Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

21 DE JULHO DE 1907

Inaugurada a linha e a Estação do Caminho de Ferro de Fafe

«Uma hora e vinte minutos, duas locomotivas 'Porto', n.º 5 e 'Negrelos' n.º 2 a rebocarem 17 veículos e as bandas fazendo ouvir os seus sons musicais, vibrantes pareciam exprimir o que nos ia na alma; o dinamite, estalejando nos ares anunciou ao longe o nosso enorme contentamento.

[...] A da vanguarda, a n.º 5, trazia a dirigi-la o engenheiro sr. Francisco Ferreira Lima, que trajava de maquinista, e o chefe de tracção e oficinas sr. Joaquim Lopes.

Acompanhava o comboio uma banda de música. [...] - Ao apearem-se, o sr. Conselheiro Florêncio Monteiro foi o que iniciou os vivas, que prosseguiram, correspondidos sempre com ardor.

[...] seguiu-se o presidente da câmara sr. João Leite de Castro, que discursa sobre os benefícios da linha trazidos a Fafe [...] e atribuiu esse melhoramento à boa vontadae do sr. Conde de Passô Vieira e do distinto e simultaneamente, à inteligência e actividade do sr. Reis Porto [...] Almanaque de Fafe, 3.º ano, 1911.

A chegada do primeiro comboio foi festejada com um jantar social na Casa do Santo, tendo sido constituída uma comissão organizadora.

A Comissão encarregada dos festejos que hão-de ter lugar no dia 21 do corrente para inauguração do caminho de ferro desta vila, desejando fazer servir um jantar às pessoas mais gradas deste concelho e a pessoas de elevada posição social fora dele, que contribuiriam para tão útil melhoramento, tem a honra de convidar Vossa Excelência para consentir a inscrição do seu nome no número dos convivas.

O jantar é na Casa do Santo às quatro horas da terra do referido dias, sendo o preço por cada pessoa de 3$000 réis.

Rogamos, pois, a Vossa Exia. se digne dizer-nos no prazo de cinco dias, se podemos contar com o nome de V.ª Excelência e isto para regularidade da comissão da inscrição definida, devendo a correspondência ser dirigida para o primeiro signatário.

Sem Mais, de V.ª Excelência [...]

fonte
 







Artigos relacionados:

  • Chegou o comboio!
  • Murmurava-se insistentemente que a ponte de Sacavém não podia resistir ao peso...
  • Sinal anunciador da vingança do Céu e da chegada do Anti-Cristo
  • Carris primeiro, comboio depois