Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIANA DO CASTELO

CorPower Ocean assegura 40 milhões de euros para desenvolver o primeiro parque de energia das ondas de 10MW

 A CorPower Ocean assegurou um subsídio de 40 milhões de euros do Fundo de Inovação da UE para apoiar o desenvolvimento do VianaWave, o primeiro parque de energia das ondas à escala pré-comercial de 10MW, que será instalado ao largo da costa de Viana do Castelo.

O projeto representa um passo significativo para alcançar a meta do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) de 200MW de capacidade instalada de energia das ondas até 2030. O VianaWave será constituído por um CorPack com 30 Conversores de Energia das Ondas (WECs), com a capacidade de gerar aproximadamente 30GWh de eletricidade limpa e renovável por ano — o suficiente para abastecer 7.500 casas portuguesas, enquanto reduz significativamente as emissões de gases com efeito de estufa.

Com início das operações previsto para 2028/2029, o VianaWave tem como base o sucesso demonstrado no projeto HiWave-5 da CorPower, iniciando a transição de um projeto de demonstração piloto para futuras implantações à escala comercial.

A iniciativa posiciona Portugal como pioneiro no setor global da energia das ondas e serve como impulsionador para implantações mais amplas à escala de gigawatts. Segundo o estudo EVOLVE, financiado pela UE, Portugal tem um potencial estimado de 15GW de energia das ondas, o que constitui uma oportunidade única para o país cimentar a sua posição de liderança na geração de energia elétrica renovável, recorrendo a diferentes tecnologias.

O subsídio do Fundo de Inovação financiará não só a tecnologia e a infraestrutura do parque de energia das ondas, mas vai também apoiar um investimento significativo nas instalações em terra. Incluindo a expansão da infraestrutura elétrica na Aguçadoura e Póvoa de Varzim, além da ampliação da base operacional da CorPower Ocean no Porto de Viana do Castelo. No total, é estimado que 75% do valor do projeto ao longo de sua vida útil será investido em Portugal, impulsionando a economia local e criando emprego qualificado nas áreas de engenharia, construção e operações.

O Diretor Comercial da CorPower Ocean, Kevin Rebenius, afirmou:
"Este é um passo fundamental para a CorPower Ocean e para o setor de energia das ondas como um todo. O VianaWave demonstra que a energia das ondas está pronta para escalar. Apoiados pelo Fundo de Inovação e pelo ecossistema português, estamos a acelerar a transição para um sistema energético sustentável e resiliente, e em simultâneo a gerar valor económico local."

Além dos benefícios diretos do projeto, é esperado que o VianaWave estimule a cadeia de valor industrial, o setor naval, atraia investimentos futuros e fortaleça a reputação de Portugal como um centro de inovação para tecnologias limpas. O projeto destaca o papel estratégico que a energia das ondas pode desempenhar na garantia da segurança energética, no cumprimento das metas climáticas e no desenvolvimento regional a longo prazo.