Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

SINES

Terminal Vasco da Gama é ambientalmente viável e criará 1000 postos de trabalho

O novo terminal de Sines (Terminal Vasco da Gama) é ambientalmente viável, concluiu o Estudo de Impacto Ambiental, no qual se explica que os efeitos positivos na economia produzidos pelo novo terminal de contentores serão bem superiores aos potenciais efeitos negativos na qualidade da paisagem, na erosão da linha da costa e na inviabilização de ondas na praia de São Torpes.

PORTO DE LISBOA

Terminal Multiusos do Beato realiza operação de descarga de sémola de trigo

No Terminal Multiusos do Beato decorreu a operação do navio de carga geral UNISTAR, agenciado pela Portmar- Agência de Navegação, Ld.ª. Com 132 metros de comprimento, 6.351 toneladas de arqueação bruta e 15,87 metros de boca, o navio tem proveniência do Porto de Abidjan, na Costa do Marfim, onde carregou sêmola de trigo, em granulado.

DGRM reajusta limites à pesca do biqueirão

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) eliminou algumas restrições anteriormente estabelecidas relativamente à pesca do biqueirão. De acordo com o diploma, foi fixado o limite de captura de 2.700 Kg (120 cabazes) para embarcações com comprimento de fora a fora superior a 16 metros e de 1.350 Kg (60 cabazes) para as que meçam 16 ou menos metros de fora a fora.

Transitex distinguida nos «Prémios Ejecutivos de Extremadura»

A revista espanhola "Ejecutivos" realizou a 1ª edição dos Prémios Executivos da Extremadura no Palácio de Congressos de Mérida. O evento reuniu personalidades do mundo político, social e empresarial da comunidade da Extremadura e foi presidido por Guillermo Fernández Vara, presidente da Junta de Extremadura (Espanha).

A Transitex foi nesta ocasião premiada na categoria "Atendimento ao Cliente", tendo o seu CEO, Fernando Lima, subido ao palco para receber o galardão. Esta distinção foi uma grande honra para a empresa e um dos maiores reconhecimentos que recebeu na sua história.

Leixões abriu portas a quatro cruzeiros com 4 mil turistas num só dia

Esta terça-feira, 22 de maio, o Porto de Leixões abriu as portas a quatro cruzeiros. Estes navios transportavam cerca de 4 mil turistas, que aproveitaram o dia para conhecer a região.

O Porto Cruise Terminal e a Estação de Passageiros de Leça da Palmeira receberam duas escalas inaugurais, quer de um novo cruzeiro, o Marella Spirit, quer de uma nova companhia, a Norwegian Cruise Line.

PAPEL ECONÓMICO E GEOESTRATÉGICO DA MADEIRA DESTACADOS PELA MINISTRA DO MAR NO DIA DO EMPRESÁRIO MADEIRENSE

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marcou esta segunda-feira presença nas comemorações do Dia do Empresário Madeirense, evento que decorreu no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal.

Na sua breve intervenção, a Ministra do Mar reconheceu o contributo relevante da Madeira e dos seus empresários para a economia do mar, a nível regional e nacional, lembrando também a importância geoestratégica dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, os quais concedem grande dimensão marítima a Portugal e justificam a proposta portuguesa para a extensão dos limites da sua Plataforma Continental. «A importância estratégica da Madeira não é só para os madeirenses mas para todo e qualquer português», vincou a Ministra do Mar.

Pesca da sardinha retomada

Até 31 de Julho, os pescadores retomam a possibilidade de pescar sardinha, até um limite de 4.855 toneladas, sujeito a restrições diárias, medidas de protecção dos juvenis e monitorização da pescaria de que aqui demos conta oportunamente.

Em declarações públicas, Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (Anopcerco), considerou que não escasseará sardinha durante as festas dos Santos Populares e que o preço oscilará entre 1,5 e 4 euros, conforme a ocasião. O preço poderá encarecer pontualmente, mas o valor médio não deverá ter grandes variações, admitiu o mesmo responsável.

Sines negoceia fábrica de painéis solares da China e gás do EUA

Há projetos ambiciosos em cima da mesa e dois envolvem duas grandes potências mundiais: os Estados Unidos da América (EUA) e a China, explica Francisco Mendes Palma, em entrevista ao Expresso. A Aicep Global Parques, que gere, além de Sines, parques em Setúbal e Sintra, está há um ano e meio a negociar com os EUA a instalação de um complexo de tancagem de gás natural em Sines. E está também desde 2016 em contacto com um investidor chinês para a criação de uma fábrica de montagem de painéis fotovoltaicos, cujo objetivo seria exportar mais facilmente para a Europa.

