Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SHIF2DC: Madeira quer ser referência europeia na inovação portuária

 A Gare Marítima da Madeira acolheu dia 27 a Assembleia-geral do SHIFT2DC. Um projeto financiado pelo programa Horizon Europe que reúne 33 parceiros de 10 países, incluindo universidades, empresas, centros de investigação e entidades públicas, sob a coordenação do INESC, dedicado à modernização das infraestruturas energéticas através da utilização de corrente contínua (CC). Uma tecnologia que permite aumentar a eficiência e reduzir o impacto ambiental.

Na abertura dos trabalhos, aPresidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, destacou que o SHIFT2DC “reúne alguns dos melhores parceiros europeus na construção de infraestruturas energéticas mais eficientes e mais sustentáveis”, sublinhando que, apesar da pequena dimensão do Porto do Funchal e da condição ultraperiférica da Região, “a Madeira tem a ambição e a determinação de quem quer fazer parte da solução”.

A responsável da APRAM, empresa tutelada pela Secretaria Regional da Economia, reforçou que o projeto representa uma oportunidade estratégica para modernizar as infraestruturas portuárias, melhorar a eficiência energética e posicionar os Portos da Madeira como referência na transição energética, com impacto direto na competitividade, sustentabilidade e qualidade do serviço.

Paula Cabaço lembrou ainda que a Madeira oferece condições únicas para funcionar como ecossistema de teste de soluções tecnológicas sustentáveis, com aplicação no setor portuário, na logística e nos transportes, afirmando que o projeto demonstra que “inovação, sustentabilidade e excelência podem caminhar lado a lado”.

O demonstrador português do SHIFT2DC está instalado no Porto do Funchal, onde se estuda a aplicação da corrente contínua em ambiente portuário, uma área estratégica tendo em conta os desafios da eletrificação das infraestruturas e da preparação para soluções como o shore power, fundamentais para reduzir emissões e cumprir as metas europeias de descarbonização.

Com um investimento total de 11 milhões de euros, o projeto desenvolve e valida soluções inovadoras para redes de média e baixa tensão, avaliando o seu desempenho, impacto ambiental e benefícios a longo prazo. Em conjunto, estas iniciativas permitirão aumentar a eficiência dos sistemas elétricos, reduzir custos energéticos e reforçar a sustentabilidade ambiental.

“Através deste projeto estamos, em conjunto com os nossos parceiros europeus, a contribuir para a produção de conhecimento altamente especializado ao mesmo tempo que testamos no Porto do Funchal estas novas alternativas energéticas com a perspetiva de que venham a ser aplicadas na nossa realidade.”