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Porto de Lisboa lidera discussão europeia sobre descarbonização portuária na ESPO
A Administração do Porto de Lisboa (APL) presidiu a uma reunião do Comité de Desenvolvimento Sustentável da ESPO – Associação Europeia de Portos Marítimos, reafirmando o papel de liderança que a APL assume no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade à escala europeia.
A descarbonização da atividade portuária e do transporte marítimo constituiu o tema central dos trabalhos, refletindo a urgência da transição energética no setor. A ESPO apresentou aos membros do Comité – representantes de mais de uma dezena de portos europeus – um conjunto abrangente de iniciativas preparadas pela Comissão Europeia, incluindo a Estratégia Portuária Europeia, a Estratégia para a Indústria Marítima e o Plano de Investimento para Transportes Sustentáveis (STIP).
Um particular destaque foi dado à implementação do Regulamento sobre a Infraestrutura de Combustíveis Alternativos (AFIR) e à revisão de instrumentos legislativos fundamentais, como a Diretiva Quadro da Água e a Diretiva relativa aos meios portuários de receção de resíduos navais (PRF Directive).
A nível internacional, destacou-se a adoção no âmbito da OSPAR (Convenção para a Proteção do Ambiente Marinho do Atlântico Nordeste, que integra 15 Países da UE ) e destacou-se a adoção da proibição gradual da descarga em águas costeiras de água proveniente dos scrubbers (depuradores de gases de escape dos navios), bem como a aprovação da regulamentação "zero emissões" para o transporte marítimo mundial pela Comissão de Proteção do Ambiente Marinho da OMI – Organização Marítima Internacional.
Abordou-se igualmente a revisão do Environmental Shipping Index (ESI), um sistema de classificação desenvolvido pela IAPH - Associação Internacional do Setor Portuário, que se
pretende alinhar com os novos regulamentos internacionais e a estratégia de descarbonização da OMI.
Estas discussões europeias na ESPO alinham-se com a estratégia de descarbonização que a APL tem vindo a implementar de forma consistente, como o investimento robusto em infraestruturas OPS, iniciado em 2023 e com uma previsão de investimento acumulado até ao final do ano de cerca de 2,7 milhões de euros, posicionando assim o Porto de Lisboa na vanguarda da transição energética portuguesa e europeia.
Esta trajetória é complementada por iniciativas como o Environmental Port Index (EPI), que permite monitorização em tempo real das emissões atmosféricas dos navios, e pela instalação de fontes de energia renovável nas instalações portuárias. O Porto de Lisboa demonstra um compromisso inequívoco com a redução de emissões de CO2, NOx, SOx e partículas, melhorando simultaneamente a qualidade do ar urbano e reforçando a atratividade para operadores que valorizam a sustentabilidade.
Neste âmbito destaque ainda para práticas de governance colaborativa da APL, como o Comité de Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa e a liderança deste Comité da ESPO, que posicionam o Porto de Lisboa como interlocutor privilegiado entre a agenda europeia de sustentabilidade e a realidade portuária portuguesa.
O Porto de Lisboa reafirma o seu empenho inabalável na descarbonização, na transparência das operações e no diálogo contínuo com parceiros institucionais, operadores e sociedade civil, consolidando a sua posição de ator central na transição verde do setor marítimo português e europeu.
