Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

PSA

Concessionária do Terminal XXI de Sines projecta operações com drones, robôs e máxima automação

A PSA International prepara-se para revelar novidades relativas à operação nos seus terminais de contentores, e todas elas têm algo em comum entre si: o progresso tecnológico ao serviço da eficiência. A concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines apresentará, no evento Intelligent Port of the Future, esta quarta-feira, dia 17, uma panóplia de apostas que se centrarão na automação total.

ESTA TERÇA-FEIRA

Lisboa recebe conferência final do IBCVET

Esta terça-feira, dia 16 de Janeiro, decorre em Lisboa a Conferência Final do Projeto International Benchmarking on Continuing Vocational Training (IBCVET) – 4 European Regions, vocacionado para a melhoria das práticas públicas em matéria de Ensino e Formação Profissional em quatro regiões europeias com actividade no sector naval.

De acordo com os promotores da conferência, o projecto IBCVET, financiado ao abrigo do Erasmus +, tem oito parceiros de cinco Estados-membros (Portugal, Espanha, França, Malta e Reino Unido) e é liderado pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional.

AÇORES

Operação de navio «Gilberto Mariano» prevista para 1 de Março

A empresa pública de transporte marítimo de passageiros Atlânticoline conta ter, a partir de 1 de março, o navio "Gilberto Mariano" a operar de novo, após a paragem obrigatória para manutenção e certificação, de que está a ser alvo nos estaleiros de Aveiro, adiantou o administrador da empresa Carlos Faias.
Com o seu regresso ao arquipélago, voltará a ser possível retomar o serviço de transporte de viaturas por via marítima entre Faial, Pico e São Jorge, suspenso devido ao acidente com o navio "Mestre Simão".

Quem foi Gilberto Mariano?

Gilberto Mariano da Silva nasceu a 15 de fevereiro de 1909, na Madalena, Ilha do Pico. Faleceu no dia 11 de maio de 1991.

Com a habitual simpatia que o caraterizava fazia o transporte de cartas, de remessas de dinheiro para os Bancos, dos famosos cabazes do Pico e de encomendas da vila da Madalena para a cidade da Horta, tendo como principais destinatários os estudantes picarotos do Liceu da Horta. No regresso à Madalena, transportava mais cartas, remédios e toda uma série de “recados” que lhe eram pedidos.

Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2018

Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto da Figueira da Foz para 2018. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico

Estudando as marés

"Michelson e Gale realizaram pela primeira vez esta experiência, nos arredores de Chicago, no início do século XX. Dispunham eles de dois tubos, um orientado na direção norte — sul e outro na direção leste — oeste. Para poder medir com rigor os desníveis neste mar em miniatura, recorreram a unidades de comprimento de onda da luz (1/2000 mm) e medidores por interferência. Na ilustração a seguir apresentamos, a título de exemplo, os resultados das leituras horárias efetuadas durante um mês na extremidade sul de um dos recipientes." (...)

De drones a transporte autónomo, veja as novidades da logística para o futuro

A reportagem da "Folha de São Paulo" ouviu especialistas em logística, de empresários do ramo a professores de pós-graduação, e pediu uma lista com as inovações que prometem causar maior impacto no armazenamento e no transporte de mercadorias nos próximos anos. Em comum, todos apontam a conectividade como saída para desatar os principais nós, seja no chão de fábrica, no interior dos armazéns, dentro dos veículos ou nas mãos dos usuários.

"Esse será o grande filão para micro e pequenos empreendedores. A estrutura física de armazéns, portos, estradas e aeroportos mudou pouco, portanto haverá uma demanda crescente por soluções tecnológicas", afirma Hugo Yoshizaki, coordenador da pós-graduação em logística empresarial da Fundação Vanzolini.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 15 a 19 de Janeiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 21 navios de mercadorias para o período de 15 a 19 de Janeiro. Por classificação: Porta-Contentores: 6 | Tanque: 3 | Ro-Ro: 2 | Graneleiro: 1 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 3 | Transporte Especial: 1 | Transporte Cimento: 1 | Transporte Gado: 1

Ferrovia de Sines vai ao encontro das pretensões da Câmara de Santiago do Cacém

De acordo com Álvaro Beijinha "esta é uma obra decisiva para o desenvolvimento da nossa região. O concelho de Santiago do Cacém está muito ligado a Sines, uma vez que grande parte da mão-de- obra do Complexo Industrial e Portuário reside no nosso Município."

Grupo Sousa é o 94.º maior armador mundial

O Grupo Sousa entrou pela primeira vez no “TOP 100” da Alphaliner relativo aos armadores mundiais com maior capacidade para o transporte marítimo de contentores.

Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro recebeu 29 candidaturas ao 1.º Aviso de Concurso Mar2020

Terminou no dia 30 de novembro de 2017 o período para apresentação de candidaturas ao 1º Aviso de Concurso Mar2020 do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA), ao abrigo da Prioridade 4 - DLBC Costeira - do Programa Operacional Mar2020 cofinanciado pelo FEAMP (Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas).

