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Sustentabilidade

Da teoria para o terreno, Portos da Madeira avançam com projecto pioneiro

 A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, vai avançar até ao final de outubro de 2025 com a instalação dos primeiros equipamentos que permitirão carregar em posto autónomo as viaturas elétricas, incluindo uma empilhadora, que estão ao serviço da empresa.

O equipamento será instalado junto ao posto de transformação que alimenta toda a Pontinha, incluindo a Gare Marítima da Madeira, através de um sistema autónomo de energia composto por painéis solares, bateria própria de armazenamento e ligação resiliente à rede da Empresa de Eletricidade da Madeira.

Este sistema vai permitir que as viaturas elétricas da APRAM passem a ser carregadas com energia 100% verde, proveniente de fontes renováveis, reduzindo de forma significativa a pegada ambiental da operação portuária.

A implementação deste posto de abastecimento, integra a segunda fase do projeto de investigação internacional SHIFT to Direct Current (SHIFT2DC), que os Portos da Madeira estão integrados juntamente com 30 parceiros de 12 países europeus. A primeira, iniciada em setembro do ano passado, preocupou-se com aspetos ligados ao planeamento e monitorização da rede elétrica. Os dados recolhidos sobre consumos e qualidade da energia, com e sem navios no porto, vão agora ser utilizados para criar um Digital Twin do Porto do Funchal, que permitirá acompanhar em tempo real os fluxos de potência e energia, além de simular cenários futuros ao nível das necessidades energéticas.

“Este projecto académico traduz o nosso compromisso ambiental, ao garantir que os Portos da Madeira avançam de forma sustentada para soluções de energia mais limpas e inovadoras”, entende a presidente da APRAM, Paula Cabaço, acrescentando: “É fundamental passar da teoria para o terreno e implementar sistemas que façam realmente a diferença.”

Além de permitir ganhos energéticos, ao monitorizar consumos, a Digital Twin vai contribuir para simular o impacto da instalação de novos equipamentos e sistemas, incluindo um futuro sistema de Onshore Power Supply (OPS), para o fornecimento de energia elétrica a navios em porto, que, de acordo com estudos preliminares, poderá representar um ponto de ligação à rede elétrica de cerca de 30 MegaWatts.

“Vai criar as condições para o desenvolvimento de uma futura comunidade energética, centrada no Porto do Funchal, baseada exclusivamente em fontes de energia renovável”, adianta Paula Cabaço, destacando “a dedicação e competência da equipa técnica da APRAM na área do ambiente e da sustentabilidade, que tem sido determinante para colocar em prática projetos que reforçam a eficiência energética, a digitalização e a sustentabilidade da infraestrutura portuária”.

SHIFT2DC, que recebeu um financiamento superior a 11 milhões de euros, no âmbito do Programa Horizonte Europa, tem como grande objetivo a criação de infraestruturas de energia mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, através de soluções de corrente contínua (CC). Este projeto, liderado pelo INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento), pretende promover alternativas de energia económicas e sustentáveis, realizando análises detalhadas para assegurar a viabilidade, custo-benefício, ciclo de vida e impacto ambiental.

O Porto do Funchal é um dos quatro locais escolhidos, e o único em Portugal, para, em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira, testar em cenário real as soluções de CC de média e baixa tensão, estando os outros demonstradores na Alemanha (Datacenter e Indústria) e em França (Edifícios).