marítimo verde desacelerou, passando de +1% ao ano entre 2021 e 2023 para +0,5% em 2024. Este abrandamento é um reflexo da incerteza regulatória e da limitada maturidade do mercado de combustíveis alternativos. As empresas aguardam por um enquadramento mais claro para tomar decisões de longo prazo, o que tem travado a adoção mais generalizada destas soluções.
![]() |
VIANA DO CASTELO
CorPower Ocean assegura 40 milhões de euros para desenvolver o primeiro parque de energia das ondas de 10MW
A CorPower Ocean assegurou um subsídio de 40 milhões de euros do Fundo de Inovação da UE para apoiar o desenvolvimento do VianaWave, o primeiro parque de energia das ondas à escala pré-comercial de 10MW, que será instalado ao largo da costa de Viana do Castelo.
O projeto representa um passo significativo para alcançar a meta do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) de 200MW de capacidade instalada de energia das ondas até 2030. O VianaWave será constituído por um CorPack com 30 Conversores de Energia das Ondas (WECs), com a capacidade de gerar aproximadamente 30GWh de eletricidade limpa e renovável por ano — o suficiente para abastecer 7.500 casas portuguesas, enquanto reduz significativamente as emissões de gases com efeito de estufa.
![]() |
100 milhões de passageiros
Royal Caribbean atinge marco histórico
A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da sua inovadora frota de 28 navios. Uma conquista que traduz décadas de dedicação, inovação e, acima de tudo, paixão por criar viagens memoráveis.
Para assinalar este feito impressionante, a companhia recorda algumas das experiências mais icónicas que têm conquistado viajantes de todas as idades — desde aventuras electrizantes até momentos de puro relaxamento, sempre com a hospitalidade e o serviço característicos da Royal Caribbean.
![]() |
DOMINGO, 21 DE SETEMBRO
A Corrida Porto de Leixões está quase aí!
Este domingo, 21 de setembro, às 09h00, voltamos a desafiá-lo a correr e caminhar num dos cenários mais icónicos do país, onde o desporto se cruza com a imponência dos navios, o mar e a icónica Ponte Móvel de Matosinhos.
Está pronto para este desafio? Seja na corrida de 10K ou na caminhada de 5K, esta será uma experiência memorável.
Um cenário único, uma corrida sem igual!
![]() |
Do Pólo Norte ao Pólo Sul:
Uma viagem inédita de 94 dias a bordo do Seabourn Venture
A Seabourn, especialista em cruzeiros de luxo e de expedição, revelou a sua primeira “Grand Expedition Voyage” — uma viagem inédita de 94 dias a bordo do Seabourn Venture, ligando o Ártico à Antártida.
A partida será a 17 de Agosto de 2027 e o cruzeiro terminará a 19 de Novembro de 2027, com mais de 20.500 milhas náuticas (37.966 km) percorridas e escalas em 14 países e territórios.
![]() |
CRISTIANO VIEIRA:
Queremos capacitar o sector marítimo com ferramentas do século XXI”
O ISQ está a liderar a revolução digital na formação do sector marítimo com o lançamento de uma plataforma inovadora no contexto do Portugal Blue Digital Hub (PBDH). A iniciativa, que integra um consórcio nacional de referência na economia do mar, promete transformar a qualificação de profissionais e organizações ligadas ao mar, alinhando-as com os desafios da transição digital e ecológica.
Com o serviço Bluetech Training, o ISQ será responsável pelo desenvolvimento e operacionalização da plataforma, disponibilizando cursos focados em competências digitais e sustentáveis. “Queremos capacitar o setor marítimo com ferramentas à altura da economia azul do século XXI”, afirma Cristiano Vieira, responsável do projeto no ISQ.
![]() |
Portos de Lisboa e Setúbal recebem visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos
A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) receberam a visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos, Gesine Meissner.
Na sua missão a Lisboa, Gesine Meissner teve um encontro de trabalho com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, com membros da Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, e representantes da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.
![]() |
OCDE propõe plano para reforçar a economia azul em Portugal
A OCDE publicou o relatório “Improving Policy Coherence for Portugal’s Ocean Economy – A Strategic Plan for Natural Resources, Safety and Maritime Services”, que define uma visão estratégica para melhorar a governação e a sustentabilidade da economia do mar em Portugal.
O documento analisa como o país pode reforçar a coerência política, a integração das políticas públicas e a afetação de recursos para promover uma economia azul mais resiliente.
![]() |
TERCEIRO FIM DE SEMANA DE SETEMBRO | ÍLHAVO
Nossa Senhora dos Navegantes, edição 2025
A Nossa Senhora do Navegantes é uma das mais queridas devoções destas gentes do mar. A procissão inicia-se, em terra, na Capela de Cale da Vila (que tem por orago o pescador São Pedro) dirigindo-se ao Porto Bacalhoeiro onde, pela Ria, faz a travessia de barco até à capela que lhe é devotada, no Forte da Barra, mas não sem antes se encontrar com a Senhora das Areias (em São Jacinto).
Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores. Em terra, nas margens da Ria, milhares de pessoas assistem à procissão.
![]() |
COM VÍDEO
O Mundo Fantasmático que Nos Espera com a Emergência da dita IA
Até onde poderá ir a dita Inteligência Artificial? Ninguém sabe, ninguém pode saber, mas algo parece ser certo: irá sempre mais longe tanto quanto mais o homem se imaginar feito à sua imagem e semelhança. No entanto, independentemente de tudo o mais, o facto é que a aplicação das suas capacidades, da navegação autónoma à concepção de novos navios, da sua arquitectura aos respectivos propulsores, tudo está mudar também no mundo marítimo com a IA, como Jorge Antunes, Nuno Santos e Pedro Ponte nos expõem.
![]() |
Aponta publicação na Nature
Espécies migradoras marinhas são chave para preservar a ligação ecológica entre terra e mar
A mais recente edição da revista Nature, na seção Correspondence, destaca a importância de proteger espécies migradoras marinhas como elemento central para manter a conectividade ecológica entre ambientes terrestres e marinhos. Um dos autores da publicação é Pedro Raposo de Almeida, diretor do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
O texto, intitulado “Conserve marine migratory species to protect ecological links between land and sea”, defende que a preservação de peixes, aves e mamíferos marinhos migradores é essencial para manter a saúde e a produtividade dos habitats que conectam oceanos e continentes.
![]() |
LEIXÕES
NUNCA HOUVE TANTOS TURISTAS A DESEMBARCAR EM CRUZEIROS
2025 é ano de records no Terminal de Cruzeiros. Leixões vive o melhor período de sempre e julho foi o mês de maior afluência. Registo supera os 142 mil passageiros, o que traduz uma subida de 51% face a 2024. O ano de 2025 vai ficar marcado pela queda de records.
“No primeiro semestre deste ano recebemos 76 escalas de navios de cruzeiros e 101 079 passageiros. Foi o melhor semestre de sempre a todos os níveis. Para além disso, o mês de julho foi o melhor mês de sempre no que toca ao número de passageiros recebidos: 41 056 passageiros apenas em julho”, é salientado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
![]() |
POR ARTUR MANUEL PIRES | COM VÍDEO
Reciclagem de Minerais Importa Mais do que Mineração em Mar Profundo
Uma das grandes fraquezas da Europa, como todos sabemos, é a sua escassez de recursos minerais. A mineração em mar profundo é, assim, uma possibilidade que agora se levanta, mas, antes disso, sublinha-nos Artur Manuel Pires, importa, acima de tudo, pensar, desenvolver e sofisticar as capacidades de reciclagem porque é aí que verdadeiramente reside o futuro mais imediato.
