Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Navios «escolhem Portugal» para garantir metas de sustentabilidade, destaca responsável da Prio

 Em 2025, a Prio abasteceu mais de 50 navios e revelou ter evitado a emissão de quatro mil toneladas de CO2. Tiago Ferreira, responsável Marítimo e Novos Mercados da Prio, considera que Portugal tem condições para ser um hub sustentável como “país de mar”.

Portugal é um país de mar e um hub sustentável que, de acordo com Telmo Ferreira, Responsável Marítimo e Novos Mercados da Prio, permite aos navios que por cá passam a garantia de metas de sustentabilidade com a utilização de combustíveis mais amigos do ambiente.

A reflexão foi deixada na conferência “Revolução Energética em Curso”, organizada pelo JE, num evento que reuniu decisores, líderes empresariais e especialistas que debateram o futuro da energia em Portugal e no mundo.

“Temos uma fábrica em Aveiro que produz combustíveis avançados, com soluções B+ que estão a ajudar a descarbonizar o sector rodoviário e marítimo: o rodoviário está mais avançado e o marítimo está mais atrasado desde logo porque os navios operam em águas internacionais, o que acaba por promover combustíveis mais pesados”, começou por referir este especialista.

Telmo Ferreira destacou que Portugal “é um país de mar e temos uma responsabilidade acrescida no sector marítimo” e que a Prio procura garantir “energia segura para todos”.
“No Porto de Aveiro temos o complexo de novas energias que tem sido crucial para a Prio enquanto facilitador da transição energética”, esclareceu o responsável, sendo que “é no retalho que temos conseguido incorporar a nossa energia renovável que é produzida em Aveiro”. Atualmente, a Prio tem uma quota de mercado de 12,5%.

O caminho dos combustíveis ecológicos da Prio “tem sido feito com muitos parceiros estratégicos, como a Delta, Carris, Portway e Força Aérea”, sendo que o operador alargou o seu caminho para atividades portuárias, percebendo que o sector marítimo “tem uma urgência na redução dos combustíveis fósseis”.

Para chegar aos objetivos colocados pela União Europeia, Telmo Ferreira salientou que “vamos precisar de todas as energias mas acreditamos que as bioenergias são uma aposta do presente para o sector marítimo”. Nessa vertente, a Prio tem operações em curso no Porto de Leixões e também em Lisboa.

“Em 2025, abastecemos mais de 50 navios e evitamos 4 mil toneladas de CO2 neste ano”, revelou o responsável da Prio, salientando que Portugal “é um país de mar e um hub sustentável pela localização privilegiada que temos”.

“Estamos a incorporar mais energia renovável para o sector marítimo do que aquilo que está regulamentado. Os navios escolhem Portugal para garantir as suas metas de sustentabilidade”, concluiu.

fonte