Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sabia que o Museu de Marinha conta com a maior colecção de astrolábios náuticos do mundo?

Astrolábio Atocha III

 O Museu de Marinha conta com a maior colecção de astrolábios náuticos do mundo - instrumento que permitiu o aperfeiçoamento da arte de navegar. O astrolábio náutico português é uma adaptação feita ao quadrante - que só permitia calcular a latitude através da Estrela Polar, apenas visível no Hemisfério Norte. Os portugueses criam então o astrolábio náutico, adaptação feita com base no astrolábio planisfério que, tal como o quadrante, também poderia ser utilizado com o auxílio da Estrela Polar, ou através do Sol, o que tornava possível medir a posição do navio em qualquer latitude.

Este astrolábio português, de inícios do século XVII (c. 1605), pertenceu à nau espanhola Nuestra Señora de Atocha que naufragou em Key West (EUA), em 1622, e foi encontrado apenas em 1985. Nesse mesmo ano foi adquirido pelo Museu de Marinha, em leilão da Christie’s, através do Comandante António Estácio dos Reis.

mais detalhes