Porto de Sines cresceu 14,3% nos contentores entre Janeiro e Novembro

O segmento dos contentores continua a estar em grande destaque no Porto de Sines. Segundo os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o porto alentejano continuou em Novembro a sua forte tendência de crescimento.

Num sistema portuário nacional que movimentou 2,76 milhões de TEU’s entre Janeiro e Novembro de 2017, naquele que passou a ser o melhor período homólogo da história, o Porto de Sines surge em destaque «ao exceder em +14,3% o volume homólogo de 2016», refere a AMT, que ressalva que, em termos percentuais, só o Porto de Lisboa aparece à frente na evolução durante este período.

Port-Liner lança inovadoras barcaças eléctricas com zero emissões poluentes

A Port-Liner prepara-se para lançar um novo modelo de barcaça – a primeira barcaça totalmente eléctrica da Europa não emitirá gases poluentes e iniciará funções num futuro bem próximo, estreando-se nos portos de Antuérpia, Amesterdão e Roterdão. A concretização do projecto contou com apoios financeiros por parte da União Europeia.

Museu Marítimo de Ílhavo regista maior número de visitantes de sempre

O Museu Marítimo de Ílhavo fechou o ano de 2017 com o maior número de visitantes da sua história: 85 427.
O MMI reforça assim a sua condição de museu municipal com mais público em Portugal e coloca-se entre os maiores museus portugueses.
No ano em que comemorou o seu 80.º aniversário, o MMI atraiu mais público do que nunca. Relativamente a 2016, ano em que atingiu o seu máximo de visitantes e ultrapassou pela primeira vez as oitenta mil entradas, o Museu registou um crescimento de 5%.

Investigador da Nova Rota da Seda chinesa defende inclusão de Sines na iniciativa

O académico português Paulo Duarte defende que Portugal deve persuadir a China a incluir o Porto de Sines na “Nova Rota da Seda”, um gigantesco projeto de infraestruturas inspirado nas antigas vias comerciais entre Ásia e Europa.

“Devemos mostrar à China que na faixa e rota os comboios não terminam em Madrid, mas em Lisboa ou Sines”, disse à agência Lusa o autor do primeiro livro em português sobre a iniciativa “Nova Rota da Seda”.

Doutorado em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Católica de Louvaina, Paulo Duarte desenvolveu em Taiwan, Ásia Central e República Popular da China a investigação que deu origem à obra “Faixa e Rota Chinesa - A Convergência entre Terra e Mar”.

Apropesca favorável à proibição de captura de sardinha

Em declarações recentes à Rádio Onda Viva, o presidente da Apropesca – Organização de Produtores de Pesca Artesanal, sedeada na Póvoa de Varzim e que tem barcos da frota de cerco como associados, manifestou satisfação com a decisão do Governo de proibir a captura, manutenção a bordo e a descarga de sardinha até 30 de Abril deste ano, com qualquer arte de pesca, na zona 9 definida pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM).

PORTO DE LISBOA

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A APL- Administração do Porto de Lisboa, SA, com sede na Gare Marítima de Alcântara, 1350-355, Lisboa, informa todos interessados ter dado início ao processo de venda, por negociação, de dois terrenos localizados na Rua da Manutenção.

Aveiro e Leixões deram contributo decisivo no crescimento da carga movimentada em Portugal

Os resultados do sistema portuário nacional conhecidos hoje mostram uma movimentação total de 88,8 milhões de toneladas, um novo recorde histórico para o período Janeiro-Novembro. Mas os recordes não ficam por aqui porque no Porto de Leixões e no Porto de Aveiro também se alcançaram números nunca antes vistos para o período em questão.

Repnunmar na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS)

A Repnunmar Logística e Trânsitos, Lda, vai estabelecee uma operação logística na ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines. Realizará no local operações logísticas de receção, parqueamento, reparação e expedição de contentores marítimos cheios e vazios. Instalará, também, um estaleiro para apoio às atividades e ao parqueamento das viaturas da Transportadora Ideal do Bairro de Alcântara (empresa do Grupo Silvestre e Silva) afectas ao Porto de Sines e suporte do trafego. Esta operação visa, dada a perspetiva de crescimento, o apoio à atividade que efetua diariamente no Porto de Sines.

PORTO DE LISBOA CONTINUA DINÂMICO NO MERCADO DAS BANCAS

Como sinal do dinamismo do porto de Lisboa na atividade de bancas, destacamos a escala do navio “EXCELSIOR”, na primeira semana de 2018. Este navio tanque de gás liquefeito, que não terá passado despercebido pelas suas dimensões (93.719 GT | 227 m de comprimento | 43,5 m de boca) esteve em porto, apenas para uma operação de abastecimento de combustível – designada como bancas - , no fundeadouro do quadro central do Porto de Lisboa, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática.