Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 26 DE ABRIL DE 1988
Naufrágio do Reijin
26 de Abril de 1988 - Chegado a Leixões após viagem directa desde Nagóia, no Japão, o navio descarregou 334 carros, dum total de 5.770 automóveis que se encontravam a bordo. À saída para Vigo, porto definido como escala seguinte e à entrada em mar aberto, sujeito à ondulação, o navio adorna agora por bombordo, ficando desgovernado e incapacitado de recuperar o rumo e o reposicionamento.
Pela demora do Capitão a pedir auxílio às Autoridades e colocado lateralmente contra o vento, a imensa parede funciona como um pano vélico, levando o navio à costa, para cair sobre as pedras da praia, que lhe provocam rombos e o adorno final sobre bombordo, face à exígua quantidade de água onde se encontra.
O navio foi por isso considerado perda total, bem como os 5.436 veículos embarcados.
Antes de terem levado a efeito o desmantelamento do navio, todos os automóveis foram descarregados por uma grua flutuante, amarrada lado a lado com o navio, directamente para batelões, sendo depois transportadas as carcaças para uma área a 40 milhas do local, onde hoje jaz o maior e único sucateiro do mundo, completamente submerso.
VERSÃO INTEGRAL DA NOTÍCIA DO BLOG “NAVIOS E NAVEGADORES”