Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sines e Suape com aproximação para parceria portuária

 O Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Nordeste do Brasil, está a negociar uma parceria estratégica com o Porto de Sines, avançando num entendimento que poderá aproximar os dois lados do Atlântico. Sines, considerado o porto europeu mais próximo da região nordestina, surge como opção natural para servir de plataforma de entrada das exportações brasileiras no mercado europeu.

As administrações dos dois portos destacam a semelhança das suas estruturas, ambas reúnem áreas industriais de grande dimensão, ligações logísticas diversificadas e interesse crescente em projectos ligados à transição energética.

Sines, que tem registado expansão no tráfego de contentores nos últimos anos dispõe de fundos naturais profundos, é visto como um hub capaz de redistribuir cargas brasileiras para vários destinos na Europa.

A parceria, ainda em fase inicial de negociações, poderá reduzir custos e tempos de transporte, sobretudo para produtos agrícolas, granéis e mercadorias de maior valor acrescentado. A concretizar-se, o acordo reforçará o papel de Sines como principal porta atlântica da Europa e ampliará a presença do Brasil nas cadeias logísticas do continente.

fonte