Abriram candidaturas para reuniões do projecto BLUEMED

Foram abertas candidaturas para Strategic Start-up Actions, no âmbito do projecto BLUEMED, financiado em 3 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020, e que visa reunir os esforços de Estados mediterrânicos em prol do conhecimento e inovação marítimos relativamente ao Mediterrâneo.

Porto de Lisboa abriga doca flutuante «Dique Flotante 1»

Foi visível a saída, no dia 16 de maio, do Porto de Lisboa, de uma doca flutuante de dimensões atípicas. Contruída em 1977 em Espanha, a doca flutuante “Dique Flotante 1” tem sido utilizada para a construção e submersão de caixotões de betão armado, que são utilizados em portos e quebra-mares, por exemplo. A doca foi vendida, em finais de 2017, a um estaleiro naval alemão e será reconstruída para ser utilizada como uma doca flutuante, para docagem e reparação de pequenos navios. A estrutura ficará baseada no porto de Straslsund, no Nordeste da Alemanha, no Báltico, estimando-se a chegada para o início de junho.

APDL recebe pedido de uso de cais de acostagem na Via Navegável do Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu “um pedido para atribuição de título de utilização privativa para utilização de um posto de acostagem de embarcações existente a montante do Cais da Régua, na margem direita do rio Douro”, ao quilómetro 100 da Via Navegável do Douro, em área da sua jurisdição em Peso da Régua, conforme se lê no edital publicado em Diário da República.

437 milhões de toneladas de pesca desperdiçada em 65 anos

A pesca industrial que recorre ao arrasto de profundidade terá desperdiçado 437 milhões de toneladas de pescado e 471 mil milhões de euros ao longo dos últimos 65 anos nos oceanos de todo o mundo, concluiu o estudo «Global use of marine fishing gears from 1950 to 2014: Catches and landed values by gear type and sector», realizado pelo Instituto de Pescas e Oceanos da Universidade da Columbia Britânica, do Canadá, citado pelo Maritime Executive.

MADEIRA

Ferry vai precisar de mais de um dia para chegar ao Algarve

Com a redução de 21 para 18 nós na velocidade do ferry, deixou de ser possível fazer a viagem em menos de um dia. Os passageiros terão de estar preparados para aguentar mais de 27 horas dentro do barco.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 25 de Maio

Prevêem-se 21 escalas de navios de mercadorias para o período de 19 a 25 de maio. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 navios de contentores, 4 tanques, 2 mistos – carga geral/contentores, 2 carga geral single deck, 2 carga geral multi deck, 1 frigorifico, 1 graneleiro e um ro-ro.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 21 a 25 de Maio

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 23 navios de mercadorias para o período de 21 a 25 de Maio. Por classificação: Ro-Ro: 2 | Porta-Contentores: 6 | Tanque: 5 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 4 | Transporte Especial: 1

Hidrografia: Um mercado em recuperação

O mercado nacional dos levantamentos hidrográficos e da monitorização oceanográfica “está a animar-se e não me recordo de ver tanta coisa a acontecer desde há muitos anos, provavelmente desde antes da crise de 2010”, considera Miguel Saldanha, sócio fundador e administrador da Geosub, empresa portuguesa que opera neste sector.

Porto de Lisboa visitado por estudantes da Universidade de Baden-Wuerttemberg

Foi no dia 15 de Maio que o Porto de Lisboa recebeu a visita de um grupo de estudantes provenientes da Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Wuerttemberg, na Alemanha. Os formandos alemães – acompanhados pelo professor – frequentam cursos na área de economia e serviços financeiros, com interesse na área portuária, informa a APL.

Delegação croata visita Porto de Lisboa

A vinda a Portugal da Presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović foi pretexto, no dia 9 de Maio, para a visita de uma delegação do país ao Porto de Lisboa – a comitiva era composta por profissionais ligados ao Turismo, à Construção Naval e ao sector financeiro, revela o porto lisboeta.

PARA A CIMPOR

GRUPO ETE viabiliza a maior exportação portuguesa de clínquer de sempre

O GRUPO ETE acaba de viabilizar a maior exportação Portuguesa de clínquer de sempre, para o seu cliente CIMPOR, uma empresa InterCement, ao concluir o carregamento de 55.902 ton deste produto no navio graneleiro Vinayak, com destino ao Gana.

FUNCHAL

«Norwegian Spirit» - música de Abril como animação

Quem passou na Pontinha durante as últimas escalas do “Norwegian Spirit” na Madeira ouviu, em bom som, as canções de abril, como “Grândola Vila Morena”, às 8h30 da manhã ou “Menina que estás à Janela” ou “Venham mais cinco”, entre muitas outras.

A maioria dos funcionários da APRAM, com uma média de idades de 50 anos, viveu esses tempos da revolução e por isso, houve gente a ouvir com alguma saudade e até a cantarolar a música que nunca ninguém tinha pensado servir de animação num navio de cruzeiro.