![]() |
A maior feira de cruzeiros da Europa
Cruise Portugal promove-se na Seatrade Europe 2025
A Associação de Portos de Portugal (APP), sob a marca Cruise Portugal, voltou a marcar presença na Seatrade Europe 2025, a maior feira de cruzeiros da Europa, que decorreu de 10 a 12 de setembro, em Hamburgo, sob o tema “Future Forward”.
![]() |
Governo arranca com concessão de silos responsáveis por metade dos cereais em Portugal
Vinte e quatro anos depois da primeira tentativa para concessionar os silos de cereais da antiga Silopor a privados, o Governo deu recentemente o pontapé de saída para entregar a exploração dos terminais de granéis alimentares da Trafaria e do Beato, no Porto de Lisboa, e de Vale de Figueira, em Santarém.
Com capacidade para receber e armazenar no decurso de um ano 3,4 milhões de toneladas, pelos silos da Trafaria, Beato e Vale Figueira passam mais de metade dos cereais e farinhas em Portugal.
![]() |
Roterdão lidera lista dos portos mais movimentados no transporte marítimo de curta distância na União Europeia
O mais recente relatório “Key figures on Europe – 2025”, publicado em julho.e divulgado pelo Eurostat, traz um retrato detalhado dos desenvolvimentos recentes na União Europeia, abrangendo áreas que vão desde a sociedade à economia, passando pelo ambiente e recursos naturais. Entre os temas em destaque, está o sector dos transportes, mais concretamente o transporte marítimo de curta distância, vital para a movimentação de mercadorias no espaço europeu.
O porto de Roterdão, nos Países Baixos, reafirma a sua posição como o principal porto da União Europeia no que diz respeito à movimentação de mercadorias por via marítima de curta distância. Em 2023, foram transportados 159 milhões de toneladas através deste porto, o que corresponde a 9,9% do total europeu.
![]() |
Investimento estratégico do dstgroup na Gazelle Wind Power permite impulsionar o projecto Nau Azul
A Gazelle Wind Power (Gazelle), empresa responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de plataformas eólicas flutuantes, e o dstgroup, um conglomerado português, celebraram um acordo estratégico através do qual a dstventures(braço de capital de risco corporativo do dstgroup) investirá 1,5 milhões de euros na Gazelle. Para além deste investimento, a subsidiária do grupo especializada em engenharia e fabrico de estruturas metálicas, a premiada bysteel, irá fabricar e construir as estruturas modulares em aço para o projecto Nau Azul da Gazelle.
![]() |
Museu Marítimo de Sesimbra
A ligação de Sesimbra ao mar e à pesca, cujas evidências históricas nos transportam até há 5 mil anos, é apresentada ao público de uma forma organizada e sistematizada, onde as novas tecnologias convivem, lado a lado, com o saber dos homens do mar.
O Museu está dividido por temáticas que ocupam vários espaços existentes na Fortaleza de Santiago. A recepção situa-se junto ao Posto de Turismo, à entrada do monumento. Depois de adquirir o ingresso e ser devidamente enquadrado, o visitante poderá circular pelos vários espaços e optar por organizar a sua própria visita. Como forma de promover a ligação à comunidade local e de aproximar os munícipes à história da sua terra, as entradas são gratuitas para moradores no concelho, que podem pedir um cartão de utente para o efeito.
![]() |
A 9 DE NOVEMBRO, EM LISBOA
Entrega de Prémios «All-Stars of the Sea» da MSC Cruzeiros vai decorrer a bordo do MSC Musica
A MSC Cruzeiros realizará mais uma edição do “All-Stars of the Sea” no dia 9 de Novembro, no Porto de Lisboa, num evento que visa destacar as agências de viagens que, em termos de vendas, mais se destacaram no ano de 2024.
O ”All-Stars of the Sea 2025” decorrerá a bordo do MSC Musica que tem vindo a realizar cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa este Verão. Entre as 11:00 e as 16:00, decorrerá não só a habitual Cerimónia de entrega de Prémios, como também um almoço de Gala a bordo para todos os convidados do evento.