Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
VIANA DO CASTELO
CorPower Ocean assegura 40 milhões de euros para desenvolver o primeiro parque de energia das ondas de 10MW
A CorPower Ocean assegurou um subsídio de 40 milhões de euros do Fundo de Inovação da UE para apoiar o desenvolvimento do VianaWave, o primeiro parque de energia das ondas à escala pré-comercial de 10MW, que será instalado ao largo da costa de Viana do Castelo.
O projeto representa um passo significativo para alcançar a meta do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) de 200MW de capacidade instalada de energia das ondas até 2030. O VianaWave será constituído por um CorPack com 30 Conversores de Energia das Ondas (WECs), com a capacidade de gerar aproximadamente 30GWh de eletricidade limpa e renovável por ano — o suficiente para abastecer 7.500 casas portuguesas, enquanto reduz significativamente as emissões de gases com efeito de estufa.
Com início das operações previsto para 2028/2029, o VianaWave tem como base o sucesso demonstrado no projeto HiWave-5 da CorPower, iniciando a transição de um projeto de demonstração piloto para futuras implantações à escala comercial.
A iniciativa posiciona Portugal como pioneiro no setor global da energia das ondas e serve como impulsionador para implantações mais amplas à escala de gigawatts. Segundo o estudo EVOLVE, financiado pela UE, Portugal tem um potencial estimado de 15GW de energia das ondas, o que constitui uma oportunidade única para o país cimentar a sua posição de liderança na geração de energia elétrica renovável, recorrendo a diferentes tecnologias.
O subsídio do Fundo de Inovação financiará não só a tecnologia e a infraestrutura do parque de energia das ondas, mas vai também apoiar um investimento significativo nas instalações em terra. Incluindo a expansão da infraestrutura elétrica na Aguçadoura e Póvoa de Varzim, além da ampliação da base operacional da CorPower Ocean no Porto de Viana do Castelo. No total, é estimado que 75% do valor do projeto ao longo de sua vida útil será investido em Portugal, impulsionando a economia local e criando emprego qualificado nas áreas de engenharia, construção e operações.
O Diretor Comercial da CorPower Ocean, Kevin Rebenius, afirmou: "Este é um passo fundamental para a CorPower Ocean e para o setor de energia das ondas como um todo. O VianaWave demonstra que a energia das ondas está pronta para escalar. Apoiados pelo Fundo de Inovação e pelo ecossistema português, estamos a acelerar a transição para um sistema energético sustentável e resiliente, e em simultâneo a gerar valor económico local."
Além dos benefícios diretos do projeto, é esperado que o VianaWave estimule a cadeia de valor industrial, o setor naval, atraia investimentos futuros e fortaleça a reputação de Portugal como um centro de inovação para tecnologias limpas. O projeto destaca o papel estratégico que a energia das ondas pode desempenhar na garantia da segurança energética, no cumprimento das metas climáticas e no desenvolvimento regional a longo prazo.