Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Novos projectos para promover a agricultura sustentável de algas e centros de inovação para a economia azul

 A União Europeia lançou quatro novos projectos, apoiados por um total de 5.7 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), para promover a produção sustentável de algas e estabelecer polos de inovação azul ao longo das costas do Mediterrâneo e do Atlântico. Estas iniciativas, que tiveram início em 10 de outubro de 2025, visam acelerar a transição para uma economia azul mais sustentável e resiliente em todos os mares e regiões costeiras da Europa.

Os projetos concentram-se em promover Parcerias de Especialização Inteligente e demonstrar a agricultura oceânica regenerativa. Os principais projetos incluem o MED-Hubs, que cria polos de inovação na Espanha e na Itália para apoiar a energia renovável marinha e a aquicultura sustentável; o ATL.A.HUB, que aborda os gargalos na cadeia de valor das algas europeias por meio de instalações na Espanha e em Portugal; o OCEAN GARDENS, pioneiro na agricultura de algas marinhas em alto mar na Gran Canaria; e o SEAGROW, que testa sistemas de agricultura oceânica regenerativa na Baía de Galway, na Irlanda.

Esses projetos envolverão a colaboração entre PMEs, startups, instituições de pesquisa, formuladores de políticas e comunidades costeiras, promovendo inovação, circularidade e neutralidade climática na economia azul. O objetivo é desenvolver novos produtos de algas, testar tecnologias e criar oportunidades econômicas para as regiões costeiras.

fonte