Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa potencializa os esforços de sustentabilidade

 O Porto de Lisboa estabeleceu uma parceria com o EPI - Environmental Port Index, um sistema desenvolvido por um conjunto de portos noruegueses em colaboração com a Consultora DNV e diversos especialistas da indústria marítima, que permite avaliar e monitorizar os índices de emissões dos navios durante o período de permanência em porto, tornando-se, assim, o primeiro porto do Sul da Europa a integrar a rede EPI.

Lisboa dá um passo à frente na sustentabilidade ambiental

A este propósito Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) afirma que “a APL reconhece há muito tempo a necessidade de informações detalhadas sobre os navios que fazem escalas no Porto de Lisboa, o EPI é a solução perfeita para essa necessidade e estamos entusiasmados em fazer parte dessa rede. Por meio deste novo acordo o porto terá, por um lado, acesso a dados valiosos para ajudar a monitorizar o impacto ambiental dos navios que o visitam, e por outro ao ingressar na rede EPI fortalece sua estratégia ambiental e aprofunda o seu compromisso com a sustentabilidade. De salientar que Lisboa será o primeiro porto a aplicar este sistema a navios de mercadorias, uma vez que até à data o mesmo só é aplicado em navios de cruzeiro. Assim estamos neste momento na fase de escolher um armador que sirva de piloto para a implementação deste processo”
Por seu lado, Even Husby, CEO do EPI, afirma que "estamos muito felizes em receber o nosso primeiro porto do Sul da Europa a bordo". “Lisboa está a fazer grandes avanços rumo à sustentabilidade, e estamos empolgados em ajudar o porto a recolher os dados necessários para entender melhor as emissões e o desempenho dos navios.”

A combinação perfeita para soluções sustentáveis

A plataforma do EPI monitoriza, entre outras coisas, as emissões atmosféricas dos navios nos portos, fornecendo uma visão abrangente do desempenho de sustentabilidade dos navios. Essa abordagem baseada em dados promove a responsabilidade e estimula o progresso na redução da poluição relacionada aos portos.

O impacto do EPI na redução das emissões

Desde seu lançamento em 2019, o EPI tornou-se numa iniciativa global de destaque, promovendo a colaboração entre portos e operadores de navios para reduzir as emissões, e a sustentabilidade, e ao abrir caminho para um futuro mais verde na indústria marítima.
"Já estamos a ver progressos notáveis", refere Husby. "Os esforços dos nossos parceiros contribuíram significativamente para a redução de CO2. Estamos ansiosos para ver como essa colaboração com o Porto de Lisboa impulsionará ainda mais mudanças ambientais positivas."

Uma rede em crescimento de líderes em sustentabilidade

Atualmente, 39 portos na Escandinávia e na Europa fazem parte da rede EPI, estando previstos outros portos integrarem a rede brevemente. Esta colaboração crescente continua a abrir caminho para práticas mais sustentáveis na indústria marítima global, promovendo a redução das emissões e a responsabilidade ambiental em todo o setor.
Para mais informações sobre o Índice Ambiental Portuário e seus esforços para promover a sustentabilidade na indústria marítima: www.epi.org